Este aplicativo só vai sair dos aparelhos da Motorola se você quiser
Acho estranho o comportamento de algumas fabricantes com relação aos apps que são instalados de fábrica em seus aparelhos. Alguns surgem silenciosamente em atualizações do sistema, enquanto outros são descontinuados e permanecem obsoletos sem que o usuário possa removê-los. A Motorola já foi a rainha dos bloatwares num passado não muito distante. Neste artigo, você vai descobrir o motivo pelo qual o App Box está instalado no seu smartphone Moto.
Durante o lançamento da nova linha Moto G, um aplicativo me chamou atenção, visto que este estava embarcado em todos os modelos que foram apresentados pela empresa, como o Moto G4 e o Moto G4 Plus. O App Box vem de fábrica nesses dispositivos e, aparentemente, ele não passa de uma seção com atalhos para a Play Store de aplicativos nacionais.
Em nosso fórum alguns usuários já relataram que o App Box pode ser encontrado entre a seção de apps instalados no sistema, embora o mesmo não esteja visível na gaveta de aplicativos. Isso acontece com alguns modelos da Motorola, como o Moto G 2015 e o Moto X Play. O App Box é irremovível e não pode ser encontrado na Play Store.
Resolvi entrar em contato com a Motorola para saber por qual motivo esse app vem instalado nesses aparelhos por padrão. Antes, quando a Lei do Bem estava vigente, os dispositivos que recebiam incentivos fiscais precisavam oferecer a loja BR Apps, que funciona da mesma forma que o App Box, para incentivar o desenvolvimento de aplicativos nacionais.
Abaixo, você confere o posicionamento da Motorola sobre o App Box:
Nossas estatísticas demonstram que existe um grande número de usuários que acessa o BR Apps, hoje renomeado e modernizado para App Box e com um novo ícone. Desta forma continuamos com a estratégia de manter o aplicativo embarcado em nossos aparelhos como uma forma de dar mais visibilidade e promover aplicações nacionais, independentemente da continuidade da Lei do Bem.
Como vocês puderam ver, o App Box só existe por conta dos usuários que ainda acessam a loja BR Apps. Claro, não sou contra incentivar desenvolvedores locais, pelo contrário. Entretanto, sou contra qualquer aplicativo que não possa ser completamente removido pelo usuário, principalmente aqueles que não são essenciais para o funcionamento do sistema.
A tendência no mercado é que esses apps irremovíveis sejam cada vez menos presentes. A própria Motorola foi uma das primeiras empresas que levantou a bandeira do software enxuto. A Asus, por exemplo, que é a fabricante que mais embarca bloatwares em seus aparelhos, aparentemente, está revendo essa estratégia. Tanto que a atualização do Marshmallow para o Zenfone 2 e Zenfone 2 Laser remove mais de 20 aplicativos desnecessários do sistema.
Eu estava tentando instalar o Dolby Atmos no meu Motorola Moto G60 que, por alguma razão, veio sem o bendito aplicativo. Segui um tutorial com link pelo YouTube. Não sei que desgrama foi essa que baixei que ativou o App Box que eu nem sabia que existia no Android de fabrica.
Não dá pra desinstalá-lo. E é um aplicativo inútil, só serve pra ocupar espaço e consumir algum nível de processamento e Memória Ram desnecessariomente.
Já decidi! Meu próximo smartphone será da Samsung ou outra marca. Paguei pelo celular e não foi pouco, para não ter autonomia nenhuma sobre o mesmo.
Como arranca esse glance do celular moto g23 e uma inutilidade
Eu, em 2022 lendo os comentários de 2016 sobre o appBox que veio instalado no meu MotoG30. 🙄
Pessoal, esse App Box, está com ícone do Apps Vivo no meu celular. Apareceu depois de atualização automática da Motorola, inclusive aparece o nome Motorola na janela "Sobre". Bastou desativar esse app para sumir o Apps Vivo. Bastou ativar o App Box para reaparecer o Apps Vivo. Talvez poucos saibam, mas Vivo é uma operadora do estado de São Paulo. Ou seja, você compra um aparelho direto da Motorola, no quiosque da Motorola, mas a alma dele é vendida para uma operadora, como se tivesse comprado na Operadora. Falta de respeito com os clientes essa Motorola. Só descobri depois de criar um novo usuários no celular e desativar tudo que era possível, aí sumiu esse Apps Vivo. Fiquem espertos, daqui para frente mais essa, instala com um nome, aparece com outro.
O jeito é desbloquear o bootloader, instalar o root, só para remover essas tranqueiras.
Eu nunca tinha nem ouvido falar desse APP. Também fico indignado deles ocuparem a memória do meu celular com um aplicativo que não tenho a opção de remover.
Pior ainda são os smartphones da Alcatel que ocupa praticamente a memória inteira do smartphone com lixo e mais lixo .impossíveis de serem desinstalados .
Esse BR APP DEPENDE DA OPERADORES DO SEU CHIP O MEU CHIP E DA OI SO TEM OPÇÃO DA OI MAIS SE O SEU FO DA CLARO VAI TE SO OPÇÃO DA CLARO
Ninguém! Hahahaha
Bom artigo, coisa rara no AndroidPit. Quando é ruim, a gente reclama... mas quando o artigo é bacana tem de elogiar também!
Isso tudo pode melhorar quando a geração que comprava jornal , usava disket , ouvia radio e tv todos dias pararem de mandar no dinheiro, quando isso acontecer acho que teremos menos problemas com isso e mais inovação e dinamismo de mercado
Só um? Tá bom demais, não tá não?
Então to afim de comprar o g4 mais queria saber de quem tem um smart da Motorola se e possível fazer root e usar o titanium backup pra remover esse e outros app que eu não uso!
Tenho um X Play com root e o Titanium funciona sim.
Eu uso o kingo root pra remove esse APP uso o lucky patcher
Eu prefiro que o BR apps saia, pq eu nunca usei ele e acho desnecessário
Instalei o Android AOSP 5.1.1 no meu Moto G 2014 e nunca fui tão feliz...rsrsrsrsrs...smartphone rápido e com uma duração de bateria que nem parece mais o mesmo aparelho.
serve p versao 4g??
Eu não uso esse App.
Não uso. E qdo entrei pra ver, só tinha apps podre e da Claro.