Esta é a prova de que o Marshmallow pode ser instalado em praticamente todo smartphone Android!
O Samsung Galaxy S foi o primeiro smartphone da linha S, lançado em junho de 2010. Quando chegou ao mercado, veio com Android 2.1 Eclair, sendo posteriormente atualizado até o 2.3 Gingerbread. Hoje, ele recebe o Android 6.0 Marshmallow pelas mãos de um desenvolvedor.
A versão é baseada na OmniROM e foi desenvolvida pelo membro senior do XDA Developers sooti, ela está em alpha e não é oficial, sendo assim, a custom ROM ainda está bastante instável. Para instalar, é só seguir os seguintes passos:
- Baixe e extraia os Gapps
- Copie os arquivos (incluindo o TXT) para o dispositivo
- Faça um full wipe usando o TWRP (cache, data, system, etc)
- Baixe a ROM
- Instale pelo Recovery
- Instale os Gapps baixados (isso deve demorar bastante)
- Reinicie o Galaxy S (isso também deve demorar)
- Após o setup inicial, reinicie novamente
O desenvolvedor recomenda fazer um overclock a 1.400MHz, com mínimo de 200MHz para evitar lags.
O que funciona:
- WiFi
- Chamadas (RIL)
- Sensores
- Áudio
- Vibrar
- Bluetooth
- Câmera (apenas aplicativos de terceiros, o AOSP não funciona)
- Botões (exceto o Home para acordar o Galaxy)
- Armazenamento USB (é necessário desabilitar o modo de depuração)
- Armazenamento interno (usando partição de dados)
Algumas coisas ainda precisam de trabalho:
- GPS (ainda precisa de alguns updates)
- SELINUX (desabilitado por agora)
O desenvolvedor já avisou que a ROM está estável mas bastante lenta, usando 100% da memória RAM. Além disso, ele teve que criar uma versão reduzida dos Gapps, já que a partição do sistema é muito pequena. Em outras palavras, essa ROM é mais um exercício para provar que é possível instalar a última versão do Android em um smartphone de 5 anos atrás.
Lembre as especificações técnicas do Samsung Galaxy S:
Samsung Galaxy S – Especificações Técnicas
- Omni Rom lança nightlies do Android 5.1.1 Lollipop
- 3 coisas para fazer antes de atualizar seu smartphone Android para evitar problemas
Como sempre, o ANDROIDPIT não se responsabiliza por qualquer problema causado pela instalação de ROM de terceiros, só instale se souber o que está fazendo. A instalação dessa ROM invalida a sua garantia, apesar de provavelmente o seu Galaxy S já se encontrar fora dela.
Alguém com o Samsung Galaxy S em mãos quer experimentar?
Fonte: XDA Developers
Samsung galaxy S bom muito bom nao da pra usar pq e modo alpha esta instavel mais depois que ele termina garanto que muita gente vai queimar a lingua e vai baixar a rom para usar
caramba um galaxy S ainda....
Desde que tenha 512mbs de ram. Uma GPU que não seja uma bosta, como a de um galaxy y. Um processador dual-core razoável, ou um single-core bem foda, uma resolução proporcional ao hardware. Sim é possível rodar qualquer versão do android sem muitos problemas, ou talvez nenhum problema, mas isso requer muito trabalho, para poder otimizar ao máximo o SO para o determinado aparelho. O Galaxy S nem é um bom candidato para esse experimento. O processador dele é bem bosta, a GPU é uma jurássica powervr SGX540 que no GS tinha uns 200mhz que só ficou boa nas mãos da intel que a otimizaram para o RAZR i e fizeram um overclock de 400mhz pro filho bastardo da motorola. Como todo bom samsung de verdade, ele nunca chega perto de ter a real memoria ram que dizem ter. Se A Samsung fala que um aparelho dela tem 512mbs de ram, pode ter certeza, que na real ele não tem nem 400mbs de ram para uso. Então nesse caso, deveriam ter usado algum Smartphone como um HTC Evo 4g, por ter um bom hardware para época.
Concordo em alguns pontos e discordo em outros:
- O Soc dele era ótimo para o tempo dele, então chamar ele de bosta é depreciar o passado.
- Vocês já pararam para imaginar algo sobre o dev? O cara talvez tinha o Smartphone em sua casa, e então resolveu apenas usá-lo como objeto de estudo, ou até mesmo o Smartphone pode até ser de uso pessoal do cara.
Não foi uma empresa que desenvolveu(portou) a ROM, foi um dev, uma única pessoa, vamos pensar um pouco galera.
Agora se vocês julgam a escolha do dev, simples, comprem o Smartphone que for apropriado e mandem para ele, e o financiem.
O profile do dev está disponível no artigo, deem uma olhada por favor!
Né!...
Sdds S1 *-*
E a Motorola não quer atualizar o Moto G 2013...
Linha Moto 2013 é passado para a Motorola, Higor. Já são muitos aparelhos de 2014 para cá, e é natual que aparelhos mais antigos vão deixando de ser suportados. É a "lei" da obsolescência programada. Afinal, já são mais de 24 meses desde que ele foi anunciado. Mesmo que o hardware não tenha mudado aparentemente, a cada nova versão do Android, a Motorola vai ter mais dificuldades para adequar o software ao hardware. O consumidor perde, mas não adianta protestar, pois é algo inevitável, que mais cedo ou mais tarde iria acontecer.
mas atualizar o Moto E 2nd Gen nada né? tudo bem modelo de entrada mas poarr se o Moto E 2014 que é mto pior recebeu pro Lollipop 5,1 pq o 2nd Gen n recebe pro 6.0? Quero explicações Motorola.
Boa noite infelizmente só vão ser atualizado o moto g 2 geração indiante.
Moto G 1 geração tem total capacidade de rodar o marshmallow já que hardware e praticamente o mesmo que moto g2 que já estar recebendo a atualização
Olha ai logo mais vai ser igual quando saiu o lollipop que testaram customs em vários aparelhos antigos.
Me dê ibagens!!!!111
QUero prints
Poder instalar não vejo nenhum lugar falando que não, o detalhe é vale a pena? Um smartphone obsoleto que quase ninguém tem mais, não acho necessário gastar energia para desenvolver uma room. E quão boa será essa room para ele?
(~˘▾˘)~
Também acho cara, sem contar que pra construir uma "room", vamos ter que pagar pedreiro, comprar tijolos, cimento, nussa é uma trabalheira que só.
E a sujeira, barulho, man, nussa!
É melhor pensarmos duas vezes em fazer uma "room" para o Smartphone citado.
¯\(°_o)/¯
Comissão do Senado aprova a lei que determina o fim da Lei do Bem:
tecnoblog.net/188760/comissao-aprova-pis-cofins-smartphones-tablets-2016/
Agora é um pulo para a lei entrar em vigor, só esperando a aprovação da Dilma.
Quem quiser adquirir um novo smartphone, melhor fazê-lo até o fim do ano.
Ah tá! Se estão dizendo que dá pra instalar, então dá né.....?!? Conta outra vai!
rapaz, apesar de saber da velocidade com que a tecnologia anda, ainda assim fico espantando em saber que um dos cels tops da época tinha simples 512mb de RAM e um single core de 1ghz. 5 anos depois isso já não eh nem especificação de hardware de entrada. da medo a velocidade como os smartphones evoluíram.
fico imaginando como vão estar os smartphones daqui a uns 10 anos