5 anos de OnePlus em 5 fatos que marcaram a trajetória da empresa

AndroidPIT oneplus 6 hero1
© nextpit

Ontem, dia 16/12, Carl Pei, co-fundador da OnePlus, twittou uma foto comemorando cinco anos de "Never Settle". Sim, nem parece, mas a OnePlus está completando meia década de existência. A fabricante começou diferente de todas as outras, conquistou fãs e atualmente tenta se espalhar pelo mundo.

Histórias malucas, jeitos difíceis de comprar aparelhos, campanhas mal sucedidas, a criação do termo flagship killer (matador de topos de linha, em tradução livre) e apenas dez modelos lançados. O sucesso da empresa é inegável, e cinco grandes fatores explicam essas conquistas.

oneplus 6t McLaren edition Lifestyle press oneplus01
Novo OnePlus 6T McLaren / © OnePlus

1. A OnePlus mudou, mas nunca trocou de princípios

Hoje, a OnePlus está presente em diversos países, e vende na Ásia, Europa e Estados Unidos, incluindo operadoras. Esses são passos que apenas grandes fabricantes tomam, e não seria difícil entender caso a OnePlus se tornasse só mais uma delas. Porém, não foi o que aconteceu.

Até hoje, mesmo com sua clara expansão, a OnePlus mantém sua linha enxuta, investe em uma interface própria bem elogiada, entrega updates frequentes, mantém o processo de atualização simples e não se esqueceu dos aparelhos mais antigos.

Essas são características não de uma empresa grande e global, mas daquela OnePlus lá do começo, que desde sempre se posicionou como diferente no mercado.

oneplus 6t 16
OnePlus tem um bom relacionamento com seus clientes / © NextPit

2. Seus smartphones ficaram mais caros, mas a qualidade também aumentou

Não são muitos os smartphones disponíveis com sensor biométrico abaixo da tela. Característica reservada a apenas alguns fabricantes em 2018, nem a Samsung inseriu tal feature em sua linha 9, enquanto a OnePlus já em novembro desse ano trouxe o 6T com esse detalhe.

Do OnePlus One para cá, passamos do plástico para o vidro, passamos do KitKat para o Pie, do Snapdragon 801 para o 845. Temos câmera dupla e uma nova versão McLaren que traz 10 GB de RAM, e por um preço de aproximadamente R$ 3 mil, menos do que o Note 9 da Samsung.

Alguns são críticos em relação a essa subida de preço, pois preferiam que a marca mantivesse os preços mais acessíveis dos primeiros aparelhos, mas a verdade é que alguns recursos só vêm com preço mais alto, e com a subida de qualidade acompanhada, se justifica.

oneplus 6T 07
Uma das poucas a implementar o sensor biométrico abaixo da tela / © NextPit

3. Ela aprende com seus erros

Poucos se lembram do OnePlus X. Eu tive um, foi meu primeiro e único OnePlus até hoje. Eu não gostei muito dele, o acabamento era estranho, a interface não me convenceu. Era o primeiro OnePlus low budget da empresa, e não engrenou. Nunca mais apareceu outro, ao menos não por enquanto.

No início, eram precisos convites pessoais para poder comprar um OnePlus. No início da história da empresa isso se justificava, ajudava a gerar burburinho, as pessoas falavam da marca e desejavam um convite. Para continuar seu crescimento, isso foi deixado para trás.

O primeiro OnePlus vinha com CyanogenMod 13, uma conhecida versão do Android. No ano seguinte, a empresa que cuidava dessa famosa ROM resolveu parar de atender a OnePlus e focou em aparelhos baratos da Índia. A OnePlus correu e desenvolveu seu Oxygen OS de sucesso, usado até hoje.

O OnePlus 2 foi o aparelho mais criticado da fabricante, com falhas de especificações no hardware e muita má vontade. Parecia que íamos perder a confiança neles, quando chegou o 3 e resolveu tudo. E aquela campanha de marketing que incentivava usuários e destruírem seus smartphones? Coisas que ficaram no passado.

AndroidPIT oneplus 5 soft gold 7058
Apenas 10 modelos até hoje / © NextPit

4. A Oppo está crescendo em bom ritmo

Se você já leu a nossa matéria com curiosidades sobre a OnePlus lá em cima, então sabe que a OP é uma subsidiária da Oppo, uma fabricante chinesa que, de uma desconhecida fora da China até três anos atrás, passou aos destaques todas as mídias de tecnologia.

Atualmente, é a marca que mais vende na China, acima de marcas como Huawei, Vivo e Xiaomi. Isso claramente se traduz em mais verba para P&D (pesquisa e desenvolvimento). Você já deve ter visto que a linha R da Oppo, cujo carro chefe do ano chega sempre antes do novo modelo da OnePlus, é bem parecida com os lançamentos da OP.

Com uma fabricante grande crescendo ao fundo, a OnePlus tem espaço para continuar sendo diferente, e tem conseguido conquistar com mais facilidade os usuários do Ocidente.

AndroidPIT oneplus 5t 2891
OnePlus e seu slogan / © NextPit

5. Ela é rápida e dosa bem o que faz

Muitos dos motivos acima funcionaram porque a OnePlus foi rápida. O sensor biométrico abaixo da tela, a chegada do Pie, a atualização de aparelhos antigos, os erros deixados para trás. Tudo é implementado e pivotado em pouco tempo, não requer nem um ano para que seja modificado.

O uso de novas tecnologias e a precificação são inseridos e apresentados com equilíbrio, mesmo que rapidamente. Apesar de usar novidades em bom tempo, a OnePlus não usa qualquer novo recurso, qualquer nova moda da tecnologia. Seja sorte ou conhecimento, ela sabe escolher bem o que e quando vai fazer suas principais novidades.

Enquanto empresas gigantes como Samsung, LG, Sony, Motorola e outras podem demorar a perceber erros e acertos e voltar ao caminho certo, a OP consegue fazer isso com maior velocidade (e menos produtos) e acaba entrando no prumo mais rápido, acertando mais vezes.

Feliz aniversário, OnePlus!

Ir para o comentário (22)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
22 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Ricardo 11
    Ricardo 24/01/2019 Link para o comentário

    A OP é top, mas ela tem um grande problema. Ela sempre figura no ranking entre as que emitem mais radiação.


  • Emerson Morais 35
    Emerson Morais 23/12/2018 Link para o comentário

    mesmo não sendo mais lá o que era antes, meu sonho de consumo é ter um OnePlus


  • 20
    Doug Schuindt 22/12/2018 Link para o comentário

    Feliz proprietário de um OP6 e com um OP3 na gaveta. Só estou aguardando o 7. A Oxygen OS simplesmente dá um banho em qualquer outra rom, seja a MIUI ou a da Samsung. O custo benefício é imbatível.


  • Vinicius 25
    Vinicius 20/12/2018 Link para o comentário

    Fã da marca aqui. Quando comprei o 3T a empresa me ganhou. Troquei por 5T e continuo com a OnePlus se continuarem com essa filosofia e qualidade de produtos. Prefiro meu 5T com 1 ano de uso que muito Xiaomi zerado. Minha namorada está com o queridinho pocophone e sinceramente só de pegar na mão já não dá para comparar, aí configurando a Miui lembrei pq amo o OxigenOS.


  • 2
    Adilson Oliveira Vaz 19/12/2018 Link para o comentário

    Estou com meu one plus 3t a dois anos comprei e não me arrependo nem um pouco já está ultrapassando 128 GB e 6 de ram snapdragon 821 mais é uma máquina roda tudo na play store com fôlego e de boa uma ótima marca custo benefício pra mim muito válido!!


  • 73
    Jairo rios 18/12/2018 Link para o comentário

    Considero a 1+ empresa que fabricam gadgets com.bom.custo benefício e que possuem uma excelente UI , a oxygen OS é ótima.


  • Guilherme 26
    Guilherme 18/12/2018 Link para o comentário

    Acho aparelhos de uma gama altíssima e um custo benefício excelente, porém não me vejo com um. Os aparelhos são extremamente grandes; e diga-se de passagem, espessos. Alguns features faltam nele, como a certificação contra água, que é essencial pra mim. Eu prezo mais câmera do que processamento, então prefiro muito mais do Galaxy S8 do que um OnePlus.

    Juliano Olivetti


  • Everton Basilio 2
    Everton Basilio 18/12/2018 Link para o comentário

    Eu tinha um Samsung Galaxy S8 (vinha "evoluído de Samsung desde S6..)
    Vendi e resolvi partir só comprando um celular chinês não fui pra China não kkkkkk.
    Comprei em janeiro um 5T 8Gb Ram aparelho incrível... Rápido ,bonito ,leve resiste (uso uma case da Spigen) e carrega muito rápido !!
    Só alegria...até passou na minha cabeça em pegar um oneplus 6.... Mas aí já saiu o 6T...
    Enfim resolvi esperar mais uns 2 anos.... Mas com toda certeza vou de oneplus novamente.

    Adilson Oliveira VazDouglas


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 18/12/2018 Link para o comentário

    A única coisa que eu não gosto da Oneplus são os lançamentos semestrais, considerando que eles lançam apenas um tipo de aparelho é claro. Fica igual a Sony, você meio que não consegue acompanhar a evolução total da marca.
    Mas é claro que mesmo com um Oneplus 5T ainda é possível ter um excelente top de linha afinal as especificações são excelentes.

    Pedro HenriqueHenrique Ariel


    • 9
      Jader Bravo 19/12/2018 Link para o comentário

      da sim pra acompanhar, pq vc consegue vender o aparelho que comprou ha 6 meses sem perder 1 real, pq os importados aqui são valorizados. aí o investimento no novo é bem pequeno pra acompanhar a tecnologia.


  • Maycon Oscar Paes 3
    Maycon Oscar Paes 18/12/2018 Link para o comentário

    Tenho um op3t a cerca de um ano e meio, não tenho nenhuma necessidade de trocar de aparelho mesmo com apenas 5% do armazenamento de 64gb (não tenho arquivos grandes, só sou um acumulador de apps afinal nunca se sabe quando irá precisar de um "nível" não é mesmo? Hahaha) contínuo com um aparelho rápido e que acompanha jogos atuais, os únicos receios que tenho hoje do aparelho é a duração de bateria, que pelo ano do mesmo e o snapdragon 821 com 6gb de ram não ser o melhor conjunto eficiência kkkk, mas que com o dashcharger consigo ter de 0 a 100% em cerca de 1h e 20min, e de 15 à 80% em 30min, não é um grande problema para mim, e a outra coisa é algo que já comprei ciente, foi o acaso de eu ter conseguido quebrar a lente da câmera traseira que importando eu mesmo consigo trocar, mas de resto estou tranquilo, pretendo continuar com este belo aparelho, acredito eu, que mais uns 2 anos sem problemas, desde que peguei o meu 1+ nunca formatei ou restaurei para os padrões de fabrica, não tenho pretensão nenhuma de ir para outra marca. Talvez considerar às "irmãs", vivo e OPPO, mas com total certeza oneplus está no coração. Hahaha obrigado pela atenção quem acompanhou até aqui.

    Adilson Oliveira VazDouglasPedro Henrique


  • Ralf Alencar 34
    Ralf Alencar 18/12/2018 Link para o comentário

    Vejo a o one plus com bons olhos, mas não quero um. Todos que conheço amam os aparelhos mas já tiveram algum problema.


    • 9
      Jader Bravo 19/12/2018 Link para o comentário

      então vc conhece poucas pessoas, pq todos q eu conheço nunca tiveram problemas e eu tbm já tive 1 e adorei. falta somente ip68 pra ficar perfeito.


  • 33
    Pedro 18/12/2018 Link para o comentário

    Como dizem por ai, não largo mais o osso One plus 6 me libertou do supérfluo e atrasado.


    • Guilherme 26
      Guilherme 18/12/2018 Link para o comentário

      Atrasado é um aparelho ser considerado top de linha e não ter nem uma certificação contra água.


      • Marcos Olimpio megda Junior 3
        Marcos Olimpio megda Junior 18/12/2018 Link para o comentário

        Certificação contra água é interessante, claro, mas longe de ser prioridade pra grande maioria das pessoas.
        Atraso é o carregamento da samsung ser tão lento atualmente, entre outras coisas. Ja tive samsung desde o S2 e nao volto nem fodendo. São ótimos aparelhos, mas todos que tive lentificaram muito rapido. Meu oneplus tem mais de um ano e roda como o dia que tirei da caixa

        Adilson Oliveira VazPedro Henrique


      • 33
        Pedro 18/12/2018 Link para o comentário

        IP é perfume vagabundo pra deixar o aparelho muito mais caro se der problema você vai levar na Ass. Téc eles alegam Oxidação e você perde a garantia tive Samsung Sony Motorola e LG com IP e todos eu perdi a garantia, 1000 vezes melhor é comprar uma capinha protetora de agua vendida por outros fabricantes ou até mesmo aquelas de 10 reais de plastico são mais confiáveis, pra mim a certificação IP é uma piada de mau gosto um item desnecessário pois não funciona 100% não lhe da garantia é somente para arranacar mais dinheiro do povo.

        Pedro Henrique


      • 33
        Pedro 18/12/2018 Link para o comentário

        O principal problema da Samsung são atualizações é uma vagabundagem tremenda dela por ser a numero 1 no mundo, da até nojo ver uma empresa prestar um serviço tão asqueroso e atrasado perante a concorrência


  • Ramon Vargas 22
    Ramon Vargas 18/12/2018 Link para o comentário

    O aumento dos preços da marca no Brasil (através da importação, obviamente) foi exponencial, mas isso não é culpa exclusiva da OnePlus.

    Sim, a marca subiu seus preços, e isso é ruim. Mas o aumento não foi tão grande assim.
    O problema é que importar está ficando cada vez mais difícil e mais custoso.

    Atualmente tenho um OP 5T e estou muito feliz com ele.
    É um smartphone perfeito ? NÃO !
    Tem falhas, por óbvio. Mas eu importei e paguei 2k nele em dezembro/2017, quando fiz a compra.
    Certamente é um celular de um nível muito acima dos aparelhos que custavam esse preço à época.

    Sou fã da marca, e torço pra que continue crescendo e evoluindo !

    Juliano OlivettiPedro HenriqueTiago Hastenteufel


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 18/12/2018 Link para o comentário

    Uma marca formidável, com excelentes dispositivos.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.