Quais fabricantes mais atualizam seus smartphones? Veja a lista
Existem muitos tópicos polêmicos no mundo dos smartphones Android: notchs, materiais usados no aparelho ou quantas câmeras um telefone deve ter. No entanto, uma coisa em que praticamente todos concordam é que os fabricantes devem fornecer suporte prolongado na forma de atualizações, especialmente para dispositivos caros.
E é nisso que o novo serviço AOSMark ajuda, levando os consumidores a fazer uma escolha mais informada – classificando as marcas pelo número de atualizações de software que elas promovem em média.
- Android Pie e seus superpoderes: novidades, dicas e funções
- Atualizar o Android em um smartphone demora mais do que parece
O AOSMark classifica fabricantes de smartphones Android em uma escala de 0 a 6, com 6 sendo a maior nota. Em seu site, a equipe diz que eles esperam que seu serviço leve a mais pessoas exigindo atualizações de software, porque "estar em versões mais recentes do sistema operacional Android é algo essencial para usar novos aplicativos, recursos legais do sistema operacional e ter mais segurança".
A tabela abaixo é bem interessante, porque além de mostrar quais os vinte fabricantes que mais atualizam, há também uma lista dos aparelhos mais atualizados de todos os tempos, para você matar sua curiosidade. Quem iria dizer que um único smartphone recebeu cinco updates?
Como esperado, o Google lidera o gráfico como o fabricante com mais atualizações. No entanto, existem algumas surpresas mais abaixo. Wileyfox, Zebra, General mobile e outras incógnitas virtuais estão na frente de marcas mainstream, como Samsung, HTC e Motorola. O Hall da Fama também é uma grande surpresa, com os dispositivos da Sony ocupando dois dos três primeiros lugares.
Se você está se perguntando como a equipe por trás do projeto AOSMark chegou a essas listas, você deve primeiro saber que atualizações secundárias geralmente não são consideradas: "a pontuação inclui apenas atualizações para versões do Android que mudaram os níveis da API".
Por exemplo, passar do Android 7.0 para o 7.1 é considerado uma atualização, mesmo que seus nomes sejam Nougat. Mas do Android 7.1 ao 7.1.1 não é considerada uma atualização, já que o nível da API não foi alterado. Além disso, atualizações de segurança e outras atualizações secundárias não são contabilizadas.
Isso significa que ainda há espaço para melhorias em nos métodos de classificação da AOSMark. Também é notório que fabricantes como o Google, que só oferecem flagships, obviamente têm um desempenho melhor do que aqueles que oferecem telefones de gama baixa e média também – afinal, esses dispositivos têm menos probabilidade de receber tanto suporte. Atualmente, o AOSMark também não considera a pontualidade da atualização, mas a equipe espera adicionar isso no futuro.
O que você acha do AOSMark? Está animado em saber que finalmente existe um serviço que classifica as fabricantes pelo número de atualizações?
O meu celular é samsung Galaxy note 3 Neo Duos e o android não é atualizado!! Esses celulares da samsung que o android não é atualizados não prestam!!
Pessoal é vidrado em atts parece que morrem se não aparecer rapidamente no seu cell tenho um a8 2018 é vindo atts é oq importa é nisso a Samsung tá cumprindo
Está faltando o Moto X 2013 na lista de aparelhos mais atualizados.
Teve um suporte muito parecido com o Sony Xperia Z1, e pior que o Sony Xperia Z.
E teve o detalhe de não ter recebido o Android 5.0.2 Lollipop de forma oficial, além de que demorou para receber o Android 5.1 Lollipop.
Ainda assim foram 5 ou mais atualizações, sendo duas mais rápidas que nos Nexus.
Quando comprei o meu ele estava com Jellybean 4.1.x. Passou por duas atualizações nesta versão. Recebeu duas versões do Kitkat antes do Nexus e uma no mesmo período e ainda recebeu Lollipop.
o meu antigo Sony Xperia Z2 foi o aparelho que mais teve atualizações entre os quê já tive, e a maior decepção nesse quesitos foram Samsung Galaxy S3 e Motorola Moto G4 Plus, ambos prometidos atualizações quê nunca chegaram
Gozado o Galaxy S3 estar na sua lista.
Ele recebeu várias atualizações de versão durante o seu ciclo de vida.
Ao menos, quem o adquiriu perto do seu lançamento percebeu isso.
Acho que o pessoal ignora isso e o condena simplesmente por não ter recebido o Android KitKat.
Eu lembro que ja época eu tinha um S4 com KitKat, e eu estava doido para chegar atualização do android lollipop para ele. E não chegava nunca passei o ano inteiro tentando atualizar e nada. ai em novembro chegou a esperada att pra ele. fiquei tão feliz. 2 mesês depois comprei o S6 uashuahsaushas
a xiaomi nao apareceu na lista, além terem aparelhos top eles são constantemente atualizados, rodando liso, ja tem atualização marcada para o meu mi 8 lite para a miui rondando o android pie.
A Xiaomi não era tão eficiente em atualizar versões do Android como é hoje, se a tabela acompanhar o histórico a longo prazo é normal não encontrar a Xiaomi aí.
Mesmo hoje em dia eles ainda não atualizam tanto assim considerando o tamanho do portfólio deles. Vale lembrar que muitos aparelhos da marca são atualizados com nova MIUI porém não mudam a versão do Android.
A Asus nem aparece na lista.
A ASUS tem um histórico não muito bom com atualizações considerando que fabricam smartphones e tablets antes da linha Zenfone.
Se a tabela usar histórico de anos atrás isso pode contar pra ASUS não figurar entre os mais atualizados.
E as nacionais como positivo e Multilaser ficam devendo nesse quesito, se eh que tem esse quesito pra elas
Essa é uma boa pergunta... A Quantum que dizia usar Android menos modificado pra facilitar os updates não cumpriu com o que disse.
Mas seria mesmo interessante ver algo focado somente nas fabricantes nacionais, mesmo as que usam white label só pra ver o quanto eles investem no que toca updates de sistema.
Androidpit tá aí mais uma sugestão de matéria. Updates de aparelhos nacionais... Como anda a situação de Positivo, Quantum, Multilaser e outras.
dessas três a única que realmente vi atualizando um dos seus aparelhos foi a Multilaser que atualizou o MS80 com Android 8.1 Oreo recentemente...
Que a Sony é uma das marcas que mais se empenha em atualizar seus smartphones disso eu já sabia, fora a otimização deles do Android que na minha opinião é uma das melhores, o problema é ter Sony, mesmo não invocando e a mesmice de seus designe, eu gosto de aparelhos da Sony. Samsung? Gosto também mas é umas das marcas que estão menos preocupadas com o quanto você gastou no seu smartphone Samsung e está cagando se você daqui a dois anos não ter mais atualizações, a mesma coisa serve para lg que logo logo ela se enterra na própria cova que está cavando.
Tomara que o Fuchsia mude esse paradigma, pois é lamentável, comprar um aparelho caro, e praticamente ficar sem atualizações.
Apenas comprovou o que eu já sabia: LG é péssima no quesito "atualização"...
E só aparece um aparelho dela na lista porque este teve a Google na retaguarda (como será o caso do G7 One agora).
Sai da linha Nexus e pulei para o Galaxy s8+ em 2017 mas sentia falta das atualizações ágeis, e no ano passado assim que lançou o oneplus 6 não me arrependo..... atualizações constantes e uma comunidade oficial muito ativa....