Samsung trabalha em smartphones com "tela perfeita”, sem notch
O notch ou as telas com “buracos” como a do Galaxy S10 ou Huawei Honor View 20 podem estar com os dias contados. Pelo menos é esta a expectativa de Yang Byung-duk, vice-presidente do grupo de pesquisa e desenvolvimento de telas da Samsung Mobile Communications.
Em declarações à agência de notícias sul-coreana Yonhap, o executivo afirmou que a empresa trabalha em tecnologia que permitirá criar aparelhos com uma frente “perfeita” e ocupada por toda a tela, sem recortes ou interrupções.
O primeiro passo já foi dado: colocar o sensor de impressões digitais debaixo a tela. Os aparelhos da família Galaxy S10 são os primeiros do mercado a usar um sensor ultrassônico, mais rápido e preciso que os sensores óticos usados em concorrentes como o OnePlus 6T.
O segundo é o que Yang chama de “Cristal Sound OLED Display”. Basicamente, trata-se de uma tecnologia que permite ao aparelho produzir sons vibrando a tela, que passa a funcionar como um grande alto-falante. Este recurso já está presente no LG G8 ThinQ.
Mas terceiro e maior desafio são as câmeras. Atualmente, para evitar um “notch” fabricantes estão apostando em “buracos” no canto da tela para abrigar a lente da câmera frontal e, no caso do Galaxy S10, sensores adicionais. Mas de acordo com o executivo, em breve nem isto será necessário.
“Embora não seja possível fazer um smartphone com “tela cheia” nos próximos 1 a 2 anos, a tecnologia pode evoluir a um ponto onde o “buraco” para a câmera será invisível, sem afetar seu funcionamento de qualquer forma”.
Sem notch, portas USB, botões, alto-falantes...
Outras empresas, como a fabricante chinesa VIVO, também trabalham em conceitos de aparelhos sem portas USB, botões físicos (nem os de volume e liga/desliga) ou mesmo alto-falantes. Um exemplo é o VIVO Apex, anunciado durante o MWC 2019 em Barcelona.
Combinando estas idéias à tecnologia da Samsung, em um futuro próximo poderemos ver um smartphone cujo design é reduzido a um bloco de vidro com uma imensa tela na frente e um punhado de câmeras atrás. Já imaginou?
E você, o que espera do design dos smartphones no futuro? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.
deu ruim. Sem USB? se for transferência via proximidade, bluetooth e wifi tudo bem, mas..... nem tudo vai ser bom.
Estão atrasados.
Espero que sejam boas, bonitas e extremamente resistentes, visto que os smartphones serão formados apenas por telas, então, nada mais justo que deixa-las ultra resistentes.
Eu que tanto elogiei a Samsung por não aderir ao notchs, e eis que ela traz um buraco na tela que jamais poderá ser escondido, como podemos fazer com o tradicional notch, escondendo apenas acessando as configurações do telefone. Eu pensei que a Samsung fosse trazer essa tal tela sem notch nessa décima geração, e perdeu a chance de fazer isso primeiro que a Apple. Agora ela tem que torcer para a Apple não trazer essa tela sem notch.
Dá pra esconder, assim como o notch. Só que fica estranho.
Se a samsung não fizer ninguem faz, pois ela domina quando se trata de display... e a mesma que faz diplays para os iphones.
É a Samsung que fabrica tela amoled para Apple.
E fabricar display Amoled com "furo" é mais difícil e complicado do que display com notch.
Eu quero é preço baixo!
até essa versão totalmente sem bordas, o valor de lançamento já chega a +10k, assim n rola
Mi9 custa metade do S10
kkkkkk todos queremos \o/