6 smartphones sem notch que merecem sua atenção
O notch é como uma erva daninha, está por todos os lados, você goste ou não. Difícil achar quem ame, muitos odeiam e outros nem ligam. Mas já sabemos que esse não é, ainda bem, o futuro. Esse entalhe já virou um furinho, uma gota e caminha para desaparecer, seja com a tecnologia slider ou simplesmente varrendo a câmera frontal com uma tela traseira.
Preparamos uma lista de aparelhos para você ficar de olho caso queira escapar do notch. Se você tem pouco dinheiro, muitos intermediários ainda não aderiam ao notch. Se você tem muito dinheiro, nossa lista pode ser um bom norte. O que importa é conhecer aparelhos que sejam boas opções e que possam ditar as tendências dos próximos anos.
Lenovo Z5 Pro GT
Nossa lista começa com um aparelho do tipo slider e que já está à venda. Seu preço é bem alto, uma média de 600 dólares, mas se você estiver disposto a pagar, não deve se arrepender. Destaque para seu desempenho, uma vez que foi o primeiro a ser anunciado para venda com o novo Snapdragon 855.
Ele praticamente não tem bordas, e para evitar o notch, investiram na câmera frontal que aparece ao deslizar a traseira do smartphone. A ideia do slider é interessante, mas seu gasto mecânico já está sendo bem questionado, e essa pode ser apenas uma tecnologia de transição. Mas que o aparelho é muito bonito, isso não se pode negar.
Vivo Apex 2019
Que tal sumir de vez não apenas com o notch, mas com a câmera frontal em si? O pessoal da inovadora Vivo acha que há uma parcela do público que pode simplesmente não precisar das fotos frontais, e não sentirá falta se ela simplesmente não existir.
O Apex 2019 ainda não está sendo comercializado, mas já podemos adiantar que não será nada barato. Além da câmera frontal, ele também não possui conexões USB, para fones e botões. Sua ideia é ser um aparelho o mais sólido e sem buracos possível.
ZTE Nubia X
A ZTE também trabalhou em uma opção que foge do notch. O Nubia X é muito diferente por ter, ao invés de dois conjuntos de câmera, ter duas telas. Mais um nessa lista que pode ser considerado uma bela peça de design, ele também é um topo de linha, e nem um pouco barato.
A ideia da tela dupla já foi explorada anteriormente, de formas diferentes, como no caso do Yotaphone, que tem uma das telas de E-Ink e o Meizu Pro 7, que tem uma tela pequenina. A tela do Nubia X fica escondida atrás do vidro com acabamento espelhado na traseira, e realmente é uma opção bonita.
Meizu Zero
E falando em Meizu, a alternativa da chinesa é até parecida com o Vivo Apex 2019, sendo mostrado praticamente ao mesmo tempo que esse. Aqui, a ideia é a mesma do Apex, não ter furos ou conexões. Atualmente, ele está em processo de crowdfunding por um preço salgado.
Mas, no final, diferente da Vivo, a Meizu resolveu manter a câmera frontal, mesmo que para isso haja uma borda maior na parte superior (equilibrada com uma maior na inferior também). Isso mostra que, mesmo nas próximas tendências, ainda há lugar para a velha e boa câmera na barra superior.
Sony Xperia XZ4
Embora ainda esteja nos rumores, uma coisa nós sabemos sobre o XZ4 é que sua tela deve ser uma das mais compridas que vimos até hoje, com 21:9 de proporção. E justamente nesse embalo de uma tela mais cinema é que a Sony deve aproveitar para manter a câmera acima da tela, sem o uso de notchs.
Já a moda da câmera tripla não passou reto, e esse smartphone deve ter esse recurso. Como já sabemos que os Sony são caros, nem precisamos esperar seu lançamento para saber que será algo inacessível, mas pelo menos não terá entalhe e seu sistema estará bem atualizado.
Vivo Nex Dual Display
Câmera frontal parece mesmo não ser do gosto da Vivo. No Vivo Nex Dual Display, já a venda e por um alto preço (como todos dessa lista), ele traz uma tela na traseira de forma bem similar ao aparelho da Nubia. Com um enorme aproveitamento fontal, ele deixas fotos todas para a câmera tripla na parte de trás.
Estranhamente, a traseira de vidro possui uma lombada similar à adotada pela Motorola em sua linha G e Z, e no caso dessa fica em cima da tela traseira, dando uma sensação visual esquisita. Mas você queria uma alternativa, e ela está aí.
Menções honrosas
Vala a pena mencionar os aparelhos abaixo, que já estão no mercado, alguns não são tão caros e já estão mais populares entre os amantes de tecnologia. Embora não sejam tão criadores de tendência como os 6 apresentados acima (talvez apenas o Mi MIX 3), podem ser considerados como lutadores conta o notch.
- Mi Mix 3;
- Xiaomi Black Shark Helo;
- Honor Magic 2;
- Honor Note 10.
Para você, qual a melhor opção para escapar no notch?
Não entendo o hate dos redatores contra a Sony, a Sony durante os últimos 2 anos trouxe seus flagships mais baratos que Apple, Samsung, Huawei e etc... O Vivo Apex 2019 será mais caro que o XZ4, terá falta de recursos importantes(Entrada USB, Camera frontal, entrada P2 etc.) mas é idolatrada. Sabem de nada, esses smarts totalmente sem entradas só terá mais contras do que prós.
Mi A2!
Esqueceram de um baita smartphone.... Meizu 16
Preciso de indicação de um bom smartphone intermediário avançado chinês que custe até 1500 já com impostos, é possível ou nem?
Mi8 lite esta custando uns 1300 nas lojas do brasil, caso contrario vá de mi a2 que ainda sobra uns pilas.
Honor 10
Pocophone F1 6/64 em lojas da galeria Pagé em São Paulo se encontra por 1.500 em média.
Não entendi pq o Lenovo não aparece nas menções honrosas, ou o pq do xiaomi é Huawei estarem lá, já que são propostas iguais. Ainda assim iria de Lenovo, por ser o mais barato e poderoso dessa lista.
O ruim é que (pelo menos da última vez que vi) esses aparelhos estavam tudo na casa dos mil doletas. Não dá. Rsrsrsrs
Achei o Sony Z4 mais interessante, o grande problema será o altíssimo valor cobrado, muito proibitivo.
Vai custar mais barato que Galaxy S10, Huawei P30, iPhone Xs e Xs Mas, Vivo Apex e etc...
De todos iria de Xperia z4 perfeito
Os únicos que devem ter a minha atenção, são os novos tops de linha da OnePlus e Xiaomi.
Chinesada mostrando como se faz
Não.. é a concorrencia real num mercado mostrando como se faz.. onde tem concorrencia de verdade negocio evolui rapido
Penso que o notch foi apenas uma ideia inicial de como poderia ser uma tela mais aproveitada, vemos hoje o furinho ou a gota, mas acredito que estamos caminhando para a câmera invisível sob a tela. Certamente já devem estar trabalhando em algo. Pode ser um pensamento futurista, mas nem tanto, uma tela completamente inteligente, com seus sensores, câmera, leitora de digitais e outras funcionalidades úteis que apenas imaginamos. Com certeza existem cartas nas mangas destes engenheiros.
Adoro as resenhas da Atoar, sempre excelentes artigos. Creio q a Sony está no caminho certo, melhor opção para o odiado notch. Escolhi o Note 9, e espero só trocar ele pelo S11+, claro, se manterem o P2 e vir pra cá com Snapdragon.
Sony melhor opção? KKK piada viu
pra mim é, quanto mais fino o cel, melhor a pegada. fora q favorece a borda minima sem notch.
Artigo muito bom