Tudo o que você sempre quis saber sobre o USB Type-C
Já estamos dando adeus para as entradas Micro USB. Esta conexão foi a padrão nos últimos anos para smartphones Android e outros eletrônicos, mas está sendo substituída pelo USB Type-C, que foi introduzido no mercado com a chegada dos recentes MacBooks e também do Chromebook Pixel, em 2014. Aqui nós te mostramos tudo o que você sempre quis saber sobre o USB Type-C.
O que significa USB?
USB é a sigla usada para “Universal Serial Bus” e se refere ao tipo de conexão usada em um Bus (conexão ou canal para transferir dados) para conectar, trocar dados e fornecer eletricidade para alimentar dispositivos eletrônicos em geral.
O USB-IF é um consórcio formado pelas principais empresas de tecnologia do mundo – como a Samsung, Nokia, LG e outras – e é responsável pela publicação das normas do padrão USB. A primeira norma foi publicada em 1998 e corresponde ao USB 1.1. Contudo, esse tipo de conexão não começou a se popularizar até a sua versão 2.0, que é a usada na maioria dos dispositivos atuais.
Por outro lado, temos que diferenciar as versões USB e os tipos de conectores do mesmo. As versões trazem especificações que dizem respeito a velocidade de transmissão de dados e o suporte de intensidade da corrente elétrica. E cada versão suporta vários tipos de conectores.
Versões do USB
- USB 2.0: trata-se da maioria dos USB dos computadores. A taxa de transferência de dados é de, no máximo, 60 MB/s, mas a média é de 35 MB/s. A intensidade elétrica pode gerar até 900 mA, mas o normal são 500 mA. Infelizmente, a maioria dos cabos só tem suporte para esta intensidade.
- USB 3.0: esta versão pode ser reconhecida pelo plástico azul dentro do conector. Sua taxa de intercâmbio é 10 vezes maior que a versão 2.0, podendo chegar a até 600 MB/s e é capaz de transmitir 5W a uma amperagem de 1000 mA. Apenas alguns cabos suportam a intensidade da versão 3.0.
- USB 3.1: é a versão mais recente do USB. Podendo chegar a uma velocidade de transferência de mais de 1,2 Gbit /s, esta edição promete revolucionar o modo como transferimos dados através dos nossos dispositivos.
Tipos de conectores
Os conectores dependem de seus tamanhos. Os mais comuns são:
- Tipo A: é o mais conhecido de todos e se trata do que nós, pobres mortais, chamamos simplesmente de USB. Ele está presente em quase todos os computadores e, pelo menos, em uma das extremidades de todos os cabos carregadores.
- Tipo Mini-B: mais antigo, é o conector que era utilizado em diversos eletrônicos, como tablets, smartphones e equipamentos. Um pouco maior e mais larga que a micro-B, foi substituída por essa.
- Tipo Micro-B: é o conector encontrado na maioria dos smartphones e tablets do momento. Também conhecido como Micro-USB.
- Type-C: o conector Type-C chegou há pouco tempo ao mundo, mas já está dominando e unificando o mercado, com a maioria dos novos dispositivos trazendo a entrada para este tipo de porta.
Vantagens do USB Type-C
Carregar seu smartphone em menos de uma hora
São várias as vantagens do USB C ou Type-C: resistência, velocidade na transmissão de dados e no carregamento, a entrada que é simétrica e muito mais. Veja mais no artigo abaixo:
Desvantagens do USB Type-C
Cabos com conector Type-C e versão USB 2.0
Nem todas as fabricantes ajustam seus cabos para a nova versão. Alguns deles tem conector Type-C, mas incluem a versão USB 2.0, o que pode ser muito perigoso. Se usarmos esses cabos com carregadores e smartphones que têm o padrão Tipo C, USB 3.1, podemos chegar a deixar o dispositivo inutilizável como aconteceu com Benson Leung, engenheiro do Google.
USB Type-C é incompatível com a carga rápida tradicional
Isso realmente não é uma desvantagem, mas vai contra o preconceito que temos sobre o carregamento rápido. O Quick Charge da Qualcomm, o Turbo Charge da Motorola e o OPPO VOOC Flash Charge usam a linha de dados para fornecer energia extra para o USB 2.0. NO USB 3.1 a linha de dados só pode ser utilizada para dados.
A energia no conector Type-C não precisa usar a linha de dados, porque suporta muito mais eletricidade (100W) que a carga rápida tradicional (18W). Na verdade, ela pode ser até 5 vezes mais rápida (teoricamente) que a corrente de carga rápida.
O USB Type-C ainda não é muito comum e relativamente caro
O USB Type-C ainda está sendo introduzido no mercado e ainda são poucos os dispositivos que contam com entrada para este tipo de conector, assim como cabos que realmente se ajustem à versão, embora cresçam todos os dias. Os únicos dispositivos que cumprem com o USB 3.1 Type-C à risca são os da linha Nexus, do Google. Além disso a maioria dos carregadores e cabos que realmente são USB Type-C é bastante cara.
Conselhos para usar o USB Type-C
- Cuidado com os cabos USB Type-C baratos. Estes podem sair muito caros a longo prazo;
- Ainda que seu dispositivo venha com um USB Type-C, verifique as suas especificações;
- Use sempre o cabo e carregador que vêm com o seu dispositivo;
- Se você precisa de um substituto, procure saber a qualidade e compatibilidade do produto com o dispositivo.
E você, já teve algum problema com um cabo USB Type-C?
Um dúvida eu tenh o o Type C para ouvi música ele é melhor que a entra P2 ???
Alguem me ajude! eu estou quebrando a cabeça pra fazer um cabo otg tipo C, alguem sabe como posso fazer isso?
Desvantagens no momento para mim é que poucas pessoas tem e o preço aqui no br não da, um cabo de marca boa no ML sai 50 conto, eu mesmo importei um cabo da blitzwolf e 2 otgs 😁🌚🌚🌚
Meu único problema foi esquecer o meu carregador em casa e ninguém ter um igual para emprestar kkk
Já aconteceu muito comigo tambem. kk
Que bom saber sobre isso, ano passado comprei um carregador Type-C, pq havia esquecido o meu em casa, mas ainda bem que não deu problema e nem nada, agora fico mais atento!
Já havia portas USB em computadores em 1995 aqui no Brasil, ao contrário do que diz o texto (1998).
desvantagem pra mim é a incompatibilidade com muitos outros conectores que usam o tradicional ainda...
Lendo a materia me chegou a conclusao: Aguardar uma possivel melhoria desse Type C ja que há incompatibilidade, coisa que numa porta USB nao deve acontecer e tambem pelo preço ja que é tecnologia nova
Faltou uma informação que considero valiosa, principalmente pra mim, que descobri APÓS comprar um Blackview BV8000 Pro.
Ao que parece, o padrão tipo-C tem dois tipos de plug: um padrão e outro "especial". Por conta da certificação IP-68, o conector de carga do BV8000 é mais difícil de alcançar (escondido). Então, o cabo original que vem com ele tem um PLUG mais comprido, de 8mm.
Tenho dois cabos de carga rápida (um no carregador do carro) e outro do LG G5 que não conseguem carregar o BV8000 porque o tamanho dos seus plugs normais não são suficiente pra fazer o contato.
Então, fica a dica, se alguém se interessar num aparelho desses, é bom comprar, no Aliexpress, um cabo reserva também... pesquisem por long plug usb type-c cable e vão achar.
É importante que as fabricantes popularizem o USB Type C, já passou da hora, sou totalmente favorável ao avanço da tecnologia, quem fica parado no tempo, é o museu!
creio que a grande maioria é favoravel ao avanço de tecnologia mas nao sao todos que podem acompanhar facilmente esse avanço
A galera reclama que o cabo USB Micro-B não é compatível com o USB C e blá blá blá.
Queria que essa galera voltasse no tempo e visse como era sensacional os cabos prioritários tá Samsung, Nokia, Motorola..., transferir fotos do celular para o PC era tarefa dos deuses.
Havia necessidade do cabo que nunca vinha com o aparelho, depois tinha que instalar o software, aí torcer pra tudo ser reconhecido e depois fazer o download das fotos no PC.
Lembro disso...era muito ruim mesmo...cada fabricante optava por um tipo diferente de conexão.
Era mesmo, e até os fones de ouvios era diferente pra cada aparelho.
Nokia Suite, entre outros nossa erá uma frescura. mas de lembrar bate uma nostalgia kk
Nunca nem vi kkkk Aliás pode demorar um pouco a ser mais popular igual as tomadas de 3 furos, então sem preocupações..
Tomadas de 3 furos são pessimas comparadas ao simples padrão americano, já o usb-c é muito bom.
se for tomada de 3 furos padrao brasileiro, é ridiculo
Sim é ruin mas virou padrão fazer oq... Ágora os produtos antigos sempre tem que ficar procurando um T grr