Depois de regular Uber, São Paulo pode integrar serviço ao transporte público da cidade
Se tem uma coisa que não se pode negar sobre o prefeito de São Paulo é que ele tem coragem. Nesta terça-feira, 10/05, Fernando Haddad peitou quase 40 mil taxistas e assinou o decreto que regulamenta o uso do Uber na cidade. E ele vai além: pretende permitir que o Bilhete Único seja usado para pagar as corridas do aplicativo.
A ideia que está sendo elaborada pela SPNegócios aparentemente é bastante promissora. A proposta é facilitar a vida de quem pega mais de um transporte para ir ao trabalho. Com isso, os carros do Uber seriam utilizados para levar o passageiro de casa até estações de metrô e trem, por exemplo.
A proposta é facilitar a vida de quem pega mais de um transporte
Como a corrida seria paga pelo Bilhete Único, os modais secundários não seriam descontados. Pode não ser tão vantajoso para quem mora muito longe de uma estação, já que o valor da corrida seria mais alto do que uma passagem, mas para quem mora perto, ou está atrasado, é um opção a ser considerada principalmente pelo fator conforto. Isso também seria válido para os aplicativos de táxi, como o Easy Taxi e o 99 Taxi.
Ainda não se sabe quando o Bilhete Único será implantado para o pagamento das corridas.
O decreto que regulamenta o uso do Uber traz alguns pontos que deixarão os taxistas ainda mais furiosos. O mais polêmico é que quem quiser usar o carro para transporte pelo app não precisará de alvará, apenas de CNH para exercício de função remunerada.
Em contrapartida, a prefeitura vai cobrar uma espécie de concessão das empresas. A taxa vai girar de R$ 0,10 em média por quilômetro rodado. Essa taxa será variável e poderá ser menor para o motorista que optar trabalhar na periferia.
Polêmica sobre possível ligação familiar entre Haddad e funcionário do Uber
Uma semana antes do prefeito assinar a regulamentação dos aplicativos na cidade uma polêmica colocou ainda mais lenha na fogueira entre Uber vs. Taxistas. Foi descoberto que o sobrinho de Fernando Haddad trabalha em um cargo operacional do Uber no Brasil.
A suspeita era de que Guilherme Haddad Nazar, que trabalha na área de Tecnologia da Informação da empresa, agiria como lobista do aplicativo.
Tanto a prefeitura quanto o Uber negaram que a ligação familiar entre Guilherme e o prefeito estaria influenciando nas decisões tomadas em favor da regulamentação dos aplicativos.
Pode até ser que uma coisa não tenha nada a ver com a outra, mas é no mínimo questionável.
Difícil é vencer a barreira do comodismo dos "gigolôs de placas de táxis".
Felizmente, está quebrando mais um monopólio, espero que os taxistas que estavam acomodados, melhorem os serviços com um preço justo.
Esse é um pouco complexo.
Será que um dia vão achar o Maranhão?
Viva o Uber! Fortaleza já pode regulamentar o serviço do app também.
Nem mesmo com o Uber batendo às portas os taxistas prestam um serviço de qualidade. Essa semana pegue um táxi no RJ e descaradamente ele estava querendo se dar bem em cima de mim, só que ele não contava com o GPS do meu Moto X.
Sou a favor das medidas, mas também é necessário desonerar os taxistas, porque se não não tem competitividade, a menos que queiram acabar com essa categoria.
Agora mesmo fazendo o correto, o Prefeito tem um sobrinho que trabalha na parte operacional do app, ai é pra FU!@# haha
Desonerar? Taxistas já pegam mais de 30% de desconto em concessionárias em São Paulo, também não pagam IOF, IPI, ICMS, ISS e IPVA.
Tem que desonerar a mim que sou honesto e não aguento mais pagar impostos que não retornam pra nós de forma alguma, só servem pra encher o bolso de alguns pilantras e tapar buracos causados por má administração.
Ontem vi no noticiário a confusão que os taxistas provocaram em SP por conta da liberação!
Não entendo o porque desse egoismo todo! Parece que o povo brasileiro não quer ver o próximo bem!
Estava lendo umas notícias em que os taxistas só porque viram um carro preto partiram pra cima pra quebrar. Imagine se alguém tiver um carro sedã preto e o quebram só por isso? Uber neles.
Simplesmente fantástico, pra nós que não temos carro, as madrugas de São Paulo serão bem mais fáceis de voltar pra casa hahaha
Aahuauhahuauhauhaa! Bem isso mesmo brother Henrique Iglesias!
aqui em salvador o prefeito não liberou kkkk
Como assim brother?
Aauhauhauhauhauhaaa
Achei q já tivesse liberado ai!
Liberou nada
Embora não seja fã do Haddad , ele conseguiu abrir um belo de um precedente , ou seja, regulamentar o Uber de forma inteligente , atendendo a necessidade da população e arrecadar uns trocados para a prefeitura , o modelo pode não ser perfeito , mas é uma boa iniciativa a ser lapidada e implementada por outras prefeituras , e quanto a lobby .....isto é absolutamente normal , é jogo de interesses , lobby é bem diferente a suborno.
Hãm,trocados Jairo? Digamos milhões...
A respeito do excelentíssimo prefeito ele é um verdadeiro fdp!Vendeu conceções por 60paus e logo depois faz isso dá de graça para os (parceiros)da uber.Agora vejamos que pagará essa conta...vc saberia me dizer???
Tinha que liberar em todo Brasil. Aqui em Salvador não foi liberado.
Isso depende da infraestrutura viária de cada cidade, então cada cidade precisa ter um plano de regulamentação. Isso deve ser cobrado dos prefeitos e vereadores, não dá para criar um plano nacional dado as necessidades de cada cidade.
Cobre do seu prefeito.