Cinco sistemas que eram concorrentes do Android e já não existem mais
Não importa qual seja sua proposta de uso ou a quantidade de recursos presentes, todo sistema operacional móvel lançado após 2008 chegou com o objetivo de servir como alternativa ao Android e iOS, que se tornaram as plataformas móveis mais usadas no mundo. Entre investidas mais famosas, como o Windows Phone, e aquelas menos populares, como o Ubuntu Phone, vamos relembrar neste artigo os cinco sistemas móveis que chegaram para concorrer com o robô verde, mas já bateram as botas.
Firefox OS
Que tal um sistema operacional que tem como base um dos navegadores mais populares do mundo, o Firefox? Em 2013, chegava o Firefox OS, que tinha como objetivo levar um sistema verdadeiramente open source (código aberto) aos usuários que buscam por produtos mais básicos. Um dos grandes pontos do SO era a possibilidade de baixar apps sem a necessidade de uma loja, o que era também sua grande limitação, visto que o jeito encontrado pela Mozilla para abrir o leque de recursos do sistema era transformar aplicações convencionais em web apps.
- Teste o Firefox OS no seu Android agora mesmo
- Android Gingerbread vs Firefox OS
Para quem não sabe, os web apps são aplicativos com visual – leia-se layout – formatado em HTML 5 (como as páginas web) convencional, mas que rodam em uma interface separada do navegador de internet (basicamente é isso). A Mozilla teve um grande feito: trouxe o Firefox OS ao Brasil e a países latinos através de marcas grandes, como LG e Alcatel. Hoje em dia, diga-se de passagem, nem o Google consegue emplacar o Android Oreo Go em países emergentes pela baixa adesão. O fim do desenvolvimento do Firefox OS se deu em maio de 2016, com a chegada da versão 2.2.0.
Windows Phone
O Windows Phone é o caso mais famoso em meio às opções que temos na lista. Claro, o fato de o sistema ser da Microsoft ajudou a impulsionar sua popularidade mundialmente, o que, por outro lado, tornou o fim do Windows Phone algo bastante melancólico. Em 2010, era lançada a versão comercial 7.5 Mango com forte adesão em dispositivos de marcas como HTC, HP e Samsung. O fim do suporte ao sistema ocorreu em 2017, para as versões 8 e 8.1, e na sequência o desenvolvimento da versão mais atual, a 10, foi encerrado.
- Por que o fracasso do Windows Phone seria ruim para todo mundo?
- Eu já sabia: usuários de Windows Phone estão migrando para o Android
A plataforma teve seus anos dourados no Brasil e conseguiu emplacar boas vendas aqui com modelos que ficaram bem populares, como o Lumia 630. A história do Windows Phone é bastante longa, delicada e emblemática. O ponto alto era a exclusividade dos modelos, que levavam o nome da Nokia (comprada pela empresa de Bill Gates), tinham lentes fotográficas boas e a Microsoft era bastante pontual com os updates do sistema (com ressalvas).
A morte do Windows se deve, sobretudo, a baixa adesão dos desenvolvedores. A Microsoft portou os principais serviço do sistema para plataformas concorrentes, como a assistente Cortana, por exemplo.
Ubuntu Mobile OS
Lançado em 2013, o Ubuntu Phone era uma promessa da Canonical aos usuários que procuravam por um sistema de código aberto, assim como o Firefox OS. A interface do Ubuntu Mobile era elogiada pelos usuários e bem avaliada pela imprensa especializada, visto que a empresa portou do Ubuntu para PC o dock que tornava da versão mobile uma das mais ágeis para se trabalhar em multitarefa. A fabricante BQ e a Meizu lançaram smartphones com a plataforma ao longo dos anos, mas a baixa adesão do Ubuntu foi um dos principais problemas do SO, para variar.
O Ubuntu Mobile era um potencial concorrente do Android e do iOS, portanto, existem muitas teorias da conspiração em torno desse assunto pela internet, apontando para um possível boicote da industria ao sistema da Canonical. Em abril de 2017, infelizmente, o Ubuntu Phone foi retirado dos planos da Canonical e teve seu projeto interrompido.
Bada
O Bada, assim como o Windows Phone, não era um sistema licenciado ou de código aberto, visto que o uso do mesmo era exclusivo dos smartphones Samsung Wave. Essa linha chegou ao mercado com o objetivo de concorrer como alternativa ao Galaxy S, porém, devido às críticas ao sistema, os dispositivos com Bada não foram muito longe.
É válido relembrar aqui que a Samsung se inspirou no Bada para criar as primeiras versões da interface do usuário TouchWiz. A empresa enterrou o Bada em 2011 e se dedicou a outro projeto, que tem dado bastante certo no mercado, que é o Tizen.
MeeGo
O MeeGo, por fim, teve um processo bastante semelhante ao Bada e uma vida curta. Ele esteve presente no mercado entre 2010, quando foi anunciado oficialmente, até 2011 quando seu fim foi decretado. O sistema era uma colaboração entre Intel e Nokia que, apesar do pouco tempo de mercado, conseguiram colocar alguns smartphones com o sistema no mercado, como o Nokia N9, que foi vendido no Brasil.
- Se precisasse deixar o Android, iria para o Sailfish OS
- Jolla: Sailfish OS está chegando para o Sony Xperia X
A Intel resolveu hospedar o projeto na Linux Fundation, enquanto a Nokia, devido a compra pela Microsoft, passou a usar o Windows Phone em seus produtos. Diferente do Bada, o MeeGo era um sistema bonito e com muito potencial, visto pela Nokia como o sucessor do popular, porém defasado, Symbian.
Você teve algum aparelho com esses sistemas operacionais?
Cheguei a compra um Nokia Lumia 520 para testar o sistema Windows phone em 2013 mas não gostei não vendi no mês seguinte o aparelho
Quem fala que o windows phone era um sistema ruim só pode nunca ter usado. Tive simultaneamente um lumia 630 (um dos mais básicos da linha) e um iphone 5s que era top na época. O lumia acompanhava tranquilamente o iphone nos afazeres diários. Uma pena a falta de alguns apps.
a maioria nunca nem vi
Eu tive o Samsung Wave 1 com BADA OS... era maravilhoso. O aparelho era lindo em aço escovado. E tinhamos um forum bem ativo.. o Bada Brasil. Foram bons tempos...
Ahh N9. Eu tive um desses. Confesso que nao durou um ano na minha mão, mas o tempo que fiquei com ele foi bem bacana. Sistema era realmente bonito e promissor. Uma pena nao ter vingado!
Pelo menos dava para instalar o Android Jelly Bean nele. hehehe
Lamento a morte do Windows Phone, pois era de fato o único com força para enfrentar a concorrência. Seria o sistema mais otimizado em vários aparelhos e com mais updates em menos tempo. No cenário atual com o Android bastante sólido e com mais recursos a cada nova versão, acho complicado o surgimento de um terceiro sistema pra competir com ambos (iOS e Android).
O Sailfish OS pode até vir a ocupar a terceira posição.
Mas dizer que tem o que é preciso para merecer essa posição aí já é complicado.
Além de que dificilmente chegará a um marketshare de 1%.
Logo, continuará tão relevante quanto é atualmente: praticamente nem um pouco.
O meego era acertado, bonito. O Windows phone me surpreende, até hoje, quando uso o celular da minha mãe e vejo que com 512 mb ele não trava e ela, mesmo com apps feios, usa deezer, youtube numa boa. Esse duopólio (android e IOS) é ruim, em época de hardware e layout iguais o que poderia diferenciar os aparelhos seria o SO.
Mas se a maioria faz questão desse duopólio, não é a exceção que vai mudar isso.
O único que em alguns momentos fez frente ao Android é o Windows Mobile, os outros praticamente foram conceitos que praticamente não chegaram as mãos dos usuários comuns.
Windows 10 mobile suporte até 2019
Com exceção do WP unca usei nenhum outro dos OS lista, é fato que o Android e um sistema bem forte já que conseguiu derrubar tantos concorrentes a ponto de praticamente nenhum (re) surgir novamente
R.I.P ⚰️
Pena o Windows Phone ter morrido. Era o único capaz de competir com os dois principais.
Corcondo contigo, eu usei o sistema e confesso que agradava...massss!!!!
Concordo muito brother Sidney! O Windows Phone chegou até a passar o iOS em marketshare(quando estava no auge, 2013)!
Qual a dificuldade de vcs do Androidpit em fazer uma pesquisa descente ? Desde quando o ubuntu mobile foi descontinuado ? Vcs não sabem oq é ubports ? Vcs sabem oq é comunidade linux ? Sinceramente.... Algum de vcs do site é da área de tecnologia mesmo ?
Muitos de nós somos ex usuários do Windows Phone, e tal como fan boys do Android, ou outros, só mudamos porque o sistema se tornou inviável, mas, no meu caso, reconheço que o Android se tornou superior, tanto visualmente como em funções, no entanto havia funções também no Windows mobile que não existem ainda no Android. Não consigo perceber porque não consigo escutar só o áudio do YouTube, qualquer cliente windows do YouTube faz isso.
Só tive contato direto fora o Android e o iOS apenas com o Windows Phone, tive curiosidade de ver o Firefox e outros bem poucos
Eu usei um Windows Phone(Lumia 435) já, confesso! Mas tenho curiosidade ao conhecer estes outros sistemas!