Será que o Google realmente possui produtos finalizados?
De uma conversa na redação do AndroidPIT à homepage do site: será que o Google realmente possui produtos finalizados? Quantos aplicativos desenvolvidos pelo Google você considera como produtos completos, que entregam uma excelente experiência de uso? Consigo contar cinco deles. Levando em consideração que o Google é uma empresa de buscas, será que toda essa experimentação não está mascarando o verdadeiro objetivo por trás de tantos testes A/B: coletar ainda mais informações sobre você?
- O Google quer aproximar os usuários do iOS e do Android com o Duo
- Como apagar os seus dados do Google sem perder a experiência de usuário
O seu celular é mais uma plataforma de aprendizado para o Google
Na semana passada, o time de desenvolvedores do Google finalmente apresentou o Duo, o aplicativo do Google dedicado para videochamadas. O curioso é que o app para comunicação do Google mais esperado ainda não tem hora para chegar. O Allo, o novo mensageiro da gigante das buscas, também anunciado durante a conferência para desenvolvedores deste ano, unifica uma série de serviços nos quais a inteligência artificial impera.
Depois da chegada do Duo, muitos leitores do site começaram a se questionar sobre o lançamento oficial do Allo. Aliás, estes mesmos usuário estavam se perguntando sobre os motivo que levaram o Google a lançar dois produtos diferentes, dividindo assim a experiência de quem os usar.
Pensando nisso, resolvi assistir novamente a conferência de abertura do Google IO 2016, para ver se em algum momento a integração entre estes dois serviços foi mencionada. Na realidade, esta foi a melhor ideia que tive, pois depois disso, tive certeza de que a companhia Google não tem interesse real em entregar um produto acabado, mas aprender com os hábitos dos usuários e, assim, criar diferentes personas (ou perfis de usuários) usando os novos e os atuais aplicativos disponíveis no mercado.
O Allo e o Duo não estão integrados porque texto ainda oferece melhor contexto
Ao rever Sundar Pichai e sua equipe de engenheiros falando sobre os produtos do Google, como o Google Fotos e a evolução deste serviço desde o seu lançamento, tive certeza de que o aprendizado de máquina (ou machine learning) destes softwares colocam o Google no topo da pirâmide das buscas mundo afora.
Pichai afirma que melhorar a experiência dos usuários é o que motiva a empresa e vai além: "o Google Fotos (com 200 milhões de usuários) mostra o que é possível quando você aborda algo que já existe de uma nova perspectiva". Essa frase foi dita após identificar as melhorias no algoritmo de reconhecimento de imagens do Google Fotos, impressionante por sinal.
Mas o que realmente chama a atenção na apresentação, vem da boca de Erik Kay, diretor de engenharia no Google: "o Allo traz todas as ricas experiências do Google para o seu chat". Essa frase foi dita duas vezes, com as mesmas palavras, durante a explicação sobre o novo mensageiro.
Se você usar o Allo, o sistema vai aprender com o tempo, o que torna o Allo um mensageiro inteligente nas palavras dos engenheiros do Google.
- Você realmente sabe o que são chatbots?
- Como chegar ao maior número de pessoas sem ter o app baixado? O KAYAK tem a resposta!
Entre os recursos do Allo, temos o Google Assistant, um dos bots mais inteligentes do mercado, pois faz uso do maior motor de buscas do mundo, o Google. Este bot pode funcionar integrado a uma conversa privada ou em grupo e é capaz de entender o contexto da conversa, caso contrário, não teria utilidade. Além disso, o bot interage no chat, indicando estabelecimentos, fazendo reservas e mesmo indicando jogos.
O Duo, por sua vez, faz chamadas com vídeo e possui um recurso chamado Knock-knock, que meio que avisa quem está do outro lado da chamada, assim, você pode decidir atender ou não a ligação. Aí, pensar que ambos os serviços poderiam ser integrados é normal para qualquer pessoa, certo?
Mas por que o Google daria à você a chance de fazer chamada de vídeo em vez de trocar mensagens de texto e ajudar a otimizar a inteligência artificial do Big G? Mais que isso, por que não integrar todas essas funções ao Hangouts e torná-lo o aplicativo para comunicação mais completo dentre as plataformas móveis?
A resposta é simples, o Google não está realmente interessado em oferecer um produto finalizado, a empresa está sempre na busca por conhecer melhor os hábitos dos seus usuários.
Será que o Google realmente possui produtos finalizados?
De acordo com Eric Schmidt, presidente-executivo da Alphabet (holding que controla o Google), os usuários gostam de usar apps diferentes para coisas diferentes. Na minha opinião, é o Google que gosta de saber o que leva você a não usar o Hangouts, mas o Allo. Ou, qual é o tipo de perfil do usuário do Allo, do Hangouts, do Gmail, do Inbox, do Google Fotos, do Google Maps e assim por diante.
"O Allo traz todas as ricas experiências do Google para o seu chat"
Não me leve a mal, sou uma grande fã do Google Assistant desde o anúncio do serviço, mas penso que muito mais por aquilo que a tecnologia representa do que aquilo que realmente é. Contudo, comecei a cansar de não poder contar com um aplicativo de qualidade, um software que realmente funcione completamente no país no qual vivo e não apenas nos Estados Unidos, ou não apenas em dispositivos da linha Nexus.
E também não pense que sou ingênua a ponto de pensar que apenas o Google está em busca de meus hábitos de usuário, mas ao lado do Facebook, estas são as duas grandes empresas que lucram - e muito - em cima de algoritmos de busca que tem por base a criação de perfis de usuários. Aliás, a empresa de Mark Zuckerberg está seguindo muito bem a cartilha do Google quando o assunto é desenvolver (ou comprar) serviços que mais parecem uma eterna versão beta.
E aí, você consegue lembrar qual produto bem acabado o Google lançou nos últimos dois anos?
Creio que apostam em melhoria continua
Realmente entender os perfis de quem usa X ou Y seria um grande passo para pesquisa de mercado.
Só se vier já de origem é que te chances, mesmo assim...
Ainda nao tive a oportunidade de testar o Assistente,mas pela conturbada e sofrível experiência com o Now,fico receoso demais,quem sabe de uma chance.
Acho que a Google deveria pegar o Duo e o Allo, e fundir com o Hangout, que está em um abismo sem perspectivava alguma de uso, com a integração ao Hangout, acho que poderia fazer frente ao Whatsapp.
Que viagem! Acho que a Google fez certo ao dividir os apps. Ter um app só pra chamadas de vídeo faz com ele seja pequeno, leve, sem complicação e bem finalizado. Isso faz com que só quem baixe o app de chamadas de vídeo é só quem vai realmente usar função. A mesma coisa espero do Allo! É claro que a Google e todas as demais querem saber mais sobre os seus clientes, não há nada de novo nisso(assim como M$, Facebook, etc). Mas daí falar que nenhum produto é finalizado! Não vejo nenhuma lógica nisso. Mal finalizados ou mal feitos são os produtos da Microsoft... Os poucos que chegam, demoram p chegar, chegam mal acabados, não são atualizados e terminam sendo descontinuados! Os apps da Google recebem atualizações e melhorias constantes.
sou fã da Google pelo trabalho ótimo que ela faz! só n gosto quando eles atrasam as novidades, mais mesmo assim espero muito que eles colocam allo e duo e o assistente já instalado no Android N quando a Motorola lança no g4 normal, mais se n vim eu baixo e já eras
Novos NEXUS cadê cadê?????
As vezes fico com medo do Allo, o assistente (acho que inteligência artificial) pode ser um grande problema pra todos... "aprender" a ser "humano", pode não ser uma boa ideia...
Estou muito curioso com relação ao Allo, se for bem trabalhado, pode dar trabalho aos demais mensageiros, tomara que seja um app de boa qualidade.
Mas a concorrência em especial com o já consolidado WhatsApp, vai ser dura. Esse app com o tempo, deverá vir instalado.
Google é devagar demais para implementar funções, tanto em apps quanto no próprio Android. Coisas simples como o You Tube funcionar em background até hj ñ existe nativamente.
Isso já tem, mas apenas para o YouTube Red, se não estou enganado.
Sim, só pelo YouTube Red, o serviço pago*
Será que eu escrevi You Tube Red? Acho que ñ...
Se for assim tem um módulo do XPosed, OG You Tube e etc...
kkkkkkk
Acho na verdade que é uma mistura de erro de projeto com erro de estratégia. Seria facil identificar dentro de um único aicativo as tendências de uso do usuário, sem a necessidade de um aplicativo em separado para cada uso. Essa separação acaba enfraquecendo cada um dos aplicativos e fazendo o usuário migrar para aplicativos multi uso.
Sei não Camila,
Acho que o pessoal do Google anda entediado mesmo! hehe
Produto acabado é produto morto , todos tem que evoluir .
Só esperando o Allo e bastante curioso!
tou doido pra testar esse Allo... o Duo quase ngm de meus contatos usam