As características definitivas de smartphones em 2017
Com 2017 chegando ao fim, podemos olhar para trás e ver um ano de inovação na indústria de smartphones. As várias fabricantes tentaram nos impressionar com os últimos recursos e design de ponta, e tornou-se evidente quais novas tecnologias conseguiram atender às expectativas e entraram para o mercado consumidor convencional.
Para o bem ou para o mal, estas são as inovações mais significativas em smartphones de 2017.
Efeito bokeh na crista da onda
O efeito bokeh, ou o desfoque nas áreas fora de destaque de uma imagem, tem sido um elemento da fotografia por anos, mas só esse ano ele se tornou facilmente reproduzido por todos nós com nossas câmeras de smartphone. Geralmente usado para borrar o fundo a fim de tornar o objeto em primeiro plano da foto realmente aparente. Naturalmente, isso se presta fantasticamente à arte do selfie.
O uso generalizado do efeito bokeh é, em grande parte, atribuível à popularidade de uma configuração de câmera dupla em smartphones novos. Embora câmeras duplas estejam por aí há muito tempo, estamos descobrindo como aproveitarmos o máximo delas, e o uso eficaz do bokeh é uma das formas mais atraentes de fazer isso.
Inteligência artificial: aprendendo sobre nós enquanto aprendemos sobre ela
No começo do ano, estávamos confiantes que 2017 seria o ano em que a inteligência artificial realmente viria à tona. E estávamos certos, apesar da inteligência artificial ter sido mais proeminente este ano na forma de alto-falantes de assistentes inteligentes e software do que sendo alojada no próprio celular. Nós interagimos com inteligências artificiais como Siri e Alexa através do aparelho, mas o "cérebro" estava em outro dispositivo. Mas tudo isso mudou com o anúncio do Huawei Mate 10.
O Mate 10 traz o processador Kirin 970, como uma NPU (Unidade de Processamento Neural, em português) dedicada. No momento, isso não significa apenas um melhor desempenho computacional e gráfico de cara, mas que o chip analisará seu uso de aplicativos e hábitos no celular, alocando de forma inteligente os recursos para poupar bateria e melhorar a eficiência. Inteligência artificial também auxilia na fotografia e fornece serviços de tradução.
Não vai demorar muito para a NPU se torne uma questão padrão em carros-chefe que esperam competir com o Mate 10. Até a Google, que tem uma estratégia de “inteligência artificial primeiro” que realmente não se centra em torno do smartphone, incluiu silenciosamente um smart chip no Pixel 2 destinado à fotografia, esperando o momento certo para ativá-lo.
A inteligência artificial chegou em nossas mãos e não há como voltar atrás. Enquanto a inteligência artificial permitir que nossos dispositivos aprendam sobre nós, ainda será um fenômeno relativamente novo no mundo do consumidor, e a maioria de nós poderia imaginar um pouco mais sobre esse tipo de inteligência também. Eu recomendaria verificar o nosso guia para conhecer o básico.
As telas sem bordas nos levam um passo mais perto da borda
É o olhar obrigatório deste ano. As bordas ao redor da tela do celular estão fora e provavelmente não retornarão. As telas sem bordas têm uma história mais longa do que se poderia pensar, mas recentemente tornou-se a aparência definitiva de novos telefones. Claro, isso pode ser atribuído em grande parte à Apple e ao iPhone X, embora a opinião seja dividida quanto às qualidades estéticas do entalhe da câmera.
Agora parece que todas as empresas estão tentando se livrar inteiramente das molduras, principalmente tornando as bordas o menor possível, ao invés de fazer um entalhe como a Apple. O quase completamente sem bordas Xiaomi Mi Mix 2 pode ser o melhor exemplo disso até agora.
Ah, o pequeno e bonito celular acha que é um PC!
Os smartphones carros-chefe estão sempre se tornando mais e mais poderosos em sua capacidade de computação, até o ponto em que eles podem facilmente possuir tanta memória e capacidade de processamento do que havia nos PCs de última geração de ontem. E os últimos celulares Android são mais do que capazes de intensificar e, na verdade, ser PCs, se você lhes der uma chance.
A Samsung entrou primeiro, com o Galaxy S8, o S8 + e o Note 8, todos capazes de serem conectados via DeX a uma tela e periféricos de PC, permitindo que você use a mesma máquina para suas necessidades de informática móvel e de mesa. A Samsung até forneceu um sistema operacional Linux completo como um aplicativo para incentivar os desenvolvedores a usá-lo como seu dispositivo desktop principal.
O Mate 10 Pro da Huawei é ainda mais confiante em avançar para o trono do desktop, pois não requer qualquer base especial. Qualquer um pode conectar este poderoso smartphone à sua área de trabalho e permitir que você use a mesma máquina tanto como seu computador doméstico quanto para sua solução móvel.
À medida que mais smartphones de primeira linha tornam-se capazes de rodar facilmente sistemas operacionais de desktop completos, como o Windows 10, poderemos ver mais usuários, particularmente aqueles que não precisam de computadores de primeira linha, economizando dinheiro e confiando em apenas um dispositivo como celular e PC ao mesmo tempo.
Vá embora, fones de ouvido jack
Um dos sinais mais controversos dos tempos é que os aparelhos de ponta estão basicamente abandonando a entrada P2 de áudio tradicional, confiando cada vez mais que o usuário adotará uma solução sem fio (ou thunderbolt / USB-C) para alto-falantes e fones de ouvido. No momento, os celulares de nível inferior a médio ainda são encontrados com a entrada para P2, enquanto os carros-chefe de nível superior são feitos sem ele. Mas, inevitavelmente, o que é a norma na linha superior se tornará típico em todas as linhas.
Isso não é exatamente conveniente para muitas pessoas que querem manter seus novos celulares compatíveis com soluções antigas de áudio, mas como sempre foi o caso, a tecnologia do consumidor só pode ser segurada para trás por algum tempo.
Ainda há muitos problemas de inicialização à medida que nos mudamos para novas soluções de áudio. Os melhores fones de ouvido ainda funcionam de forma mais eficaz através da entrada convencional, e os modelos sem fio podem ser pouco confiáveis e exigem uma bateria extra para se preocupar.
Aqui está a nossa seleção das inovações de smartphones que definiram 2017. Quais são as suas favoritas? Algumas delas você acha que é um passo na direção errada?
O problema da saída P2, em um segundo momento, não é necessariamente a sua remoção.
E sim a falta de um conector alternativo para, eventualmente, plugar o fone e o carregador ao mesmo tempo.
Poderia ser dois conectores USB-C, mas implantar dois conectores iguais no mesmo aparelho parece não ser a ideia das fabricantes.
Já tentaram mudar esse padrão na década passada, mas como não propõem uma alternativa realmente eficiente e de real utilidade no dia a dia, fica difícil tirar o padrão P2 da jogada.
"Claro, isso pode ser atribuído em grande parte à Apple e ao iPhone X..."
kkkkkkkk? É o fim do mundo mesmo...
Fones com bordas finas ou sem bordas não é coisa de hoje nem ontem. Conheço um Android de 2014 que tinha tanta borda quanto um S8 de hoje. É só ir no site gsmarena e consultar por Sharp Aquos Crystal para conferir. E não duvido que haja modelos com bordas finas ainda mais antigos que esse.
Agora só falta alguém dizer que smartphones com tela grande também é uma tendência que o iPhone popularizou...
Discordo totalmente da afirmação que os smartphones mais parrudos podem substituir os PCs. O dia que um smartphone conseguir rodar um Autocad, um Adobe Premiere, um Corel Draw ou mesmo um Photoshop, então podemos voltar a falar sobre isso.
Exato! Nada de emular!
tirar a entrada P2 é desnecessário.
Verdade. Chego a afirmar que é muito ruim.
Eles falam da questão de que a entrada P2 é um padrão analógico da metade do século passado, e que estão tentando colocar em prática plugues que estimulem o uso de um padrão digital de áudio, que impactaria positivamente na qualidade do mesmo.
Mas a grande maioria não parece ser muito exigente a ponto de comprar a ideia da remoção da entrada P2.
Deixem meus fones de ouvido, por gentileza? Obrigada de nada! xD
Ainda bem que a Samsung não resolveu entrar nessa moda ridícula. Deixa isso pra quem quer vender menos smartphones.
Espero que ela mantém o P2 da mesma forma que mantém o micro SD
É a mesma história da segunda metade da década passada.
Você via Nokia, Motorola, Samsung, LG, Sony, etc, cada uma com um padrão de conexão distinto pra carregador, transmissão de dados e fones de ouvido (nesse terceiro, não era raro Nokia e Motorola adotarem um conector distinto, mas que ainda não era a entrada P2), e mesmo a empresa finlandesa adotando a entrada P2 em alguns aparelhos, os fones possuíam algumas características distintas que os impediam de funcionar adequadamente em aparelhos que utilizavam o padrão P2 oficial.
No final das contas, a Motorola criou tendência com o V8 e a porta Micro USB (em detrimento da Mini USB que ela utilizava no V3 e que alguns aparelhos da Nokia utilizavam como entrada para transmissão de dados, e que empresas como ZTE, Alcatel e Huawei demoraram para desconsiderar), mas a entrada P2 acabou prevalecendo no começo desta década.
Se a justificativa para a remoção da porta P2 não for razoável para o grande público, as empresas só vão estar perdendo tempo em tentar removê-la, pois logo logo se verão obrigadas a embarcá-la em futuros aparelhos para não perderem mercado.
Foi um ano de acertos e erros.
Não acho de forma alguma que a tendência border less deva ser atribuída ao iPhone X, ele é o mais novo advento dessa moda, e se não tivesse feito sucesso com os outros, dificilmente ela teria se arriscado para fazer isso, todo um mercado, diversos aparelhos não devem ter seus méritos jogados no lixo por conta de um só. Todos tem sua parcela, e ele é um deles, e não o principal.
Não liga não, Tiago. O pessoal de fora que escreve aqui endeusa o iPhone. Apple foi forçada a produzir um aparelho bordless, e não como foi dito que grande parte do sucesso do bordless possa ser atribuído a ela. Algumas fabricantes já estavam nessa tendência e, quando a maior concorrente da Apple entrou de cabeça (Samsung) ela se viu forçada a produzir um também. Mas acabou fazendo um negócio meio esquisito. Talvez tenha sido a pressa em lançar algo diferente para comemorar os 10 anos. Sei lá...
Fato Sidney, mas temos de dar um toque para que percebam que não somos apenas uma multidão alienada por qualquer tipo de matéria, que conhecemos o mercado, suas tendências e sabemos muito bem quando estão pendendo para algo sem critério algum.
Cara é mérito da Apple o Bluetooth, o NFC e até o escambau! Pff empresa porcaria! No dia que fizerem um smartphone de verdade eu dou minha cara pra bater e ainda uso uma camiseta escrito "eu amo IPhone" por 1 mes inteiro!
Essa eu queria ver...kkkkk
smarts acham que é PC não... já é um hahahaha
Feliz ano novo a todos da comunidade Androidpit !!!
Um excelente 2018 para os editores e leitores do androidpit
Desejo um feliz ano novo pra família AndroidPit... QUE VENHA 2018 😊 🕊️ 🥂!!!
A todos desejo muita saúde e paz, que tenhamos um ano repleto de realizações e inovações tecnológicas!!