Ter dois sistemas operacionais em um smartphone Android? Isso pode ser possível
Anunciado no último Google I/O, o sistema de atualizações Seamless para o Android foi bem recebido pelo público. Basicamente, o update seria realizado de uma forma mais “discreta”, evitando que o usuário espere longos minutos enquanto tudo é carregado para só depois reiniciar o dispositivo. Tudo isso funcionaria nos, digamos, bastidores do sistema. O defeito? Ele só poderá ser implementado a partir do recém-lançado Nougat.
O Seamless é possível porque a nova versão do SO do Google teria cópias das partições mais importantes (sistema / dados / recovery /cache e boot). Com isso, enquanto uma dessas cópias está ativa, a outra está rodando em segundo plano. E é nessa última que as atualizações são instaladas – mais especificamente na partição de sistema.
Com isso, você pode usar o smartphone normalmente mesmo com a atualização em movimento. Logo, quando todo o processo de update é feito, o usuário recebe um aviso e o smartphone é reiniciado.
A grande limitação do Seamless, no entanto, é que ele exige uma capacidade de armazenamento generosa por parte do smartphone, já que ele precisa alocar tanto a partição original, quanto a sua cópia. Logo, ainda fica a dúvida de que se um smartphone que ganha um upgrade do Marshmallow para o Nougat recebe uma cópia adicional de cada partição para fazer uso de sistema de atualizações no futuro.
Esse sistema de atualizações pode permitir um smartphone Android rodando dois SOs
Segundo o site XDA Developers, um desenvolvedor chamado Dees_Troy, que também é um dos líderes do projeto Team Win Recovery Project (ou, simplesmente TWRP) prevê que, em breve, os desenvolvedores modificarão essas cópias de partições para que seja possível executar um sonhado dual boot. Ou seja, o Android teria a capacidade de rodar até dois sistemas diferentes dentro do hardware.
Com isso, é animadora a perspectiva de podermos ter um smartphone com dual boot, onde podemos escolher entre iniciar o dispositivo com o Android original ou, por exemplo, com uma ROM customizada, como a CyanogenMod. No entanto, a meta ainda está um tanto longe de ser alcançada por uma questão de disponibilidade de aparelhos. Isso porque Dees_Troy informou que esse método só seria possível, atualmente, com a linha de dispositivos Pixel, o substituto da série Nexus, que o Google apresentará apenas no próximo dia 04 de outubro.
Outra boa perspectiva é que, casos essas cópias consigam ser modificadas num eventual dual boot, elas também seriam capazes de clonar o sistema de atualizações do Nougat nos smartphones que trazem essa versão do SO de fábrica. Com isso, em teoria, seria possível reproduzir este sistema de updates nas ROMs customizadas sem precisar entrar no Modo Recovery cada vez que for necessário instalar uma nova versão da mesma. Ou seja, menos trabalho, principalmente naqueles casos em que as atualizações não trazem tantas melhorias assim.
A ironia disso tudo é que o Google, indiretamente, ajudou a tornar essa hipótese do dual boot uma possibilidade. Isso porque - apesar da empresa tentar dificultar os processos de root a todo custo - a liberação de um segundo conjunto de partições para o Seamless acaba permitindo que os desenvolvedores “sequestrem” a mesma para trabalhar no processo.
Em breve, cenas dos próximos capítulos.
Você toparia entrar em um processo – mesmo arriscado – para ter dois sistemas operacionais no seu smartphone?
Fonte: Xda Developers
Dualboot e interesante para que trabalha com desenvolvimento de rom , as custom roms e a maneira de trabalhar e corrigir bugs e torná-las mais estáveis e econômica o máximo possível,principalmente no quesito bateria,que muitos fabricantes deixam a desejar nesse item.
Na moral.. que roubada em.. e pra fala a verdade nem em ANDROID N estou querendo entrar, só atrapalhará certos GAMES, melhor, deixará de funcionar.
Boa!!
Tenho a Preview 4 do android N e até agora não apresentou problemas em nada e muito menos em jogos. (Xperia Z3)
Mas isso já e possível e já fiz testes com o WIP: Multiboot project, e estão aprimorando o sistema e funciona com alguns dispositivo como o zenfone 2 e Galaxy S4 variants.
https :// snapshots.noobdev.io/
http :// forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2447534
Com MultiRom já dá pra usar dois sistemas no mesmo smartphone, só é meio complicado.
Só um basta
E nada mais...rs
A é ideia é boa, mas Dual Boot para min é somente no Desk!!
Tem uns tablets de fabricantes chinesas que tem dual boot, Android e Windows. Até estou pensando em adquirir um para usar na empresa. Diga-se de passagem, só tem tablet com specs ultrapassadas e caros no Brasil.
Comprei um recentemente da China. Vou dizer que nunca mais compro no Brasil.
Eu preferia só um.
Se não acaba a graça de tirar onda com o pessoal do ultrapassado IOS 😂😂😂
kkk!!
Usuários apple ficarão malucos!!
Sistemas diferentes sim seria uma novidade, mas entre android não é, eu tenho um razr que basta eu escolher qual partição ativa e o sistema incia tanto o android original da motorola ou o cyanogenmod.
Ótima forma da Microsoft tentar emplacar o maravilhoso Windows Phone outra vez - quem sabe com sucesso - o problema seria o espaço que esses dois sistemas iriam ocupar.
Também tenho esse sonho
Já é um começo. Quem sabe daqui a alguns anos eles conseguem colocar dois sistemas distintos. Por enquanto serve somente a título de conhecimento mesmo, porque eu, particularmente, não gostaria de ter uma ROM stock e outra CM no meu aparelho. Até porque não gosto de CM...
Firefox OS e Salfish OS são sistemas destintos, mas dá pra instalar eles por meio do MultiROM ou até mesmo deixar ele como principal.
não vejo necessidade disso para um usuário final, isso ao meu ver, só chega a ser interessante à nível de curiosidade para nós que gostamos de mexer no smartphone e meter root, ROMs, etc..
mas pra usuário final isso seria um transtorno!
Mas é justamente para esses usuários "hard" que a matéria fala da possibilidade. Pois um usuário "comum" não faria todo o esquema para ter dual boot...