Mesmo sem legislação específica, Uber já conta com bons concorrentes no Brasil
O que seria do mundo se não fosse a concorrência? O Uber já recebeu bilhões em investimento e proporcionalmente atrai concorrentes nos países onde opera. No Brasil não seria diferente. Depois de dar uma olhada no mercado, pude encontrar três empresas que estão tentando abocanhar um pedaço da fatia do Uber no país, mas não fazem tanto barulho na mídia assim.
Nota: em primeiro lugar, não encare este artigo como uma lista de alternativas ao aplicativo do Uber, pois muitos destes serviços não foram testados pelos nossos editores. Estes são apenas os três serviços que encontrei que fazem sucesso por aqui e que poucas vezes aparecem relacionados ao mercado de transporte privado no país.
BlaBlaCar - Um serviço de carona
A BlaBlaCar não é pequena e nem tão nova assim. Criada em 2006, em Paris, a empresa tem uma proposta um pouco diferente do Uber. Enquanto a companhia americana é focada em trajetos curtos, o aplicativo francês está de olho em viagens mais longas, de uma cidade para outra.
A ideia do aplicativo, que desembarcou no Brasil em novembro de 2015, é mais relacionada a carona compartilhada do que ter um motorista particular. Qualquer um que tem um espaço no carro pode ofertar a vaga no BlaBlaCar. Com isso, as pessoas que vão para o mesmo destino podem se unir e arcar com as despesas, como gasolina e pedágio.
Ganha o motorista que tem um custo menor, ganha o passageiro que faz a viagem gastando menos. Um trajeto de Angra dos Reis para o Rio de Janeiro, por exemplo, que pelo ônibus de rodoviária custa R$ 55, no BlaBlaCar tem ofertas por R$ 25. Na Alemanha, por exemplo, este sistema de carona é muito comum e atende pelo nome de "Mitfahrgelegenheit".
${app-com.comuto}99Top
O 99Top é um upgrade do que já é oferecido pelo 99Taxis, o serviço segue a mesma linha do UberBlack: sedans pretos, bancos de couro e a promessa de cordialidade dos motoristas. Para pedir um 99Top é só usar o app do 99Taxis - inclusive dá para fazer a comparação do que fica mais barato.
O serviço por enquanto está disponível apenas em São Paulo e conta com cerca de 40 carros. A previsão é que esse número aumente nos próximos meses, conforme mais alvarás sejam sorteados. O serviço já está de acordo com a nova categoria de Táxi Preto criada pela prefeitura.
Tanto o pedido quanto o pagamento, tudo é feito pelo aplicativo. A tarifa mínima é de R$ 10. O app calcula o valor da corrida baseado no tempo e na quilometragem - além disso o sistema está integrado ao Waze e indica o trajeto mais rápido. O serviço custa cerca de 25% a mais do que um táxi comum.
- Seu táxi vai ficar mais rápido
Para o motorista, o aplicativo tem a vantagem de não ter tarifa dinâmica, além de devorar menos do valor de cada corrida. O 99Top cobra 14,99%, enquanto o Uber fica com 20%. O problema está na outorga liberada por sorteio pela prefeitura, que custa R$ 60 mil. Ou seja, ao contrário do Uber, este é um serviço que é legalizado pela prefeitura.
Will Go
A WillGo ainda não está efetivamente operando no Brasil, mas é uma empresa para começar a ficar de olho. Principalmente por oferecer alguns diferenciais, tanto para motoristas quanto para passageiros.
A começar pelos veículos. Além dos já tradicionais sedans e SUVs, a Will Go pretende oferecer carros compactos e até blindados. Os carros também podem ser de qualquer cor.
O preço da corrida irá varia de acordo com o veículo escolhido. O carro mais simples parte de R$ 4 reais, com adicionais de R$ 1,61 por quilômetro e R$ 0,32 por minuto. A SUV, que é até mais caro que o carro blindado, tem uma tarifa mínima de R$ 12, com adicionais de R$ 3,53 por quilômetro e R$ 0,62 por minuto. Além disso, este recurso não tem a temida tarifa dinâmica.
Outra vantagem está na possibilidade de agendar a corrida com antecedência de até 48 horas. Na teoria, se você precisa de um carro para passear pela Pavuna, às 4 horas da manhã de uma quarta-feira, vai poder marcar com o motorista antes.
Já para os motoristas, a empresa oferece a vantagem de não cobrar porcentagem em cima de cada corrida. O modelo de negócios da empresa gira em torno de um valor fixo trimestral, que também pode ser pago por ano ou a cada dois anos. A taxa começa a partir de R$ 5,75 por dia.
Por enquanto a empresa está apenas cadastrando os motoristas interessados. A previsão é que ao longo deste mês o aplicativo seja liberado para os passageiros.
Os taxistas criaram tanta confusão que deram a melhor campanha de marketing de presente,não existe que não conheça o Uber que virou sinônimo do serviço, outros serviços vão ter muito trabalho para competir com a marca consolidada.
evoluam com a minha dentro.
agora ficou fácil ser duro com aparência de Rico
Já era, LG! Comprei um LG G3 e me apaixonei, porém o vendi. Meu pai ainda tem um e admiro muito ele. Com o G4, tinha me animado, mas desisti (quando apareceu um bom preço, não era a cor que eu queria e não estava afim de pagar R$1600+).
Estava disposto a abrir mão de mais grana para o G5, mas vou de S7 - isso se ele abaixar como o S6.
Já viram o valor para entrar no WillGo? 3 meses 1200. 1 ano 2400. 2 anos 4200
O Uber, Lift e outros funcionam perfeitamente na América, com pouquíssima interferência estatal. Só aqui no país do PT, de Lula e Dilma é que tem essa babaquisse toda. Ah se eu ainda pudesse me mandar...
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A verdade é que o Brasil não é parâmetro para nada, a não ser corrupção. As regras que irão ditar a vida das pessoas no mundo não dependerão de nada do que ocorre e ocorrerá por aqui.
Uber é uma empresa que conquisto a confiança dos usuários, difícil alguém roubar seu mercado...
Não é bem confiança... Pois toda vez que chama tem que ver em quanto está a taxa de impulso, sempre com pé atrás pra quem ama seu suado dinheirinho!!!! Isso não é confiar.
Confiança e preço justo são coisas diferentes, Apple e samsung tem a confiança de seus users , mas nem por isso iPhones e Galaxy S7 tem preço justo ;)
Uber é vida.
Não sei o que pensar, não sei o que escrever, não sei o que opinar sobre o assunto!
A uber não trabalha com limite de frota ,não existe uma proporção por habitante . No futuro vamos ter um sistema de transporte individual sucateado porque nem os taxistas nem os ubers terão condições de manter a qualidade do serviço.
Marcelo Correa
Não concordo com você Marcelo. A lei da oferta e demanda vai ajustar tudo isso bem direitinho. Exemplo, se tem motoristas demais, de duas uma, ou deixam de surgir novos motoristas devido a demanda não comportar ou só irão sobreviver os melhores profissionais (acredito mais na segunda hipótese), lei da evolução aplicada aos serviços de transporte. Isso se o Estado brasileiro não se intrometer demais e conseguir estragar tudo.
Legal o comentário dos dois brothers ai! Agora estou começando a entender tudo isso!
É vcs vão ver quando as ruas estivem todas engarrafadas de carros de passeios fazendo trasporte .
?????
Não entendi!
Go Go Uber , preços justos e serviços de qualidade , utilizo bastante em SP , vale a pena.
não sou capaz de opinar
Aaaahuahuahuauhauha!
Viva o capitalismo!