Aquos R Compact é o smartphone da Sharp de tela infinita e menor
A japonesa Sharp anunciou na IFA 2017 que estava de volta ao mercado de smartphones. Agora, conhecemos o Aquos R Compact, um aparelho com tela infinita, mas menor do que a maioria: 4,9 polegadas. Em setembro, meu colega de AndroidPIT, Shu On Kwork, anunciava a volta da fabricante ao mercado de dispositivos móveis e ressaltava o conhecimento da empresa na área de painéis, já que tem vasta experiência em TVs, e também no de sensores de câmeras fotográficas. Mas mais do que isso, acredito que podemos destacar um terceiro ponto: o da inovação.
Isso porque um dos primeiros produtos anunciados pela empresa, o Aquos R Compact, não apenas nasce seguindo a tendência da tela infinita, mas inovando ao trazer essa característica em um aparelho de tela menor. O smartphone possui uma tela Full HD de 4,9 polegadas com proporção 17:9. O painel IGZO tem taxa de atualização de 120 Hz, exibindo conteúdo em movimento com mais nitidez – smartphones normalmente usam displays de 60 Hz, veja você.
O Aquos R Compact tem 66 mm de largura, o que comprova que é realmente pequeno. O iPhone 8, que tem tela de 4,7 polegadas, tem 67,3 mm, apenas a título de comparação. A borda inferior é grande porque abriga o leitor de digitais com suporte a gestos, enquanto a parte superior tem uma câmera frontal de 8 megapixels que pode ser circundada pela tela ou não, meio Essential Phone. Já a câmera traseira é de 16,4 megapixels – estranho, mas é real.
Rodando Android 8.0 Oreo, o Aquos R Compact tem um processador Snapdragon 660, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento expansível via microSD. A bateria é de 2.500 mAh, tem carregamento rápido por meio de uma porta USB-C e, infelizmente, não há entrada para fone de ouvido. Há quem continue investindo nessa tendência, porém.
Por enquanto, não existe previsão do Aquos R Compact ser vendido fora do Japão, onde será lançado em dezembro, mas eu bem que queria ver essa tendência chegando em outros fabricantes e no Ocidente.
E você, o que acha de smartphones de tela menores?
Gente, na boa, esses detalhes das cameras do Sharp, daquele aparelho do criador do Android, e o PiadaPhone são ridiculos. Steve Jobs enfiaria um prototipo com aquele design na parte inferior traseira de quem ousasse apresentar algo tão obtuso.
Tomare que chegue, gostaria que se popularizassem esses modelos com tela assim, imagina um igual ao S8, hardware do completo ou pelo menos um Snap 660 com tela infinita de 4,9"
A proposta é muito interessante, no entanto ainda não me convenço com essa câmera no meio da tela...
O aproveitamento da tela me parece ser o ponto mais interessante do aparelho. Queira um mês com ele pra poder tirar mais conclusões, pelo visto a Sharp acertou nesse smart. Aguardemos.
Taî, gostei! Comprava um toda hora!!!
Atualmente o meu smartphone tem tela de 5.5" só que eu sempre gostei de aparelhos compactos como são os que tem tela de 4.5". Esse smartphone me agradou muito!!! Só a bateria que poderia ser um pouco mais generosa. Ainda bem que tem carregamento rápido...😅
Por favor parem de copiar os design da Apple, esse aparelho é tão feio quanto o novo iPhone X, espero que outras não entrem nessa onda.
Bom hardware bastante compacto... É o tipo de aparelho que gostaria de ver no Brasil... Só não gostei da bateria...
Aparenta ser potente e compacto mais é feio pra burro, só espero que esse design não vire tendência.
Curti muito este recorte na tela não.. por outro lado estas especificações são excelentes
A Sharp é uma marca conceituada, lembro que quando era pequeno, tive um TV de 14 polegadas e era muito boa. Uma das melhores na época, tomara que a empresa venha para o Brasil também, afinal, concorrência sempre é bom e precisamos de mais empresas de qualidade.
Essa tela é horrorosa. Simplesmente horrorosa.
como acho horrivel esse corte na tela....
Muito boa a intenção, belo processador, mas é feio hein?! E que bateria horrível...
A Sharp era forte no Brasil, no passado, na era do videocassete e das TVs de tubo, depois quase não vejo aparelhos dela por aqui
Quase?
Ela não atua mais aqui há séculos!
Sharp era só o nome, licenciado por um grupo nacional. Identico a Gradiente, que fabricava e vendia basicamente os bons projetos da JVC.
Sem entrada padrão de fone, nao!!!
As pessoas...
A maioria não avalia o aparelho apresentado em si.
Fica só na comparação. E se tiver os termos "Apple" e/ou "iPhone" no texto então, acabou. O aparelho não presta!
Gente, não é só aparelho com o último chip SD, 6 ou 8GB de RAM, 256 de armazenamento, tela com 6" e resolução Ultra-Mega-Hiper-QHD que é bom não...
E se o aparelho tiver 5,5" com o tamanho de um de 4.9 antigo? Não serve?
Tem bastante gente confundindo as coisas. O conceito de tela infinita ou bordless dá essa possibilidade. Maior área útil em um espaço físico menor.
Essa mdinha " iphone" de tela com a camera no meio é algo totalmente desnecessario