Cinco funções do Android que já estão "fora de moda"
Com a evolução cada vez mais rápida dos smartphones, muitos dos seus recursos acabam comprometidos com a velocidade dessas mudanças. Logo, diversas funcionalidades ficam relegadas ao esquecimento, sem nem mesmo "cair na boca do povo". Escolhemos cinco delas que já foram sem nunca ter sido e hoje estão "fora de moda" no mundo Android. Confira!
O projetor
A Samsung foi a primeira companhia a integrar um projetor em um de seus smartphones, o Galaxy Beam. Lançado em 2012, este modelo foi recebido com indiferença entre o público, principalmente por causa do seu enorme consumo de bateria, causado por quem? Sim, pelo tal projetor. A ideia até parecia boa, mas, anos mais tarde, ficou claro que esse recurso foi supervalorizado.
Outras marcas até tentaram incluir um projetor em seus produtos, criando estranhos protótipos. Todas igualmente fracassaram. E, finalmente, essa função foi dada como perdida.
A bateria removível
Com exceção do LG G5, a bateria removível desapareceu dos smartphones topo de linha. Os tempos em que essa característica era considerada essencial ficou para trás e até mesmo boa parte dos usuários não faz questão desta função.
Carregamento rápido, baterias mais robustas e auxiliares, carregadores sem fio...hoje há uma série de recursos que permitem que seu smartphone tenha mais autonomia. Logo, quase ninguém mais faz tanta questão de aparelhos que permitem a retirada da bateria.
Sensor infravermelho
Ainda que haja, aqui e ali, fieis seguidores deste recursos, a verdade é que os sensores infravermelhos estão desaparecendo lentamente do Android. Eles estão sendo substituídos por tecnologias mais atrativas, como o Wi-Fi, NFC e o Bluetooth. Logo, eles simplesmente deixaram de ser relevantes. Até mesmo televisores, famosos por fazer uso desta funcionalidade, também tem começado a se desfazer deste sistema.
O teclado físico
Até poucos anos, a característica mais importante dos telefones era a presença do teclado físico que, com o tempo, foi ficando cada vez mais compacto e, finalmente, foi substituído pelas telas multitouch. Mesmo para uso profissional, muitos abandonaram o teclado QWERTY do Blackberry, preferindo os smartphones com telas maiores e mais úteis para determinados fins.
Mas a Blackberry não se rendeu e, no ano passado, tratou de ressuscitar um smartphone com teclado físico, que consegue ficar escondido atrás da tela, sem comprometer seu design, bastante digno, diga-se. Estamos falando do Blackberry Priv, um modelo que, lamentavelmente, não teve o êxito que a empresa desejava.
O monitor de frequencia cardíaca
Com exceção da Samsung, há poucas marcas que seguem oferecendo um sensor para detectar as batidas do coração em seus telefones. Os smartwatches e smartbands, sem dúvida, contribuíram para o desaparecimento deste recurso nos smartphones. Sem contar com os aplicativos do Google Play, que podem servir ao mesmo propósito.
Sem contar também que os resultados oferecidos pelos monitores de frequencia cardíaca dos smartphones também não são verdadeiramente interessantes. Nem mesmo são precisos, o que compromete sua utilidade.
Nem deram fôlego pro Blackberry respirar e já estão dizendo q foi um fracasso… tsc. Muita gente quer um, só o preço que não tá ajudando muito
Desculpe aí, mas o sensor IrDA é notavelmente útil pelo simples fato que TVs e outros eletrodomésticos (além de projetores e outros) ainda o utilizarem, esses sim é que estão fora de moda.
A utilidade original do IrDA sim, mais que obsoleta, quem não apanhou para conseguir transmitir dados entre Palmtops (alô Palm m100?!) com um IrDA lento e de curtíssimo alcance.
Hoje são de alcance ótimo e atendem bem pois o catálogo de comandos que os Apps utilizam são sempre atualizados em relação aos aparelhos que precisamos controlar.
Eu não compro smartphone sem. Já NFC por exemplo uma besteira - ainda - culpa da lenta adoção ou de empresas que querem fazer uso limitado a seus dispositivos, como Bluetooth (qual seria a empresa? rs).
É a ordem natural das coisas. Evolução!!!
O título da matéria, deveria ser " 5 funções dos smartphones que estão fora de moda" vlw flw
aff..opnião somente sua né...bateria e infravermelho são mto bons e nunca deveria sair...
Bateria removível é ótimo. Principalmente para aqueles que querem usar o aparelho ate ele pedir arrego de verdade
Tudo que a Apple já abandonou a anos (ou nunca teve). Ainda haverá o dia em que uma Samsung da vida copiará a empresa da Maçã tão bem que o Android ficará perfeito.
Se copiar o iOS, ficará uma porcaria.
bateria removível é essencial. o resto não me importa em nada
Bateria removível e infravermelho são úteis.
Como bateria removível tá fora de moda? Tá mais desejada que nunca. Infra vermelho tem utilidade sim.
bateria removível não deveria ficar fora de moda
Bateria removível têm que voltar. Bateria bichada smartphone morto. Comprando a bateria separada seria mais barato que comprar um novo telefone
O infravermelho é bem útil ainda, e é um dos motivos que me fazem não desistir do meu s5. Aparelhos que possuem muitas funções como ser a prova dágua, controle remoto e etc eram o sonho de qualquer criança, pelo menos pra mim sim hehe.
Quem tem um s5 deve ter grana pra comprar um controle remoto kkkk
Concordo contigo, dual chip, a prova de água, infravermelho, super amoled. Suporte q Quick charge, não achei outro android com tais utilidades, Ahhh! Escrita na tela com lápis já me foi útil e ainda é. Um breve toque da linha note embutida no s5. Imagina se lançasse outra versão com mais ram e mais memória interna. Luxo, muita gente reclamou do plástico dele mas acho muito bom pelo fato do meu cair e não trincar a traseira como os xperias z e s6 e s7. Quer ver um a prova dagua e de metal. Wins.
Um item essencial também que não foi dito, foi RÁDIO FM, que muitas fabricantes insistem em retirar e não ouvem os apelos dos seus consumidores.
Se liga Samsung !
Radio FM é outro quesito que usei pra comprar os meus celulares.
Primeiramente o autor desse topico foi extremamente ignorantrle. Pelo fato de colocar um Software como exemplos de hardware. O android nada mas faz a conexao de leitura de dados desse hardware com o software. Mas falar que essas tecnologias sao "android" e pura ignorancia. Android e um sistema operacional nao um hardware... voce nao che pra compra uma bateria android de 2300 ghrz. Voce pedi um bateria da marca......
"bateria android de 2300 ghrz"
GHRZ = GigaHeRtZ?