O que é este microLED que tanto interessa à Apple?
A Apple está desenvolvendo telas microLED para usar em seus futuros dispositivos. Segundo a Bloomberg, a empresa está testando painéis com a tecnologia em uma fábrica secreta na Califórnia.
As pesquisas estão avançando bem, mas não rápido o suficiente para vermos telas microLED na próxima geração de iPhones. Estima-se que cerca de 300 engenheiros estejam trabalhando no projeto, mas ainda não há informações concretas a respeito de quando poderemos ver a tecnologia nas lojas e nem em quais dispositivos.
Por que a Apple está interessada em microLED?
É muito comum, no universo da tecnologia, uma marca usar componentes produzidos pelas rivais. E esse é justamente o caso. Atualmente, o iPhone X utiliza telas OLED, produzidas pela… Samsung.
- Samsung se prepara para apresentar a primeira tela OLED esticável
Desenvolver as próprias telas deve diminuir a dependência da Apple em relação a terceiros, sobretudo em relação a rivais. Além disso, a tecnologia microLED é a mais avançada para telas, apresentando diversas vantagens em relação às demais.
Afinal, o que é microLED?
- POLED, AMOLED e OLED: qual a diferença entre essas tecnologias de telas?
- LCD, TFT, IPS, AMOLED: Descubra como funcionam e as diferenças entre elas
Um painel microLED nada mais é do que milhões de conjuntos de LEDs, em tamanho microscópico – possuem cerca de 1% do tamanho de um LED convencional. Eles ficam combinados de três em três, um vermelho, um verde e um azul (RGB). Cada trio funciona de maneira independente, podendo emitir luz própria.
Quando unidos em um painel maior, esses microLEDs formam as imagens. É algo parecido com os painéis de LED em estádios e festivais, com a diferença de que, aqui, a imagem fica nítida a qualquer distância, não só de longe.
As telas microLED têm alguma semelhança com as mais modernas telas do mercado: as OLED. Ambas possuem recurso de preto profundo e taxa de contraste infinita, assim como podem usar TFT para fornecer energia para cada pixel individualmente. A diferença é que a tecnologia OLED utiliza materiais orgânicos (daí o O de OLED) para produzir a luz, enquanto o microLED utiliza um material inorgânico, o nitreto de gálio (GaN).
Ok, mas quais as vantagens do microLED?
É justamente o GaN que permite que o microLED dispense o uso de camadas com polarizadores ou encapsulamento. Assim, diante do conjunto de LEDs está apenas uma película de vidro para proteção, o que permite que as telas fabricadas com essa tecnologia sejam mais leves e finas. Além disso, as telas de microLED consomem bem menos energia que as já existentes. Em comparação com a OLED, o consumo é 50% menor; já se compararmos com o LCD, a economia é de 90%.
O lado negativo disso tudo, é claro, é o preço. A tecnologia microLED é a mais cara para telas, além de ser difícil de produzir em larga escala sem descontrolar os custos. Outra questão é que essa tecnologia torna a vida útil das telas mais longa, o que pode ser visto como bom, mas agrega ainda mais no valor do produto final. Entretanto, parece que a Apple está disposta a, literalmente, pagar para ver.
E você?
Fonte: Bloomberg
Não entendo, se grande parte de iPhone são vindos de peças das rivais... PQ NÃO VEMOS ESSA PARTE nas RIVAIS?, elas produzem o negocio pra apple e nem usam a cabeça pra lançarem um produto de mesmo material pra si, a VIVO em vez de fazer parceira com a apple lançou o vivo play, ela usou a cabeça(e vai ser lembrada por muito tempo)
Só eu q acho que se todas as rivais parassem de produzir pra apple seria o boicote do século, afinal ela não quase nada própio (camera, sensores, digital[RIP], infra-vermelho, parte do PROCESSADOR ).
sóacho...
Essa história tá me parecendo aquela do tal sapphire display ou a do pote de ouro no fim do arco-íris.
Essa tela micro Led é melhor que as super amoleds?
Aí a gente espera, espera e nada dessa tecnologia chegar em massa
que nada a samsung ja lançou uma tv com essa tecnologia
Prevejo a Samsung lançando, talvez primeiro, a Micro OLED
ja lançou chama the wall pela samsung pesquisa no google
MicroLED? Até o nome é uma piada! kkkkkkkkkkkkkk
Essa tecnologia vai demorar muito ainda para aparecer nos iPhones, pessoal lê e acha que é para logo, a Apple vai usar oled nos próximos aparelhos por um bom tempo até desenvolver bem essas telas de MicLed, e primeiramente elas devem aparecer no Apple Watch, para só depois chegar nos iPhone, visto a demanda gigantesca de telas que este precisa.
Imagina se cair no chão e quebrar a fortuna que você irá pagar.
As telas que são mais convencionais digamos que quando quebra já é uma mini fortuna, imagina essa tecnologia nova o quanto não vai ser.
iPhones ainda mais caros no futuro!...
Aguardem...em breve iPhone 9s custando R$9.000,00 à vista.
Vdd Léo Ramones
no papel tudo é sempre bom né...tem.que ver na prática
Isso mesmo brother
Onde está escrito que a Apple está disposta a "pagar para ver", entenda-se que está disposta a "COBRAR para ver".
rsrsrsrs perfeito
E CARÍSSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Uma aquisição de aparelho com esta tecnologia não significa só uma tela de qualidade, mas tbm mais bateria(energia), mais design(finos ocupando menor espaço no aparelho), menos peso(leve) e qualidade... Se a apple trabalhar bem com essa tecnologia, fico no aguardo da resposta da Sam...
Se sem esse "geri-geri" a tia da maçã já cobra o olho da cara, na hora que lançar essa tela, só vendendo dois rins pra comprar... Não, Obrigado. Fico com o AMOLED da Samsung mesmo.