YouTube parou de funcionar? Veja como solucionar o problema
Cada dia mais popular com o aumento no consumo de vídeos online, o YouTube é a principal referência da categoria, com todo o tipo de conteúdo. O serviço pode ser acessado no celular, PC ou televisão, estando presente até em consoles de videogames. Mas o que fazer quando o YouTube para de funcionar ou fica fora do ar? Confira algumas soluções abaixo.
Apesar de contar com toda a infraestrutura internacional do Google, o YouTube volta e meia fica indisponível, afetando tanto os acessos por aplicativo quanto pelo navegador. Para descobrir porque o serviço está indisponível, siga estas dicas:
- Antes de mais nada, veja se o próprio YouTube está com problemas. Esta página informa se a empresa está ciente de falhas e se já trabalha em uma correção;
- Vale a pena conferir o site Down Detector, no qual você também pode avisar de problemas.
Caso o gráfico do Down Detector indique um aumento muito grande de problemas, sua cor mudará de azul para vermelho. Neste caso, a causa provavelmente está no próprio serviço e aí o jeito é esperar que o Google resolva a falha.
Se os dois sites indicam um funcionamento normal, é hora de colocar a mão na massa. Por via das dúvidas, reinicie o aplicativo ou página do YouTube. Não custa ainda atualizar o app, o que pode ser feito nas lojas de aplicativos do Android e iOS.
Outras sugestões do YouTube em sua página de ajuda são:
- Desativar a conexão de dados móveis e ativá-la novamente (no caso de acesso via rede móvel);
- Reiniciar o roteador de internet (no caso de acesso via Wi-Fi);
- Reiniciar o navegador e o aparelho;
- Acessar o site do YouTube com outro navegador;
- Limpar o cache do aplicativo no Android.
Uma possibilidade, ainda que rara, é que apenas a sua operadora de internet esteja com problemas de acesso ao YouTube. Infelizmente, para confirmar isso é preciso ter outra conexão à internet. Neste caso, se estiver acessando o serviço pelo Wi-Fi, confira se o acesso é reestabelecido ao alternar para o 4G, e vice-versa.
Em casos extremos, é possível que esteja acontecendo alguma incompatibilidade da versão atual do aplicativo com o smartphone. Aqui, a solução envolve voltar para uma versão anterior do app, o que pode ser feito revertendo o YouTube para o aplicativo de fábrica do celular (que também pode ser incompatível com o serviço atual), ou instalando versões antigas do app, o que pode exigir uma configuração no aparelho. Confira neste guia da Camila algumas alternativas para fazer o downgrade.
Por último, vale relatar o problema ao perfil no Twitter @TeamYouTube, apesar da conta publicar praticamente apenas em inglês, eles respondem dúvidas também em português.
Em resumo, caso a reinicialização do app/navegador e da conexão não resolva o problema, o mais provável é que o próprio YouTube esteja com indisponibilidade no serviço, o que pode ser uma boa chance para experimentar serviços alternativos de streaming de vídeos.
Fonte: Google
Limpar o cachê do app também ajuda , fiz isto quando o app travou e voltou ao normal