Android 7.1.2 Nougat: versão para refinamento do SO finalmente chegou

AndroidPIT huawei p9 nougat
© nextpit

Ler em outras línguas:

O Android 7.0 Nougat foi anunciado pelo Google no dia 22 de agosto de 2016. Com a chegada do Pixel e do Pixel XL, a Google começou a trabalhar na versão 7.1.1 para os Nexus, que foi liberada no dia 5 de dezembro. Agora, o time de desenvolvedores do Android liberou a versão oficial do Android 7.1.2 Nougat. Confira os detalhes no tópico "Lançamento e atualizações".

Pegue um atalho

Android 7.1.2 Nougat: lançamento e atualizações

Depois de passar um tempo em teste - desde o final de janeiro deste ano - chegou a hora da Google começar a liberar o update para a versão Android 7.1.2 para a linha Pixel, bem como para todos os aparelhos da Google anunciados depois de 2015.

Desta forma, agora sabemos o quais foram as novidades adicionadas à nova versão do SO. De acordo com uma publicação do administrados da Comunidade de usuários do Pixel, Orrin, essas são as mudanças mais significativas adicionadas ao sistema operacional:

  • Otimização da leitura das impressões digitais;
  • Otimização da conexão Bluetooth;
  • Adição de alertas sobre a bateria.

Além dos destaques acima, também tivemos correções relacionadas a problemas com o desligamento automático dos aparelhos, à listra rosa que aparecia na câmera de alguns usuários, e melhoria da saída de som.

Vale adicionar que todos os modelos que receberam a atualização para Android 7.1.2 passam a oferecer suporte ao Google Assistente (em inglês).

Ainda não existe uma previsão de chegada dessas mudanças para outros modelos.

android 7 1 2 nougat
Android 7.1.2 Nougat acaba de ser liberado pela Google / © NextPit

Como baixar e instalar o Android 7.0 Nougat

Se você quer saber se o seu Nexus está rodando com a última versão do Android, acesse: Configurações>  Sobre o telefone> Atualização do sistema. Se você ainda não recebeu o software mais atual (Android 7.1.2 Nougat) e o seu dispositivo é compatível com o mesmo, opte por fazer uma instalação manual. Para isso, recomendamos que você acesse o artigo abaixo e siga nosso tutorial:

Android 7.x Nougat: funções

Android 7.1: Pixel launcher

Uma das grandes mudanças do novo SO está no Pixel Launcher, que vem com atalhos especiais para os ícones que ficam na tela de início.

Cada ícone oferece uma função diferente, especificamente os serviços do Google. Como podemos ver na imagem abaixo, esses atalhos executam algumas ações que otimizam a experiência do usuário com o software, como a possibilidade de abrir uma nova guia no Chrome sem mesmo lançar o navegador:

AndroidPIT Google Pixel Event2016 0010
Atalhos exclusivos do Pixel Launcher, o lançador dos Pixel / AndroidPIT

Android 7.1: software de câmera

Outra mudança da nova versão é o software de câmera, que ganhou novos recursos para o modo manual e um HDR otimizado para os novos aparelhos do Google. Em relação ao software da câmera, não está claro quais recursos serão liberados para todos e quais serão exclusivos dos Pixel.

Android 7.1: daydream

A plataforma Daydream ganha uma integração nativa com o sistema, que será aproveitada por dispositivos compatíveis com determinadas especificações. Uma das novidades aqui é o gerenciamento de tópicos, que está otimizado e faz um melhor uso dos núcleos da CPU e do processador gráfico.

Android 7.1: modo de luz noturna

O Android ganhará um recurso que está presente no iOS e que também pode ser utilizado através de software de terceiros. O Modo de luz noturna altera o tom das cores do display e o adapta para melhor visualização em ambientes com baixa luminosidade. Assim, as telas poderão contar com uma variação de cores mais quentes (amareladas), indo além do convencional azulado.

Android 7.1: atualizações em segundo plano

Essa função já havia aparecido em versões betas do Android 7.0 Nougat, mas será na versão 7.1 que as chamadas "atualizações em segundo plano" farão a sua estreia. Essa função permite que uma partição do sistema gerencie as atualizações que serão instaladas no dispositivo. Assim, bastará o reinício do aparelho para que elas sejam aplicadas, visto que essa novidade gerenciará o download e a instalação das mesmas sempre que necessário.

Android 7.1: notificações com o sensor biométrico

O sensor biométrico ganhará uma nova função, que é a de deslizar para acessar notificações. Com isso, usuários que hoje já utilizam esse recurso poderão deslizar com o dedo para baixo em cima do sensor para que as notificações sejam exibidas.

Android 7.0: encriptação nativa

A segurança foi um ponto abordado pelo Google durante sua fala sobre o Android Nougat. A nova versão do SO conta com o recurso de encriptação nativa, que acrescenta uma camada extra de segurança para os usuários que utilizam o sistema.

Além do sistema, serviços do Google contarão com o novo recurso, como é o caso da Play Store, que possui um sistema de análise que garante que os apps disponíveis na loja sejam seguros e legítimos. O Chrome também foi adicionado as ações de segurança que virão com o Nougat. O navegador mais utilizado no mundo terá uma plataforma otimizada, que analisará sites potencialmente perigosos.

Android 7.0: fim da tela de otimização de apps

Com o objetivo de tornar o sistema mais ágil e intuitivo, o Google removeu no Android Nougat a famosa tela "O Android está otimizando 1 de 200 apps", que aparecia de vez em quando ao reiniciar o sistema. Além disso, as atualizações automáticas e aquelas que rodam em segundo plano garantiram aos usuários o acesso as versões mais recentes dos apps sem precisar que o usuário faça alguma interferência manual.

Android 7.0: novos emojis

O Android Nougat contará com 72 novos emojis, que variam entre alimentos e outros sobre a representatividade feminina. Esses últimos, por exemplo, trarão versões femininas de emojis de profissões. Os alimentos variam bastante, passando por frutas, como abacates, até utilitários domésticos.

O Android Nougat vem com 72 novos emojis! Totalizando 1.500 opções
New Emoji android nougat
O Android Nougat traz mais emoticons ao teclado do Google / © Google

Android 7.0: gráficos e tempo de execução

As informações reveladas durante o Google I/O sobre o desempenho gráfico do sistema foram referentes à tecnologia Vulkan. Falamos mais sobre a introdução dessa API mais moderna no sistema no artigo a seguir:

Enquanto a Vulkan se encarregará de processar gráficos mais avançados, como aconteceu com o padrão OpenGL, o compilador de arquivos JIT se encarregará de otimizar o desempenho do sistema.

Aplicativos são instalados 75% mais rápidos e ocupam 50% menos de espaço no Android Nougat

Segundo o Google, o JIT alcança velocidades de desempenho até 600% maiores do que o Marshmallow. Além disso, essa tecnologia consome menos bateria e otimiza o tempo de instalação de aplicativos no sistema. Além de tornar a instalação de apps 75% mais rápida, o JIT contribui para que eles ocupem menos espaço, aproximadamente 50% menos.

Android 7.0: controlar o nível de importância das notificações manualmente

Com o Android Nougat é possível organizar as notificações em seis níveis diferentes, são eles:

  • Bloqueado - Nunca mostrar notificações
  • Mínima - Mostra a notificação de forma silenciosa na parte inferior da lista
  • Baixa - Mostra as notificações de forma silenciosa
  • Normal - Permite que as notificações emitam sons
  • Alta - Mostra as notificações parcialmente na tela e emitindo sons
  • Urgente - Mostra a notificação no topo da lista, exibindo-a parcialmente na tela e permite sons

Para acessar essas novas configurações de notificações, vá até: Configurações > Sintonizador System UI > Outros > e ative a opção Mostrar todas as configurações de importância. Agora vá em; Configurações > Apps, selecione um aplicativo e clique em Notificações. Você verá uma opção para modificar a importância da notificação.

ANDROIDn
Com o Android Nougat  é possível modificar a importância das notificações manualmente / © ANDROIDPIT

Android 7.0: capacidade de alterar o tamanho da interface e da fonte

“Tamanho da letra " e "Tamanho da Tela”. Saiba que essas duas opções estão agora nos parâmetros de fábrica, dedicados à acessibilidade por quatro níveis de configurações.

Você poderá reduzir o tamanho da interface e da fonte, conforme o seu gosto. Isso será bastante útil para deficientes visuais ou aqueles que acham que a interface nativa do Android é muito vazia em meio a uma tela grande. 

ANDROIDNFONTEOK
No Android Nougat você poderá ajustar o tamanho da fonte e da interface / © ANDROIDPIT

Android 7.0: smartphones encriptados funcionarão mesmo após reiniciar inesperadamente

Quem conta com um smartphone Android sabe que, de vez em quando, o aparelho pode ter um reboot do nada. Até aí, nada demais. O problema é quando o telefone está criptografado, o que o transforma em um peso de papel estiloso, já que chamadas, e-mails e outras funções ficam totalmente inutilizadas enquanto o aparelho passa pelo processo de descriptografar. 

No Android Nougat, o Google mudou o cenário. Na nova versão do sistema, ele permitirá que o dispositivo, mesmo criptografado, mantenha suas funções devidamente operacionais após um desses reboots inesperados. 

Para que isso ocorra, o Nougat terá uma função chamada Direct Boot, que faz com diversas funções e apps consigam executar tarefas mesmo no modo restrito. No entanto, manter o smartphone funcional sob as condições explicadas acima não depende exatamente do usuário e sim dos desenvolvedores dos apps. Eles devem executar o comando “LOCKED_BOOT_COMPLETED” e determinar quais dados podem ficar livres da criptografia. 

Android 7.0: integração do "Mono Play” para os deficientes auditivos

Se o usuário tiver problemas auditivos, ele terá como opção definir nas configurações de áudio a saída de som em mono, permitindo uma melhor audição do que é reproduzido no smartphone.

Screenshot 20160408 184818
Reprodução em mono: para auxiliar deficientes auditivos / © ANDROIDPIT

Android 7.0: a API JobScheduler vai tornar seu smartphone mais rápido 

Para o Android Nougat, o Google está prestando especial atenção em todos os processos que estão ocorrendo nos bastidores. Para melhorar a performance do smartphone, os desenvolvedores do sistema estão apostando na API JobScheduler que vai, basicamente, organizar as ações dos apps que estão rodando a todo o momento em segundo plano no telefone. 

Basicamente, o JobScheduler vai estipular horários pré-determinados para cada ação desses apps. Será possível aumentar ou diminuir a frequência com que os aplicativos ficam pedindo atualizações (um backup de uma foto para a nuvem, por exemplo, ou “cobrando” quando o celular voltará a ficar online), ajustando isso nas configurações de economia de dados. 

Com isso, o JobScheduler fará com que esses apps, que não param de funcionar em segundo plano, façam isso apenas em redes Wi-Fi, com as atualizações funcionando em “grupos”, ao invés de individuais. 

Android 7.0: os parâmetros do sistema estão mais espertos

O que dizer sobre as configurações do Android Nougat, exceto que eles estão verdadeiramente mais espertos a partir de agora? A nova versão do sistema introduz novas ideias que simplesmente melhoram a situação atual. 

Screenshot 20160408 184753
Os parâmetros do sistema estão mais gráficos e espertos / © ANDROIDPIT

Podemos ver agora que cada seção especial traz um item específico e com melhor visualização. Para citar alguns exemplos: o WiFi agora indica a rede que o aparelho ocupa, a spec de consumo mostra o número de dados móveis consumidos, o nível de volume é indicado por uma porcentagem (%) e o menu de memória indica a quantidade que o aparelho está rodando. Tudo mais gráfico e inteligente.

Android 7.0: responder mensagens pela barra de notificações

Podemos dizer que essa função é a que mais lembra o iOS no Android Nougat. Agora, mensagens poderão ser respondidas a partir da tela de bloqueio, pela própria notificação. Com isso, o usuário não precisará mais ir até o aplicativo para responder algo.

Android 7.0: menu hambúrguer entre as configurações do sistema

O menu hambúrguer - aquele com três linhas - foi definitivamente incorporado as configurações do sistema. Agora, quando o usuário estiver no menu do Bluetooth, por exemplo, poderá alternar entre as outras opções de configurações utilizando o menu lateral esquerdo. 

O menu hambúrguer ja é padrão em aplicativos do Google. Portanto, faz todo o sentido tê-lo por padrão no Android Nougat.

android n menu configuracoes
Menu "hambúrguer" integrado ao Android Nougat / © ANDROIDPIT

Android 7.0: projeto Svelte

O Projeto Svelte é uma engine que foi lançada na época do Android KitKat. O objetivo desse projeto é fazer com que dispositivos com especificações mais modestas sejam capazes de rodar o Nougat de maneira mais fluida. A evolução desse mecanismo deverá ficar mais evidente com o lançamento da versão final do Android Nougat.

Android 7.0: nova função de multi-janela

O Google tem trabalhado arduamente para trazer um sistema multitarefa nativo e eficiente para o ​​Android. No Nougat, ele finalmente está pronto. A imagem abaixo mostra a funcionalidade, que roda em tablets e telefones, e que se parece muito com o que já está sendo oferecido pela Samsung em seus dispositivos.

android n multijanela
Função de multi-janela do Android Nougat / © ANDROIDPIT

Como a maioria das grandes mudanças de plataforma, os desenvolvedores terão de optar pelo modo de divisão da tela para que seus apps rodem perfeitamente, adicionando um novo atributo chamado resizableActivity.

Este atributo permite aos desenvolvedores especificarem as dimensões mínimas permitidas ao se redimensionar o app, determinando ainda se esse redimensionamento será imediato ou se será necessário reiniciar o aplicativo com os novos tamanhos. Há também um novo modo de "picture in picture", que presumivelmente transforma aplicações em pequenas janelas flutuantes.

Android 7.0: novo painel de notificações

O painel de notificação foi totalmente redesenhado, alinhando perfeitamente com vazamentos anteriores. Controles de energia agora vivem na parte superior e, no final, há um botão expansível no estilo drop-down. Como dissemos antes, agora é possível responder diretamente a partir de uma notificação sem ter que abrir o aplicativo.Trata-se de um recurso que usa a mesma API Remote Input do Android Wear, e vários aplicativos já são compatíveis com ele.

android n barra notificacoes atalhos rapidos
Novo painel de notificações do Android Nougat / © ANDROIDPIT

As notificações agora podem também ser "empilhadas", otimizando o espaço na área correspondente. Os desenvolvedores podem optar por colocar as notificações de um mesmo aplicativo empilhadas em uma única linha; tocando no novo botão de expansão ou usando um gesto de dois dedos é possível expandir as que estão agrupadas.

Android 7.0: informações de emergência

Agora, sempre que você configurar um novo dispositivo, poderá adicionar todos os seus dados de emergência. Pode parecer bobo, mas este tipo de informação pode salvar a sua vida em caso de acidentes graves, visto que até o seu tipo sanguíneo pode ser adicionado, bem como qualquer tipo de alergia.

android n informacoes emergencia
Adicione as suas informações de emergência ao configurar um aparelho pela primeira vez / © ANDROIDPIT

Android 7.0: modo Doze aprimorado

O modo de economia de energia proprietário do Google, o "Doze", foi melhorado no Android Nougat. Anteriormente, o recurso só funcionava quando o telefone estava em repouso, mas, agora, "ele adicionalmente economiza bateria sempre que a tela é desligada" Nós ainda testaremos o novo sistema para ver realmente o quanto os novos recursos irão impactar no consumo de energia no uso diário.

android n bateria
Modo de economia de energia chega aprimorado no Android Nougat / © ANDROIDPIT

Usar este sistema toda vez que o telefone desliga a tela não seria algo que todos gostaríamos, mas vamos ter que ver como ele funciona na prática. É possível que uma versão menos extrema de Doze rode sempre monitorando o consumo de energia dos apps, de modo a não prejudicar a usabilidade e as notificações recebidas pelos programas. 

Android 7.0: uso da biblioteca OpenJDK no lugar do Java

A gigante de Mountain View decidiu abandonar as APIs de Java no Android Nougat por uma versão de código aberto, conhecida como OpenJDK. Diferente dos rumores que especulavam sobre um possível impasse judicial entre a Oracle e o Google, a mudança na biblioteca de códigos está ligada ao apoio da Big G para a comunidade open source.

Além disso, com o OpenJDK, a empresa, de certa forma, teria mais controle sobre os códigos, já que seus desenvolvedores poderão contribuir diretamente e de forma mais rápida com melhorias.

E aí, o que achou de todas as novidades do Android Nougat?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre o lançamento das novas versões e funções do Android 7.x Nougat. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Notificação por push Artigo seguinte
454 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    Paulo . 09/03/2018 Link para o comentário

    O problema do brasileiro é querer comprar todos os lançamentos, ai os fabricantes e Google troca a virgula de lugar e relança o aparelho onde as vezes a diferença é um aplicativo a mais que o usuário não vai nem usar mais sai correndo para comprar e os fabricantes lança um modelo toda hora sabendo que usuário sai correndo para comprar viva o fusca que durante toda sua vida teve 3 ou 4 atualizações e foi um dos melhores de sua época.
    O que o faria o fabricante vender igual água seus celulares é criar um aparelho com sistema que fosse seguro contra o roubo que vemos na tv toda hora não permitindo o reaproveitamento de peças e reativação do aparelho por pessoas que não são os seu real proprietariado isso sim ia ser um belo aparelho e ia vender.


  • Marcia Pires 1
    Marcia Pires 04/11/2017 Link para o comentário

    Olá, no taplet Samsung apos atualizacao perdeu o multi perfil funcao muito utilizada


  • Josue Henrique 2
    Josue Henrique 27/10/2017 Link para o comentário

    Está semana recebi a atualização do nougat no meu S7 G930F . Além de pesada agora meu aparelho não está sendo reconhecido como original pelo App An tutu alguém saberia me dizer o porque disso estar acontecendo . Por favor .


  • Claudio Alberto de souza cruz 1
    Claudio Alberto de souza cruz 04/08/2017 Link para o comentário

    na minha opinião essa versão 7.0 é pesada e o google não vai investir em uma atualização para celulares inferiores com android 5.0 5.1 que atualize para android 7.0 como os fabricantes de celulares venderiam os celulares novos top se eu pudesse pegar meu celular velho com memoria inferior e atualizar por isso para receber essas atualizações tem que ter celular compativel e com capacidade nescesaria obrigado


  • Paulo Boaventura 1
    Paulo Boaventura 16/06/2017 Link para o comentário

    Os apps que colocou disponivel só um deles funcionou que foi o Laucher o wallpaper não instalou. Deu erro.
    Estou com o Moto G5, com o Android 7.0


  • Rogerio Silva 7
    Rogerio Silva 05/05/2017 Link para o comentário

    A versão 7.0 do Android acabou de ser instalada em meu smartphone.....até que enfim chegou ao Galaxy 7 Edge!!! Vamos ver o que melhorou nessa atualização.

    Paulo Boaventura


  • themeron kalgash 13
    themeron kalgash 07/04/2017 Link para o comentário

    Novos emojis! Uau!


  • 3
    Ed Couto 06/04/2017 Link para o comentário

    Recebi ontem no meu Pixel


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 05/04/2017 Link para o comentário

    seria bom se viesse para o meu


  • Paulo Andador 2
    Paulo Andador 05/04/2017 Link para o comentário

    Ontem meu G4 Plus recebeu uma atualização de 40 e poucos megas...a unica diferença que percebi foi no "nível do patch de segurança", que atualizou a descrição para "1 de março de 2017" e no "Número da versão" que alterou para NPJS5.93-14-4.


    • themeron kalgash 13
      themeron kalgash 07/04/2017 Link para o comentário

      para o meu veio também, vou baixar hoje!


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 05/04/2017 Link para o comentário

    E eu aqui esperando ainda o 7.0 pro X Style


  • marcelo m. 29
    marcelo m. 05/04/2017 Link para o comentário

    o meu g5 plus recebeu um update hj cedo. deve ser a preparação para 7.1


  • 3
    Bruno Marteleto 05/04/2017 Link para o comentário

    Baixei pro meu Nexus 5x , estou notando uma boa melhora consumo da bateria.


  • leonardo webert 32
    leonardo webert 05/04/2017 Link para o comentário

    Galera com aparelho de 2015 faltando que não vai chegar pro seu aparelho, mas é claro, precisa nem comentar isso.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 04/04/2017 Link para o comentário

    Muito interessante esse refinamento no sistema, pena que não vá chegar para meu Moto Maxx.


  • Patrick 8
    Patrick 04/04/2017 Link para o comentário

    Sou usuário do Android desde que ele apareceu. Tenho um moto X Style achando que receberia a atualização mais rápido. Não aconteceu oq esperava. Meu aparelho não tem muitos apps e mesmo assim tenho uns bugs. Assim como eu Tinha no Moto Maxx. Fico esperando as atualizações na esperança de arrumar os bugs. Minha conclusão depois de muitos anos de Android é que meu próximo celular vai ser um iPhone. Além de ter todas as atualizações na hora que lançam, oq mais faz tomar essa decisão é que os aparelhos Android ficaram tão caros quanto os iphones. E na hora da revenda, os Androids perdem muito o valor, enquanto o iPhone não perde tanto é se vende mais rápido. Outra coisa que atormenta demais é a assistência técnica das fabricantes aqui no Brasil......Um lixo, vc passa um nervoso absurdo. No iPhone, minha esposa teve um problema e quando fomos resolver eles nem encheram o saco e deram um novinho pra ela.

    Falando tudo que falei agora, não tem como não pensar duas vezes para mudar pro iPhone né?....Vou ficar com meu moto x style até o final desse ano é ano que vem vou de iPhone! Tenho certeza que vou ser mais feliz rsrsrrsrsrrsr.

    CAV


    • Fernando Henrique 65
      Fernando Henrique 04/04/2017 Link para o comentário

      Style! (Motorola)
      O nome ja diz tudo... demora nas atualizações !


    • CAV 57
      CAV 05/04/2017 Link para o comentário

      Por que não considera o equivalente ao iPhone, só que com Android (o Google Pixel)?


    • 15
      Rafael Henrique 05/04/2017 Link para o comentário

      Eu também estou no mesmo barco, mas a minha diferença é que tenho o Moto X Play e não tenho nenhum bug nele, mas esse ano é o último que ele receberá updates. E respondendo ao CAV, eu compraria o Google Pixel facilmente, se tivesse assistência, ou facilidade de manutenção dele no Brasil. O iPhone vou comprar de fora no fim do ano, mas sei que terá assistência/peças para ele aqui. Realmente queria que a Google lançasse o Pixel 2 aqui no Brasil esse ano.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.