Vulkan! É assim que o Google vai melhorar a qualidade dos jogos no Android
Entre as novidades mais esperadas para a próxima grande atualização do Android, está a compatibilidade do sistema com a API Vulkan. Mas o que isso vai trazer de bom para nós usuários? Fui atrás desta resposta e tudo o que você precisa saber é que isso pode dar um salto de qualidade no desempenho gráfico dos smartphones. Em outras palavras, jogar no celular será muito mais legal!
O que é a Vulkan?
A Vulkan é uma API gráfica open source desenvolvida sobre o guarda-chuva do grupo Khronos e que conta com apoio de diversas empresas de peso, como AMD, Valve, Nvidia, Intel e Qualcomm.
Sua biblioteca básica de códigos é herdada de outra API, a Mantle, cedida pela AMD para acelerar o processo de desenvolvimento. A Vulkan é feita para complementar tecnologias já existentes como o OpenGL e OpenGL ES.
O objetivo é que em um futuro próximo a Vulkan se torne padrão para a criação de soluções gráficas em 3D, tanto em PC quanto em dispositivos mobile.
Em outras palavras, jogar no celular será muito mais legal!
Os principais concorrentes são o Directx 12, desenvolvido pela Microsoft para Windows e Windows Mobile, e o Metal, desenvolvido pela Apple para iOS e OS X. Uma das vantagens da Vulkan é ser multiplataforma, permitindo integração com diferentes sistema operacionais e variados modelos de hardware.
Compatibilidade
A API é compatível com GPU Adreno 400 ou superior, Nvidia Tegra K1 ou superior, Mali 600 ou superior e PowerVR 6 Series ou superior. Entre os sistemas operacionais estão Android, Tizen, Windows, SteamOS e Linux.
Como a Vulkan funciona?
As APIs gráficas funcionam como uma ponte de comunicação entre o software e a camada mais baixa do dispositivo (CPU, GPU e RAM). Quanto melhor otimizada essa comunicação, mais o aplicativo ou game rodará sem engasgos e os gráficos serão mais fluidos - sempre de acordo com a capacidade do hardware, obviamente.
A API permite um desempenho melhor
No Android, até hoje, os desenvolvedores de apps com recursos em 3D são limitados a trabalhar com drivers que fazem a integração de forma automática com o hardware, limitando, assim, o processo de criação.
A Vulkan atua justamente na melhor integração do gráfico em 3D com o hardware do aparelho. Oferecendo um melhor gerenciamento de recursos, a API permite um desempenho melhor. Além, é claro, de exigir menos do hardware.
De acordo com o grupo Khronos, a Vulkan minimiza a sobrecarga de driver para gráficos e oferece um controle direto sobre a GPU. Outra grande vantagem é a capacidade de trabalhar a GPU em paralelo aos diferentes núcleos de CPU, evitando assim limitar o desempenho ou a capacidade de todo o sistema.
Quando a Vulkan chega e o que vai melhorar?
O resultado são gráficos rodando mais lisos, com uma exigência menor de configuração do aparelho. No vídeo de demonstração a diferença é gritante:
O anúncio de que o Android teria suporte a nova API foi feito em agosto do ano passado pelo Google. A expectativa era que ela fosse implementada no Android Marshmallow, mas até agora isso não ocorreu.
Provavelmente a novidade chegará apenas para o Android 7.0 N. O novo sistema operacional deve ser anunciado durante o Google I/O, que acontece em maio. No evento, também deveremos ver na prática a Vulkan rodando no Android.
Se você é desenvolvedor e quer testar a Vulkan, a empresa atualiza diariamente o repositório no GitHub.
Por favor, se alguém puder me responder ficaria muito agradecido, O moto g3 Edição Turbo terá suporte a API Vulkan ?
Pois eu vi que o meu processador (adreno 405) é memória RAM 2gb são suficientes!
Quero saber os games atuais q utilizam o Vulkan. Pelo q vi ate agora, apenas o Vainglory utiliza esta api.
O emulador dolphin e o ppsspp já usam.
Realmente é uma ótima noticia!
Se está tecnologia for realmente fazer tudo o que prometi então você muito legal.
Iniciativas como essas deviam aparecer mais. A criação da API Vulkan! vem do esforço de varias empresas e possui o seu código aberto para que todos possam ajudar a melhorar e corrigir possíveis defeitos.
O Android e nos usuários do robozinho só temos a ganhar com a adoção dessa tecnologia de forma nativa pelo Android, ainda com a economia de bateria.
Fuderam pro moto g3 👌😥
Que pena! Meu Z3 Compact tem Adreno 330. Tomara que tenha uma "maneira xda" de contornar as coisas
Né to lamentando com meu moto g3 versão mais básica que tem adreno 306
Ótima notícia espero que não demore pro top de linha....da Samsung
Moto x 2 que e bom nada so por causa da API
Muito bom, grande passo para o Android.
Eu de boa no lollipop e já estão esperando Android N tá louco.
será que o Moto X Style vai se compatível com essa tecnologia ? alguém pode me tira essa dúvida?
Sim.
Eu já estava ficando até animado eis que chega a parti "provavelmente a novidade chegará apenas para o Android 7.0 N"😂😂😂sendo que eu ainda tô na 4.4.4 no gran prime
os gráficos hoje já são bem incríveis, tenho um controle ipega para android a experiência é melhor ainda. Agora o problema são as baterias que com nem meia hora de jogo já está no vermelho.
Mas que essa melhoria chegue logo!!
Se for para melhorar...
Que venha...
Esperar pra ver!
Android N só deve ser anunciado final do ano, grandes mudanças de versão não acontecem no meio do ano, no máximo um Android ainda Marshmallows 6.1 ou 6.2.
Ele é anunciado agora na Google I/O e lançado no final do ano (outubro/novembro) com o Nexus, assim como foi o Marshmallow
Toda melhoria eh sempre bem vinda.