Cinco recursos que existem em ROMs alternativas mas que ainda não chegaram ao Android
O Android é um sistema completo e que oferece uma gama de recursos únicos. É claro que a cada versão sentimos falta de uma ou outra função. Quem já teve contato com ROMs alternativas, no entanto, sabe que essas compilações são um prato cheio em matéria de funcionalidades. Hoje, separamos cinco recursos que existem nas ROMs e que gostaríamos de ver no Android.
1. Inicialização rápida da CyanogenMod
Quem já usou um computador com Windows, por exemplo, sabe que além das tradicionais opções de desligar e reiniciar o sistema, existem também o "hibernar". Essa função inativa recursos em andamento no sistema e o coloca em modo repouso, escurecendo o display do computador.
A CyanogenMod conta com um modo muito parecido com o hibernar, batizado por seus desenvolvedores de "Inicialização Rápida". Essa função foi desenvolvida em parceria com a Qualcomm e, basicamente, encerra todos os processos de aplicativos em segundo plano e coloca o sistema em modo de avião. A tela também é apagada e quando o usuário liga o dispositivo, o sistema é retomado em no máximo 4 segundos.
Claro, nem todos os aparelhos que rodam com a CyanogenMod são compatíveis com essa função, visto que a mesma requer um hardware compatível - como processadores Snapdragon, por exemplo. Em nosso uso com o Android, a reinicialização rápida seria muito útil em casos de bateria fraca ou para quem deseja acessar o sistema rapidamente a partir de qualquer circunstância.
2. Desinstalar vários aplicativos ao mesmo tempo da MIUI
Essa função pode se aplicar de forma diferente para cada usuário. Durante meu trabalho, por exemplo, realizo inúmeros testes de aplicativos e jogos para compor as listas que temos no sites. Sempre que concluo minhas atividades, preciso ir até as configurações do sistema e excluir os apps que eu não gostei manualmente.
Essa situação acontece comigo, mas, imagino que você também faça limpezas periódicas em seu dispositivo ou coisa parecida. Para nos ajudar em atividades desse gênero, o recurso de desinstalar vários aplicativos ao mesmo tempo da MIUI seria muito bem-vindo no Android.
Imaginem que com apenas um movimento de pinça na área de trabalho ou na gaveta de apps fosse possível selecionar vários softwares e excluí-los de uma só vez do sistema. Genial, não? Espero que o Google esteja lendo este artigo!
3. Funções adicionais na barra de navegação no sistema da Paranoid Android
Poucos comandos são executados no Android a partir da barra de navegação do sistema. Além de acessar o Google Now, voltar aplicativos, abrir o multitarefa e desafixar aplicativos fixos, os botões virtuais do sistema servem, basicamente, para levar o usuário de volta até a tela de início da home.
O recurso "Pie", da Paranoid Android, cria um leque flutuante de opções que podem ser combinadas - ou não - com a barra de navegação do sistema. Com isso, novos comandos e atalhos são adicionados de acordo com a utilização do usuário. É possível adicionar um atalho para a pesquisa do Google, para o Chrome ou até mesmo para fazer capturas de tela.
Essa função permite que você fique com a aplicativo desejado aberto e acesse outros recursos sem a necessidade de fechá-lo ou procurá-la entre as configurações do sistema.
Ah, e aqui vai uma dica: você pode testar esse recurso em seu Android sem a necessidade de root no aparelho. Baixe o aplicativo Pie Control que leva o recurso da Paranoid Android para o seu Android (requer Android KitKat 4.4.4 ou superior):
4. Ligação entre o Android e um monitor pelo cabo HDMI da Maru
Muitos de vocês conhecem o recurso Continuum, da Microsoft, que é capaz de projetar o sistema Windows Phone em uma tela maior. Além disso, essa funcionalidade permite que o usuário conecte um teclado e um mouse no dispositivo para tirar máximo proveito dos recursos de produtividade do SO. Sem sombra de dúvidas, uma das grandes conquistas do Windows Phone.
Olhando para o mundo das ROMs encontramos a Maru que, quando instalada em um dispositivo, permite que uma ponte entre um monitor e o Android seja estabelecida. A interface é adaptada e o usuário pode tirar proveito de todos os recursos do sistema de maneira diferente. A Maru se adapta ao usuário quando reconhece que um cabo HDMI/ micro HDMI é conectado ao dispositivo.
Os benefícios desse recurso são inúmeros, principalmente porque ele é uma evolução do espelhamento de tela que acontece pelo Wi-Fi. Isso porque essa ligação não possui uma taxa de resposta satisfatória na maioria dos casos, podendo variar de acordo com o hardware do dispositivo e da qualidade do sinal do roteador.
De maneira nativa, inúmeros usuários do Android poderiam desfrutar dos recursos do SO de forma diferenciada e sem custos adicionais.
5. Suporte nativo aos temas (várias ROMs)
Estamos falando aqui de temas que alteram completamente a aparência do sistema, não apenas as telas iniciais, a gaveta de apps e a tela de bloqueio. Como já comentei em outro artigo (link abaixo), os launchers para Android são uma terra sem "lei", já que eles não mudam o sistema por completo e, na maioria dos casos, obrigam o usuário a baixar pacotes de ícones e apps separadamente.
Queremos ver na seção de "Tela" do sistema o suporte nativo aos temas, que poderia ir além daquele tema escuro que apareceu nas betas do Android Marshmallow e voltou com a prévia do Android N. A MIUI e a CyanogenMod oferecem temas completos para seus usuários, com suporte intensivo da comunidade de desenvolvedores. Já passou da hora do Google oferecer esse suporte nativo no SO.
O Android deixa muito a desejar, a maioria das customizações são feitas pelas fabricantes, acho que agora a Google tá "correndo" atrás do tempo perdido mas de forma lenta.
Reinicialização rápida tem no módulo AP+ do XPosed...
Eu compro um aparelho já pensando em por cyanogen mod :)
Não me vejo usando um ROM stock
Mas falando sério, a Google nunca criou nada para o Android, as fabricantes sempre levaram o Android na costas, elas que adicionaram recursos e mais recursos, e assim o robô começou a ficar famoso, graças a ela, veja que todo recurso que o Android vem apresentando nativamente, já existe nos Android Modificado das fabricantes, do IOS ou do Windows 10 Móbile, se as fabricantes lançar um recurso novo hoje, a próxima versão do ano que vem, irá adicionar ele. Porém notei também que a Google vem acelerando isso, vem adicionando muito mais, antigamente cada atualização trazia poucos recursos, então as fabricantes que faziam o trabalho de criar novos com suas interfaces, porém agora a Google vem se preocupando mais com isso, acho que no fundo, ela não quer depender muito das fabricantes, visto que até criou o projeto Android One, que é levar o Android Puro para aparelhos de baixo custo em países emergentes.
Não precisa ter mestrado pra saber disso é óbvio que isso acontece, o Android não é como o Windows que só aceita o que a Microsoft traz, o Android é open source e qualquer um pode adicionar o que quiser ao sistema. É impossível a Google abranger isso tudo, só resta adicionar aos poucos pra que tenha uma melhor integração com o Software,
Existe uma diferença gritante ai encima do Continnum, quando você conecta o celular no dock, seja ele a cabo ou wirelles, você continua usando o celular e ao mesmo tempo usando o aplicativo aberto no monitor, o aplicativo ele expande e se adapta a tela maior e não somente isso, como os aplicativos são universais, o aplicativo adquire mais funções ainda. Por exemplo, no World, quando você usa ele no Continnum, ele expande e passa a ter mais funções, não é somente expandir e se adaptar e mesmo usando o modo Continnum o celular não fica parado, poderá continuar usando ele numa boa.
Durante um tempo (faz bastante tempo) ficava frustrado por não conseguir boas ROMs customizadas para o meu smartphone, apesar de ter MIUI, mas totalmente em chinês/inglês. Daí descobri o Xposed Framework e consigo instalar inúmeras funções individualmente e, inclusive, fico impressionado com matérias mostrando novas funções dos novos Androids x, y, z, etc que simplesmente eu já usava através de algum módulo. Por essas e outras que a sede por atualizações desde o kitkat diminuiu, segundo uma matéria do AndroidPit.
Faltou o Sweep To Sleep.
Eu uso a CM em dois smartphones e um tablet, ROM stock ? Nem penso nelas, a CM são rápidas bonitas e estáveis! Quem nunca usou, eu recomendo!
Isso tudo o google podia ter colocado no 5.1.1 não colocou pq não quis e deixou as coisas boas pras próximas versões , meu vibe ta no 5.1 e já tem o controle de permissoes
Nada que me chamou a atenção de verdade.
pie control e principalmente o inicialização rápida são simplesmente divinos, uma mão na roda que não dá pra entender o porquê de ainda não terem sido oficializados por uma versão da google. outra coisa que não é um recurso de rom personalizada mas acho que faz muita falta é o xposed, to com o celular novo sendo que tinha um moto g 2013 rooteado antes, e definitivamente é dele que sito mais saudade.
Já usei muitas ROMs no meu antigo Razr I e no meu atual tablet Asus Transformer (veio com o Honeycomb 3.0, hoje está com 6.0.1). Mas no meu atual smartphone, não pretendo usar Custom ROMs tão cedo, no geral elas sempre tem algum bug aqui ou lá, nunca é 100% como as Stock ROM da Motorola, no meu caso lógico.
Uma vez no mundo das ROMs já era sua vida, é pior que crack. AEHUEUAUHEA
Pior que é mesmo bem parecido com adicção.
Kkkk exatamente. Tenho 2 Samsungs e os dois estão em custom rom sem nenhum erro.
já tive época em que trocava de ROM 3 a 4 vezes por dia ,realmente é viciante rs
Concordo Victor!!
Verdade haha
Testei muitas roms Lollipop, sosseguei com uma ADPT Final 5.1.1, baseada em CM, muito boa, e agora estou de olho em alguma CM13 ou rom baseada em CM13