Coisas que você jamais deve fazer com seu dispositivo Android
Nós usamos nossos smartphones para muitas, muitas coisas em nossas vidas profissional e privada. Portanto, devemos garantir que eles durem tanto tempo quanto possível, certo? Muitos tomam precauções, como a instalação de aplicativos antivírus e fechar apps em segundo plano, mas será que apenas esses passos são mesmo necessários? Aqui estão noves coisas que você está fazendo de errado com o seu dispositivo Android e que podem comprometer sua vida útil.
1 - Armazenar todos os seus dados na nuvem
Se manter todos os nossos arquivos apenas no smartphone pode causar problemas, armazenar 100% dos nossos dados em um serviço de armazenamento na nuvem, como Dropbox ou Google Drive, também pode acabar mal. Estas plataformas podem ser hackeadas, além da possibilidade de sermos descuidados com as nossas senhas. Caso uma dessas duas situações ocorra, teremos todos as nossas informações pessoais nas mãos de terceiros.
A solução é usar app como o BoxCryptor, que criptografa os arquivos e reforça a segurança. E sim, também tente fazer cópias em discos físicos.
2 - Deixar o smartphone carregando a noite inteira
Levando-se em conta a autonomia da maioria dos smartphones, deixá-los carregando a noite inteira parece uma boa medida para garantir que o dispositivo tenha energia suficiente para aguentar todo o dia seguinte. No entanto, cargas demasiadamente grandes podem fazer com que a bateria do aparelho tenha uma vida útil menor, além de produzir problemas de superaquecimento. Isso acontece principalmente em modelos mais antigos.
Uma alternativa é deixar o telefone em Modo Avião durante a noite, para economizar o máximo possível de bateria (depois que ele estiver carregado e você for dormir, claro). Isso também impede que notificações inconvenientes nos despertem durante nosso sono, claro.
3 - Utilizar o smartphone em ambientes úmidos
Esta regra é mais importante do que parece. Uma fabricante pode anular a garantia do seu aparelho se constatar que o dispositivo foi exposto a níveis elevados de umidade, superiores ao que é considerado normal. O mesmo ocorre com telefones que tenha certificações como a IP57, IP58 ou IP 68, e que são submersos a mais de um metro de profundidade.
4 - Carregar o telefone através do PC
Carregar o smartphone conectando-o a um computador - via porta USB - é um processo muito, mas muito mais lento do que fazê-lo por meio de uma tomada. Logo, tente realizar esse procedimento somente em último caso. Também é aconselhável verificar se o carregador está funcionando corretamente e ele é compatível com a tecnologia de carregamento do telefone.
5. Usar "task killers" ou fechar manualmente aplicativos
Muitos de nós usamos os chamados "task killers" ou fechamos aplicativos manualmente a partir do menu de aplicativos recentes. Mas, sem perceber, estamos prejudicando o desempenho do nosso dispositivo dessa maneira.
Quando abrimos um aplicativo pela primeira vez, parte de seus dados fica armazenada na memória RAM. Isto significa que quando você abre o programa uma segunda vez, ele irá carregar mais rápido por causa da existência desses dados previamente armazenados em cache.
Se você remover o aplicativo no menu aplicativos recentes, ou apagar o cache, os dados armazenados na memória RAM são perdidos também. Se você desejar abrir este app novamente, torna-se necessário reiniciar o processo.
Apenas feche os aplicativos se isto for realmente necessário (por exemplo, se estão drenando um monte de bateria ou ocupando muitos recursos enquanto rodam em segundo plano).
6. Usar mais de um aplicativo antivírus
Se você acha que precisa de um aplicativo antivírus no seu dispositivo Android, então tenha em mente que esse tipo de app ocupa recursos como memória RAM e bateria: são aplicativos que são executados em segundo plano o tempo todo. Entretanto, ter mais do que um não torna seu Android mais seguro. Se você decidir usar uma solução de segurança, certifique-se de escolher sabiamente entre os muitos disponíveis. E só usar um de cada vez.
7. Ignorar as atualizações de software
O sistema operacional do seu smartphone precisa ser atualizado periodicamente para reparar problemas e deficiências na segurança. Assim que você receber a notificação para um update, aceite-a. Você pode até mesmo configurar o seu dispositivo Android para se atualizar automaticamente. A segurança de seu telefone vai agradecer. Ele terá um desempenho melhor e mais eficiente!
8. Baixar apps a partir de fontes não confiáveis
Arquivos APK podem ser manipulados para conter vírus que podem infectar o seu dispositivo. Certifique-se de todos os seus downloads venham de fontes confiáveis, tais como a Google Play Store, por exemplo. Dê uma olhada no nosso artigo sobre como baixar um arquivo APK, para ter mais informações sobre como esse tipo de arquivo funciona e como você pode evitar problemas.
9. Não reiniciar seu smartphone
Há muita controvérsia ao redor deste tema. No entanto, reiniciar o dispositivo uma vez por semana é, digamos, "saudável". Por um lado, a memória é salva e dados temporariamente em cache são excluídos, uma vez que não são mais necessários. Por outro lado, às vezes a memória está bloqueada, de modo que os dados temporários não são eliminados, o que pode ocasionalmente causar lentidão em seu aparelho.
Você tem cometido esses erros? Sabe de mais erros comuns que proprietários de dispositivos Android cometem? Deixe-nos saber nos comentários.
Existem muitos mitos e lendas sobre o tema. Um exemplo disso, as novas gerações de baterias, ficou provado que elas respondem melhor com cargas parciais e não completas pois, elas são feitas pra durar por ciclos, e cada recarga completa significa um ciclo, portanto, se você carregar ela sempre que seu smartphone estiver em 30% até que ele complete 80% já é o suficiente e com isso você não completa o ciclo, fazendo sua bateria durar mais.
Uma coisa legal que dá pra fazer é carregar o telefone até uns 80/90% antes de dormir e tirar do carregador, aí logo quando acordar, já coloca o smart pra carregar o restante… é uma boa dica pra quem sofre dessas neuras rs
Dica: Use um OS feito exclusivamente para o hardware...quem tem? Apple, Blackberry e Microsoft. Pena que o Android é algo empurrado pela fabricantes...poucas fazem uma bela sincronia com o sistema. Tenho um Blackberry Z10 la de 2013, até hoje roda perfeitamente, e não vejo lentidão. Nunca usei WP...porém ja usei Synbian que tinha um ótimo gerenciamento de memoria, depois o MeeGo...e iOS.
.
.
Discordo com não salvar dados na nuvem, salvo meus contatos por lá e nem esquento a cabeça de transferi-los pra outro aparelho pois tá la bem guardado com senha forte e autenticação da conta. Comigo 100%
Antivírus para Android: Inúteis e ainda por cima comem sua memória RAM.
.
Boas dicas, sempre tento seguir a risca, principalmente as relacionadas a bateria. Mas tenho mania, quase um toc, de apertar o multi tarefas e fecha todos os apps.....
também tenho o mesmo toc kkkkkkkk
além de ir lá em armazenamento de vez em quando e apagar o cache kkkk
.
Essa de deixar o smartphone carregando a noite toda, eu faço isso todas as noites antes de dormir deixo carregando e de manhã quando acordo tiro da tomada. Faz 1 ano e 8 meses que faço isso e até agora a bateria está durando a mesma coisa de quando era novo.
.
Não sei vocês, mas quando vejo as fotos desse serumaninho interagindo com o celular fico imaginando o que raios ele quer passar??? kkkkkkkkk
Kkkkk eu acho muito engraçado!
.
Não consigo ficar sem fechar todos os apps depois de usar. Me causa agonia ver um monte de coisa aberta em segundo plano.
.
Eu uso o modo não perturbe do galaxy a5 2016. É muito bom. Programa os dias certinhos a hora que quer.
.