Baseado em nossa última enquete, não entendemos porque o Telegram não é mais popular
No último sábado (24/9), fizemos uma enquete perguntando o seguinte: “Se os principais messengers do mercado fossem lançados no mesmo dia, qual você escolheria?”. E o grande vencedor da pesquisa nos fez levantar a questão: por que raios um certo comunicador russo não é mais popular mundo afora?
Sim, meus caros, como vocês devem imaginar, o Telegram foi o grande escolhido da enquete e venceu com folga (como você pode ver abaixo): 50% dos votos escolheram o comunicador criado pelos irmãos Nicolai e Pavel Durov. Em um distante segundo lugar está o Allo, recém-lançado messenger do Google, com 27%, seguido pelo onipresente WhatsApp, com 15%.
Atualmente, o Telegram conta com mais de 100 milhões de usuários, um número que, apesar de relevante, é pouco mais de 10% da base do WhatsApp, que tem mais de 1 bilhão de adeptos. No entanto, um dos destaques do messenger russo em relação ao comunicador do Facebook, é a fidelidade de seus usuários, que são extremamente ativos no uso do aplicativo e não perdem a chance de promove-lo, para atrair mais fãs.
Inicialmente, o Telegram ganhou fama por seus recursos de segurança, principalmente pela funcionalidade que apaga a mensagem depois de um certo tempo. Além disso, ele foi o primeiro a privilegiar a privacidade de forma ferrenha, usando um sistema de encriptação próprio, que leva o nome de MTProto. Desenvolvido por uma equipe de matemáticos russos, a plataforma é baseada em criptografia AES simétrica de 256-bits, RSA 2048 e troca de chaves seguras Diffie–Hellman. Em outras palavras, é bem seguro.
Além disso, a troca de mensagens também utiliza o padrão “ponta-a-ponta” (que também começou a ser usada antes do WhatsApp) em seus chats secretos e não deixa rastros nos servidores da empresa. De acordo com a empresa, a única coisa que os chats secretos não possuem é armazenamento na nuvem — eles só podem ser acessados em seus dispositivos de origem.
E, depois de fazer a fama como o messenger mais seguro do mundo, o Telegram ainda foi o pioneiro em lançar outros recursos que o próprio WhatsApp ainda não tem. Bons exemplos são o uso de stickers, grupos que suportam até cinco mil usuários, o player embutido, as conversas secretas e, claro, as mensagens que se autodestroem.
Logo, é difícil saber por que o Telegram não consegue ganhar uma base maior. Durante a Mobile World Congress 2016, a empresa afirmou que registrou um aumento de 61% no número de usuários em um ano. Além disso, durante os bloqueios do WhatsApp no Brasil, o Telegram também tende a crescer. Na primeira vez que o messenger do Facebook deixou de funcionar por aqui, seu rival russo teria ganho 5,7 milhões de adeptos. No segundo bloqueio, um milhão. Mesmo assim, parece que seu ritmo de crescimento não consegue acompanhar o do seu principal concorrente.
Talvez o grande motivo para o WhatsApp liderar o mercado de forma tão ampla é bem mais simples do que imaginamos: o tempo. Ele foi lançado em janeiro de 2010, enquanto o Telegram chegou ao mercado em agosto de 2013. E sendo também um messenger muito funcional e intuitivo, ele teve tempo o suficiente para formar uma grande base de usuários sem ser incomodado por concorrentes. E quando outros comunicadores igualmente bons foram lançados, já era tarde demais para concorrer em pé de igualdade com o WhatsApp. Boa parte do público já estava acostumada demais para trocar de aplicativo.
Atingir a marca de um bilhão de adeptos? Muito difícil, claro. Mas o Telegram é um messenger que merece a sua fiel legião de fãs.
E você é usuário ou já experimentou o Telegram? O que acha dele?
Só um comentário sobre o desempenho do app em si, ele é pesado, MUITO PESADO, passei um tempo com um celular de entrada e ele demorava para entrar, engasgava com força no uso, enquanto que qualquer outro aplicativo, incluindo o WhatsApp rodava pesado, mas não do mesmo jeito.
Todos, sem exceção, tem copiado funcionalidades de um ou outro, no final todo mundo acaba sendo bem parecido.
Como em qualquer app relacionado à sociedade (rede social), depende dela conhecer e querer utilizar, não adianta ser o mais completo e melhor em X ou Y aspecto (até algum outro copiar).
O famoso defunto MSN, ou Messenger da Microsoft, penou por um bom tempo para ganhar a simpatia dos então usuários do ICQ.
eu uso messenger para conversar com meus amigos e minha familia.
não preciso de arquivos de 1 Giga, não preciso de stickers, não preciso de grupos de 5000 pessoas (pra quê?) e não preciso de mensagens que se auto destroem (snapchat? sou velho, não entendo).
talvez a galera mais jovem, que usa tudo dentro dos aparelhos móveis, curta e aproveite isso.
eu não preciso. não mudo de onde estão os que conversam comigo.
Androidpit desesperado para implacar essa porcaria de telegram kkk
nunca serão, jamais serão!
O Whatts App desfruta do efeito Tostines, todos seus amigos usam e você instala. Por que você instalou mais amigos instalam... Outros apps precisam aprender uma forma de entrar nesse ciclo também...
Telegram só é lembrado quando o whatsapp está bloqueado! Aí ele cai na graça de todos.
Telegram: o melhor troca-mensagens quando o WA é bloqueado pela justiça!
Eu tenho e uso ambos, e tenho o Allo, o Duo e já testei outros. Porque o Whatsapp continua disparado como o mais querido e não perderá esse status é porque realmente é sossego e usabilidade que buscamos. Ninguém quer ficar descobrindo coisas novas se temos o Whatsapp que já nos atende muito bem. Exemplos claros disso é Windows x Linux. Quem não é da área de informática, não é desenvolvedor ou mesmo apenas curioso fica com o que está funcionando.
O Telegrama é muito bom
Mas a falta de usuários não me faz mudar do Whatsapp
E quando o telegram foi popular? Rsrsrs.
Uma coisa mais incrível do q o Telegram n ser o mais usado, é o Allo aparecer em segundo. Isso é voto de protesto? Rsrs
A principal razão são as promoções das operadoras com WhatsApp sem descontar da franquia de dados! Onde está o Marco Civil pra acabar com essa concorrência desleal?
É só o Telegram fazer o mesmo
Tirar essa opção do whatsapp seria prejudicar o consumidor
Vejo essa disputa do whatsapp e do telegram da mesma forma que a do Windows e do Linux há um tempo atrás. Os entusiastas enalteciam o Linux em detrimento do Windows, mas na verdade todo mundo tinha medo de abandonar a Microsoft de vez. E hoje o que vemos é o Linux meio esquecido.
meio esquecido no desktop. porque em servidores é usado no mundo todo.
O povo é acomodado e gosta de besteirol, por isso usam mais o Whats, fora que como ele estava sozinho e conseguiu através de propaganda, muitos usuários!
O Telegram não trabalha marketing, apenas os usuários que são mais inteirados em tecnologia, vão atrás de novas possibilidades, e nisso, o Telegram é imbatível!
Se houvesse apenas um ano de diferença de um para o outro, certeza que o Telegram seria o preferido, mas isso tem um lado bom, o lixo que existe no outro app, fica por lá e não estraga o Telegram!
o whatsapp tem mais lixo que um grupo com 5000 pessoas?
A galera só usa o que é popular e não o que é o melhor. Puro comodismo e modismo.
O "porque" no título da notícia está errado.