Review do Honor 7: uma declaração de guerra à Samsung
A Honor, empresa que pertence à Huawei, apresentou na China o Honor 7, um dispositivo que parece uma versão menor do Ascend Mate 7. Contudo, se não nos deixarmos levar pela apararência, descobriremos funções bem interessantes no dispositivo de 5,2 polegadas e carcaça de metal, todas ausentes no Mate 7. No nosso review do Honor 7 mostramos tudo de que o dispositivo é capaz.
Prós
- Ótimo acabamento
- Câmera frontal com flash de LED
- Escaner de digital rápido
- Ótima autonomia de bateria
Contras
- Design copia o Ascend Mate 7
- Peso
- Compra apenas por importação
Honor 7 – Data de lançamento e preço
O Honor 7 começou a ser vendido no início de Julho na China, onde se esgotou em questão de minutos. Após poucas semanas, já havia nove milhões de encomendas do aparelho. Na China, o Honor 7 chegou em duas versões: a primeira com 16 GB de memória interna, custando o equivalente a R$ 1.012,00, e a segunda com 64 GB de armazenamento e suporte para dual-SIM por R$ 1.325,00. Como o dispositivo se encontra esgotado, seu preço nas poucas lojas online que ainda possuem estoque está um tanto alto.
Honor 7 – Desenho & Qualidade de Construção
O Honor 7 segue a linha de design do Huawei Ascend Mate 7, mas em vez de 6 polegadas de diagonal, o dispositivo conta com 5,2 polegadas. A carcaça inteiramente de metal possui um ótimo acabamento, assentanto a tela numa moldura bem cuidada.
À primeira vista, a espessura do smartphone salta aos olhos. Com 8,5 milímetros de largura, ele é 2 mm mais espesso do que o Huawei P8. Apesar disso, as laterais do Honor 7 são arredondadas, otimizando a ergonomia e evitando os ângulos e cantos do P8.
Na parte traseira do Honor 7 (como também no Ascend 7) encontra-se o escaner de impressões digitais, logo abaixo da câmera. Apesar de parecer todo de alumínio, uma pequena parte superior e inferior da traseira são feitas de plástico. Elas cobrem as antenas, e asseguram que o sinal de Bluetooth, Wi-Fi e GSM não percam qualidade com o alumínio. Na parte inferior do dispositivo encontram-se o alto-falante mono e o microfone.
O botão de energia e também o de volume foram colocados na lateral direita. Uma solução prática foi a diferença de textura do botão de energia, para que saibamos a função de cada botão apenas com o toque. Na lateral esquerda existe um terceiro botão, que em princípio desperta a curiosidade de quem o manuseia. A Honor integrou aqui um botão que pode ser livremente configurado. Ele pode ativar ações frequentes ou mesmo aplicativos mais usados. Um ideia bem prática.
Acima desse botão encontramos a gaveta para o cartão SIM (a versão de 64 GB possui entrada para dois nano-SIM) e para o microSD. Essa gaveta de dupla função é típica dos smartphones da Huawei, e nós já a conhecemos de aparelhos como o Huawei P8 ou o P8 Lite.
Honor 7 – Tela
O display do Honor 7 mede 5,2 polegadas e conta com a resolução Full HD, ou seja 1.920 x 1.080 pixels. Com isso, a tela tem o mesmo tamanho, resolução e densidade de pixels do Huawei P8, mas em vez do painel IPS NEO do P8, o Honor 7 usa um painel IPS convencional (o que não representa uma desvantagem, pois a representação de cores e brilho da tela é muito bom, bem como a visualização em ângulos inclinados).
Se não estiver satisfeito com a representação, você ainda pode ajustar a temperatura das cores nas configurações, mas isso não é necessário na minha opinião, pois o padrão já é satisfatório.
Uma dica: com um clique duplo na tela do Honor 7 você desperta o aparelho como nos dispositivos da LG e seu KnockOn. Contudo, a Honor escondeu um poco essa função, e para ativá-la você deve acessar Configurações > Controle de gestos e selecionar a opção Clique duplo.
Honor 7 – Software
O Honor 7 roda com o Android 5.0 Lollipop em conjunto com a interface de usuário EMUI 3.1. Este é exatamente o mesmo software do Huawei P8, o que era de se esperar, pois a Honor é a segunda marca da Huawei. A diferença fica por conta apenas de alguns temas próprios do Honor 7. Confira as particularidades dessa interface no nosso review do Huawei P8.
Uma dica vale a pena ser dada aqui: se você quiser instalar um launcher alternativo, como por exemplo o Google Now Launcher, infelizmente não basta simplesmente baixar e instalar o launcher. É preciso ir às Configurações > Gerenciar apps clicar em Configuração padrão de app e entrar na Visão Geral. Apenas neste lugar o launcher pode ser ativado.
Honor 7 – Performance
Como empresa da Huawei, a Honor também tem acesso aos processadores Kirin. O Honor 7 vem embalado pelo Kirin 935, um chipset de oito núcleos e frequência de 2,2 GHz e 1,5 GHz nos outros quatro núcleos. O dispositivo conta com 2 GB de memória RAM na versão com 16 GB de armazenamento interno e 3 GB na versão com 64 GB de memória interna.
No uso cotidiano o hardware apresenta um bom desempenho. Os aplicativos se iniciam de maneira rápida. Por vezes, a EMUI apresenta alguns atrasos e engasgos leves (nada que atrapalhe a experiência de uso). Jogos pesados como o Dead Trigger 2, o Asphalt 8 e o Real Racing 3 rodaram no Honor 7 sem problemas.
Honor 7 – Câmera
A câmera principal do Honor 7 tira fotos com 20 megapixels de resolução. O sistema de autofoco trabalha aqui com Phase Detection em vez do sistema de contraste. O estabilizador ótico garante, além disso, as imagens e vídeos estáveis. A câmera frontal conta com 8 megapixels, e graças ao flash de LED frontal faz boas selfies atém mesmo em ambientes com pouca luminosidade.
Na galeria de fotos abaixo você pode constatar a qualidade das fotos tiradas pelo Honor 7:
Honor 7 – Bateria
No quesito bateria, o Honor 7 novamente se destaca, com 3.100 mAh. Com essa capacidade, o dispositivo tem a autonomia de 18 horas no meu teste, em que realizei diversas ligações, conferi emails, naveguei pela internet e tirei fotos. O Honor 7 parece mesmo ter herdado a ótima autonomia do Ascend Mate 7, mesmo que a bateria deste último seja maior.
- Os smartphones Android com a melhor bateria: os 5 que não vão te deixar na mão
Honor 7 – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Honor 7 poderia ter figurado no filme “Querida, encolhi as crianças”. O dispositivo é uma versão menor do Ascend Mate 7, contando com uma atualização de hardware e funções bem interessantes.
O acabamento e a ergonomia são excelentes. A câmera é rápida e realiza boas fotos, mesmo que em baixa luminosidade apresentem algum ruído. O escaner de digital é rápido e eficiente. Seus únicos pontos de crítica ficam por conta do design (que trouxe poucas inovações) e da disponibilidade (o dispositivo deve ser importado). Bem que a Honor podia seguir o exemplo da Xiaomi e se estabelecer oficialmente no Brasil.
putz... que camera meia boca..
Excelente aparelho!
A Huawei deveria usar android puro!
boa noite amigo do androidpit brasil, tenho um huawei honor 6 já a algum tempo e não tenho do que reclamar pois o aparelho e superior em tudo aos tops de linha encontrados no brasil, sobre a emui e muito rapida, sua câmera faz fotos fantásticas e seu hadware e de ótima qualidade diferente dos samsung de vidro que se desmontado só de tirar da caixa, adoraria ter a oportunidade de ter o honor 7, os aparelho chineses da huawei são de altíssima qualidade e com um preço real.
Boa noite, como fez para comprar o seu?
TOP.........
Aproveitando o visual do modelo branco, alguém sabe me explicar pq todo celular branco tem uma borda preta entre a tela e a parte branca? Acho isso ridículo, e muitos celulares pretos não tem essa borda, e mesmo quando tem ela não fica visível por causa da cor igual.
Não sei explicar por que, mas é por isso que eu sempre escolho a cor preta. Para smartphones e tablets.
A PEQUENA BORDA QUE VC DIZ FAZ PARTE DA TELA E ATELA É PRETA SE FOSSE BRANCA VC NAO IRIA PERCEBER A BORDA, E É BEM NESTA BORDA QUE SE PERCEBE QUE É FEITO A COLAGEM DA TELA NA CARCAÇA DO APARELHO.
belo review,e belo o aparelho também,nesses caso assim queria morar na china!!
Os melhores smart e preços estão lá.
Excelente smartphone.
Uma declaração de guerra a Samsung lá na China, porque dificilmente chegará ao Brasil, e se chegar os nossos lindos impostos farão o favor de acabar com o custo benefício do aparelho!
Impostos. Impostos. Impostos. F.. Vida do cidadão que não recebe nada em troca
O mediante é melhor que esse processador ou não?
Belo review , caso tenha um programa de atualização de OS transparente e bloatwares free já matou a Sambug
Por aqui mora o honor 6 e só tenho a dizer bem! (portugal)
Era bom se chegasse por aqui.
Excelente review, só achei injusto apontar como ponto negativo o fato de "copiar o design do Ascend Mate 7". Então a fabricante não pode "copiar" seu próprio design em outros aparelhos? (Samsung e Sony que o digam).
Outro ponto negativo injusto é o peso do aparelho, já que 157g está dentro da média dos smartphones com esse tamanho de tela.
Enfim, é um excelente aparelho, caso fosse vendido aqui na faixa de preço citada. A câmera me parece ser ótima, leitor de impressão digital e bateria que não deixa a desejar. Pra quem não sabe, a Huawei é a empresa por trás de grande parte da infraestrutura de rede móvel aqui no Brasil.
Chama atenção o smartphone ter 8 milímetros? Bom mesmo seria se fosse 3 polegadas, que nem precisava carregar no bolso era só sair empinando que nem pipa.
Muito interessante as configurações e me impressiona o quanto a china esta disposta a comprar briga e surpreender o mundo!
Lindão!! Huawei é muito foda velho!! deveria vender em terras brasileiras!!