Android 10 e seus superpoderes: novidades, dicas e funções
O Android 10 foi finalmente lançado pelo Google. Essa atualização chegará em smartphones compatíveis a partir de outubro. Enquanto o novo sistema não chega em seu smartphone, confira aqui todas as novidades e recursos.
Android 10 - prós e contras (em vídeo)
Se você acha que o Android 10 está distante, pois ainda está aguardando pelo Android Pie, não se preocupe. Abaixo você confere nossos artigos especiais sobre o Android 9:
- Android Pie e seus superpoderes: novidades, dicas e funções
- Android Pie: quais smartphones receberão a atualização?
Android 10 - Novidades, funções e recursos
Reunimos neste tópico as principais novidades que encontramos no Android 10.
Pequenas modificações no visual
Com um detalhe aqui, outro ali, o sistema está ficando bem diferente do que estávamos acostumados no Android Pie. As fontes, que antes tinham toques de cinza e eram mais suaves e finas, se tornaram mais grossas e pretas.
Área de subtítulos, que nos Pixel ficam em azul, passaram de palavras capitalizadas para caixa alta, causando estranheza em um primeiro momento. O widget principal do Pixel, que mostra data, compromissos e previsão do tempo, teve sua fonte modificada, assim como as informações de hora nos atalhos.
É uma fonte mais comprimida, com o restante do sistema ainda na mesma e agradável fonte de antes.
Também nos atalhos, a informação de operadora passou para a parte superior da janela, e o lápis de edição desses atalhos foi para o seu lado oposto. Na tela Always On, a informação sobre bateria voltou para a parte inferior da tela, como era no Android Pie.
Tema escuro oficial chega para ficar
O tema escuro chegou para ficar e ganhou um atalho exclusivo na barra de acessos. Além disso, também nas Configurações > Tela, você ajusta entre tema claro e escuro.
Muitos apps do Google já estão adaptados a esse tema, e se você ativa a versão escura, esses apps também passam a ostentar fundos pretos e cores mais agradáveis aos olhos em locais com pouca luz. Mas ainda não são todos os apps, e vez por outra, você pode ser cegado sem querer.
Novo controle por gestos e a volta dos botões
Para todos os gostos, o Android 10 trouxe nada menos do que três tipos de navegação para o sistema. Em Sistema > Gestos, temos de volta a oportunidade de escolher os tradicionais botões voltar, home e multitarefa, ou ainda a atual de dois botões (pílula pequena e voltar), com a novidade da navegação total por gestos.
Nesse modo, a pílula dá lugar a um traço fino e largo no final da tela, e por ele você arrasta para cima para ir à home, arrasta para cima e segura para acessar os apps abertos e para voltar arrasta o dedo de fora da lateral da tela para dentro.
É um sistema quase idêntico ao iOS e outras interfaces como a EMUI. A diferença aqui está que o voltar funciona em qualquer um dos lados da tela.
Notificações trazem novidades
A interface de gerenciamento de notificações também passou por mudanças, então quando chega uma e você mantém o dedo pressionado em cima dela (ou arrasta para o lado pré escolhido para encontrar o sino) para escolher como ela irá se comportar, aparecem duas opções com explicações em texto: Receber alerta ou Mostrar silenciosamente. Você também pode desligar totalmente as notificações.
Se você for em Configurações > Apps e notificações > Notificações, verá a função "Priorizador automático de notificações", uma nova função que silencia automaticamente notificações menos importantes.
Economia de bateria mais esperta
Agora, além de poder escolher quando quer que a economia de bateria se ative, como já vemos faz tempo, é possível decidir que, quando o recarregamento da bateria chegar a 90%, a economia se desligue automaticamente.
Bem-estar digital com mais funções
Andando com as mudanças em seu app de gerenciamento de uso de apps e aparelho, o Google traz novas opções como o pedido gerenciamento familiar e o Modo Foco, que permite tirar de uso os apps que te atrapalham no trabalho. Esses novos recursos chegarão aos poucos, e não consegui fazer funcionar por aqui ainda.
Alguns usuários estão relatando que, ao desligar o acesso de uso do recurso Bem-estar digital, Pixel 3 e Pixel 3 XL com problemas de performance voltam ao normal.
Outros pequenos detalhes notados
- Em Sistema > Gestos não há mais o toque no botão de energia pata trocar a câmera;
- Em Rede e internet > Wi-Fi > rede escolhida > Compartilhar você agora pode ver toda a senha da rede, e para isso precisa autenticar sua entrada com a digital ou senha do aparelho;
- Em Rede e internet > Wi-Fi > Adicionar rede, você tem um atalho para a leitura de QR Code;
- A economia de dados fica nas configurações de dados agora. Antes, ficava apenas no Chrome;
- A área de Informações de emergência teve seu visual modificado;
- O Gboard está com destaques nas palavras que estão sendo cotadas na digitação.
Novo controle de mídia nas notificações
As notificações estão com bastante destaque no Android 10. Além das bolhas que você vê mais abaixo e novos controles personalizados, as mídias também estão mais completas nessa região.
Agora, músicas de sites, apps de música e vídeos de YouTube e outros aparecem com controle de arrasto para tempo, com marcações de tempo inclusive. Um jeito mais prático de mexer na linha do tempo do conteúdo.
Trocando o lado do arrasto nas notificações
Uma das coisas que mais me irritavam nas versões beta é que o lado para onde você arrasta a notificação para ignorá-la tinha mudado da esquerda para a direita. Na versão final, no entanto, essa ordem pode ser modificada na seção Notificações, dentro de Apps e Notificações nas Configurações.
Novo controle de volume
Com o Android Pie, o Google implementou um novo menu de volume, que fica na lateral da tela. Esse menu deve continuar, mas agora é possível acessar mais opções tocando no ícone de ajustes que fica abaixo do dial de volume atual. Ele mostra em mais da metade da tela uma janela que surge de baixo para cima e controla mídia, chamadas, toque e alarme, com acesso para mais opções.
Atalhos para conexões WiFi e Bluetooth
Nas configurações, o Android costuma exibir sugestões de opções a serem modificadas. Agora, se o seu WiFi está desligado, ele sugere redes frequentes e também mostra os gadgets conectados ao Bluetooth.
Nova área de conta
Ao entrar nas notificações, na parte superior e dentro da caixa de busca, você vê o ícone da sua conta no Google. Clicando nele você é levado a uma nova janela bem diagramada com informações da sua conta, bem como informações de emergência, de pagamento e do dispositivo.
Bubbles - balões de notificação
Sabe aquela bolinha que flutua por cima da tela, dos apps, das notificações de tudo mais quando você está em conversas no Facebook Messenger? Bem, o Google está testando esse recurso nativamente.
Basicamente, quando qualquer app e recursos do sistema emitem uma notificação, uma bolha aparece no canto da tela. Tocando em cima, a notificação aparece por cima de tudo, e mensageiros podem ser respondidos na hora. Pode ser útil, como também pode irritar.
Visual passando por mais mudanças
As bordas da área de atalhos e notificações ficaram menos arredondadas, dando um ar mais sólido e mais sério ao sistema. Os formatos dos ícones ganharam o rounded rectangle, um retângulo com os cantos ligeiramente arredondados, e agora essa modificação pega também ícones das configurações, além da área de atalho e apps.
Na área de bateria, o ícone que a representa mudou e está mais grosso e feio, com bordas maiores. O mesmo ícone foi para a barra de atalhos do sistema.
Modo carro
Uma das maiores novidades que encontrei nas Configurações foi o surgimento do Modo Carro na área de Bluetooth. Nele, você pode escolher o comportamento do smartphone assim que é conectado ao Bluetooth do carro. Inclua-se aí a opção de só ativar o modo carro quando o aparelho perceber que está fora do bolso ou bolsa.
Contagem regressiva para o nível da bateria
Agora, o Android 10 exibirá o tempo previsto para o término da carga da bateria pela barra de status do sistema. Na captura abaixo podemos ver no canto superior direito a palavra "Até" seguida de uma numeração que representa o tempo que falta para a bateria acabar. Essa opção pode ser ativada no menu de Bateria.
As novidades em permissões e privacidade
Uma das coisas mais comentadas entre as novidades do Android 10 está nas permissões. Na área de Permissões de aplicativos, a interface mudou e apresenta de forma mais clara o que está permitido e o que não está.
A melhor coisa até agora é quando você instala um app e ele pede permissão de uso de localização, câmera, entre outros, pois você pode escolher se o app pode usar as permissões apenas quando estiver em funcionamento. Isso é bem legal.
Exibição na tela de bloqueio, a "tela Always On"
Outra das novidades visíveis está na tela preta que mostra informações quando seu display está "desligado". O design da tela mudou, mostra as horas maiores e compromissos mais abaixo, além de ser possível escolher que as notificações apareçam nela. A tela ativa de bloqueio também passou por mudanças.
Novo gerenciador de arquivos
Para quem não sabe, há um bom gerenciador de arquivos escondido em seu Android. Indo em Configurações > Armazenamento > Arquivos, você tem acesso a esse app. Ele foi reformulado e está mais útil. Além da home dele, a área em que escolhemos arquivos para compartilhar e fazer upload está mais inteligente também, com opção de acessar arquivos de outros lugares de forma mais rápida.
Atalho para emergências
Quando apertamos o botão de energia por algum tempo, surge a opção de desligarmos ou reiniciarmos o aparelho. Algumas fabricantes inserem mais opções, como captura ou gravação de tela. O Android 10 inseriu uma nova opção nesse menu, a de Emergência.
Tocar nesse botão provavelmente deve levar a uma ligação direta para a polícia ou outro serviço de emergências. Também pode enviar a localização para contatos pré selecionados.
Cores adaptativas no lugar de saturadas
Na área de tela, você normalmente pode escolher como prefere a apresentação de cores do seu display. As opções "Naturais" e "Realçadas" continuam presentes, mas "Saturadas" foi substituído por "Adaptativo". Isso provavelmente se parece com a função do iOS que adapta as cores da tela ao ambiente.
Acessibilidade nas notificações
Na área de acessibilidade foram encontradas duas novidades, a "Tempo para agir" e "Tempo para ler". Enquanto a primeira permite escolher por quanto tempo mensagens que pedem que você realize uma ação mas que são visíveis temporariamente apareçam, a outra é para escolher quanto tempo você quer para ler e tomar ações em mensagens que desaparecem automaticamente.
Personalização de fontes, ícones e cores
Na área de desenvolvedores, ao final da lista, você encontra a possibilidade de personalizar alguns itens do sistema. O formato dos ícones, que era oficial, passou para essa área também. Além deles, você pode trocar a cor de destaque do sistema, bem como a sua fonte (apenas uma opção está disponível).
Modo desktop nativo, tipo DeX
Essa função pode ser encontrada na área de desenvolvedores, em uma opção chamada "Forçar modo área de trabalho". Na descrição, está escrito "Forçar modo de área de trabalho experimental em telas secundárias". Porém, para ser ativado, requer um código implementado via ADB.
Essa função de cara nos lembra do DeX, sistema da Samsung que habilita um modo desktop em alguns aparelhos da marca, seja via base ou sem ela, como já acontece no Galaxy Note 9. Isso permite que o smartphone se transforme em um computador, sendo ligado a um monitor, mouse e teclado.
Temas para relógios na lock screen e no display Always On
Outra função bem escondida, já que só é ativada via código no ADB é o teste de relógios diferentes para a lock screen e a tela always on. São três temas além do convencional, ainda muito bugados e pouco implementados em relação a interface.
Modo Game Driver
Em uma área em inglês nas Opções de Desenvolvedor há o Game Driver. A descrição abaixo informa "Modificar opções do Game Driver". Acredita-se que essa função melhora o desempenho do aparelho em jogos. Clicando na opção, você pode ativar o Game Driver para cada app que possui, ou habilitar ou desabilitar para todos os apps de uma vez.
Compartilhamento em apps mais rápido
As novidades apresentadas incluem novo sistema de compartilhamento, incluindo os chamados "Sharing Shortcuts". Com eles você determina quais os apps que mais usa para compartilhamento em cada app, agilizando e melhorando essa função que atualmente é lenta e ruim.
Melhorias na câmera e outros assuntos técnicos
Atrás das cortinas, o app de câmera está com tecnologias sendo abertas aos desenvolvedores no Android10, entre elas a de efeito retrato aprimorado. Isso ajuda em 3D e em realidade aumentada, e por isso está sendo compartilhado.
Outra novidade é o suporte ao TLS 1.3 para conexões mais seguras, assim como o BiometricPrompt, framework de autenticação por biometria que estão relacionados a reconhecimento facial, por exemplo. No quesito vídeo, agora temos suporte ao AV1, codec de vídeo que tem código aberto e ajuda no streaming consumindo menos dados, além de usar HDR10+.
Por último, em jogos e apps, há melhorias na engine Android Runtime (ART), aumentando a velocidade de processos dentro de apps, e também a presença da API Vulkan 1.1, tecnologia que oferece melhor desempenho para jogos.
* Colaborou, Stella Dauer.
E aí, o que achou das novidades do Android 10?
Que estranho... 95% destas modificações estão no meu Moto G7 Power com o Android 9. A única coisa que eu sei que não tem e que eu adoro e uso no meu iPhone, é controlar a faixa da música que estou ouvindo na tela de bloqueia. Sem precisar ter que ligar o celular. É isso que ainda me deixa preso no iOS.
Porquê o App bem estar digital não é compatível com o Galaxy note 9
*Por que o App bem estar digital não é compatível com o Galaxy note 9?
Gostei bastante do conteúdo. Espero que o meu M20 atualize para tal android.
Olá Bruno !
Feliz em rever o pessoal do androidpit !
Não entendi porque essa opção de "Fontes e Cores" ficaram no modo desenvolvedor que tem que ser ativado, talvez venha no próximo Android ou em uma versão 10.1 se ainda existir.
Tem ícone para ligar e desligar o NFC na barra de notificações no Android 10?
Só queria saber se posso substituir o controle de gestos nativo pelo Fluid Nafigation Gestures que é muito mais completo e melhor?
Bruno Salutes, para nós é um enorme prazer sermos novamente informados e atualizados com suas matérias. Sucesso em sua nova empreitada no ressurgimento do AndroidPit fase "2" Aproveitando seria possível (neste momento) divulgar quem serão os novos editores que irão compor o novo time Brasil do AndroidPit "2" ? Ou isso ainda não pode ser divulgado ? Abração !
Tudo que já tem na Miui e na One UI.
Quais aparelhos que vão receber o Android 10....???🤔 🤔 🤔
Cheque essa página, que possivelmente será atualizada periodicamente:
https://www.androidpit.com.br/android-10-q-atualizacao-smartphones
O melhor site sobre Android no Brasil de volta!
Esse é um bom dia!