5 razões pelas quais você não deve comprar um smartphone no mês do seu lançamento
Você espera aquele smartphone por tanto tempo, acompanha notícias no exterior e aqui no AndroidPIT, e fica ansioso para ter o seu, com todo o orçamento programado. Então, assim que ele é lançado por aqui ou em terras gringas, você corre comprar. Tá certo isso? Vamos apresentar alguma motivos para você pensar bem antes de fazer isso.
Queda de preço
Acho que esse é o principal motivo que podemos dar, mas temos outras cartas na manga. Se no exterior isso já acontece, aqui no Brasil é quase certo que os smartphones Android têm queda de preço após um tempo.
Algumas vezes, bastam poucos dias para que o preço oficial despenque, mas geralmente é após um mês que você começa a ver os bons preços aparecerem. A diferença é tanta que pode chegar a 30% no caso de aparelhos mais caros, como os topos de linha.
Marcas como a LG e a Motorola, mas também outras como a Samsung, costumam ter boa queda de preço em um mês mas, se você tiver um pouco mais de paciência, poderá ver quedas ainda maiores em três meses. Leia o que falamos: comprar aparelho no lançamento é perder dinheiro.
Bugs nativos
Aqui temos mais um bom motivo para esperar por sua compra. Os aparelhos são exaustivamente testados antes de serem lançados, nunca duvide disso. Para serem vendidos no mercado brasileiro, é obrigatório que passem por diversos testes e avaliações, inclusive para obterem o selo da Anatel.
Porém, nenhum desses testes se comparam ao uso simultâneo e frequente de milhares de pessoas. Nessas horas, bugs escondidos aparecem e preocupam fabricantes e muito mais os consumidores que pagaram pelo produto.
Como são bugs, muitas vezes podem ser facilmente resolvidos com updates de software e aplicativos, mas quando se compra um aparelho, é esperado que ele saia da caixa ok, não é mesmo? Para ficar mais perto dessa certeza, melhor esperar os bugs aparecerem e serem corrigidos.
Reviews que mostram a realidade
Não queremos puxar a sardinha para o nosso lado, mas reviews completos e de qualidade como os produzidos no AndroidPIT trazem muito mais informação do que a propaganda do produto mostra. Não que todos os produtos sejam ruins, mas muitas vezes esperar uma análise aprofundada te ajuda a entender se o aparelho é ideal para você ou não.
Ler análises diferentes ajudam a corroborar suas esperanças ou a trocar de ideia quanto ao produto, além de trazerem dados mais concretos de desempenho, tela, design, bateria e muitas outras informações. E as análises mais realistas demoram pelo menos umas duas semanas para saírem. Melhor esperar, não?
Pode sofrer melhorias ou correções
Nesse quesito, basta lembrar do Moto G5. Foi bem legal quando ele finalmente chegou ao mercado, não é mesmo? Mas e quando, meses depois, apareceu o Moto G5S, custando a mesma coisa, mas trazendo câmera dupla e outras melhorias?
Para evitar problemas assim, ser prudente e esperar um mês antes de comprar um celular e ficar de olho nos rumores de outros lançamentos pode evitar decepções. Além de novos aparelhos, pode ser que a fabricante adicione componentes à caixa ou coloque um lote sem determinado problema à venda.
Você é um beta tester
No geral, percebemos que quando você compra uma aparelho no primeiro mês de lançamento, você é praticamente um testador Beta. Não apenas do aparelho, onde podem surgir bugs e possíveis defeitos, mas também do mercado, pois as compras nas primeiras semanas indicam se a precificação está correta.
Porém
Mas isso tudo significa que você não deve MESMO comprar um smartphone assim que ele é lançado? Não, mas esse artigo serve como um guia para que você pare e pense direito nos prós e contras antes de fazer sua melhor compra.
- 10 dicas para levar em consideração na hora de comprar um smartphone
- Comprar um smartphone logo após o lançamento da nova geração é uma boa ideia?
E, se você comprar seu smartphone assim que ele for lançado, ou até mesmo em uma pré venda, vai estar fazendo isso de forma consciente. E é isso o que importa para nós no AndroidPIT.
Você costuma comprar smartphones assim que eles são lançados?
Pré-venda do Galaxy S20
Compre um Galaxy S20, S20+ ou S20 Ultra
e ganhe um Galaxy Watch Active 2.
Acha que nem ganhando um relogio desse que custa em média 1500 reais não compensa?
Pré-venda
Galaxy S20
Compre um Galaxy S20, S20+ ou S20 Ultra
e ganhe um Galaxy Watch Active 2.
Acha que nem assim compensa? Esse relógio custa em média 1500 reais
Comprei o Mi A1 da Xiaomi na pré-venda, e como já tinha visto uns reviews do Mi 5x, tive uma boa ideia do hardware do aparelho, como câmeras, bateria, etc... Ao final, paguei menos do q custa hoje, e não apresentou qualquer bug desde os primeiros dias de uso. Ou seja, vale pro q foi dito no final do artigo, são dicas importantes, mas q não servem de regra, desde q tenhamos conhecimentos suficientes na hora da compra. Vlw!!!
Sigo na tática de adquiri smart top do ano anterior, ou importar.
minha tática e comprar o top do ano passado hehe
Sim. Eles testam exaustivamente tanto o aparelho que colocaram no mercado o note 7 que explodia. Não acredito nessa exaustão. Outra coisa. Vc Stella, praticamente deixou de fazer reviews de smartphones no seu canal, o que é uma pena.
Principalmente se for Samsung...
Preços despencam...
🤣🤣🤣
Essa materia so podia vir da Stella.
Ja disse uma vez e volto a mencionar: foi o review dela do Moto Maxx (mais precisamente do Maxx vs X²) que me fez escolher o Maxx. ❤
excelente smartphone o Maxx! tenho saudades, hoje tenho um S7 Edge, muito satisfeito também..
Ter cautela e bom censo é primordial na hora de comprar um novo aparelho. Saber conhecer o produto pra ter certeza se as configurações do modelo que você tá afim de comprar atende a sua necessidade, ver sempre os prós e o contras, ver unboxing de vários youtubers para conhecer o produto e saber o comentário de cada pessoa, e o principalmente esperar tempo necessário para baixar de preço, eu comprei um Samsung J7 Metal, me surpreendeu pelo desempenho da bateria, comprei pela metade do preço do lançamento. Estou muito satisfeito.
Galaxy S, SII e Note eu comprei no lançamento nacional mas eles já eram comercializados lá fora faz um tempo então foi de boas, até porque paguei barato na operadora (foi só trocar a ROM).
Depois eu ia comprar o Nexus 4 no lançamento (importando) mas ele sim veio cheio de bugs de hardware então esperei algum tempo e quando ele chegou no Brasil oficialmente eu importei um.
O único telefone que eu comprei de fato no dia do lançamento foi o Moto X2, deu um trabalho lascado conseguir pegar um já que ele foi se esgotando nas lojas online mas valeu a pena, não tive nenhum problema e na época foi um dos melhores custo beneficio oferecidos no mercado.
Agora não tenho condições de comprar aparelhos no lançamento então.... Deixo cair o preço.
Eu tive muita sorte com meu moto z play, comprei na semana de lançamento numa super oferta da Tim. O celular é muito bom até hoje, não troco por nenhum outro, muito satisfeita mesmo!
Porque a Camila ainda aparece nas fotos dos artigos?
Essa imagem da Camila é de uma matéria (Review) publicada esse ano aqui no AP.
E por que todos nós continuamos a amar ela! ❤️
quem não ama a Camila?
Sempre espero, no mínimo, por uma baixa no preço do dispositivo, além de aguardar por um melhor desempenho, visto que, sempre aparece falhas.
nunca gostei, mas me rendi ao zenfone 4 Max, e 2 meses depois já vejo que gastaria 300 dinheiros menos. pelo menos estou feliz com a aquisição
Eu não compro aparelhos no período de lançamento e nem dois ou três meses depois. Na maioria das vezes, eu compro após 8 meses ou mais e ainda compro um semi novo em bom estado de conservação e por um preço que, às vezes, custa menos da metade do preço cobrado por uma loja.
Tanto que, dependendo do aparelho, ele chega a durar comigo até mais de um ano. Que o diga o meu Moto X Force que tenho desde Setembro do ano passado.
Eu so comprei meu a5 2017 um pouco antes pq não aguentava mais o meu s5 mini bateria estava bem ruim.