Uma semana usando o Android 10 Q
Passados alguns dias com a primeira Beta do Android Q instalada no meu smartphone, 11 dias para ser exata, já tenho alguns pontos passíveis de debate por aqui. Ele está muito bugado? As novas funções são mesmo legais? Vai valer a pena o upgrade? Confira a seguir.
Essa é a primeira beta do Android Q. O Google planeja outras 5 antes do lançamento oficial, no terceiro trimestre. Sendo assim, esse é o estado mais cru do sistema que entusiastas podem acessar, por enquanto apenas nos aparelhos da linha Pixel. Eu e meu Pixel 3 estamos de cobaia nessa história.
- Todas as novidades da primeira beta do Android Q
- Android Q: você está preparado para testar o sistema no seu smartphone, seja ele qual for?
Instalei a beta entrando no programa beta do Google. Achei que seria necessário baixar a imagem e instalar via ADB, mas basta se cadastrar no programa do Google e o update aparece no seu aparelho instantaneamente. Por isso, fiz uma chamada "instalação suja", isto é, não reiniciei o aparelho de fábrica antes de atualizar, apenas atualizei por cima do que eu já uso.
De forma super geral, não foi nenhum salto gigante de um para o outro, do Pie para o Q. Acredito que você vá ver muito mais mudança de uma Pixel Experience para uma One UI, por exemplo. Para quem já estava no Pixel, como eu, a interface não teve as maiores mudanças. No que mais senti novidade foi na troca de fonte. A diferença me fez ver outras interfaces como mais grosseiras, e foi bem acertada aqui.
Apps? Vocês estão bem?
No dia a dia, não tive grandes problemas com a compatibilidade dos apps, e praticamente tudo o que eu precisei, funcionou. Gmail, Telegram, WhatsApp, PUBG, apps de rastreamento de saúde, meu app do banco, tudo ok. Porém, não consegui abrir o app de câmera do meu condomínio, que já é meio antigo e mal feito.
Também não consegui acessar Pokémon Go. Ele abre, fica na tela inicial e não sai dela. Esses são os não oficiais, sendo o Files Go, do próprio Google, o único que apareceu na minha cara, tranquilamente, dizendo que "o Files do Google ainda não é compatível com meu smartphone".
Li em outras fontes, de outros beta testers, que alguns apps de banco que não o meu não estão compatíveis, mas não parece haver nada de muito grave, por isso sigo com a beta instalada.
Bugs são comuns em uma beta
Se é uma beta, tem bugs, não é mesmo? Eles são aceitáveis, são até mesmo esperados. Se não existissem, não seria uma beta, e sim a versão final. O Google vai soltando esses betas para que os desenvolvedores preparem seus apps para funcionarem na nova versão e com as novas funções, e também para recolher feedbacks sobre problemas.
Por isso, se aparecerem, não vou esquentar a cabeça. Eu ativei um relógio diferente para a tela de bloqueio e para a tela Always On. Algo extremamente experimental, e por isso não funciona bem, mas eu não ligo porque é o esperado.
Às vezes, alguma função não quer funcionar, algum app fecha na minha cara, não consigo fazer Cast da minha tela no Chromecast, e sei que algumas coisas ainda não estão prontas, como a busca na área de configurações, que sumiu e o modo noturno, que funciona de forma bizarra, apenas quando ativamos o modo econômico (e de outras maneiras obscuras). Está tudo bem. O NFC, por diversas questões, também não está funcionando, assim como a edição das capturas de tela.
Três dias atrás, o pior problema que tive até agora aconteceu. Quando acordei, peguei o smartphone (coisa que você também faz logo que acorda que eu sei) e os apps não abriam, o que eu fechava não abriam de novo, não conseguia desligar o aparelho pelo botão e o sensor biométrico não funcionava. Tive de conectar o Pixel 3 no computador e executar o comando de reboot no ADB, e tudo voltou ao normal.
Mas tenho boas notícias
Ao menos no meu Pixel, a duração da bateria parece ter melhorado. Como o forte desse modelo não é esse, qualquer melhoria é bem vinda, e está mais fácil chegar ao fim do dia com alguns poucos porcentos restantes.
Como já tinha dito, gostei da nova fonte, e o Android Q até o momento me parece o que o Android Pie sempre deveria ter sido, parece a finalização dele. Não sei se esse recurso vai continuar, mas para os que não usam launcher ou ROMs que nem eu, a pequena personalização de cores nos destaques é um detalhe legal para mudar.
A economia de energia que aprende com o seu comportamento é algo que com certeza vai aparecer em outros aparelhos, e é uma ótima ideia. O modo desktop é um teste de um teste ainda, mas também acho que será promissor para cada vez mais usarmos nossos smartphones como computadores.
Dá para dizer também que eu percebi uma melhoria no desempenho. Não que tenha ficado uma flecha, mas o Pixel 3 vinha me preocupando um pouco no último mês com uma queda estranha de performance, então é possível dizer que ele voltou ao normal.
Vou perder algo?
Algumas funções vão dizer adeus no Android Q, tudo em nome da segurança. Uma delas é o clipboard, que não poderá mais ser utilizado por outros apps. Como eu não usava, não faz diferença para mim.
Porém, quando uso um app que gosto muito, o Fabulous, recebo um recado meio mal feito me avisando de que em versões futuras o Android não irá mais permitir que o app entre na frente dos outros para me avisar de que minha conferência de hábitos diária está me esperando. Isso será uma perda considerável.
A perspectiva é boa
Não sei ainda como será a versão final e nem em quais aparelhos deve chegar o Android Q e como irá se comportar neles, mas minha percepção é de que teremos boas coisas. Mais segurança (embora nunca a suficiente), mais controle de permissões e um sistema não muito diferente, ajudando a chegar a mais smartphones.
E você, quais suas previsões para o Q?
Obrigado por compartilhar sua experiência. Eu afirmo que nunca mais farei isso. Atualizei antecipadamente o meu Pixel 1 em 2018 para o Android P e deu ruim: com alguns dias de uso, o aparelho começou a dar pau e, por fim, entrou em looping eterno. Já tentei de tudo, mas ele não volta.
Será que mi A2 vai pode testar alguma prévia tipo a segunda
É de longe a que possui a interface mais feia de todos os Android lançados até hoje.
O sistema me parece promissor, mas poderiam inovar um pouco mais trazendo opções que tornariam o dia a dia do usuário no smartphone mais produtivo e eficiente.
Eu sei que meu dispositivo recente não irá receber o "Q" mas ,melhorar o rendimento da bateria já e promissor..
As próximas betas serão interessantes...
Ou seja, uma gambiarra que funciona kkk
Como assim o clipboard não pode mais ser utilizado por outros apps?
Acho que para terem acesso a ele precisas dar essa permissão.
São
Cinco
Stella Dauer
Tive um problema com o Firefox que não abria...e minha conexão com a operadora era lenta e estranha (ele demorava a pegar sinal, as vezes ficava bem lento sem motivo algum), além do Deezer tbm que demorava pra abrir e carregar (talvez seja esse problema da conexão). Voltei pro Android Pie. Mas tava bem estável até, gostei do modo noturno(!!!) Talvez isso que tenha ajudado na duração da bateria ..além disso curti a alternativa de só usar a localização quando o app tiver aberto (e não quando ele bem entender). É um passo no caminho correto.... Mas ainda queria outra forma de gestos para mecher no sistema (a "pílula" ainda ocupa espaço, usei o Mi8 antes do Pixel e a Xiaomi mandou MUITO melhor).
Aaah, tenho um Pixel 2 XL.
Aaah, apesar de os Pixel serem muito estáveis e fluido (o melhor aparelho que já usei nesse quesito), a Samsung, LG e outras estão a frente por oferecerem muito mais recursos (mesmo que não sejam MT bem implementado). Claro que ainda prefiro o Pixel mas os aparelhos do Google tão mais inserindo funções que já tem na concorrência doq inovando de fato.
A priori, parece que está muito boa essa nova versão do Android.
Muito interessante, o que vejo é uma movimentação da google para coloca, todas as funcionalidades de rom's de fabricantes como da miui, samsung ui na versão pura do sistema, em breve quem sabe teremos sistemas menos modificados e atualizações mais rápidas devido as fabricantes não precisar incluir muitas funcionalidades, a única coisa que está me incomodando muito são os ícones que ainda acho que não tem uniformidade no android essa atualização da samsung então cagou mais ainda nos ícones que já não me agradava muito.
Interessante , bom review preliminar , vamos aguardar se os demais betas trarão boas novidades .
Estou tentado a instalar, mas acho que vou espera a 2a beta. Gostei da notícia sobre a bateria. O Pixel 3 não tem uma bateria muito grande, então qualquer economia é bem vinda. Bom review.
Nem fale. Qualquer bateria melhor, me animo
vc acha que o mi A2 pode recebe uma prévia antes do lançamento tipo a segunda?
vou poder testar no meu mi A2?
não isso e só pros pixel.
tô falando na próxima prévia