Alcatel será substituída pelas marcas Semp e TCL no Brasil
A Alcatel vende smartphones há bastante tempo no Brasil, sendo a série Idol a mais recente e popular. A mudança é parte da estratégia da Semp TCL de centralizar novos lançamentos que irão manter o selo da parceria entre ambas as marcas, que começou em 2016.
A Semp deixou de ser Semp Toshiba em 2016, quando a marca brasileira encerrou sua parceria com a japonesa. Desde então, a TCL passou a ser o outro lado da aliança na fabricação de televisores, smartphones e outros produtos. A marca Alcatel veio dentro do pacote sob a tutela da TCL, mas que em breve deixará de existir no Brasil para que ambas as empresas possam apostar em um selo próprio.
Gerida pela TCL, a Alcatel dará espaço as marcas distintas Semp e TCL que devem estrear produtos diferentes nos segmentos de entrada, intermediário e intermediário premium, conforme apurado pelo site Olhar Digital. Reinaldo Paleari, gerente de produto da Semp TCL, informou ao site que o estoque de produtos da Alcatel não será reabastecido assim que as últimas unidades forem vendidas: “Nós não colocamos mais lançamentos da Alcatel no mercado. Nós lançaremos, agora, dentro de um escopo de marca ou Semp ou TCL.
O executivo diz ainda que só o Brasil e a Argentina receberão produtos com a nova marca Semp TCL. A Semp deve ficar responsável pelos modelos de entrada, com flip e conexão 2G ou 3G, enquanto a TCL irá seguir com modelos semelhantes ao lançado no ano passado, como o T7, smartphone que traz 3 GB de memória RAM e assume o segmento intermediário.
Vale lembrar que a Alcatel seguirá oferecendo suporte pós-venda as produtos que estiverem dentro da garantia, mesmo após a saída da marca. Durante o MWC 2019, em Barcelona, a TCL apresentou novos smartphones intermediários e até produtos dobráveis, que devem chegar ao país a qualquer momento em parceria com a Semp.
O que você achou da mudança?
nem sempre ching ling. As chinesas estao melhorando
TCL = TUDO CHING LING
PIOR CELULAR DO MUNDO KK
Recebi o Android 9 no Galaxy S9. Muito bonito!
Para o Brasil, só vem lixo.
A Alcatel, Tem bons aparelhos, mas para poder ter um, só importando mesmo.
Os que vendem aqui, é o resto do resto.
Que porcaria, quando vc está se adaptando a marca, eles vem e tiram de linha. Comprei um Alcatel 3c a seis meses mas infelizmente já deu pau.
Não se pode generalizar um caso isolado.
A Alcatel está no mercado brasileiro há anos, e a cada ano que passava, a relevância foi diminuindo.
Comprei dois tablets Semp para meus filhos. Deram problemas, para conseguir assistência que estava na garantia foi muito, mas muito complicado. Tive que pegar declaração do Carrefour etc. Enviar o equipamento película correio, muito demorado, burocrático. Não gostei.
Vai ter de chegar com um marketing forte e preços muito competitivos pra conseguir ganhar mercado.
A Semp vai ajudar muito nas vendas aqui no Brasil pois sem parceria com uma conhecedora dos desafios no mercado brasileiro ocorre insucesso, como o exemplo da vinda da Xiaomi pela primeira vez.
Já eu acho estranho a opção de manter as duas marcas (Semp e TCL) como ofertantes de produtos. Se é pra não criar uma só submarca da parceria, como SempTCL por exemplo, então poderiam ter mantido ainda a Alcatel como terceira marca do grupo, e assim continuar tirando proveito de sua fama já conquistada ao invés de finalizá-la de imediato e arriscar com marcas pouco conhecidas nesse mercado.
E o anúncio do fim da Alcatel vai fazer cair as vendas dos produtos dessa marca pois não se confia apenas no tempo da garantia, é preciso pensar também na capacidade de assistência pós garantia.
Não sei se será melhor essa estratégia, agora, seria interessante produzir dispositivos melhores, principalmente em qualidade.
Pois é. O Smartphone Alcatel mais forte comercializado aqui é no máximo comparado a um intermediário inferior nas outras marcas atuantes aqui.
Se a TCL vier com Smartphone forte igual vem com suas TVs 4k com um preço super vantajoso no mercado, serei um dos que vai aderir a marca.
TCL vende excelentes tvs com um preço muito bom, se chegar no mercado assim, na certa que vai dar uma revirada.
Cara, estou brigando com a TCL no Facebook. Eu e umas 500 pessoas. Produto é um lixo. Vende muito, mas vende porcaria. As reclamações são imensas. Inclusive de vendedores obrigados a empurrar essas merdas ao consumidor. Se vierem com smartphones, fuja deles
Eu estou com muita raiva dessa porra da TCL está merda nunca teve smartphones agora rouba a Alcatel do Brasil.
TCL Esses merdas não produz o seu próprio smartphone e usa outra esta empresas muito fuleiras.
Eu sempre comprei Alcatel eu nunca compro está merda de TCL tomara que está TCL Vai a falência no Brasil.
Eu sempre comprei Alcatel e nunca me arrependo o meu primeiro foi um pixi 4007e e ai eu gostei tanto da Alcatel que depois troquei por Idol Mini e depois comprei outro POP3 e troquei de novo por um PIXI 4 6 e gostei do tamanho da tela e depois eu queria um smartphone com mais gigas e ai comprei um um a3 XL e amei ele e ai o meu irmão queria um smartphone com 32GB as outras marcas era bem cara e ai ele quis um a3 XL MAX e depois do irmão veio meu pai querendo um de 32gb também e ai comprei um a5 led pro meu pai e neste tempo os meus smartphones nunca deu problema e também nem para assistência.
A Alcatel vai fazer falta para mim to muito triste e muito angustiado com TCL E ALCATEL!
No ramo de smartphones, a Alcatel sempre foi uma marca da TCL.
E o que ela está fazendo é simplesmente reposicionando seus negócios em um mercado que já não proporcionava resultados satisfatórios (se é que em algum dia proporcionou).
Na prática, já até tivemos uma prévia do que aconteceu em 2018: os aparelhos continuam sendo da Alcatel, mas só virão pra cá com outra marca.
Nem na UX você verá muita diferença, na realidade.
Estratégia de vendas estranha
Pior que é mesmo vai adiantar alguma coisa tomara que TCL não consiga Vender nenhum smartphone
Trocou o conhecido pelo quase não conhecido, será que fizeram certo?
Não que a Alcatel fosse super conhecida...
E a Semp ainda está na memória de muita gente.
E pense que tudo isso é um "reset". A ideia é que as novas marcas se façam conhecidas, mesmo que "do zero".
Realmente não entendo de marketing. Depois de investirem na marca Alcatel, patrocinando time de futebol, propagandas e finalmente se estabelecer no mercado, principalmente o de entrada com produtos de boa qualidade e preço competitivo, abandonam apesar dela continuar em diversos países... é, vai entender...