Depois do Google Assistant, Samsung responde com compra de criadora da Siri
Nesta semana, depois do Google apresentar a integração dos seus novos serviços com o Google Assistant, o assistente de voz baseado em inteligência artificial, a Samsung anunciou a compra da Viv, empresa formada por alguns dos criadores da Siri, assistente de voz da Apple. Seria essa a resposta da fabricante sul-coreana ao Google e ao Facebook?
Até o momento, não sabemos ao certo os valores dessa negociação, mas a Viv vai continuar operando de forma independente, apesar de ser uma empresa que presta serviços para a Samsung e suas plataformas. De acordo com um dos CEOs da Viv, Dag Kittlaus, o que pesou nessa escolha pela Samsung foi o fato da empresa ser onipresente, ou seja, estar em todos os lugares.
A Viv é uma startup que chama a atenção por fazer um trabalho que a Apple e a Google vêm tentando há algum tempo, que é criar um assistente de voz preciso e capaz de levar inteligência a vários dispositivos, não só smartphones. Com a Viv, as chances da Samsung conseguir fazer com que o seu assistente de voz (S Voice?) seja indispensável são maiores.
Por que a compra da Viv pela Samsung é bom para você?
Tanto a Apple, a Amazon e a Google possuem algo em comum quando o assunto é o investimento em inteligência artificial: o mercado norte-americano. Pegando o exemplo da Google, os novos dispositivos Pixel e Pixel XL são os primeiros a trazer embarcado o Google Assistant, uma espécie de motor de buscas inserido no nível do sistema operacional.
As tarefas que este assistente pode executar são realmente funcionais para os usuários que falam inglês. Isso mesmo, se você for parar para analisar, os novos Pixel chegam aos mercados dos EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Austrália e Índia. Destes, apenas a Alemanha não é um país de falantes de inglês. Aliás, o fato deste país estar nesta lista é ainda uma incógnita, visto que a Europa está em uma constante luta contra o Google no âmbito da privacidade, tópico do qual os alemães não abrem mão.
Dito isso, o que o brasileiro pode esperar da Google, da Amazon e da Apple em relação à inteligência artificial ou mesmo serviços completos de voz? Até o momento muito pouco. O lançamento do Google Allo no país é um excelente exemplo dessa situação a qual somos expostos com frequência: a falta de localização de serviços. E isso não é de agora, bem sabe quem joga PS4, no qual a maior parte dos grandes jogos só passou a ser traduzida ou legendada há poucos anos.
O Google Assistant no Allo fala inglês, com isso, não quero dizer que o brasileiro não possa usá-lo em inglês, o que quero dizer é que para um serviço completo e integrado, o Allo deveria ser localizado, assim como o Facebook vem fazendo com os clientes de chatbot no Facebook Messenger.
Agora imagine a Samsung investindo em Inteligência Artificial. Assim como disse Dag Kittlaus, e empresa é onipresente. É muito provável que em qualquer lugar do mundo você encontre uma pessoa usando um Galaxy. Não é como ter que importar um dispositivo dos EUA para poder ter uma experiência com o Google Assistant, como no caso dos Pixel. Ou necessariamente, não é preciso gastar uma fortuna em um iPhone para se ter um assistente de voz como a Siri.
O fato de ter uma empresa como a Samsung investindo cada vez mais em tecnologias com AI embarcada, torna este recurso ainda mais acessível. Apesar da fabricante sul-coreana ter dito que a ideia por trás da compra da Viv não é aplicar Inteligência Artificial de uma forma aberta, como fazem Apple e Google, ainda vejo como positivo este movimento para o mercado brasileiro, por aproximar os usuários a tecnologias que usam tal recurso.
A notícia da compra da Viv pela Samsung não poderia chegar em um melhor momento, pois devido ao fato da Samsung ser uma grande potência tecnológica, isso acabará obrigando outras empresas, como a Google, a acelerar a expansão dos seus produtos e serviços de AI para outros mercados e, consequentemente, oferecer novas tecnologias de forma completa em países como o Brasil.
E aí, quais empresas você acredita que estão conseguindo trazer inovação e tecnologia da melhor maneira possível aos brasileiros?
Moto g
Quero que a sansumg responda pq p note 7 pegou fogo hoje em avião? http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/10/celular-seguro-pega-fogo-nos-eua.html
Vai travar quando fizer pergunta?
(Não levem tão a sério, idolatradores da Sammy)
Cara meu amigo perguntou a Siri " Vamos sair?" Ela disse "Adoraria, mas não tenho massa corpórea " perguntou "Você acredita em Deus?" ela disse "Ainda não pensei sobre o assunto". Meu é o melhor.
Cara... a Siri interage com o usuário. Perguntem qualquer coisa. Ela responde. Até agora o melhor seguido do sistema da Motorola (Moto X Style e Force).
Sempre acho que os reviews da Camila superficiais, confusos, e com poucas informações que realmente façam a diferença, agora ainda está sendo apagado o Post dos leitores, como assim???
#Canaltech disparado o melhor conteúdo de tecnologia Mobile!
Por que ninguém lembra do excelente assistente de voz dos moto X? Da de 1000 na SIRI, no S Voice nem se fala. Utilíssimo.
se não me engano a do moto X não é a da Google que era o Google now
O que esta acontecendo? Também tive meu comentário apagado!
Fui a segunda pessoa a comentar nesse artigo, e cade meu comentário?
Estão nos perseguindo... hahaha. A Camila não gosta da gente :-( - Brincadeira, Camila, não precisa deletar.
Isso acontece só com a Camila ou com os outros também? Porque comentários ofensivos entre os participantes nunca são apagados, mas se o comentário for sobre quem escreveu é apagado logo.
Talvez pode ser alguma falha no Androidpit! Quero pensar que seja isso! Pois se estiverem sendo apagados propositalmente, vejo isso como uma falta de respeito, pois em momento algum ofendi ninguém aqui e não lembro dos brothers tbm ter ofendido!
Então é uma falha seletiva. Essa falha só escolhe as críticas ao Androidpit.
^^
Muito interessante isso e saber disso!!
Grandes ***** que vai mudar minha vida. :|
O fato da Google lançar um aparelho proprietário e fazendo a propaganda que esta fazendo, forte junto a mídia e entrando nas cabeças com as operadoras, o Pixel será um divisor de águas para o mundo Android. As empresas que pensavam em ter seu próprio SO irão fazer e investir nele, aqueles que ficarem na Google terão de seguir seus passos no quesito atualização de SO.
Talvez esse seja o começo do fim da fragmentação no Android e o fim do casamento Google/Samsung.
Ué? Apagaram meu comentário porque falei que a redação estava ruim? Falei alguma mentira? Estava péssima, até difícil de ler. Não foi crítica destrutiva e sim construtiva. Agora vai mais uma crítica, Camila: isso é censura. Não gostei não. Acho que faltou um pouco de respeito com quem participa bastante e ajuda este site a se sustentar, pois sem os nossos cliques vocês não sobrevivem.
Ela não aceita crítica. Nunca aceitou. Já apagou comentário meu também por conta disto. O cara mais humilde aqui parece que é o Rui Maciel. Ele corrige e ainda agradece. Já a Camila... Age desse jeito aí msm.
Entendo como é isso, já tive comentário meu apagado por conter teor de crítica construtiva em outros sites. Deve ser mais fácil apagar o comentário do que modificar os erros ou mudar a atitude.