Conheça o TRAFI: o aplicativo de transporte público que funciona em modo offline
Quem nunca tentou fugir do congestionamento típico das grandes metrópoles recorrendo a aplicativos de transporte públicos? A opção de transporte coletivo pode salvar os usuários que desejam chegar em seus destinos ou compromissos dentro do horário programado e sem muito sofrimento. A conexão móvel pode ser uma grande vilã nesses momentos de locomoção, visto que muitas vezes saímos de uma área com boa cobertura em direção a outro ponto da cidade menos favorecido. Se você precisa usar o trem, metrô ou ônibus e ainda corre o risco de ficar sem internet no caminho, o TRAFI pode ser um ótima escolha. Conheça-o a seguir.
Antes de mais nada, é preciso dizer que o TRAFI só funciona nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A interface do aplicativo é bem familiar, lembrando bastante o também completo Citymapper, com opções de notícias em tempo real, mapa da rede de transportes metropolitana e urbana, mapa de ciclovias, paradas de ônibus, estações de trem e metrô mais próximas da localização do usuário.
O planejamento de viagens é excelente, permitindo que a rota seja calculada levando em consideração meios de transportes públicos (Metrô, ônibus e EMTU) opção que, por sinal, não está totalmente integrada no Google Maps, por exemplo. Assim como o Moovit, existe uma boa quantidade de ônibus que são abastecidos de informações em tempo real, fazendo com que o usuário consiga se programar com base nesses intinerários.
O modo offline está acessível através do menu hambúrguer do TRAFI e, atualmente, oferece duas opções para o armazenamento de informações no dispositivo: horários e busca por rotas e mapas. A busca por rotas e mapas será disponibilizada em breve, assim os usuários poderão salvar rotas completas no dispositivo antes de suas partidas. Já a opção de horários encontra-se disponível, permitindo que os horários de ônibus, trens e metrôs sejam armazenados no dispositivo antes que o usuário saia do seu local atual.
Segundo os desenvolvedores do TRAFI, melhorias constantes são empregadas no aplicativo para torná-lo mais rápido e útil. De fato, o app funciona muito bem no Wi-FI e no 3G/4G, com informações precisas e correntes. No entanto, ainda não existem informações oficiais sobre a disponibilidade do aplicativo para outros cidades brasileiras. Você pode baixá-lo diretamente na Play Store através do botão abaixo:
Se você reside em São Paulo ou no Rio, experimente o TRAFI e compartilhe sua experiência de uso com o app nos comentários abaixo.
Melhor que esses de transporte público, são os de transporte particular. T81, concorrente do uber que será lançado para algumas outras capitais. No youtube tem um vídeo T81 aplicativo de transportes fala um sobre, inclusive com serviço de moto taxi e delivery.
Aplicativo legal, pena não funcionar em todo o Brasil....
Não jogando para o meio de um tiroteio tá bom!!!
kkkkkkkkk. Acho que no Rio de janeiro não vai funcionar.
aqui em curitiba eu uso "busao curitibano"
ele só esta disponivel pra iOS.
Busão Curitibano tem pra android a tempos já, porém eu utilizo mais o Próximo Ônibus Curitiba.
excelente para quando eu me perco em BH
Tipo o Here né?
Muito bom! Pra são Paulo nesse trânsito caótico será perfeito!
Não sou muito fã de usar o transporte público.. prefiro sair mais cedo e ir de carro, mas vou baixar o app, quem sabe eu use um dia desses para testar..rs