Novo Chrome para Android acelera a navegação em sites seguros
Modo de economia de dados do navegador agora também funciona em sites seguros, fazendo com que as páginas carreguem até duas vezes mais rápido em conexões lentas.
Já há algum tempo a versão Android do Google Chrome tem um modo de economia de dados, chamado “Data Saver”, que usa várias técnicas de compressão para acelerar a carga de páginas e reduzir o uso de dados em “até 90%”, segundo a empresa. Entretanto, este modo não funcionava em sites seguros (HTTPS). Isso muda a partir do Chrome 73.
Isso muda a partir do Chrome 73. Agora o navegador passa a acelerar o acesso a sites seguros, cada vez mais comuns, quando detecta uma conexão lenta, usando uma mistura de “otimizações integradas e os servidores do Google” para acelerar a carga das páginas.
Segundo a empresa, neste modo apenas a URL da página acessada é compartilhada com seus servidores, e outros dados como cookies, informações de login ou conteúdo personalizado na página não deixam o aparelho do usuário.
As otimizações são aplicadas automaticamente quando a velocidade efetiva de conexão (a velocidade real de transmissão de dados na rede) é equivalente a uma conexão “2G”, ou quando o navegador detecta que serão necessários mais de 5 segundos para exibir o conteúdo da página.
Nestes casos, uma versão otimizada da página é exibida, e a barra de URL do navegador exibe um ícone e a palavra “lite” para avisar o usuário. Se desejar, o usuário pode optar por carregar a versão original do site. O navegador é “esperto” o suficiente para detectar em que sites isso acontece com frequência e desativar a versão otimizada neles.
Para usar o novo recurso, basta ativar a opção Economia de Dados dentro das Configurações do app e tentar carregar um site em uma conexão lenta. A versão 73 do Google Chrome já está disponível no Google Play.
boa iniciativa. Mas ta vindo com atraso.
Muito bacana essa iniciativa.
O Chrome ta melhorando,concordo com o comentario abaixo!
Nada como concorrência para otimizar as coisas , estou gostando da evolução do Chrome