Review do DJI Neo: O Melhor Drone para Selfies

nextpit DJI Neo
© nextpit

Ler em outras línguas:

O DJI Neo consegue um equilíbrio impressionante por R$ 2200: é um drone de selfie totalmente automático para fotos perfeitas no YouTube e no Instagram e também um minidrone rápido e manobrável. Descubra o que o bastão de selfie voador com genes de corrida pode fazer na realidade com a análise do DJI Neo feita pelo nextpit.

DJI Neo

Prós

  • Variedade de modos de voo, controle e gravação
  • Ótimas características de voo e controles sofisticados em todos os modos
  • Aplicativo completo para iOS/Android
  • Boa estabilização de imagem e qualidade de imagem decente
  • Extremamente compacto e leve

Contras

  • Curto alcance com controle via smartphone (WLAN)
  • Qualidade de imagem muito fraca para telas grandes
  • Detecção limitada de obstáculos
DJI Neo
DJI Neo
DJI Neo: Todas as ofertas

Design e operação do DJI Neo

O DJI Neo cinza claro é realmente pequeno. Medindo apenas 15,7 x 13,0 cm, ele é tão longo quanto a palma da minha mão e cerca de 50% mais largo. Ele cabe facilmente no bolso de minha jaqueta de inverno e, com 135 g, é quase imperceptível. No entanto, não se deixe enganar pelo formato mini - o drone realmente tem muito a oferecer!

Os aspectos mais importantes a serem observados:

  • Dimensões: 130 × 157 × 48,5 mm.
  • Peso de decolagem, incluindo a bateria: aprox. 135 g.
  • Peso da bateria: aprox. 45 g.
  • Modos de voo: Controle via drone, controle via aplicativo, controle via aplicativo e controle remoto, controle via controle remoto e óculos de vídeo.
  • Modos de voo automático: Seguir, drone, círculo, foguete, holofote, direção, hélice, bumerangue.
  • Recursos de segurança: proteção da hélice, retorno para casa (RTH).

Conforme mencionado nos pontos acima, há três maneiras básicas de controlar o drone: completamente autônomo, por meio do aplicativo para smartphone, por meio do aplicativo para smartphone com um controle remoto ou por meio de óculos de vídeo. Quais são as vantagens e desvantagens dos diferentes modos?

Controle automático do DJI Neo

Na parte superior do DJI Neo, você encontra dois botões, quatro LEDs redondos e um alongado, bem como seis ícones de LED iluminados. Isso é tudo o que você precisa para controlar o drone. Ao tocar e, em seguida, pressionar e segurar o botão inferior, você pode ligar o DJI Neo, enquanto os cinco indicadores LED mostram o status da bateria.

Usando o botão superior, você pode escolher entre um dos seis modos de voo, representados pelos pequenos símbolos. O sexto modo é um "Slot personalizado", que você pode atribuir a um dos outros três modos atuais. Um toque longo no modo de seleção aciona o processo de lançamento:

  • Coloque o drone na palma da sua mão e segure-o firmemente na altura da cabeça com a câmera voltada para você.
  • O drone reconhece seu rosto e anuncia o início de sua "jornada".
  • O DJI Neo inicia a manobra de voo selecionada e tira fotos ou grava vídeos automaticamente.

A manobra de voo sempre termina com você. Basta estender a palma da mão e o drone pousará automaticamente. Por mais louco que isso pareça, geralmente funciona muito bem na realidade.

Controle do DJI Neo usando o aplicativo

Se quiser ter mais controle, você pode conectar o DJI Neo ao app de celular. Para fazer isso, o drone inicia uma rede Wi-Fi e você conecta seu smartphone a ela. No teste, isso geralmente funcionou após a configuração inicial, embora tenhamos tido que passar pelo assistente de conexão algumas vezes. Isso levou apenas alguns segundos, mas ainda é um pouco incômodo. Esperamos que uma futura atualização de firmware ofereça uma solução.

O processo de lançamento é quase idêntico às três etapas mencionadas acima para o controle do drone sozinho. Selecione o modo desejado no aplicativo, pressione o botão Iniciar e segure o drone na palma da mão em frente ao seu rosto.

A primeira vantagem do aplicativo é como você pode personalizar os diferentes modos. No modo de acompanhamento, por exemplo, você pode determinar a distância ou a altitude em que o drone voa atrás de vocês. No modo de órbita, você pode especificar o raio em que o drone voa ao redor de você.

Voltaremos a falar sobre as várias manobras de voo com mais detalhes em breve. A segunda vantagem do aplicativo é como você pode visualizar a imagem de vídeo e monitorar se o drone está capturando a seção correta da imagem o tempo todo.

Em terceiro lugar, você também pode controlar o drone remotamente por meio do aplicativo, embora a diversão seja bastante limitada com os controles digitalmente responsivos. Você só pode girar o drone em voo - ou não. Não é possível iniciar a rotação suavemente ou variar a velocidade de rotação, e os vídeos ficam agitados. No entanto, quando se trata de fotos que documentam um canteiro de obras, isso realmente não importa. Quanto aos fãs de vídeo, há os controles remotos da DJI ou as manobras pré-programadas.

Controle remoto do DJI Neo

Como mencionado no início, o DJI Neo suporta vários controles remotos do fabricante. O RC-N3 está incluído no "Fly More Combo". Você pode fixar um smartphone na parte superior do controle remoto, de onde se conectam ao smartphone usando um adaptador USB-C ou Lightning.

Outra vantagem: em vez de usar Wi-Fi no modo de aplicativo, o controle remoto usa um padrão sem fio proprietário que melhora significativamente as características de voo. Voltaremos a esse assunto mais tarde na seção de comportamento de voo.

Controle do DJI Neo com o uso de óculos de proteção

Infelizmente, não tivemos nenhum óculos de vídeo DJI disponível para testar esse recurso durante o período da análise. No entanto, por uma questão de integridade, não queremos deixar de oferecer essa opção a vocês. O aspecto especial desse recurso é que você não precisa mais de um smartphone para voar - o DJI Goggles 3 com o módulo sem fio integrado assumirá o controle.

Modos de voo automáticos

O DJI Neo oferece um total de oito modos de voo automáticos, todos eles executados de forma totalmente autônoma e, idealmente, começam e terminam na palma da sua mão. A menos que seja explicitamente mencionado, o Neo também inicia a gravação de vídeo no momento em que decola.

Esses cinco modos podem ser selecionados por meio de ícones dedicados no próprio drone: Follow, Dronie, Circle, Rocket e Spotlight. Há mais três opções para o sexto ícone no drone, que é um slot personalizado: Direction Tracking (Rastreamento de direção), Helix (Hélice) e Boomerang (Bumerangue). Em vez de descrever esses modos em detalhes, recomendo o seguinte vídeo da DJI, que explica como eles funcionam:

Esses modos de voo automático funcionaram como prometido na análise e proporcionaram fotos muito legais. Se você quiser iniciar os modos diretamente pelo drone, vale a pena configurá-los com antecedência pelo aplicativo. Como dito: certifique-se de que o Neo tenha um caminho livre para a manobra planejada, pois não há detecção de colisão devido à falta de sensores.

Características de voo do DJI Neo

O DJI Neo parece um brinquedo, e o preço de R$ 2.200 para a versão básica não sugere necessariamente que ele seja um drone de corrida. No entanto, o pequeno drone é impressionante em termos de velocidade e capacidade de manobra, especialmente para iniciantes.

Os fatos mais importantes:

  • Velocidade máxima de subida: 0,5 m/s (modo cine), 2 m/s (modo normal), 3 m/s (modo esportivo).
  • Velocidade máxima de descida: 0,5 m/s (modo cine), 2 m/s (modo normal), 2 m/s (modo esportivo).
  • Velocidade horizontal máxima: 6 m/s (modo normal), 8 m/s (modo esportivo), 16 m/s (modo manual).
  • Tempo máximo de voo: 17 minutos (18 minutos sem proteção da hélice).
  • Distância máxima de voo: 7 km.
  • Capacidade da bateria: 1.435 mAh.

Assim como as várias manobras automáticas, o DJI Neo também é absolutamente estável no ar ao ser controlado manualmente. Os sensores ópticos na parte inferior do drone ajudam a mantê-lo estável mesmo com ventos fracos. Não tivemos a oportunidade de testá-lo em uma tempestade, mas, de acordo com a fabricante, o Neo é capaz de voar com uma força de vento máxima de 4 (8 m/s).

Voar é particularmente divertido com um dos controles remotos dedicados da DJI. Em vez de Wi-Fi, a comunicação entre o piloto e o drone ocorre por meio de um canal de rádio especialmente projetado, de baixa latência e maior alcance. Na análise, as primeiras quedas de rede ocorreram a uma distância de cerca de 10 a 50 metros.

De acordo com a DJI, o controle remoto RC-N3 do pacote "Fly More" tem um alcance de até 10 km em áreas de baixa interferência. Mesmo em cidades, o alcance deve ser de 1,5 a 3 km. Além do alcance, a latência também foi aprimorada. De acordo com o fabricante, a pausa significativa na operação da Wi-Fi se torna um atraso quase imperceptível de 120 ms, pelo menos para quem não está na pista.

Falando em pilotos: o DJI Neo voa a velocidades de até 21,6 km/h no modo normal e até 28,8 km/h no modo esportivo. Isso já é bastante espetacular quando se voa manualmente e é suficiente para perseguir a maioria dos corredores, skatistas ou ciclistas de montanha. Se você voar manualmente sem estabilização, pode atingir velocidades de até 57 km/h. Pelo menos eu só sou rápido assim em uma bicicleta em queda livre.

Por último, mas não menos importante, o GPS integrado deve ser mencionado. Se o drone perder a conexão com o smartphone ou se o piloto perder o senso de direção, é possível usar uma função de retorno para casa - o DJI Neo voa até o ponto de partida. O posicionamento por GPS também evita que o drone seja lançado em áreas proibidas ou voe para essas áreas. Aeroportos ou outras infraestruturas críticas.

A DJI afirma que a duração da bateria é de 17 minutos com a proteção da hélice instalada como padrão. Na realidade, dependendo das manobras de voo, obtemos cerca de 10 a 13 minutos por bateria. Embora esse número não seja ruim, não é suficiente para filmagens de vídeo mais complexas ou passeios turísticos mais longos com suporte aéreo.

O incômodo é que as baterias de reposição não podem ser carregadas diretamente via USB-C, mas sim no próprio drone ou no adaptador de carregamento do pacote "Fly More".

O carregamento da bateria no próprio drone leva 50 minutos de 0 a 100%, pelo menos de acordo com o fabricante. O adaptador de carregamento requer 60 minutos para recarregar três baterias completamente vazias.

Qualidade de imagem do DJI Neo

Embora o DJI Neo ofereça significativamente menos equipamentos de câmera do que os outros drones da DJI, isso não é algo ruim, na verdade. Pelo menos quando se trata de uso particular ou para gravações em mídias sociais, a qualidade é suficiente, mesmo que os modelos mais caros do fabricante estejam visivelmente uma classe acima.

Especificações da câmera:

  • Câmera: 1/2 polegada, 12 megapixels, F2.8, campo de visão de 117,6°, equivalente a 14 mm.
  • Estabilização de imagem: gimbal de eixo único, estabilizador de imagem digital (EIS).
  • Modos de vídeo: 4K60 (4:3) sem EIS, 4K60 (16:9) com EIS, 1080p60 (9:16) com EIS.
  • Memória: 22 GB de memória interna, sem slot para cartão SD.

A DJI Neo tem um sensor de imagem de 1/2 polegada com uma resolução de 12 megapixels. Isso é mais ou menos equivalente ao equipamento de câmera que era padrão nos principais smartphones até 2019 - e mais ou menos equivalente ao que está instalado nos atuais smartphones de nível básico. A qualidade da imagem do DJI Neo também está mais ou menos nesse nível.

Embora os vídeos em 4K tenham uma resolução muito alta em teoria, os detalhes parecem menos claros. Isso não é tão perceptível em uma tela de smartphone, mas em um monitor de notebook relativamente novo, as gravações parecem bastante granuladas, mesmo para fotos à luz do dia, e as cores parecem um pouco opacas. O intervalo dinâmico também é moderado. Em comparação com as atuais câmeras de smartphones topo de linha, as áreas claras da imagem são rapidamente superexpostas. Como mencionei, isso não é tão perceptível em uma tela de smartphone.

No entanto, a estabilização de imagem é impressionante: os vídeos do DJI Neo parecem suaves e como se tivessem sido filmados sobre trilhos - o gimbal de eixo único e o estabilizador eletrônico fazem um trabalho muito bom aqui. Não acredite apenas na minha palavra, veja você mesmo:

Você deve comprar o DJI Neo?

O DJI Neo está disponível em três opções, que realmente valem a pena devido aos descontos substanciais em comparação com a compra dos componentes individuais separadamente. Pelo menos as duas opções mais econômicas são realmente interessantes. O conjunto básico por R$ 2.200 é adequado para quem está procurando uma câmera de selfie voadora. De acordo com a fabricante, uma carga de bateria é suficiente para pelo menos 20 lançamentos e vídeos curtos com o bastão e, ainda assim, eu concordaria com a avaliação da DJI de que é suficiente para uma pessoa comum.

E é exatamente aí que está a limitação: se você quiser tirar mais do que apenas algumas selfies, precisará de baterias adicionais e, idealmente, da base de carregamento para carregar e voar. É aqui que o "Fly More Combo" compensa rapidamente, pois ele vem com o controle remoto, o que abre um mundo totalmente novo de voos e filmagens.

Onde comprar o DJI Neo

Você pode comprar o DJI Neo em três configurações diferentes:

  • Além do drone e de uma bateria, a versão básica de R$ 2.200 inclui hélices sobressalentes, ferramentas para trocá-las e um cabo de carregamento.
  • Por R$ 4.000, o "Fly More Combo" também inclui um controle remoto para acoplar a um smartphone e um estojo de carregamento de bateria para as três baterias incluídas. Analisamos essa versão do DJI Neo.
  • O "Motion Fly More Combo" inclui um controle para operação com uma mão (DJI RC Motion 3) e óculos de vídeo (DJI Goggles 3), mas estava indisponível na loja oficial da marca no Brasil.

Se você já possui hardware da DJI, também pode usar vários acessórios compatíveis com o DJI Neo. Esses acessórios podem ser, por exemplo, os controladores mencionados acima ou os óculos de vídeo do "Fly More Combo" ou outros controladores da DJI, como o Avata 2.

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o nextpit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Ir para o comentário (0)
Stefan Möllenhoff

Stefan Möllenhoff
Head of Content Production

Stefan gathered his first tech journalism experiences in 2004 – and works in this field full-time since 2008. His enthusiasm for everything digital started already in the 80s with a Sharp MZ700. The smartphone enlightenment came 2002 with a Symbian IRC client for his Nokia 7650. Currently, Stefan is sometimes behind the camera, sometimes writing but mainly taking care of organisational aspects at NextPit. Leisure time consists of cooking, fitness, bouldering, running and everything that has to do with AI and the concept of a Singularity.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
Sem comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.