Rumores: Xiaomi estaria desenvolvendo seu próprio processador
Novidades da China: de acordo com rumores, a fabricante do Redmi estaria preparando seus próprios processadores. A Xiaomi já teria adquirido licenças-chave de tecnologia ARM, e usaria os SoC feitos em casa nos seus smartphones low-end.
A empresa já experimentou utilizar um chipset chinês no Redmi 2A, e essa escolha foi um dos principais motivos de o smartphone ser oferecido por apenas 499 yuan (cerca de 275 reais). A experiência deu bastante certo: o Redmi 2A vendeu muito e o Leadcore LC1860 de quatro núcleos entregou uma performance semelhante a do Snapdragon 410 por uma fração do custo. O ex-presidente da Qualcomm China foi contratado pela Mi recentemente, o que é mais um indicativo que o rumor pode ser verdadeiro.
Os processadores caseiros seriam utilizados em aparelhos low-cost, enquanto os high-end continuariam a ser embalados com chips da Qualcomm. A estratégia não é nova: a Samsung, Huawei e Apple utilizam processadores desenvolvidos internamente, e com o poder de fogo que a Xiaomi possui agora, esse é um ótimo momento para investir em novas tecnologias e formas de baratear ainda mais o que já é bastante barato.
É claro que certas questões aparecem: como será o suporte oferecido? Os drivers do SoC estarão disponíveis para custom ROM? Como ficam as atualizações do Android? Ela só fabricará chips para os seus aparelhos ou entrará no mercado para competir? Por enquanto não temos sequer confirmação do rumor, então só podemos especular sobre essas perguntas.
O que acham de um telefone Mi com um processador Mi?
Fonte: GizmoChina
Uma ROM enxuta rodando em um proc mediano daria a impressão de celular potente, fora o consumo de bateria.
Pode ser interessante, realmente tem processadores mais baratos que funcionam tão bem quanto os da Qualcomm, mas a xiaomi talvez não precisasse criar os dela e sim aproveitar os que já existem no mercado: intel, mediatek,...
Acho uma idéia legal, como a Mi é muito boa com seu software acredito que se lançarem um chip próprio ele vai ser otimizado com a MIUI e provavelmente oferecer um desempenho fluido.
Não sei se isso me agrada :/
É claro que a verdadeira especialidade deles é o software. Será que acertariam em hardware, ou aconteceria o mesmo que houve com a LG e o fiasco Odin/Nuclun.
Esse Odin/Nuclum foi mais vergonhoso que o Snap810! Depois dele eu acho que a LG aprendeu que ainda falta muito pra ela ser igualar a Samsung!
De fato, Luiz.
O Odin/Nuclun foi um put* fiasco, porém, de uma empresa totalmente inexperiente no ramo.
Já a Qualcomm sabia o que estava fazendo, e isso, ao meu ver, agrava a situação.
Processador OneCore de 1,1Ghz Xing Ling e para os evoluídos um Xing Ling QuadCore 1,8Ghz
Putz, você é o cara mais sem noção que apareceu aqui no AndroidPit.
Você realmente precisa se tratar.
Você suja o nome da motorola sendo fanboy com essa foto e falando asneiras
Um dia verei todos que chamam os produtos, feitos na China, de xing-ling se curvarem e pedirem perdão pelas ofensas.
E esse dia está próximo. Haha.
O melhor comediante do AndroidPIT
Interessante.
E com isso a qualcomm pira.
Ah, falando em processador, eu fui dar uma fuçada no site da Sony e fui ver as TV´S BRAVIA, e a Sony faz seu próprio processador pras TV´S dela, ou eu vi errado ? Pq né, pq n faz pros XPERIA tb ?
Tomara que faça igual a Qualcomm: Que libere o drivers do processador gratuitamente, possibilitando assim o livre acesso as ROMs customizadas.
Certamente fará, visto que o RedMi2 já possui root "pré-liberado"
Parece ser uma tendência as empresas desenvolverem SoCs próprios, e concorrência é sempre bom, mas imagina o Android ter que dar suporte a mais uma nova gama de processadores...
Mas não é o android que da esse suporte e sim a própria empresa que se adequa ao android, no caso usando o 410 terá que aguardar um kernel por exemplo otimizado para uma nova versão do sistema, teoricamente facilitaria no trabalho de atualizações e não aconteceria o mesmo que houve com o Moto X