Relembre algumas vezes em que o Brasil bateu de frente com a ciência, tecnologia e inovação
Todo mundo já está cansado de saber: o nosso país não é lá um bom incentivador da ciência e tecnologia. Isso pode ser comprovado pela série de leis/decisões judiciais que vão contra a inovação, prejudicando não só os consumidores, mas a competitividade e a educação. Neste artigo, vamos relembrar algumas vezes que a mão pesada da Lei brasileira - ou os legisladores - nos encheu de vergonha.
A doação e o Leão faminto
Este caso aconteceu no ano passado e provocou os instintos mais primitivos. O Clube de Astronomia Louis Cruls, de Campos-RJ, recebeu de uma instituição americana uma doação de óculos especiais, usados para ver a atividade solar. O acessório - feito de papelão - seria usado para despertar o interesse científico em estudantes de escolas públicas.
Mas eles não contavam com a Receita Federal. O Leão não teve piedade e aplicou os impostos e mais uma multa pesada. Ao todo, o clube de astronomia teria que desembolsar R$ 2.708,10. Detalhe: de um produto marcado para não ser revendido.
Felizmente uma alma caridosa resolveu interceder. A Editora Blucher arcou com os tributos. Já a Fedex conseguiu reverter a multa. Já a Receita… bom vocês já podem imaginar.
Será o fim do WhatsApp gratuito?
O tema é polêmico e tem gente que defende os dois lados. Antes de ser afastada do governo, Dilma Roussef fez algumas alterações no Marco Civil e regulamentou a lei no Brasil. Um dos pontos modificados diz respeito a neutralidade da rede.
O artigo 9º proíbe condutas unilaterais ou acordos entre operadoras e serviços que “comprometam o caráter público e irrestrito do acesso à internet” e “priorizem pacotes de dados em razão de arranjos comerciais”, bem como “privilegiem aplicações ofertadas pelo próprio responsável pela transmissão.
Uma interpretação mais rígida pode alegar que é o fim da navegação grátis em aplicativos de redes sociais e em streaming de música, pela prioridade na navegação em detrimento de outros serviços. Até o Zero Rating, como o Internet.org do Facebook, cairia nessa.
WhatsApp vs. Juízes
Essa história é digna de países ditatoriais. A justiça não entende como funciona o aplicativo e para tentar forçar a empresa a dar algo que ela não tem suspende o serviço e prejudica milhões de pessoas. E não foi apenas uma vez. A vergonha foi dupla. Aliás, tripla. Até VP do Facebook no Brasil foi parar atrás das grades.
Wi-Fi de graça?
Essa aqui ainda não chegou a ser sancionada, mas já causa um pouco de medo. O deputado Vinícius Carvalho (PRB-SP) quer exigir que todo estabelecimento comercial ou público faça o cadastro de quem se conecta na rede Wi-Fi.
Basicamente, se a lei for aprovada, todo lugar, seja o restaurante da esquina ou o aeroporto, será obrigado a ter um sistema de cadastro para os usuários, com exigência de CPF. Em outras palavras, mais custo para o empresário que quiser oferecer mais comodidade ao seu cliente.
Uber
Essa aqui a gente pode até relevar, já que onde o carro preto chega parece que a confusão vai junto. Temos até alguns casos positivos, como São Paulo onde o aplicativo já foi regulamentado. Mas também temos alguns casos onde é preciso parar para pensar. Em Salvador e Belo Horizonte, por exemplo. Nas cidades já foram votadas a aprovação do Uber, mas o serviço foi vetado e por unanimidade. Nenhum vereador foi a favor da inovação.
Bônus
Tire suas próprias conclusões. Projeto de Lei de 1994, decretado pelo Congresso. Em 2014, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), autor da PL assumiu o Ministério de Ciência e Tecnologia, onde permaneceu até outubro de 2015.
Nego aí nos comentários lambendo a lei no Brasil, dizendo que o WhatsApp mereceu o bloqueio e blá blá blá, é o mesmo que iria ficar de mimimi se o aplicativo guardasse as conversas e tivesse acesso total e irrestrito à elas.
"_Ahh, eles estão invadindo minha privacidade.. snif snif.."
Me poupe mano. O app é só uma ponte de comunicação entre as pessoas, não tem mesmo que dar publicidade das conversas, fim de papo. É como outro colega aí colocou: já pensou se os Correios guardassem uma cópia de todas as cartas que passaram lá? Que legal seria sua carta chegando aberta na sua casa? Então, se você que acha que o app foi merecidamente bloqueado, pare e pense um pouco mais, antes de escrever asneiras.
tudo que o brasil vê que vai perder dinheiro eles cortam,,
Whatsapp é o de menos. Se ele não existir uso outro. Uma empresa estrangeira não é obrigada a liberar dados pessoais dos clientes, não importa do que se trata. Ameaçaram o Whats, os caras criptografaram as conversas. Meu que a lei implique com o que importa. Ex? Delação Premiada, foro previlegiado, caramba tem tantas coisas mais importantes pra lei combater. Whats chega até ser piada.
Precisam rever algumas leis
Concordo com essa lista, exceto no ponto em que que fala da gratuidade do Whatsapp. Acho que esse caso não devia ter entrado na lista.
O Marco Civil veta esse trafego por ele ferir a unilateralidade da rede que todos tanto querem. Então, se querem uma rede unilateral, temos que abrir mãos de "regalias".
discordo, todas as operadoras deveria ter internet ilimitada por um preço justo: 50 reais mensais está de bom tamanho desde que não tenha falha no sinal, do jeito que está atualmente, eles deveriam é pagar para que nós usássemos a rede deles, por isso discordo do bloqueio do Whats ou ter que pagar pra utilizá-lo. E não ficar cortando ou diminuindo nossa velocidade ao acesso.
Ganho bem dirigindo com a Uber e acho que você vai gostar também. Veja os detalhes: www.uberx.com.br
Vocês é que não entendem a importância da Justiça pelo jeito, o bloqueio do whatsapp foi merecido e ainda foi pouco. Se não há condição técnica para informar a impossibilidade à Justiça, melhor fechar o app. Um app que tem por finalidade estabelecer comunicação sequer se mostrar aberto ao diálogo junto às autoridades brasileiras merece ter o fim de suas atividades em definitivo no território nacional.
O WhatsApp, ou qualquer outro do gênero, é "apenas" um serviço de passagem de informação. Ele não pode reter uma cópia de tudo que passa nele. Imagine o correio tirando uma cópia de todas as cartas que passa(va)m nele? Nunca vi a justiça pedir algo do tipo ao correio. Ah! Mas a mídia é diferente. Ok, então por que não fazem essa mesma cobrança a Skype, Viber, telegram e outros?
Convenhamos que virou moda bloquear o WhatsApp aqui na Banânia.
Lucas Pinheiro você não sabe o que fala, isso sim. Nem imagina que pro App entregar o que a justiça pede ele tem de mudar o app e todos os seus servidores?
ele é como um sistema de correio que entrega a encomenda, é como uma carta só que virtual, as pessoas precisão compreender que não é tudo que é online que pode ter uma copia. Já imaginou os correios fazendo backup de todas as cartas ?
Ao meu ver isso é ditadura.
WhatsApp fez bem por merecer, aí vcs já abusaram né... lei são leis não importa pra quem seja
República das Bananas regredindo contra o progresso.
esse país sempre busca uma.forma de expurgar nosso dinheiro mesmo...não.importa como
Não somente isso, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF's) estão sendo desmantelados pouco a pouco.
Estou no IFBA há 3 anos e de lá para cá só vejo regresso: desmotivação da pesquisa e de projetos de extensão, fim da "lan house" gratuita que oferecia acesso à interner para pesquisas, fim da xérox, corte nos auxílios estudantis, fim do seguro de vida anual, diminuição da duração da Jornada Científica/ Feira de tecnologia para 4 dias (antes era uma semana) e por aí vai.
:/
Agora querem passar os Institutos Federais para as mãos do Sistema S (Senai, Senac, Sesi e Sesc).
É a degradação gradual de toda infraestrutura do país. Políticos nojentos!
É estamos no Brazil, e infelizmente, vale tudo, quase tudo, ou não!!
Só não vale escrever Brasil com "z",concorda ?
Brazil para os gringos é com Z mesmo
.
Perfeitamente de acordo com o fim do whastapp gratuito, a não ser que o acesso seja gratuito a todos os concorrentes também.