Huawei: seis curiosidades sobre a gigante chinesa
A Huawei é sem dúvidas a empresa que mais vem crescendo ultimamente quando se trata de smartphones. Fato esse comprovado quando tomou a posição da Apple e passou a segunda fabricante que mais vende smartphones no mundo, ficando atrás apenas da Samsung. Mas quando se fala em Huawei, você conhece bem a empresa? Confira a seguir cinco curiosidades que vai lhe ajudar a saber mais sobre a gigante chinesa.
Porque o nome Huawei?
Entender o nome da gigante chinesa é algo um pouco complicado, pois o nome Huawei se separados ficam duas palavras diferentes; Hua e wei, que pode ter vários significados. O “Hua” por exemplo, pode significar magnífico, China ou flor. Entretanto, o wei fica significa ação ou conquista. Sendo assim o significado do nome seria “conquistando de forma magnífica”.
Sim, é algo bem complexo e tudo isso envolve a terrível situação que o pais viveu no fim da década de 70 e início da década de 80 que era controlado pelo partido comunista. Nesse período a China era totalmente fechada onde não fazia comercio com outros países. Com a morte do presidente socialista e a entrada de outro governo capitalista, as coisas começaram a mudar, e foi daí que começaram a surgir empresas que expandiam seus negócios para o resto do mundo. E foi em 1987 que a Huawei surgiu.
A primeira atividade da Huawei não foi fabricar smartphones
Engana-se quem acha que a Huawei começou produzindo smartphones, pelo contrário, a empresa chinesa começou em um ramo totalmente diferente. Na ocasião a empresa começou fabricando PBX (Private Branch Exchange) que era um aparelho que fazia a troca de ramais telefônicos.
Além de produzir PBX a Huawei também investiu em vários outros ramos como por exemplo pesquisa e desenvolvimento, equipamentos para redes de internet, além de fechar uma parceria com a IBM para ajudar na preparação da empresa para o mercado mundial. Foi daí então que 2003 a gigante chinesa cria a divisão mobile.
Os primeiros aparelhos
Como foi dito acima, a divisão mobile surgiu em 2003 e o primeiro celular da empresa foi o modelo C300 que era apenas um simples celular que nem tela colorida tinha. Depois em 2005 a gigante chinesa lançou o modelo Huawei U626 que já contava com display colorido, câmera para fotos e conexão 3G.
Entretanto o primeiro dispositivo rodando Android da Huawei foi o Huawei Ascend que foi lançado em 2010. Na época o dispositivo vinha rodando o Android 2.1 e contava com 256 MB de RAM, 512 MB de armazenamento interno e tinha uma câmera de 3.2 MP. Sua tela tinha apenas 3.5 polegadas. Fico imaginando um desses nos dias atuais.
Linha Honor e linha Mate
Quando se pensa em Huawei, é praticamente impossível não lembrar das suas principais linhas que são a Honor e a Mate. Nos dias atuais por exemplo, seu principal smartphone, o carro chefe é sem dúvidas o Huawei P20 Pro que tem nada mais nada menos que a melhor câmera já feita para um smartphone de todos os tempos.
Porém a linha Honor só surgiu em 2013 com os modelos Honor 3X e Honor 3C, que vinham de fábrica com o Android 4.2.2 Jelly Bean, processador Mediatek MT6582 Quad-core, 2 GB de memória RAM e 8GB de armazenamento interno. O Honor 3C ainda contava com uma câmera traseira de 8 MP, uma frontal de 5 MP e bateria de 2.300 mAh. E quem podia imaginar que esse modelo deu origem a um dos melhores smartphones do mundo, o P20 Pro.
Pulseiras inteligentes e Nexus 6P
A Huawei também não é só smartphones, ela manda muito bem também quando o assunto é smartwatch. Hoje em dia a sua Huawei Watch faz muito sucesso e rivaliza contra a Xiaomi e sua Mi Band. Entretanto, seu primeiro modelo de pulseira inteligente foi a pulseira TalkBand B1 que ganhou vida no ano de 2014.
Outro grande destaque da gigante chinesa, foi a parceria firmada com o Google em 2015 para o lançamento do Nexus 6P, onde as atualizações lançadas pelo Google, chegavam primeiro para o disposto, e só depois para os outros smartphones. Muitos consideram o Nexus 6P o melhor Nexus já feito até hoje.
Desbancando a Apple
Sim, foi exatamente isso que você leu. Os últimos dados de vendas mundiais de smartphones colocam a Huawei à frente da gigante Apple e se tornando assim a segunda empresa que mais vende smartphones no mundo. A notícia pegou muitos de surpresa e grande maioria parece não acreditar que isso fosse possível.
Devido ao feito conseguido, a gigante chinesa fica apenas atrás da Sasmung que é a primeira colocada já faz um bom tempo. Ultrapassar a Samsung é algo muito difícil de acontecer, porém com sua expansão em outros mercados como é o caso do Brasil, onde a empresa inicia as vendas ainda esse mês de setembro, a empresa pode até sonhar em um dia tirar o reinado da gigante sul-coreana.
Uma empresa que começou em um ramo totalmente diferente hoje se consolida como a segunda que mais vende smartphones. Realmente não dá para negar o quão a Huawei vem se empenhando e entregando o melhor para seus usuários. Vejo como todo esse sucesso merecido, e ao que tudo indica a gigante chinesa quer crescer ainda mais.
E você, o que tem a dizer sobre a Huawei e toda sua história?
Como é bom ver que as chinesas estão evoluindo bastante. Que em pouco tempo bata de frente com a Samsung e Apple no conjunto. Tive um xiaomi, e gostei demais.
Eu sou apaixonada pela marca,já uso há 2 anos, atualmente estou com o Mate 10 pro
Eu conheci a marca qdo comprei o mate 9, celular excelente super rapido, imagem e câmeras ótimas tamanho ideal, e já troquei pelo mate 10 pro....6 gb de ram e 128 de armazenamento...câmeras incriveis, tecnologia I.A. fotos excelentes. Top. Parabéns.
Gosto muito desses artigos com curiosidades das fabricantes! Não vejo a hora dela chegar ao Brasil, espero que a marca cresça aqui e possa fixar solo.
Editor revise o texto, no tópico Linha Honor e Mate, ainda persiste o Honor P20 pro, lembrando que na submarca Honor não existe linha P, sendo assim, o correto é Huawei p20 pro, ainda tem Huawey e outros erros ortográficos.
Seus dispositivos enchem os olhos, muito bons, excelentes. Pena que o preço, também seja nas alturas.
Boas curiosidades. E como sempre recomendo: quem quiser saber um pouquinho mais, va ao youtube e digite "tecmundo história huawei" ... as historias das empresas contadas por eles estão muito boas.
A Huawei sem dúvida cresceu assustadoramente nos últimos anos, os chineses são bastante determinados e investiram muito em tecnologia. Está longe de ultrapassar a Samsung, mas se continuar com esse crescimento, é capaz de conseguir nos próximos anos.
Seria muito bom ver a Huawei no Brasil, fincar raízes, eles podem fazer isso, nós consumidores precisamos de concorrência.
Espero muito que ela venha e faça sucesso por aqui brother Guerra
Só não compraria aparelho dessa empresa por que ela é várias outras aderiram ao notch
Parabéns pela matéria, brother Deivis!
Obrigado brother Denis
Honor p20 pro? Arruma isso editor... a Honor nao tem nada a ver com a linha P da Huawei
Tem mais coisa pra arrumar do que só isso aí
Detalhe ne?kkk parece que não sabe nada da "Huawey"
Arrumado já. Obrigado brother
O "Honor P20 pro" ainda está lá
Vejo a história da Huawei e acabo levando para o lado pessoal: em 24 anos de vida, ainda tentando manter o pontinho da minha loja aberta, sonhando alto e tentando várias estratégias possíveis para expandir a minha marca ao território nacional e derrubar grandes varejistas como FASTSHOP e TROCAFONE, ver como a Huawei cresceu em apenas 30 anos parece ser até um exemplo de como fazer a diferença e se consagrar no mercado...
Vou procurar a história do CEO da Huawei pra ver se me inspiro mais ainda.
Conte-nos sobre seu negócio brother
Com certeza compraria um aparelho dessa marca