Ordem na casa: Google cria regras para fabricantes usarem o notch
O lançamento do Google Pixel 3 está próximo e, como sabemos, o Google irá usar no display do dispositivo o famoso notch, o entalhe no topo da tela. Para manter o uso dessa característica padronizada dentro do sistema, a empresa divulgou um conjunto de regras que deve ajudar fabricantes e desenvolvedores a usarem o recorte.
Como mencionei acima, o Pixel 3 XL deve ser o modelo que virá com o famoso notch, que é um espaço no topo do dispositivo não coberto pela tela onde ficam os sensores frontais. O Android P oferece suporte ao recurso para que o usuário consiga ocultá-lo através do software ou então para que a fabricante possa adequar o layout aos ícones e informações que ficam lado a lado com o entalhe. Agora, o Google está divulgando algumas regras que implicam o uso do sistema com o notch.
As diretrizes colocam algumas instruções que visam organizar e previnir coisas que possam prejudicar a experiência de uso do Android, como uma que diz que as fabricantes não devem usar mais que um notch no aparelho. Até agora, contudo, nenhuma empresa lançou um notch secundário no display, sendo a maior diferença entre elas o tamanho e o aspecto.
Mas, como sabemos, a qualquer hora uma chinesa pode sim surgir com um dual-notch, quem sabe, como está acontecendo com a multiplicação das câmeras traseiras.
A segunda regra é que o notch deve contar com uma expansão, ou seja, os ícones escondidos precisam ser exibidos de alguma forma para o usuário. Sabemos que existe um limite na exibição dessas informações devido ao pouco espaço que sobra nas laterais do recorte. O próprio Zenfone 5, que estamos testando, expande os ícones escondidos quando o usuário clica em alguma das laterais do entalhe:
Pensando no desenvolvedor, o Google orientou que não será preciso preencher o espaço dos recortes com vídeos ou jogos, visto que o usuário pode perder partes importantes desse conteúdo que acaba sendo recortado pelo notch.
Contudo, a empresa pede que aplicativos adicionem recursos e informações extras ao notch quando executados, ou seja, dependendo do tamanho do recorte, o aplicativo poderá exibir informações e controles extras.
Caso contrário, a gigante das buscas orienta que desenvolvedores levem em conta o layout do entalhe para evitar que partes importantes sejam perdidas usando ferramentas disponíveis no kit de desenvolvimento do Android P.
Enfim, pode ser que o notch acabe ganhando alguma utilidade no Android. Nesse sentido, as fabricantes costumam customizar e adequar melhor suas interfaces que o Android stock.
Fonte: Android Developers
Eu acho bem da hora o nocht, meu próximo vai ter certo, acho estiloso.
Infelizmente a Apple dita as regras do mercado, esse notch não é nada funcional e não agrega nada a beleza de um display infinito, os consumidores odeiam, mas as fabricantes de android estão firmes e fortes com isso pra falar que não ficou atrás da Apple.
Em alguns anos nem vamos lembrar que um diaesse tal de notch existiu..
A que pena , eu gostaria de ter um smartphone com 4 notches , um em cada lado do celular , seria lindo...........SQN -)
Pra mim a solução seria não ter o notch.
Ia dizia isso mesmo.
A mania de copiar a Apple, deveria ficar restrita às coisas boas somente.
E mania de todo mundo achar que a apple que lançou o recurso. O essential phone veio com o notch uns meses antes.
Sim, mas a verdade é que ninguém copiou o recorte do essential phone e sim o do iPhone (questão de formato)
Sim ele foi primeiro e ninguém deu bola, até a Apple resolver copiar o Essential, ai todo mundo copiou a Apple.
O correto seria banir esse " dente" desnecessário da tela de dispositivos com sistema Android!!
Deveria chamar "NOT".
samsung é o meu pastor e nada me faltará. continua firme e forte na luta contra a extinção da entrada pra fones de ouvido e na resistência contra o notch.
quanto ao notch eu não sei mas a entrada P2 certeza que em breve vai realmente deixar de existir... Mas quem sente essa falta absurda do P2 é porque nunca teve smartphone sem essa entrada.
Depois que acostuma já era não faz mas falta ainda mais se tiver um bom fone bluetooth.
Entendo seu ponto de Vista porém vindo apenas um adaptadorzinho p2/usb c complica, ter que comprar fone bluetooth pra usar o aparelho tranquilamente é fogo, espero que com o tempo venha com fone bluetooth e tals pra facilitar pra quem usa, pq só tirar a entrada de fone que mais se usa e por só um adaptador pra vc n poder carregar enquanto assiste algo vai irritar algumas pessoas mesmo..
A regra deveria ser: não use essa porcaria. Era pra Apple passar vergonha sozinha... Mas não... os fabricantes sem criatividade e sem senso de ridículo resolveram fazer igual, inclusive a Google...
Disse tudo o que eu penso!
Idem.
De fato, mas algumas coisas incentivam o notch, como:
-O público em geral não liga pro recorte, muitos acham até bacana o desenho "diferente";
-O iPhone X foi o primeiro aparelho de sucesso a trazer o notch (sabemos que há outros, mas pouco relevantes), e como este é um aparelho que dá status, a galera fica querendo ter um, ou ao menos algo parecido;
-O chifrinho, apesar de ser feio, permite que coisas "estáticas" sejam alocadas lá (como bateria, hora, etc) e deixe mais área útil na tela para exibição de conteúdo.
Eu não ligo muito pro notch, mas prefiro comprar um aparelho sem ele e, de preferência, que tenha um design "original". Aparelhos que claramente imitam iPhone ou outro aparelho eu passo longe.
A galera que fica de "cri cri" com o notch representa uma minoria praticamente insignificante. A massa mesmo aceita o notch (e até gosta), então toma-lhe notch.
mas isso começou no Android a Apple copiou, mas sim claro o notch só foi pra frente porque a Apple também usou, se não o Android passaria vergonha sozinho alias ninguém nem iria lembrar que o notch existiu, quando ela deixar de lado o notch o mesmo vai acontecer com os aparelhos Android...
Dente da Monica padronizado. Isso ai kkkkkkkkkkk