Review do ASUS Zenfone GO: o sucessor do Zenfone 5 mais caro e menos vantajoso!
A Asus vem apostando fortemente no segmento de intermediários premium e topos de linha. Modelos como o Zenfone Laser e o Zenfone Selfie são ótimas opções de gama média que disputam o mercado com dispositivos da Motorola, Sony e Samsung. Ainda nesse segmento a empresa anunciou o Zenfone GO, o sucessor oficial do Zenfone 5 que, por sua vez, será descontinuado até o final do ano pela empresa taiwanesa. Quem pensava que a Asus deixaria o Zenfone 5 como a única opção nessa faixa em 2015 estava enganado. Veja a seguir nosso review completo do Zenfone GO.
Prós
- Tela
- Design
- Bateria
Contras
- Câmera frontal e traseira
Asus Zenfone Go – Data de lançamento e preço
Asus lançou o Zenfone GO no Brasil durante um evento que ocorreu em São Paulo, no dia 01 de outubro. O dispositivo já pode ser encontrado através da Loja da Asus e varejistas parceiros. Seu preço sugerido é de R$ 799,00 para a única versão com 16 GB de armazenamento interno. O modelo será comercializado nas cores: preta, vermelha, dourada e branca. Junto com o dispositivo a empresa está comercializando as tradicionais capas View Flip Case, também em sua loja oficial pelo valor de R$ 49,00.
Confira as melhores ofertas para o Zenfone GO no tópico "Onde comprar" ao final deste artigo.
Asus Zenfone Go – Desenho & Qualidade de Construção
O Zenfone GO é, basicamente, uma versão levemente retocada do Zenfone 5 em termos de acabamento. O dispositivo possui 9,98 milímetros de espessura em seu ponto maior e revestimento em policarbonato levemente emborrachado. Os botões capacitivos na parte frontal característico da linha Zenfone permaneceram lá, bem como a placa em alumínio com reflexos circulares posicionada no rodapé frontal.
Os botões de energia e volume não estão posicionados na parte traseira do Zenfone GO, como acontece com outros dispositivos da linha Zenfone, resultando em um manuseio bem mais ergonômico.
A tampa traseira pode ser removida pelo usuário para acesso aos slots de dual-SIM e do cartão de memória. A bateria também está acessível e pode ser removida pelo usuário. Com exceção do Zenfone Selfie, não me recordo de outro modelo da Asus comercializado no Brasil que tenha essa opção de acesso à bateria.
O Zenfone GO possui um LED de notificações posicionado no canto esquerdo do speaker para ligações. Os botões de energia e volume receberam uma textura diferente que permite ao usuário identificá-los com mais facilidade. As bordas do dispositivo foram otimizadas pela Asus, fazendo com que o Zenfone GO seja mais compacto com o mesmo tamanho de tela de seu predecessor.
Na parte superior traseira temos um microfone para captura de vídeos e redução de ruídos ambientes, sensor principal de 8MP e um flash de LED convencional. No rodapé traseiro temos uma grade que permite a propagação do áudio reproduzido pelo alto-falante mono do Zenfone GO.
O Zenfone GO é um dispositivo com acabamento familiar e, certamente, não chama muita atenção por sua parte estética. A qualidade da construção do dispositivo é a mesma que conhecemos de outros modelos da linha Zenfone, ou seja, sem emendas e com ar um pouco elegante.
Asus Zenfone Go – Tela
Assim como o Zenfone 5, o Zenfone GO possui 5 polegadas de tela com resolução HD de 720 x 1280 pixels, e densidade de 294ppi. O painel utilizado pela Asus é o LCD com tecnologia IPS para reforçar os ângulos de visão. A tela do Zengone GO é revestida pela proteção Gorilla Glass 3, da Corning, contra riscos e arranhões cotidianos. A experiência com a tela é boa, o painel exibe cores e contraste equilibrados.
O famoso assistente Splendid que calibra as cores da tela não está disponível para o Zenfone GO. Essa ausência se deve à inclusão do processador da MediaTek que, por sua vez, dispõe de um assistente específico para calibração de tela, o MiraVision. Esse assistente oferece três modos: vívido, padrão e usuário. O perfil vívido foi o que mais me agradou, embora as cores fiquem bem saturadas e o contraste um pouco estourado. No entanto, a opção "usuário" dispõe de algumas opções para controle manual, como contraste dinâmico e nitidez - esta última pode deixar as imagens ridiculamente nítidas, portanto, use-a com parcimônia.
O painel do Zenfone GO, talvez pela inclusão de uma engine da MediaTek, está com o brilho mais intenso e as cores mais equilibradas do que o Zenfone 5. Nota-se um tom mais amarelado em contextos e fundos brancos, mas em ícones e imagens o Zenfone GO se mostrou um pouco superior. Em ambientes abertos e com forte iluminação a tela do Zenfone GO se mostrou mais legível do que seu predecessor.
Asus Zenfone Go – Software
O Zenfone GO sai de fábrica rodando com o Android Lollipop 5.1 e interface do usuário Zen UI. A Zen UI passou por uma remodelagem e está mais interessante, embora um pouco confusa. A Asus optou em manter os contextos das configurações do sistema como conhecemos no Android puro, contudo, o Asus Launcher e a barra de notificações permaneceram do mesmo jeito. De modo geral, a interface está mais bonita só que um pouco desequilibrada por essa mistura de Android stock com Zen UI.
Outro ponto que notei foi a melhora na tradução da interface, visto que algumas informações do sistema estavam mal traduzidas em versões anteriores. Além disso, o botão que fechava todos os aplicativos abertos no multitarefa foi removido pela Asus, agora é preciso fechar cada aplicativo aberto separadamente.
O Zenfone GO possui 55 aplicativos instalados de fábrica, o que eu considero um exagero por parte da Asus. Aplicativos de parceiros comerciais e opções em duplicidade com apps do Google sao encontrados na Zen UI, como dois navegadores de internet (Navegador e Chrome) e dois players de música (Música e Play Music), por exemplo. A maioria desses apps não podem ser removidos por completo, entretanto, algumas opções podem ser desativadas ou programadas para não receberem mais atualizações.
A empresa não informou sobre a atualização oficial do Zenfone GO para o Android 6.0 Marshmallow, mas dificilmente este dispositivo ficará sem sentir o novo sabor do Android, visto que suas especificações são suficientes para o rodar o novo sistema operacional
...Asus Zenfone Go – Performance
As especificações técnicas do Zenfone GO foram pensadas para tornar o custo do aparelho mais convidativo e ao mesmo tempo manter a performance do dispositivo dentro dos atuais padrões intermediários, a exemplo do Quantum GO. A Asus optou pelo processador MT6580, da MediaTek, girando a quatro núcleos de 1,3 GHz cada. O Zenfone GO possui 2 GB de memória RAM e GPU Mali-400, capaz de processar os gráficos de diversos jogos e manter a interface da empresa com todos as animações fluidas.
Jogos como Asphalt 8 e Real Racing 3, não levam mais do que 8 segundos para estarem totalmente carregados. Também não notei nenhum tipo de engasgo ou travamento durante a operação do sistema, mesmo em multitarefa com outros 16 aplicativos. O modelo é comercializado em uma única versão com 16 GB de armazenamento interno com a possibilidade de expansão até 64 GB através do cartão microSD.
Também não presenciei nenhum tipo de aquecimento no dispositivo, nem mesmo durante o seu carregamento. Mesmo executando o YouTube conectado ao Chromecast por mais de uma hora o Zenfone GO se manteve com a temperatura regular. Abaixo você pode conferir o resultado obtido com o dispositivo no teste de benchmark AnTuTu:
Asus Zenfone Go – Câmera
A câmera traseira do dispositivo possui 8 MP, com autofoco e abertura de lente f/2.2. Esse sensor captura imagens de até 3264 x 2448 pixels na proporção 4:3, que já vem pré-definida no software da câmera de fábrica. A câmera do Zenfone GO possui 15 modos de cenas bem interessantes, como HDR, embelezamento, cena noturna, GIF animado e câmera lenta. Todos bem úteis e funcionais, além da Asus embarcar alguns efeitos de imagens para incrementar fotografias ao estilo do Instagram.
O modo manual do software da Asus é um dos melhores disponíveis no mercado, ficando atrás apenas da LG e da Sony. É possível controlar o ISO (100 à 800), aprimoramento anti-vibração, modo de foco (AF, CAF e múltiplo), além de incluir opções de auxílio para fotografias, como grades e controle de exposição em tempo real. De modo geral, as imagens levam até 4 segundos para serem processadas e estarem disponíveis na galeria de fotos do dispositivo.
A câmera frontal possui 2 MP e captura imagens apenas satisfatórias, visto que o modo embelezar vem ativado por padrão e consegue aprimorar um pouco o resultado final da maioria das fotos. Existe um excesso de ruído em ambientes mais escuros, assim como a falta de nitidez em ambientes mais claros. Confira algumas imagens capturadas com a câmera do Zenfone GO abaixo:
O modo noturno realiza um ótimo trabalho de compensação de luz e intensidade de cores, no entanto, para esconder os ruídos noturnos esse modo identifica o embasamento dos elementos exibidos na imagem, resultando em imagens um pouco borradas ou com efeito artificial. De modo geral, a câmera do Zenfone GO é satisfatória mas não chega a ser tão boa como a do Zenfone 5.
...Asus Zenfone Go – Bateria
O Zenfone GO possui uma bateria de 2.070 mAh, com autonomia para até 8 horas em uso moderado. Pode parecer pouco, mas quem possui ou já teve a oportunidade de experimentar o Zenfone 5 sabe que essa autonomia média do Zenfone GO foi um update e tanto. O modelo predecessor atualmente atinge no máximo 6 horas de uso com modo de economia ativado e alguns truques no software. Com o modo de economia ativo e uso ponderado, o Zenfone GO pode chegar em até 10 horas de uso.
O tempo de carregamento do dispositivo totalmente descarregado leva aproximadamente 2 horas e 32 minutos, com o carregador que acompanha o dispositivo na caixa de saída 5.0V (1A) e entrada 100 - 240 VAC (150mA). A base do carregador é fixa ao fio de energia, ou seja, o cabo USB enviado pela Asus não pode ser inserido na caixa de carregamento. Confira abaixo meus números com o Zenfone GO:
- Wi-Fi: Chromecast (Netflix/ YouTube) - aproximadamente 6 horas
- Wi-Fi: Facebook e WhatsApp com notificações push e sincronização ativada - aproximadamente 8 horas
- 3G: E-mail, Facebook e Chrome - aproximadamente 6 horas e meia
Asus Zenfone Go – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Zenfone GO não é uma troca interessante para os usuários que já possuem o Zenfone 5 ou o Zenfone 2 Laser, visto que esses dispositivos possuem características bem semelhantes e preço muito próximo. O acabamento do dispositivo é idêntico aos modelos da atual linha Zenfone, com a vantagem de ser ligeiramente menor e mais fino do que seu predecessor.
Novos usuários encontrarão no Zenfone GO um intermediário com processamento e experiência de uso interessantes, mas com câmeras que entregam resultados apenas medianos. A bateria possui uma autonomia dentro da média dos atuais dispositivos intermediários, desempenho atingido principalmente com a nova versão da Zen UI, software atualizado com o Lollipop 5.1 e a saída do processador da Intel. Em comparação com outros concorrentes do mercado, o Zenfone GO pode ser considerado um pouco caro e não muito vantajoso, visto que existem opções mais interessantes por 50 ou 100 reais a mais.
E aí, o que você achou do Zenfone GO?
Asus Zenfone Go – Onde comprar
O Zenfone GO já pode ser adquirido através da loja oficial da Asus pelo preço sugerido de R$ 799 à vista ou por parcelamento em até 10 vezes sem juros. É possível encontrar o modelo com preços mais interessantes através de alguns varejistas, com descontos de até 80 reais. Separamos as melhores ofertas para o Zenfone GO abaixo, confira:
- Comprar o ASUS Zenfone GO por R$ 799,00 na Loja da Asus
- Comprar o ASUS Zenfone GO por R$ 719,91 no Kabum
- Comprar o ASUS Zenfone GO por R$ 789,00 na Lojas Americanas
- Comprar o ASUS Zenfone GO por R$ 789,00 na Fnac
- Comprar o ASUS Zenfone GO por R$ 799,00 no Magazine Luiza
- Comprar o ASUS Zenfone GO por R$ 789,00 no Shoptime
Alguem poderia me dizer se realmente tem gorila glass o zenfone go zc500tg ? Pois eu tenho o aparelho e tem muitos sites que fala que ele nao tem,medo de usar sem pelicula.
Alguém poderia me dizer se o gps do Zenfone Go é bom?
Alguém sabe me dizer se o botão de volume serve como botão para tirar fotos no Zenfone Go?
Cade a atualização do Zenfone GO?
Indignada com a Asus como é que pode agente baixar qualquer aplicativo e não ir para a memória do meu cartão de mem´ria?Tudo vai para a memória do celular e não tem como tranSferir nenhum aplicativo não entendo pq fazem essa M falta de consideração
Eu tive o Zenfone 5 e qdo baixava qualquer app ele dava a opção de salvar na memória interna ou no cartão.
(EDIT: Pessoal, comprei um e realmente não recomendo, é um celular razoável, mas talvez devido ao processador mediatek a zenui do telefone parece ser meio "capada" e sem algumas funções dos outros aparelhos da linha e, como a matéria menciona, vem um monte de aplicativos embarcados. A câmera é no máximo regular e o celular parece ter problemas com o snapchat, os vídeos gravados no aplicativo ficam com travamentos. Além disso, o maior problema pra mim tem sido travamentos [do sistema agora] razoavelmente frequentes e que tornam o celular inutilizável durante certo tempo, não muito, talvez, mas tempo suficiente pra te fazer espumar de raiva caso esteja querendo fazer algo com urgência, cerca de 30-60 segundos, chutando, não tenho certeza. O desempenho na minha opinião é abaixo da média e, infelizmente, pra mim faz com que eu não confie muito na asus para a próxima troca de aparelhos, que o celular já tem me feito ter vontade de fazer, muito embora só tenha o aparelho por menos de três meses.)
Olá
meu zenfone go não pisca a luz de notificação quando recebo notificações, a luz só acende quando esta carregando ou o nivel de bateria esta baixo o q eu faço para a luz piscar?
Não quero ofender, mas o design da Asus pareceu legal pra mim na primeira semana que lança o zen5 depois perdeu a graça, e o celular é muito mais largo que muitos outros, volta prós PCs Asus
O povo reclama de bateria que não dura um dia todo mas não larga o celular nem pra cagar.
kd os fanboys da asus para defender o aparelho ???
Eu iria pegar o Zenfone 5 mais acabei pegando o GO por 500$ na Black Friday, é um ótimo aparelho, a câmera deixa a desejar, mais se achar um boa iluminação e um lugar bacana pra tirar foto a imagem não fica ruim, o ponto negativo que me irrita é o efeito ''fake'' deixa a pele como se fosse falsa, tipo boneco de cera, mas o próprio celular de dá algumas opções para corrigir isso.
Só colocar no modo automático
GPU Mali 400 ??? que belo fail da asus kkkk
Por este valor dá para comprar o Moto X 2014 que é bem melhor.
Aonde tem moto X por 800 dilmas fera ??? Me avisa que vou comprar uns 10 pra revender...
A capinha original tá nesse preço.
Fala sério, a Asus está brincando! Por que 3G no momento que a maioria dos novos celulares já com com acesso de dados a 4G? Sinceramente, além de não ser muito diferente, parece que faz um celular deste, como a Motorola com Moto G Turbo só para não ficar sem "novos lançamentos"? Seria interessante se tivesse uma câmera traseira de 13mp e frontal de 5mp, 4G, pelo menos para fazer uma diferenciação. Está difícil hein. Dos que foram lançados, ainda fico com o Lenovo vibe.
mas ela ja tem o Zenfone laser com essas configurações
O processador é mais fraco , mas a asus fez um bom trabalho com essa gpu e 2gb de ram roda muito bem os jogos