5 momentos que marcaram a tecnologia em 2017
Quais são os grandes eventos que provocaram o mundo da tecnologia neste ano? No final do ano, queremos relembrar os grandes momentos com você: evolução, dinheiro, aniversários, nostalgia ... Vamos viajar no tempo.
O Nokia 3310 está de volta
Muitos de vocês conheciam o famoso Nokia 3310, nem que seja apenas pelo nome, já que ele é uma verdadeira lenda da telefonia móvel. Alguns anos após a aparição do primeiro 3310, o avanço tecnológico o colocou em desuso, dando-lhe um status de dinossauro. Este ano, no entanto, ele está de volta e com destaque porque a famosa marca Nokia, através do seu adquirente, a HMD, decidiu propor um novo modelo desse dispositivo.
Em si, este 3310 não é extraordinário (nem sequer tem WiFi), mas a HMD jogou a ideia da nostalgia da Nokia para chamar a atenção para ele e os novos produtos da marca. Seu primeiro ano não foi tão impressionante como se poderia ter esperado, mas o próximo ano deve ser melhor.
Android Oreo nasceu
Cada ano é marcado pela aparição de uma nova versão do Android. O pequeno jogo da Google é associar um nome de doce a uma carta, e este nome se torna o nome da futura versão. Assim, M tornou-se Android Marshmallow, N tornou-se Android Nougat, etc. E para a tristeza dos atordoados espectadores à espera da apresentação desta nova versão, não houve apresentação, apenas a revelação do novo nome: o Android O tornou-se o Android Oreo.
Claro, esta nova versão só adicionou uma camada ao problema da fragmentação do Android: atualmente há tantos usuários no Android Oreo como Android Ice Cream Sandwich. Espero que os fabricantes ajudem a Google a resolver este problema usando o Android Go, mas a questão está longe de ser vencida.
O iPhone comemora seu décimo aniversário
Ele cresce, o pequeno menino iPhone. Ele tem agora 10 anos, e se tornou um jovem real que se importa (finalmente) com a moda, adotando uma tela sem bordas, reconhecimento facial e que até mesmo decidiu ser original ao renunciar ao seu Botão Home. Os cínicos riem: "levou 10 anos para mudar de ideia". Não importa o que seja dito, a Apple ainda tem sua multidão de fãs que permanece fiel a ele e, para comemorar seu aniversário, a Apple ofereceu um novo tipo de iPhone.
Claro, cabe aos usuários pagar-lhe seu presente de aniversário, e o mínimo que podemos dizer é que é salgado. O novo dispositivo da empresa é caro, provavelmente influenciado pela tendência dos fabricantes de Android, que aumenta cada vez mais os preços.
Google resgata parte da HTC
HTC estava sofrendo, e isso não era segredo. Após uma fase de negociações, a Google decidiu oferecer a divisão móvel da HTC por mais de um bilhão de dólares. Tenha cuidado, isso não significa que a Google comprou a HTC e que agora a empresa taiwanesa pertence a ela, mas as duas empresas trabalham em estreita colaboração. Isso não é novo, já que a HTC trabalhou na construção do Pixel, Pixel XL e Pixel 2.
A HTC ainda continua a criar smartphones que vende em seu próprio nome e seu departamento de realidade virtual também continua suas atividades. O HTC Vive é, ao lado do Oculus Rift, uma verdadeira referência em fones de ouvido VR, e a HTC pretende evoluir esta tecnologia no futuro.
Huawei usa um chip dedicado à inteligência artificial
Alguns anos atrás, a inteligência artificial parecia ser um conceito futurista digno de um cenário de ficção científica. Agora, tornou-se uma realidade, e a evidência mais óbvia, é claro, é que o Google Assistente foi encontrado em muitos smartphones e seus alto-falantes conectados. A inteligência artificial é sinônimo de muitos algoritmos de software, mas este ano essa tecnologia assume uma forma mais material.
A Huawei decidiu colocar no seu Mate 10 Pro um chip um tanto especial: um NPU. Este chip torna possível fazer cálculos mais rápidos dedicados à inteligência artificial, por exemplo, o reconhecimento de objetos ou pessoas em tempo real para melhorar a renderização de imagens. Também é possível usá-lo para fazer traduções online, primeiro com o texto e depois com a voz. E sim, com o tempo, seu potencial se desenvolverá para novos usos.
Qual é o momento que mais te marcou este ano?
Tesla quebrando o recorde de velocidade usando um carro movido a eletricidade não é um marco? Acho que ficou muita coisa fora da lista mas vamos a ela.
Reconhecimento facial e navegação por gestos no Iphone X é no mínimo interessante, afinal a maça tem que rebolar para não imitar o Android... mentalidade estranha e contraditória.
O Android Oreo tem uma mudança grande na forma de funcionar mas quem procura mudanças estéticas não iriam ver mesmo.
Quanto a Nokia seria muito melhor ela ter usado o nome 3310 em um aparelho parrudo, é legar ver uma releitura mas os padrões mudam, se a Motorola lançasse um V3 gostaria muito que fosse um aparelho melhor do que o Z2 Force assim você junta um nome com boas especificações e tem um marketing que anda sozinho.
O mate 10 pra mim foi inovador, principalmente a versão Pro, mas cá convenhamos é um aparelho pouco difundido em terras tupiniquins. É o inicio do futuro, claro que o SoC é simples mas se olhar no começo do Android os "espertoFones" usavam uma CPU single core com um clock de 700 mHz
Bom, vamos lá, Benoit Pepsicq, você citou a Nokia, citou a Apple, mas não fez uma menção a Samsung com a sua dupla S8 e S8 Plus, não deixa de ser uma inovação e ainda a LG certo?
Não entendo e gostaria de entender tanta brasa para Apple, afinal, não trouxe nada de inovador ou trouxe? Sim o preço, mas tudo lá é mais caro, é capaz de cobrar um parafuso por R$100,00. Ou seja, obra superfaturada.
Vamos aguardar quem sabe em 2018 melhorias mais consistentes, especialmente em bateria, esse sim, sempre é deixado de lado e quem deseja um top de linha, fica sempre a ver navios com baterias diminutas, se as empresas acordarem para esse importante item, seria de fato, um avanço tremendo, afinal, paga-se muito caro por bons aparelhos.
Concordo com tudo que foi dito Vinícius.
Os caras podem fazer o aparelho perfeito: melhor bateria do mundo pra 15 horas de tela; melhor câmera, melhor e mais rapido foco, com a melhor resolução e abertura; a melhor tela em resolução e cores e ainda com aquela tecnologia da Motorola que não quebra; processadores mais rápidos do mundo e que consuma pouco; com todas as features que se possa imaginar.. Vocês acham que vao fazer isso! não mesmo! Eles querem diluir isso tudo aos poucos e em vários aparelhos. Se existisse algo com a melhor tecnologia, dificilmente iríamos querer trocar, comprar outro, a menos que quebrasse. Empresas agem assim, se fôssemos donos de alguma, também agiriamos assim.
Não consegui ver algo de tão revolucionário em nada do que foi citado no artigo. Muitos só tiveram pequenos ajustes ou tiveram nomes diferentes pra velhas funcionalidades. Nokia, nem vale a pena comentar.
A tecnologia tem muitas coisas a serem exploradas e precisa de mais interesse, não em termos de pesquisa, mas em relação a investimentos. O problema é que só há avanço tecnológico se houver lucro pra muitas empresas, caso contrário é taxado como dispensável algo que, realmente, revolucionaria o meio tecnológico.
Vai entender esse povo!
iPhone X não teve nada inovador além de ser o olho da cara mesmo nos padrões americanos...
Nokia 3310? Sério? IPhone X ok, o marco dos dez anos mas nada demais. Android Oreo, no aspecto de gerenciamento de bateria o Android Oreo tá sendo uma boa, e, não sei quanto aos outros sistemas para celulares ARM/ARM64, mas pelo que saiba o Android Oreo acabou sendo o primeiro sistema para celulares com o suporte a mais de uma língua de programação. A compra da HTC pela Google e a IA da Huawei, isso não me chamou a atenção, vide que o SoC comentado, na parte da IA do mesmo, ainda é muito básica.
"Qual é o momento que mais te marcou este ano?" - Sinceramente? No aspecto tecnológico, nada foi tão relevante assim na minha humilde opinião. Nada quer eu parasse e dissesse: "Puta que pariu, isso foi foda!".
O Iphone teve as piores vendas de sua história desde o Iphone 5s e mesmo assim ainda colocam o aniversário dele como um momento que marcou o ano!
Me desculpe mas não entendo isso como um momento que marcou!
Depois que falamos que o androidpit puxa a "sardinha" pro lado da Apple, dai ficam bravo!
Sardinha? Parace que puxaram um bacalhau!
Ou um Salmão! ^^
Misericórdia, nada, mas nada disso na minha opinião marcou. A Nokia passou foi vergonha com esse celular, acabou manchando a história do 3310. Merecia uma versão moderna com Android.
Oreo foi mais do mesmo.
IPhone X foi tão bom, que tem pessoas vendendo ele, para pegar o 8 plus, de tão marcante que ele é.
Definitivamente nada brother DVD!
mano CD ele vai ganha essa versao , vi hoje https://tecnoblog.net/231032/nokia-3310-4g-yunos/
No último trimestre a Nokia vendeu 16 milhões de aparelhos... 13 milhões foram do 3310...vendeu apenas pelo lado nostálgico... Não vejo mais a Nokia sendo referência no ramo mobile nos próximos anos
Quando comprei meu note 8!rsrs...
Haahahahaa! Boa
pelo preço dele isso sim foi um marco na tecnologia kkkkkk
Foi o ano de pseudo evoluções cosméticas , nada de novo no quesito autonomia de bateria (aliás, so promessas) , otimizaram o desbloqueio por reconhecimento facial , evolução tímida no "novo" Google assistente, Apple quebrando a barreira dos US1K , OEMs chinesas crescendo ...... fragmentação do Android segue firme e forte.nada realmente impactante.
Pode crê, as fabricantes tinham receio de passar dos 1k no preço, mas como a Apple é pioneira em exagerar no preço, ela foi a primeira.