Zuckerberg quer integrar WhatsApp, Instagram e Messenger em nova plataforma
Executivo anuncia plano para uma plataforma de comunicação integrada focada em privacidade e segurança. Usuários dos apps poderão "conversar" entre si, mas aplicativos ainda existirão separadamente.
Em um longo post em seu perfil no Facebook o fundador da empresa, Mark Zuckerberg, detalhou uma ambiciosa visão para uma nova plataforma de comunicação focada na privacidade. De acordo com o executivo, em um futuro próximo tal plataforma será ainda mais importante que os serviços “abertos” existentes hoje, como o próprio Facebook.
Zuckerberg diz acreditar que “o futuro da comunicação será cada vez mais voltado a serviços privados e criptografados, onde as pessoas podem ter a confiança de que o que dizem umas para as outras ficará em segurança e que suas mensagens e conteúdo não estarão disponíveis para sempre. Este é o futuro que espero que possamos criar”.
Segurança e privacidade serão os principais pontos
Um dos principais pilares de tal plataforma, segundo Zuckerberg, seriam as interações privadas: “as pessoas devem ter espaços íntimos onde tem controle sobre quem pode se comunicar com elas e a confiança de que ninguém mais pode acessar o que compartilham”, diz ele.
Segurança, criptografia de ponta a ponta e “permanência” reduzida dos dados são outros pontos importantes. “Não vamos manter mensagens ou histórias por mais tempo do que o necessário para oferecer o serviço ou por quanto tempo as pessoas queiram”, promete.
Além disso, o executivo afirma que “informações sensíveis não serão armazenadas em países com histórico de repressão a direitos civis ou liberdade de expressão, para que não possam ser acessadas indevidamente”.
Serviços de mensagens serão integrados
O primeiro passo para a realização desta nova visão é a interoperabilidade: “pretendemos começar possibilitando que você envie mensagens para seus contatos usando qualquer um de nossos serviços, e estender esta interoperabilidade também para mensagens SMS. Claro, isso será opcional, e você será capaz de manter suas contas separadas se quiser.”
Na prática, isso significa que em um futuro próximo um usuário do Facebook Messenger poderá enviar uma mensagem para um contato do Instagram ou WhatsApp, por exemplo. Segundo Zuckerberg, esta abordagem trará vantagens em privacidade, segurança e conveniência para todos.
Como exemplo, ele cita que muitas pessoas vendem itens no Facebook Marketplace, e com o novo sistema um comprador poderá enviar uma mensagem para o WhatsApp do vendedor sem que este tenha que expor seu número de telefone. Por sua vez, o comprador não terá que se preocupar com qual plataforma usar para entrar em contato. E todos serão protegidos por criptografia de ponta a ponta.
Quanto tempo isso vai levar?
Zuckerberg não dá uma data para a realização de seu plano, dizendo apenas que ações serão tomadas gradualmente, “durante o ano que vem e além”, frisando que muito do trabalho ainda está em fases iniciais. Segundo o executivo, a empresa se compromete em consultar “especialistas, defensores dos direitos civis, parceiros da indústria e governos - incluindo forças policiais e agências reguladoras - em todo o mundo para tomar as decisões certas.”
Ao encerrar o post, Zuckerberg afirma: “acredito que devemos trabalhar rumo a um mundo onde as pessoas possam conversar de forma privada e viver livremente sabendo que suas informações só serão vistas por aqueles que eles querem que as vejam, e que não ficarão disponíveis para sempre. Se pudermos mover o mundo nesta direção, ficarei orgulhoso da diferença que fizermos”.
Não sei porque estou desconfiado de algo em relação a segurança a longo prazo, embora utilizo pouco o Facebook, Messenger e WhatsApp...
....a quem ache esse Zuck maluco, mais esse cara é muito esperto....vai escapar de um monte de prováveis processos e de quebra vai lucrar mais ainda com o fluxo da rede maior e mais localizada ....
se esse cara passa a perna nos amigos que conhece, imagina aqueles que não conhece....
A verdade é: Esse mesenger do facebook tem que acabar. kkkkkkk. App pesado que so incomoda, eu não uso.
Acredito que será, num futuro próximo, a fusão de todos esses aplicativos num só.
Algo me diz que isso não vai ser coisa boa.
Aguardemos
A ideia parece ser boa, integrar os três principais serviços do Facebook em um só aplicativo.
Quanto a questão da privacidade, a verdade é que não existe privacidade na internet. De um jeito ou de outro, nossos dados serão utilizados, seja para nos auxiliar ou não. Tanto que a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas precisam de dados para funcionar.
Quem quiser, pode continuar a utilizar o Facebook, o WhatsApp e o Instagram separadamente.
Será que a saída será o telegram, pois se juntar todos esses ai, meodeos.
Espero que sim, deletei o Facebook, Instagram, estou louco pra deletar o Whatsapp.
O Zuckerberg vai acabar com tudo desse jeito, pqp!
Isso tá me cheirando merda...
Vai cagar tudo.