Feliz aniversário! O Android faz 10 anos
Há quanto tempo você usa um smartphone com o sistema operacional móvel Android? Com certeza, há menos de dez anos, data em que o Android foi a público. Sim, esse é o mês de aniversário do nosso robôzinho favorito!
Até o mês de novembro de 2007, versões alpha do Android circularam pelos prédios da Google. Alpha é uma versão que pode ser utilizada, mas que apresenta problemas ou bugs que impedem o produto de ser colocado a público.
Porém, no dia 5 de novembro, o Android beta veio ao mundo. Beta é quando há problemas menores no produto, e ele já pode ser utilizado por desenvolvedores e entusiastas que queiram ajudar no desenvolvimento e na caça aos bugs.
Alguns dias depois, no dia 12 de novembro, a Google liberou o kit de desenvolvimento (SDK) do sistema, e novas versões foram sendo liberadas nos meses seguintes, até setembro de 2008.
A primeira versão comercial do sistema, a 1.0, chegou apenas no dia 23 de setembro de 2008. Ou seja, o Android passou um ano sendo melhorado até chegar ao mercado dentro do HTC Dream, o primeiro Android a ser vendido. Em fevereiro de 2009 saiu o Android 1.1, ainda para o HTC Dream.
Finalmente, em abril de 2009, saiu o Anroid 1.5, o primeiro a ter o nome de um doce, tradição que passaria a existir até os dias de hoje. Confira a linha do tempo:
- Android Alpha: segundo semestre de 2007
- Android Beta: 5 de novembro de 2007
- Android 1.0: 23 de setembro de 2008
- Android 1.1: 9 de fevereiro de 2009
- Android 1.5 Cupcake: 30 de abril de 2009
- Android 1.6 Donut: 15 de setembro de 2009
- Android 2.0 Eclair: 26 de outubro de 2009
- Android 2.2 Froyo: 20 de maio de 2010
- Android 2.3 Gingerbread: 6 de dezembro de 2010
- Android 3.0 Honeycomb: 22 de fevereiro de 2011
- Android 4.0 Ice Cream Sandwich: 19 de outubro de 2011
- Android 4.1 Jelly Bean: 09 de julho de 2012
- Android 4.4 KitKat: 15 de janeiro de 2014
- Android 5.0 Lollipop: 3 de novembro de 2014
- Android 6.0 Marshmallow: 5 de outubro de 2015
- Android 7.0 Nougat: 22 de agosto de 2016
- Android 8.0 Oreo: 21 de agosto de 2017
Ufa, foram muitas versões em 10 anos, não é mesmo? Isso sem contar as versões menores como a 7.1.1 (que vemos em muitos aparelhos sendo lançados ainda hoje). E haja criatividade para tantos nomes de doces, que nos deixam ansiosos a cada ano, esperando para saber qual será o escolhido da vez.
A partir de 2014, os nomes só foram colocados em versões com novos números, que passaram a chegar certinho todos os anos. Em 2013 não tivemos nada, e em 2009 tivemos quatro grandes versões diferentes.
De lá para cá, pode parecer que pouca coisa mudou, mas a verdade é que o hardware também mudou muito, assim como nossas necessidades e usos do sistema. Está tudo muito mais prático e rápido hoje em dia, e ainda assim, estamos sempre pedindo por novas versões. Tantas que os fabricantes nem têm tempo hábil para atualizar tudo.
Diversidade de plataformas
Quando foi lançado, o Android estava apenas projetado para dispositivos com tela de toque. Quando os tablets foram se popularizando, o Google percebeu que nem para telas grandes ele estava apto, e por isso apareceu a versão Honeycomb do sistema. Hoje, o Android está em todo o tipo de tela, praticamente: smartphones, feature phones, tablets, TVs, notebooks, relógios de pulso e até automóveis.
Criação e números
O Android é baseado no sistema operacional Linux, e por isso tem uma parte de seu software que é de código aberto. Ele foi desenvolvido pela empresa Android Inc. que foi comprada pela Google em 2005 (compra acertada essa, não?).
De acordo com dados de 2016 do IDC Tracker da Gartner, o Android conta com uma fatia de nada menos que 87% do market share mundial, com um segundo lugar de apenas 12% ocupado pelo iOS da Apple.
Mas esse sucesso todo tem um custo: a fragmentação. Com tantos aparelhos sendo lançados e uma enorme necessidade de novidades trazidas pelas novas versões, fora a venda ainda hoje de aparelhos mais antigos e defasados, ocorre uma enorme fragmentação de versões do sistema.
Um artigo no XDA informa que, no começo de outubro, o Oreo tinha apenas 0,2% de penetração nos aparelhos Android. O sistema que mais possui aparelhos acessando a Play Store (e isso exclui aparelhos antes do Android 2.2, que não têm acesso à loja) é a versão Marshmallow 6.x, com 32%, seguida do Lollipop 5.x, com 27,7%. Um problema a ser resolvido ainda.
Meu primeiro Android
Em caráter comemorativo, de aniversário, compartilho com vocês meu primeiro Android. O primeiro que peguei na mão não era meu, era para testes na redação em que trabalhava. Ele era um HTC Dream, vinha com o Android 1.6 Donut e tinha aquela bolinha central para navegação. Não foi uma grande paixão.
A paixão veio com o primeiro Android que eu comprei depois de ter alguns Nokias com Symbian. Quando testei o Motorola Milestone, foi amor à primeira vista. Ele não era muito bonito, mas aquele teclado retrátil e a enorme tela de toque chamaram a minha atenção. Ele estava no Android 2.3 Gingerbread e foi meu melhor amigo por alguns anos.
O Android mudou para sempre a forma como eu interagia com celulares, que passaram a ser smartphones de verdade. Telas de toque mudaram tudo para mim, e a evolução das câmeras permitiu que eu tivesse uma câmera sempre comigo para registrar os melhores momentos da vida.
Por isso, vamos comemorar esse aniversário de 10 anos e esperar pelos próximos 10!
E você? Quais as lembranças legais que tem do Android? Qual foi seu primeiro Android?
Meu primeiro Android um pequenino Galaxy pocket
Meu primeiro Android foi um Galaxy S2.
Tenho muitas boas lembranças dele! Me sentia "muito poderoso" com ele, podendo fazer tanta coisa com um aparelhinho que cabia no bolso!
Veio com Gingerbread e depois acho que atualizei pra ICS e Jelly Bean.
O Galaxy S2 me faz lembrar da gambiarra que a Samsung fez no Ice Cream Sandwich (bem parecida com a que ela fez anos depois quando mandou o Android Marshmallow para a família Galaxy S5, família Galaxy Tab S e família Galaxy A 2015, onde só atualizou os ícones (embora estes ainda remetiam ao Note 5, e não ao S7, como seria o correto), mas manteve a mesma TouchWiz 3.5 que já estava na versão anterior do Android), só para não deixá-lo parecido com a TouchWiz do Galaxy S3: adaptou a TouchWiz do Gingerbread nele. Engraçado que no Jelly Bean ela consertou isso, mas já tendo em mente que o mesmo Galaxy S3 teria uma atualização da TouchWiz.
O próprio site tem um artigo que trata, de forma resumida, de cada versão do Android.
Essa matéria, no entanto, está precisando de uma atualização, para contemplar o Oreo.
https://www.androidpit.com.br/historia-do-android
O Milestone 1 teve 2.3? Meu primeiro Android foi o Milestone 2, comprei ainda no FroYo mas a melhor coisa do mundo foi a atualização pro Gingerbread!
Uma coisa muito boa tambem foi aprender, com esse aparelho, o que era root, roms e etc. Ainda hoje, ele e meu piloto de testes hahaha
Se eu não me engano, o primeiro Millestone parou no Froyo.
Foi o que eu soube tambem, pelo menos em rom oficial
Aqui no Brasil, a última pesquisa divulgada pela Kantar Ibope diz que o Android tinha uma participação de mercado de 92.6%, com 4.7% para o iOS, 2.4% para o Windows, e o resto para outros.
https://www.kantarworldpanel.com/global/smartphone-os-market-share/
"HTC Dream, vinha com o Android 1.6 Donut e tinha aquela bolinha central para navegação."
Pela descrição, não seria o HTC Magic, não?
O HTC Dream tinha um botão central redondo, mas não chegava a ser uma bolinha, diferente do HTC Magic.
Por sinal, tive a oportunidade de mexer, em 2015, num HTC Magic da operadora japonesa NTT DoCoMo.
O Android 1.6 é muito "primitivo" (eu conhecia de longe ao mexer rapidamente em um Motorola Quench). É como mexer no Windows 95 em tempos de Windows 7.
Primeiro Android.. (Galaxy S8) Ainda tentando me adaptar às diferenças entre ele e o iPhone.. Mas gostando :)
Boa matéria, só podia ser da Stella! (ate rimou! ) rsrsrssrsr
Meu primeiro foi o Galaxy S2, foi meu primeiro investimento pesado num smart pq comprei meses depois de lançarem, depois S4, e agora S7
Eu ainda "uso" meu Motorola MileStone 1, ele fica na base dele no meu criado mudo como despertador "inteligente".
Eu tive um gran prime para "brincar" enquanto usava Windows Phone /mobile, depois comprei um zenfone 3, e cá estou eu, mais um.
Meu primeiro Android foi o jelly bean 4.1 rodando num LG L2. Uma beleza!
Antes, bem antes, um pouco antes, tive um Sony/Ericsson150a, processador 156mhz com 5mb de memória, SO proprietário e tinha câmera de 2 megas.
'Tão pensando o quê?'
Hoje, estou usando Android 7.0 no Zenfone 3.
E, muito contente!
Desejo 'Vida Longa' a essa doceria!
Depois do meu primeiro Android, não consigo ficar mais sem um. Tinha um smartphone Nokia, o Xpress Music 5800, muito bom, porém já estava ficando velho, isso em 2011, então, pela operadora, comprei o Sony Ericsson Xperia Mini Pro, como era bonito e o teclado qwerty que ficava numa gaveta na parte de trás, era sensacional. Depois passei para o Samsung Galaxy ACE 2 Duos, vendi e comprei o S2 lite, que começou a travar depois de uma atualização, a 4.1.2, Jelly Bean. Passei por um LG, o E977, até chegar no S4, um dos melhores que tive. Como precisei de um dispositivo com dois Chips, comprei o S5 Mini duos. Vendi para minha irmã e comprei um S5 Neo Edition, não passei nem seis meses e comprei um Motorola Moto Maxx, passei um bom tempo com ele e atualmente estou com o S7 Flat.
Meu primeiro Android foi em 2013
Meu primeiro Android foi o 2.2 Froyo, rodando em um Samsung GT-I5500, em 2013. Como eu odiava aquele celular! Mas funciona até hoje.
Também não gostava muito do meu aparelho posterior, o Moto G¹. E nem do meu Moto X Play.
O Galaxy A7 2017 é meu único celular até agora que me deixou satisfeito.
Comecei a usar o Android em 2011 com um LG Optimus 2X (Foi o 1° aparelho dual core do mundo), na versão 2.2 froyo. De lá pra cá, já estou no 17° aparelho Android e ainda na esperança que a fragmentação do sistema e a sujeira na Play Store acabem um dia....
O meu primeiro aparelho foi um LG D-227 Sport que veio ao mundo e morreu com o Android 4.4.2 Kit-Kat,agora estou com um Motorola Moto G (3ªgeração) com HDTV que está no Android 6.0 Marshmallow,o Android é perfeito modificado ou não,mas eu prefiro como veio ao mundo como nos Nexus,Pixels e Motos 😃
Meu primeiro Android foi o 2.3 Gingerbread no aparelhinho Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pro.