Duas características que deixam o Moto Z Play longe da perfeição
Depois de três semanas com o Moto Z Play, posso dizer que, apesar deste ser um bom aparelho, existem duas grandes falhas que deixam o dispositivo modular da Motorola longe de ser perfeito.
- Essa é a primeira imagem vazada do Moto Z2 Play
- Isso é o que podemos esperar da Motorola em 2017
O Moto Z Play possui grandes proporções quando comparado aos demais smartphones com 5,5 polegadas de tela: são 156,4 x 76,4 x 6,99 mm. Agora verdade seja dita, quando comparado ao iPhone 7 Plus (158,2 x 77,9 x 7,3 mm), com a mesma diagonal de tela, nem parece assim tão grande.
Ao lado do Moto Z Play existem ótimos recursos, o primeiro deles é, sem dúvidas a bateria, um monstro. Antes de passar a usá-lo, estava testando o Galaxy S8 e, assim como a água é diferente do vinho, a autonomia de energia do Z Play oferece horas de uso a mais em comparação com a flagship da Samsung. Para se ter uma ideia, consegui usá-lo por quase dois dias sem ter que carregar, de toda a minha experiência com smarthones Android, este é com certeza um recorde.
O software também é um ponto positivo, bastante limpo, atualizado e oferece uma experiência similar a do Android stock, já oferece a chance de usar o Google Assistente (mesmo que ainda em inglês) e não apresente problemas como engasgos e congelamentos do sistema. O sensor de impressão digital é super rápido e o alto-falante posicionado na parte frontal consegue entregar uma ótima experiência de áudio durante o consumo de vídeo e áudio. Isso somado à qualidade da tela faz dele um bom smartphone para jogos também, apesar das suas 165 gramas.
Porém, existem duas características que me fizeram passar este aparelho adiante: a câmera e a falta de concorrência na construção dos Moto Snaps.
A câmera do Moto Z Play é ruim, em especial em situações de baixa luminosidade, apesar de possuir um modo de baixa luminosidade. Outro problema é a estabilização da lente, capturar fotos em movimento é quase impossível. Se você estiver dentro de um carro ou ônibus, desista, pois as imagens saem borradas. E isso, infelizmente, torna banal o acesso rápido à câmera usando gestos. Logo, capturar fotos com o Moto Z Play exige muita concentração e boa iluminação.
Aí você pode até pensar que talvez a qualidade das imagens capturadas com a câmera não seja tão boa porque a Motorola oferece o módulo de câmera Hasselblad True Zoom, certo? Não, infelizmente, o uso conjunto do Moto Z Play com este Moto Snap fica abaixo das expectativas. O que me leva ao segundo grande problema do aparelho.
Não existe competição verdadeira entre os criadores de módulos para a linha Moto Z, e isso me dá uma imensa tristeza. A Motorola é a empresa que chegou (e ainda pode estar) muito perto de dar continuidade à ideia de smartphones modulares. Bom, a LG desistiu dos LG Friends e, sinceramente, até o momento, não está bem claro o que será dos usuários do LG G5 ou LG G5 SE, que adotaram logo de início a ideia de um aparelho modular.
Para se ter uma ideia, se hoje um usuário do Moto Z Play não curtir a qualidade de imagem proporcionada pela Hasselblad True Zoom, não pode recorrer a nenhum outro produto nesta área, pois este é o único Snap da categoria (até o momento). E é disso que estou falando: a falta de concorrência no que toca o (difícil) mercado de módulos. Uma solução seria padronizar os sistemas de conexão destes módulos, mas até aí todas as empresas falharam, em especial a Google e o Projeto ARA.
Por fim, nestas três semanas que passei com o Moto Z Play, posso dizer que, apesar de excelentes qualidades, não consegui viver com o fato da câmera ficar abaixo das minhas necessidades e não conseguir ver concorrência no desenvolvimento dos Snaps. Porém, são duas características que podem (e devem) ser revistas e melhoradas na segunda geração da série Moto Z.
Você concorda?
É mais uma opção de compra do que a busca de custo e benefício. Tenho moto G2 e ele atende as minhas necessidades. Não está na hora de fazer uma compra de um aparelho de valor alto.
tenho um moto g2 , esse lance da câmera do zplay que o pessoal ta falando, pra mim que tenho g2, a camera do zplay é melhor, igual ou inferior a do g2, tipo vou sentir muita diferença,pq pelo que eu uso a camera do g2 me atende bem.
Uma palavra para este artigo: mimimi
falou tudo
Não entendi, Camila, um dos motivos de vc não se adaptar ao moto z play além da câmera, e o fato de não ter fabricantes concorrentes para os Snaps? acho que esse argumento não é válido, visto que, os Snaps utilizados atendem sim ao que são propostos a fazer. e a câmera para pessoas que não são fotógrafas como eu, não tira os méritos desse aparelho. e esses resmungões aqui dos comentários que detonam a câmera (porque a Camila detonou) se querem câmeras boas comprem uma Canon profissional.
Minha intenção era comprar um Z Play com o snap da câmera... Pois estava com esperança de ter o melhor dos dois mundos: praticidade e qualidade. Depois dessa avaliação, vou aguardar outro aparelho para ver se se sai melhor com o snap da câmera ou outro snap superior. Valew!
olha essa campanha do estadão com o moto z
patrocinados.estadao.com.br/eztadao
Bom eu vejo o moto z play muito equilibrado e para mim ele é perfeito e digo porque.
Primeiro tem um sanapdragon 625 mas vão dizer poxa tem melhor a linha 800 ... Concordo que tem melhor mas ao mesmo tempo esse me atende com um menor aquecimento e menos consumo de energia com pouca é praticamente nenhuma notação quanto a perda de qualidade.
Segundo tem ótima tela 5.5 com sAMOLED FullHD.
Tem boa memória interna 32Gb ... A mais preciso de mais bom é simples só incorporar o cartão.
Câmera eu uso e não tenho dó que reclamar alem de fazer vídeo em 4k.
Tem impressão digital.
Tem entrada de fone de ouvido.
Tem dual chip.
Tem led frontal e câmera de 5mp ótima para selfs.
Tem Acabamento de primeira qualidade.
Tem ótima bateria.
Muitos o qualificam como intermediário ... Mas isso é pq tem hardware mais elovuido. No entanto mesmo com. 3 GB de ram ... Eu tenho que para mim ele é Top. Pois me atende muito bem.
Ter um iPhone um Samsung é questão de gosto pois eu gosto do meu moto z play e tô muito satisfeito com seu desempenho.
Acho ele bonito, porém pagar 3x o preço de um redmi4pro "mesmo processador e ram" não vale na minha opinião
A Camila foi falar de defeito em um aparelho da moto-enrola justamente no site onde existe uma legião de donos fanáticos pela marca. Essa mulher tem coragem...hahahahaha
Some Steven, seu sarcasmo já encheu.
Amor, por que você tá brava comigo? O que eu te fiz?
Eu não pagaria nem f***** 1700 pelo moto z play se posso pagar 1900 pelo S7. Esse último está uma constelação na frente do Z
Tô aqui morrendo de rir. Se a Camila faz uma reportagem e alguém fala mal dela, tem uma chuva de canivetes sobre esse infeliz, pois ela tem vários admiradores apaixonados. Mas, se ela faz uma reportagem falando mal de um aparelho Moto, ou mesmo falando de dois defeitos, como nesta, a paixão pela marca fala muito mais alto e ela é quem leva a chuva de canivetes. Concluindo, o fanatismo pela Motorola é maior do que o amor pela Camila.kkkkkkkkk
kkkkk verdade. Tadinha da Camila, desapaixonou muita gente...kkkkkkkk
Karaka, pela linha Moto os caras até desistem do amor da Camila...hahahaha. Essa foi boa, Batman.
Hahaha. Ótima conclusão! :P
Lendo os comentários sobre a comparação entre uma câmera de celular e uma dedicada....é algo que não tem como fazer. A comparação entre tamanho de sensor (principalmente se for falar de full frame) e as lentes, não deixam dúvida. Quem quer fotos de qualidade, usa câmera dedicada.
Quanto ao Z Play, as reclamações sobre a câmera me desanimaram. Hoje tenho um Maxx, que tem uma câmera muito boa para um smartphone, e estava pensando em trocar por um Z ou Z Play. Meu pai tem um G4 e a câmera é horrível, pior que a do G3.
Acho que a questão é que apesar de ser intermediário o top do ano passado s7 já está quase o mesmo preço pois vejo ele em promoções por 1900 já o play 1800 tá salgado já deveria ter baixado bem o preço para melhorar o custo benefício
Graças a tal crise e lei do bem q não existe mais (e existiu?) está tudo caro e demorando muito para baixar o preço.