Vulkan! É assim que o Google vai melhorar a qualidade dos jogos no Android

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Entre as novidades mais esperadas para a próxima grande atualização do Android, está a compatibilidade do sistema com a API Vulkan. Mas o que isso vai trazer de bom para nós usuários? Fui atrás desta resposta e tudo o que você precisa saber é que isso pode dar um salto de qualidade no desempenho gráfico dos smartphones. Em outras palavras, jogar no celular será muito mais legal!

O que é a Vulkan?

A Vulkan é uma API gráfica open source desenvolvida sobre o guarda-chuva do grupo Khronos e que conta com apoio de diversas empresas de peso, como AMD, Valve, Nvidia, Intel e Qualcomm.

Sua biblioteca básica de códigos é herdada de outra API, a Mantle, cedida pela AMD para acelerar o processo de desenvolvimento. A Vulkan é feita para complementar tecnologias já existentes como o OpenGL e OpenGL ES.

O objetivo é que em um futuro próximo a Vulkan se torne padrão para a criação de soluções gráficas em 3D, tanto em PC quanto em dispositivos mobile.

Em outras palavras, jogar no celular será muito mais legal!

Os principais concorrentes são o Directx 12, desenvolvido pela Microsoft para Windows e Windows Mobile, e o Metal, desenvolvido pela Apple para iOS e OS X. Uma das vantagens da Vulkan é ser multiplataforma, permitindo integração com diferentes sistema operacionais e variados modelos de hardware.

Compatibilidade

A API é compatível com GPU Adreno 400 ou superior, Nvidia Tegra K1 ou superior,  Mali 600 ou superior  e PowerVR 6 Series ou superior. Entre os sistemas operacionais estão  Android, Tizen,  Windows, SteamOS e Linux.

Como a Vulkan funciona?

As APIs gráficas funcionam como uma ponte de comunicação entre o software e a camada mais baixa do dispositivo (CPU, GPU e RAM). Quanto melhor otimizada essa comunicação, mais o aplicativo ou game rodará sem engasgos e os gráficos serão mais fluidos - sempre de acordo com a capacidade do hardware, obviamente.

A API permite um desempenho melhor

No Android, até hoje, os desenvolvedores de apps com recursos em 3D são limitados a trabalhar com drivers que fazem a integração de forma automática com o hardware, limitando, assim, o processo de criação.

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Os gráficos dos jogos ficarão ainda melhores no seu aparelho / © ANDROIDPIT

A Vulkan atua justamente na melhor integração do gráfico em 3D com o hardware do aparelho. Oferecendo um melhor gerenciamento de recursos, a API permite um desempenho melhor. Além, é claro, de exigir menos do hardware.

De acordo com o grupo Khronos, a Vulkan minimiza a sobrecarga de driver para gráficos e oferece um controle direto sobre a GPU. Outra grande vantagem é a capacidade de trabalhar a GPU em paralelo aos diferentes núcleos de CPU, evitando assim limitar o desempenho ou a capacidade de todo o sistema.

Quando a Vulkan chega e o que vai melhorar?

O resultado são gráficos rodando mais lisos, com uma exigência menor de configuração do aparelho. No vídeo de demonstração a diferença é gritante:

O anúncio de que o Android teria suporte a nova API foi feito em agosto do ano passado pelo Google. A expectativa era que ela fosse implementada no Android Marshmallow, mas até agora isso não ocorreu.

Provavelmente a novidade chegará apenas para o Android 7.0 N. O novo sistema operacional deve ser anunciado durante o Google I/O, que acontece em maio. No evento, também deveremos ver na prática a Vulkan rodando no Android.

Se você é desenvolvedor e quer testar a Vulkan, a empresa atualiza diariamente o repositório no GitHub.

E aí, você também acha que o Android precisa melhorar a qualidade gráfica dos jogos que você tem no seu celular?

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72 Comentários
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  • 1
    Arthur Domingos 06/06/2017 Link para o comentário

    Por favor, se alguém puder me responder ficaria muito agradecido, O moto g3 Edição Turbo terá suporte a API Vulkan ?
    Pois eu vi que o meu processador (adreno 405) é memória RAM 2gb são suficientes!


  • 3
    Jeovane Felipe 19/10/2016 Link para o comentário

    Quero saber os games atuais q utilizam o Vulkan. Pelo q vi ate agora, apenas o Vainglory utiliza esta api.

    Arthur Domingos


    • 1
      Arthur Domingos 06/06/2017 Link para o comentário

      O emulador dolphin e o ppsspp já usam.


  • Emanuel Marques 5
    Emanuel Marques 10/08/2016 Link para o comentário

    Realmente é uma ótima noticia!
    Se está tecnologia for realmente fazer tudo o que prometi então você muito legal.
    Iniciativas como essas deviam aparecer mais. A criação da API Vulkan! vem do esforço de varias empresas e possui o seu código aberto para que todos possam ajudar a melhorar e corrigir possíveis defeitos.

    O Android e nos usuários do robozinho só temos a ganhar com a adoção dessa tecnologia de forma nativa pelo Android, ainda com a economia de bateria.


  • wlc zika 3
    wlc zika 24/07/2016 Link para o comentário

    Fuderam pro moto g3 👌😥


  • QueDato 1
    QueDato 02/07/2016 Link para o comentário

    Que pena! Meu Z3 Compact tem Adreno 330. Tomara que tenha uma "maneira xda" de contornar as coisas


    • Arthur Immich 8
      Arthur Immich 10/07/2016 Link para o comentário

      Né to lamentando com meu moto g3 versão mais básica que tem adreno 306


  • Daniel Ferreira 1
    Daniel Ferreira 24/05/2016 Link para o comentário

    Ótima notícia espero que não demore pro top de linha....da Samsung


  • 3
    Victor Souza Costa 12/03/2016 Link para o comentário

    Moto x 2 que e bom nada so por causa da API


  • Bruno da Silva Santos 31
    Bruno da Silva Santos 23/02/2016 Link para o comentário

    Muito bom, grande passo para o Android.


  • 10
    Victor 22/02/2016 Link para o comentário

    Eu de boa no lollipop e já estão esperando Android N tá louco.


  • thiago araujo S. 13
    thiago araujo S. 22/02/2016 Link para o comentário

    será que o Moto X Style vai se compatível com essa tecnologia ? alguém pode me tira essa dúvida?


    • 44
      Conta desativada 22/02/2016 Link para o comentário

      Sim.


  • 4
    Lucas Santos 21/02/2016 Link para o comentário

    Eu já estava ficando até animado eis que chega a parti "provavelmente a novidade chegará apenas para o Android 7.0 N"😂😂😂sendo que eu ainda tô na 4.4.4 no gran prime


  • Dener Gonçalves 10
    Dener Gonçalves 20/02/2016 Link para o comentário

    os gráficos hoje já são bem incríveis, tenho um controle ipega para android a experiência é melhor ainda. Agora o problema são as baterias que com nem meia hora de jogo já está no vermelho.
    Mas que essa melhoria chegue logo!!


  • 99
    Conta desativada 20/02/2016 Link para o comentário

    Se for para melhorar...
    Que venha...


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 20/02/2016 Link para o comentário

    Esperar pra ver!


  • Vasco Gondim 20
    Vasco Gondim 20/02/2016 Link para o comentário

    Android N só deve ser anunciado final do ano, grandes mudanças de versão não acontecem no meio do ano, no máximo um Android ainda Marshmallows 6.1 ou 6.2.


    • Lucas M 6
      Lucas M 21/02/2016 Link para o comentário

      Ele é anunciado agora na Google I/O e lançado no final do ano (outubro/novembro) com o Nexus, assim como foi o Marshmallow


  • Rodolfo Cristiano 28
    Rodolfo Cristiano 19/02/2016 Link para o comentário

    Toda melhoria eh sempre bem vinda.

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