Preparem-se: comandos de voz são o futuro da tecnologia
Durante a IFA falamos sobre a tecnologia no presente e para o futuro. Desde 2014, existem dois segmentos dentro da feira que são chamados de IFA Next e IFA+ Summit, onde ficam os visionários e os trendsetters (nome dado aqueles que definem tendências) que exploram ainda mais as inovações. Um assunto bastante falado por lá é a integração da tecnologia em nosso cotidiano de forma natural, graças aos comandos de voz.
IFA Next e IFA+ Summit: onde se decide o futuro
Para aqueles que nunca foram na IFA, é importante dizer que dentro da feira existe um hub chamado IFA Next dedicado à inovação. Dentro deste espaço ficam startups, pesquisadores e profissionais que apresentam e projetam duas ideias para o futuro. Alguns produtos à disposição já estão no mercado, como luzes inteligentes, por exemplo, mas que ainda não chegaram a mais países.
Em um dos palcos algumas startups anunciam seus produtos voltados para a realidade virtual e wearables, casas inteligentes e aparelhos de saúde conectados e digitais. Também há um espaço onde os representantes dessas empresas abrem o espaço para discutir sobre tecnologia e inovação com os presentes.
Os comandos de voz e o futuro
Quem fez essa afirmação foi Fabrice Rousseau, Gerente de serviços de voz da Alexa, durante seu discurso na IFA+ Summit. Levou um certo tempo para chegarmos ao ponto onde estamos hoje: primeiro foram os computadores, e depois vieram os celulares inteligentes. A próxima etapa que une esse ecossistema são os comandos de voz, que atendem nossas necessidades de forma natural, prática e em qualquer lugar.
Durante anos nos adaptamos à tecnologia, e hoje estamos passando pelo momento mais forte do aprendizado de máquina (Machine Learnin). Essas inovações testadas hoje podem estar presentes em nossas vidas por um longo tempo. Então, por que não aproveitamos o momento para integrar os comandos de voz ao nosso cotidiano?
De um certo modo, os comandos de voz já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, mas a ideia é que eles sejam os protagonistas. Usando como base a Alexa, da Amazon, Fabrice Rousseau listou três razões que irão fazer da voz a base da tecnologia usual para os próximos anos, são elas:
- A precisão do reconhecimento de voz melhorou bastante nos últimos 4.5 anos
- Um ecossistema aberto e funcional pode ser integrado em qualquer dispositivo
- Os assistentes de voz são a porta de entrada desse universo, e estão cada vez mais presentes nos dispositivos que usamos
O esperado é que a voz esteja presente não apenas nos dispositivos móveis, ou então limitada a um determinado ambiente da casa. Carros, fones de ouvido inteligentes, hotéis e outros estabelecimentos que oferecem serviços, são alguns dos lugares e dispositivos que podem ser adaptados à voz. Voz por toda parte!
A Alexa, por exemplo, está presente no Echo, em TVs e agora em smartphones, como o Moto X4, que oferece a assistente integrada ao software.
O que você pode fazer com a voz?
Quem já teve a oportunidade de testar um dispositivo com assistente virtual integrado sabe o que os comandos de voz são capazes de fazer. Ter acesso a informações, músicas, jogos, ajustar outros dispositivos conectados e fazer compras. Os brasileiros ainda estão limitados a essa experiência, ainda que exista a possibilidade de importação.
No que diz respeito a integração e customização, o Android é um sistema que está se tornando uma referência. Com o Google Assistente ou o Google Home os usuários da plataforma podem fazer inúmeras tarefas diferentes, que vão desde consultar a previsão do tempo até fechar as persianas da casa, ou então desligar a TV. Com um simples "Boa noite", sua casa pode ter todas as luzes apagadas, alarmes ativados e eletroeletrônicos desligados.
Apesar de ser uma tecnologia inacessível, ou desinteressante para alguns, não há o que fazer com relação aos comandos de voz. O futuro será com eles!
Você usa comandos de voz no seu cotidiano?
acho tudo uma frescura, um meio de tornar o ser humano inútil, vide singularidade tecnologica
#HelloMoto
já começou... agora falta expandir
Desde que funcione bem será de grande utilidade pois sinceramente a Cortana do Windows não é nada convencional para se usar, você grita e ela não entende nada.
Aqui no meu PC eu sussurro de noite e ela entende
Essa parece uma daquelas profecias furadas!
Tipo a volta de alguém aí?
a jbl a um tempo já disponibilizou uma atualização para diversos de seus alto falantes como a Flip3 os tornando compatíveis com os comandos do google now
se para o mundo lá fora vai demorar muito, imagina no brasil? nem coisas bem mais baratas e simples como NFC ainda não é popular por aqui, considerando isso, na minha visão mais otimista talvez meus netos consigam ver isso chegando por aqui quando estiverem velhos
queria muito o google home, mas não tem o português ( brasil ou Portugal) a minha casa tem o sistema de segurança da xiaomi e os quartos e salas tem a lampada inteligente da xiaomi (se acontecer algo elas acendem de forma automática ex. incêndio em vermelho, abriram a porta em algum horário que o sistema esteja funcionando em azul piscando etc) queria para integrar mais o sistema e tals
Ontem me aconteceu uma coisa "incrível" com o assistente de voz do Google. Eu estava atrasado saindo do trabalho com o celular na mão. Cheguei na minha moto e deixei o celular no banco enquanto eu desenrolava o fio do fone e me lembrei que não sabia o caminho, então aproveitei que a tela estava ativada e soltei um "Ok Google" e disse o nome do meu destino. Isso tudo enquanto tentava ainda desenrolar o fone.
O que quero dizer é que eu realmente usei o assistente num momento totalmente oportuno e não por preguiça de digitar ou por curiosidade. Me peguei usando a função e agora até me senti mais pro futuro. Agora concordo ainda mais com o artigo. O que sinto falta é da ativação do Google com a tela desativada, já tinha conseguido alguns meses atrás no meu Galaxy A7 2016, mas não consigo mais.
Talvez, mas eu creio que provavelmente no futuro será assim:
*Em ambientes públicos: a digitação e gestos vão prevalecer(a privacidade terá prioridade sobre a rapidez).
*Em casa: os comandos de voz vão ter preferência(já que está em um ambiente privado, a rapidez e praticidade terão prioridade)
Comandos de voz pra mim são de pouca utilidade. Quando estou em público não quero que ninguém saiba o que estou fazendo no celular... se estou em casa até pode ser útil, se o controle remoto da SmartTV ou o celular não estão perto (o que é raro)... fora isso, prefiro a privacidade da digitação silenciosa no celular em público.
O uso dos comandos de voz no meu cotidiano é quase zero.
Somos dois Claudio!
3
4
5
6
Não usam Motorola. Aí ficam pra trás.