Não, você não precisa de um smartphone com 8GB de RAM
Quando realmente vale a pena ter 8GB de memória RAM em um celular? Verifiquei os celulares que temos aqui na redação e que contam com uma quantidade grande de RAM para entender essa diferença. Aparentemente, os 8GB não fazem nenhum diferença para o nosso uso. Vamos conversar sobre esse assunto a seguir.
Nós já debatemos aqui no site sobre os otimizadores de memória, que prometem resolver problemas de performance eliminando cache da memória. O Android conta com um ecossistema que faz esse trabalho de forma eficiente, logo, o trabalho feito por esses otimizadores é praticamente dispensável. O artigo sobre esse assunto está abaixo:
O sistema Android fecha automaticamente aplicativos sem uso na memória, antes que eles comecem a impactar no desempenho do aparelho. Alguns apps mais existentes funcionam em segundo plano sem necessidade, mas é possível interromper esse processo manualmente sem a ajuda desses otimizadores.
Deixando essa questão de lado, a pergunta que fica é a seguinte: vale a pena comprar um smartphone com muita memória RAM? Olhando para modelos com quantidades diferentes de RAM e hardware parecido, pude notar que o Android é um sistema bastante flexível. É claro que isso varia de acordo com o hardware, mas de modo geral, o SO faz um ótimo gerenciamento de RAM em diferentes configurações. Mas é sempre bom ter uma reserva.
A Sintonia entre hardware e software é de responsabilidade do fabricante. É exatamente aqui que os problemas aparecem. O Nokia 3 é um modelo com 2GB de RAM e que sempre tem um espaço reservado para carregar aplicativos. Trocando o WhatsApp pelo Facebook e pelo Chrome, percebi que essas aplicações são recarregadas e não lançadas novamente através da RAM. O sistema deixa uma reserva de 500MB livres.
O Honor 9 é um dispositivo com 4GB de RAM, o dobro do Nokia 3, fecha e abre aplicativos rapidamente. Contudo, o gerenciamento faz com que metade da RAM fique livre por mais tempo, fazendo com que o comportamento do sistema seja um pouco lento em alguns momentos. É claro que ele é mais rápido que outros dispositivos com menos memória, mas a otimização preza por mais memória livre e prejudica o SO às vezes.
O OnePlus 5, por sua vez, é um smartphone que está disponível com 6GB e 8GB de RAM e, ao contrário do Honor 9, o gerenciamento aqui é bastante generoso com os recursos do sistema. Notei que na maioria do tempo cerca de 66% dos seus 6GB de memória ficaram totalmente ocupados, enquanto aproximadamente 3GB permaneceram sem uso. Logo, cheguei a uma conclusão aqui: 6GB de RAM são mais que suficiente para qualquer smartphone.
Agora, o que fazemos com os 4GB de RAM que ficaram livres na versão com 8GB? Como eu posso preencher esse espaço para descobrir o que acontece com a memória sobrecarregada e qual reserva o sistema faz nesses casos? Os apps da Play Store não são desenvolvidos para preencherem toda a memória RAM de um smartphone.
Para testar, baixei um software de código aberto na Play Store e que foi capaz de ocupar a memória do OnePlus 5 com 6GB em torno de 20MB por segundo:
Sabe o que aconteceu quando a RAM estava atingindo seus 6G? O sistema liberou espaço rapidamente, aliás, mais rápido do que o tempo que eu levei para ocupá-lo. Isso acontece porque o Android libera RAM antes mesmo que ela seja totalmente ocupada, fechando apps em segundo plano e outros serviços desnecessários. Tudo funciona rapidamente e de forma muito funcional. Ao sair de um app, por exemplo, a memória é esvaziada na hora.
Se no futuro a loja do Android receber aplicativos grandes e que sejam capazes de ocupar toda a memória RAM, podemos dizer que o OnePlus 5 é um dispositivo que estará pronto para isso. No momento, contudo, ouso dizer que vai ser quase impossível que um usuário consiga esgotar seus 6GB de RAM (muito menos seus 8GB).
Desenvolver um aplicativo que seja pesado ou prejudicial para o sistema é algo pouco interessante para os desenvolvedores, que perdem novos usuários com isso. Dentro de alguns anos (talvez dentro de um ano), um smartphone com 2GB será algo impensável, enquanto 4GB será um padrão mínimo. Os fabricantes podem otimizar recursos do software da câmera, por exemplo, para filmagens em 4K.
Se não tiver um uso prático para essas quantidades grandes de espaço, me atrevo a dizer que 8GB de RAM hoje está mais para marketing do que algo vantajoso e de utilidade real. É uma pena isso, pois todo usuário que compra um modelo com uma quantidade de RAM espera que seu dispositivo seja mais rápido ou melhor do que outros, mas não é isso que acontece na prática.
Qual é a quantidade de RAM do seu aparelho? Você está satisfeito com ele?
Claro que precisa mais ram bom pelo menos para eu uso sim meu alcatel pixi 4 com Android 6.0 com 1gb de ram trava muito não consigo deixar ele mais liso
Eu peguei um S9 Plus mas nao me adaptei ao peso e tamanho mas tem 6gb de internet, troquei pelo s9 que tem 4gb sera que isso realmente vai me fazer falta? Até agora não notei 🙄
O pior de tudo é ver iphone 6 de 1gb rodando muito mais liso que android de 3gb
Boa kkkkkk...iOS é vida! Android e como vc comprar uma ferrari e por neon embaixo.
Tudo marketing, 2GB é suficiente. Otimizar o sistema e colocar uma memória mais rápida é o segredo. Afinal de contas do que adianta ter tanta memória e o sistema não segurar os apps na memória? A verdade é que o Android não sabe gerenciar a memória RAM (nunca soube). Não vejo a mínima diferença do Meu Moto X 2014 2GB, para o J7 do meu amigo com 3GB, o Moto X se mostra mais rápido em todos os aspectos, mesmo sendo de 2014.
queremos 8 jiga, queremo 8 jiga !!!!!!!!!
Os 4gb ainda atenderão muito bem no próximo ano ou outro. Os celulares deram uma estagnada em relação à demanda por memória. Já as câmeras, a cada lançamento estão melhores.
ótima matéria..... comprei um s8+ e percebo q na maioria do tempo sobra só 1,3gb de RAM
Ja começaram a aparecer os "quanto melhor pior"..
quando algo fica "melhor demais" começam a reclamar, querem tudo parado no tempo e do jeito atual.
é melhor ter celular com 8GB de RAM ou com os 3gb que são suficientes?
eu quero celular com 16gb HBM de RAM
1tera de SSD
GPU com potencia de 2 ps4 pro
tela 8k
camera de 50mp com sensor de 1 polegada filmando 8k a 120fps
CPU 32cores a 4ghz
E quanto vc quer pagar por isso?
E uma bateria de carro pra sustentar tudo isso 🤣
O Moto Maxx tem 3Gb de ram, e durante o dia, sem usar Greenify, ele fica com 1.8Gb ocupados (Google-Photos-Maps-Now-ETC, Instagram, Messenger, WhatsApp Telegram, Serviços da Motorola como Tela e etc. dentre outros apps que uso que precisam ficar em execução, como o que necessito pra bloquear a tela.
Comentei isso e nem sei por que exatamente, tenha uma boa tarde. =)
Que engraçado. Enquanto o seu Maxx fica com 1.8gb ocupados, o meu Maxx, que roda uma Custom ROM baseada no nougat 7.1.2 fica com 1.8gb livres.
Qual Custom ROM você usa no seu Maxx amigo?
Já tentei de todas as formas faladas aqui e nada deu certo sempre volta para a mesma coisa não sai, só melhora um pouco quanto volto às configurações de fábrica
Você não precisa AINDA de 8GB de RAM. Mas quando a equipe do android descobrir isso ahhhhhh, aí SIM você vai precisar. Ainda falam do RWindows.
Eu falava isso do 3t e seus 6Gb de ram, até ver ele manter os apps abertos e eu tocar neles e voltar de onde eu parei. Hoje falo sim que precisa kkkk
Enquanto isso no mundo do iOS.. O que diabos é "fechar app em segundo plano?"
O que é memória ram? é de comer?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pega meu like
E também: o que é multitask real?