Por que você vai acabar tendo um smartphone chinês
Não é nenhum segredo: as fabricantes chinesas estão no auge e não há forma de pará-las, felizmente. A internet faz com que cada vez mais estejamos informados a respeito de produtos bons e baratos que chegam ao mercado internacional e que não estão disponíveis oficialmente no país. Mesmo assim, muita gente já opta por esses smartphones, e você pode ser o próximo. A seguir mostramos por que os smartphones chineses estão cada vez mais populares, e por que um deles pode ser seu próximo dispositivo.
Imitações dos iPhones foram o começo
A grande maioria das grandes fabricantes chinesas que conhecemos hoje em dia começou fazendo clones do iPhone em moda no momento. As leis na China com relação às imitações são claras: você pode fazer imitações até das imitações. Dessa forma, as fabricantes comercializavam dispositivos como versões bem mais baratas de iPhones, mas na hora da verdade funcionavam de forma regular apenas um mês ou dois, e depois eram material para a lixeira.
Salto de qualidade; bom hardware a preço competitivo
A estratégia das cópias de baixa qualidade não podia dar certo no longo prazo, e as fabricantes se reinventaram num período bem curto para conquistar mais compradores. Qualquer pessoa que siga o mundo Android saberá que cada vez mais companhias chinesas se lançam no mercado internacional oferecendo dispositivos com especificações de top de linha a um preço muito inferior se comparado às fabricantes tradicionais.
Telas de boa qualidade, alta resolução, processador potente e memória RAM satisfatória são características comuns a muitos smartphones chineses da atualidade. Eles podem até não apostar em especificações de última geração sempre, mas oferecer um bom preço requer certos sacrifícios. Não nos enganemos, as fabricantes, chinesas ou não, buscam sempre formas de economizar ao máximo para maximizar sua margem de lucro.
Isso significa que se trata de dispositivos ruins? De forma nenhuma. A maioria dos usuários provavelmente não nota a qualidade inferior de certos componentes durante a vida útil do seu aparelho, ou que seu processador seja ligeiramente pior para jogos do que um dispositivo que rode com um Qualcomm recente. O que interessa para as pessoas que compram esses smartphones é um dispositivo com um bom hardware a um preço contido, o que resulta num bom investimento. O que conta, em outras palavras, é a relação custo/benefício.
Fabricantes tradicionais têm estratégias ultrapassadas
A tática que usam as fabricantes tradicionais para vender seus smartphones por preços altos consiste em convencer o público e a imprensa especializada de que valem esse dinheiro porque possuem grande quantidade de inovações e a última tecnologia.
Contudo, se comparados com um dispositivo chinês, como o OnePlus 6T, com o Moto Z3 Play, vê-se que o primeiro conta com tecnologias e características mais atuais e avançadas, embora ambos custem quase o mesmo preço.
É patente que as fabricantes chinesas estão em alta devido aos preços exagerados que cobram as companhias tradicionais pelos seus dispositivos high end. Uma vez atingido um patamar de qualidade equivalente, a migração do público que busca bons aparelhos a preços razoáveis é inevitável.
Por que você vai acabar comprando um smartphone chinês
Recapitulando: existem várias razões pelas quais você vai acabar adquirindo um smartphone chinês. A primeira e mais importante é seu preço junto a um hardware capaz de cumprir com todas as tarefas a que for submetido. A segunda razão são as facilidades que existem hoje para importar um produto chinês por um varejista na China. E a terceira e não menos importante é que, provavelmente, sua marca preferida atual não está disposta a se atualizar e executa uma política de preços pouco realista.
Tendo tudo isso em conta, é possível que você queira apostar em dispositivos como o Xiaomi MIX 3, o Vivo Nex S ou Pocophone, todos com grande potência e preço excelente. Não se deixe levar por eventuais experiências ruins que teve há 2 ou 3 anos, porque desde então as coisas mudaram muito no mercado de smartphones chineses.
Você já experimentou algum smartphone chinês? Conte-nos o que achou nos comentários!
Só migro para um Smartphone Chinês quando tiverem uma caneta stylos e totalmente funcional como a Linha Note da Samsung, para meu uso é uma mão na roda, uso principalmente para trabalho.
Comprei ano passado o OnePlus 5T. Disparado é o melhor celular que já tive. Com 8 gigas de RAM e 128 gigas de Rom.
Meu primeiro celular chinês foi um Redmi 2 pró depois pulei para o Redmi note 3 depois Redmi note 4 X depois Minote2, Minote3 e atualmente Mi 8 quem usa um celular chinês com certeza não para mais pelo excelente custo X benefício
pocophone aqui top já tive zuk z2. oneplus 5 mi mix 2 e atualmente pocophone.
1 Lenovo e 6 Xiaomi foram os chineses que tive até agora, contando com o atual Mi A2 Lite.
Fora isso, Mi Router 3, Mi Pad 3, segunda Mi Band, uma Lenovo HW01, 1 caixinha BT Xiaomi, fone Xiaomi... Não são só smartphones chineses, são diversos produtos tecnológicos chineses que invadiram o país
Tenho um Mi A1 que funciona muito bem, o único defeito é o fato de ser um dos aparelhos que mais emite radiação (SAR).
Tenho vontade de conhecer algum aparelho com MIUI e um da Oneplus no futuro.
Sempre tive Motorola, quando o meu Moto X2 estava no fim da vida fui atrás de novos celulares e conheci o mercado chinês. Em novembro comprei o Pocophone e não sairei do mercado chinês. Meu próximo celular com certeza vai ser um Xiaomi ou OnePlus.
Depois de 2 anos com o Moto G4(muito bom), precisei trocar por que a bateria pediu pinico. Não por culpa da Motorola, mas por culpa minha mesmo, por mau uso, e etc.
Comprei um Zenfone Max Pro M1 e não me arrependo (mesmo tendo pago R$1529,00 na versão de 4Gb/64Gb) pois não tem traseira de vidro(coisa que eu não gosto pois Premium pra mim é algo melhor, e não algo mais bonito), e tem uma bateria monstruosa que para meu uso dura 2 dias. Nem preciso falar do desempenho.
Mas se não fosse o problema na bateria do Moto G4 eu estaria com ele até hj.
Mas eu sei que vou comprar um smartphone chinês...um dia...quando começarem a ser vendidos por aqui sem precisar importar.
Eu sempre tive Motorola, mas depois do Maxx nada fez sentido. 2 mil no Maxx por um conjunto extravagante: maior clock e bateria a venda no Brasil.
Mesmo só trocando de aparelho a cada 4 ou 5 anos, só vi algo que valesse a pena OS MESMOS 2k (1800 na verdade, mas com as taxas), no 5T
E já temos empresas no Brasil, dando-se conta disso: Exemplo: Zenfone 5Z oferece praticamente o mesmo que o Samsung S9 por metade do preço e muito mais que o Motorola Moto X Play, pelo mesmo valor.
Estou com um Mi A2 atualmente! Me rendi por ter boas especs e um preço justo. Mas, ainda não me satisfaz. A gravação de vídeo é bem pobre e ele aprenda umas minúsculas lentidões depois de umas semanas de uso. Não adianta nada 4GB de RAM e ele precisa pensar um pouco toda vez que vai abrir uma tarefa simples.
Acredito que a utilização do "Por que" no título esteja errada. Sugiro que dêem uma checada, visto que é o AndroidPIT BRASIL.
Já tive Mi5, Oneplus 5t, P9 e agora tenho um Honor 10
Eu tenho um xiaomi mi Max 2 de 128 GB 4 memória RAM não tenho o que reclamar excelente aparelho tudo de bom vou continuar comprando melhor custo-benefício
Comprei um redmi 4 pra minha mãe e peguei um A2 lite pra mim. Só tenho elogios a eles. Quando meus smartphones ficarem obsoletos, certamente partirei pros chineses, o preço dos atuais no Brasil está vergonhoso.
Estou usando um Xiaomi Mi A2 4Gb/64Gb depois de muito tempo usando Motorola e não tenho nada a reclamar, aparelho ótimo!
Trabalho com marcenaria e comprei um Doogee S70 lite principalmente por causa da resistência ao pó. Estou muito satisfeito com o aparelho.
"Copiar" produtos estrangeiros, de celulares a aviões, foi fundamental para os chineses aprenderem a desenvolver seus próprios produtos com cartacterísticas próprias. De "amadorismo" ou "incompetência" não teve nada nessa estratégia.
Engraçado que algo parecido aconteceu com o Windows (ou até antes, com o MS-DOS), graças aos clones do IBM PC.
Estou com um Huawei Nova 3, antes dele, tive LG e Motorola. Ambos nas 3 marcas, "Intermediários", o Nova 3 sozinho me entregou muito mais que eles, em desempenho, qualidade de construção e câmeras, e pelo mesmo preço.