Tudo o que você precisa saber sobre o Snapdragon 845
Como já era esperado, a Qualcomm anunciou em evento realizado no Havaí, Estados Unidos, a nova geração do seu principal processador, o Snapdragon 845. Dentre as várias promessas estão a de uma performance superior ao seu antecessor, de experiências mais imersivas e melhores resultados utilizando a Inteligência Artificial.
Para ajudar no entendimento do que essa melhora de perfomance significa, a Qualcomm traduziu em alguns números: capacidade de gravar em 4K UHD Premium por quatro horas, de rodar games VR por 3 horas e de fazer chamadas de voz com qualidade Ultra HD por dois dias – caso você ainda ligue para alguém da forma convencional e tanto assim.
Além disso, a nova geração de processador da Qualcomm vem equipada com a tecnologia Quick Charge 4+, que promete carregar seu smartphone do 0% ao 50% em apenas 15 minutos – sem explodir. Outra melhoria do 845 é a CPU baseada em ARM e nos núcleos Kryo 385, que prometem de 25% a 30% de melhoria na performance nos quatro núcleos de desempenho e 15% de melhoria nos quatro núcleos de eficiência.
E graças a GPU Adreno 630 os smartphones equipados com o 845 terão um upgrade significativo em termos de energia e desempenho: 30% na performance gráfica dos aparelhos, 30% de redução no consumo de energia, e uma taxa de transferência do display 2,5 vezes mais rápida.
Uma novidade dessa geração, aliás, é um sistema de cache – memória que roda dentro processador – de 3 MB para que o processador consuma menos energia ao acessar as demais memórias do aparelho. Além disso, o 845 vem com um processador de sinal digital Hexagon 685 DSP para melhorar o processamento de imagem e vídeo, o uso de realidade virtual – que no caso da Qualcomm agora se chama Realidade Estendida (Extended Reality na tradução para o português, falaremos disso em breve) –, e da Inteligência Artificial dentro do chip.
Além das melhorias em perfomance quando comparado a geração passada, o 845 tem como promessa entregar melhores experiências imersivas e soluções de inteligência artificial, tanto em termos de hardware quanto na camada de software presente no processador.
Imersão, câmeras melhores e realidade estendida
Por imersão, entende-se uma melhora na captura do mundo como ele é, em tecnologias especialmente ligadas às câmeras, e também uma expansão das realidades. Dentro do System-On-Chip 845, o componente que mais responde por essa entrega é o Spectra 280 IPS, que já existia mas agora possui nome.
Uma das promessas são imagens capturadas e entregues em Ultra HD Premium. O Snapdragon 845 suporta imagens feitas com 16 megapixel (ou duas de 32, 16 + 16) com 60 fps, Slow Montion em 720p@480fps e um novo recurso que permite ao usuário fazer imagens do tipo inMontion, em que você seleciona um pedaço da foto para que ela se mova enquanto o restante fica imóvel. Bastante curioso. E dentre tantas melhorias relativas à imagem, a Qualcomm anunciou um novo conceito de realidade, a realidade expandida (XR), que agrega realidade aumentada, realidade virtual e realidade mesclada para entregar experiências mais imersivas.
Inteligência artificial
O Snapdragon 845 é a terceira plataforma móvel da Qualcomm a vir equipada com Inteligência Artificial, oferecendo um desempenho geral três vezes maior do que a geração anterior para transformar seu dispositivo móvel em assistente pessoal final, simplificar a forma como você tira fotos e vídeos, aumentar a qualidade de entrega dos jogos VR e ajudar a tornar a interação por voz mais natural. É esse o caminho do 845, segundo a Qualcomm.
Conectividade
A Qualcomm não esconde que está de olho no 5G, inclusive se gabou de ter saído na frente na onda do 3G em 1999 e no 4G e 2009. Por isso, trouxe para o Snapdragon 845 a segunda geração do modem LTE Gigabit, o X20. O LTE Gigabit LTE, rede 4G com velocidade de download de até 1 gigabit por segundo, é considerado pela Qualcomm um passo importante para não apenas entregar streaming de alta qualidade em alta velocidade, mas para preparar o terreno para o 5G.
Mais uma vez, a Qualcomm recorre a números para mostrar o potencial do LTE Gigabit – já testado pela Claro no Brasil, ainda não disponível comercialmente: com ele, é possível baixar um filme de 3 GB em menos de 3 minutos, por exemplo.
O modem Snapdragon X20 suporta uma ampla gama de tecnologias e configurações de banda de frequência em todo o espectro de rádio licenciado, não licenciado e compartilhado. O X20 suporta velocidades de download de pico de categoria 18 LTE de 1.2 Gbps, Dual SIM Dual -VOLTE, MIMO 4x4 de até 3 operadoras agregadas.
O Snapdragon 845 também inclui suporte a Wi-Fi 802.11ad de 60GHz com diversidade para uma cobertura multi-gigabit mais robusta, de até 4.6 Gbps e Wi-Fi integrado 802.11ac. Os aprimoramentos proprietários da plataforma para o Bluetooth 5 permitem que os usuários transmitam áudio simultaneamente para vários alto-falantes sem fio, smartphones ou outros dispositivos e são projetados para reduzir o consumo de bateria de fones de ouvido sem fio em até 50% em relação à geração anterior.
Segurança
Uma novidade do Snapdragon 845 é uma unidade própria de segurança dentro do processador, uma vez que os usuários finais exigem cada vez mais privacidade e também as empresas de pagamento. Por isso, o 845 introduz um subsistema isolado de hardware chamado de unidade de processamento seguro (SPU), projetado para adicionar mais segurança para as camadas já existentes. Fazendo isso, é possível melhorar a segurança biométrica usada para autenticação, bem como o gerenciamento de chave de dados do usuário ou aplicativos usados para criptografia.
Por fim, uma informação para os fãs: a Xiaomi, que roubou bastante espaço no primeiro dia de evento mostrando sua história e até seu modelo de negócios – aquele que não deu certo no Brasil –, já prometeu que seu próximo flagship virá com Snapdragon 845. CES, será?
*A jornalista viajou a convite da Qualcomm.
Não tem nada a ver com a matéria mas... alguém que use o app do androidpit e as notícias não atualizam? Já tem uns 3 dias que aqui não aparece novas notícias mas entrei no site e vi que já há novas. Já aconteceu até na época que eu tinha um s7 edge, então não creio ser culpa do LG k10 (sim, grande downgrade kk) que estou usando.
Mais um vez a Qualcomm definindo o "coração" dos tops de linha do próximo ano. Boa notícia saber que o Mi7 já virá no início do ano com Ele...
parece que vai sum monstrinho hein
Com toda essa informação a respeito do Snap 845, e pelo modo que estão apresentando, será "O processador".
Xi, ja vi briguinha idiota! Nem vou comentar sobre o SoC da Qualcomm! Mas temos sim grandes evoluções no mundo dos PCs! Talvez não vemos muito por serem mais caros! Uma Placa de Vídeo Nvidia GTX 1070 com 8gb deve estar uns 2500! Imagina um SSD de 250gb, 16Gb de Ram DDR4, uma processador Core I7! Meu montar um PC com tanto poder sai muito caro! Sai 4x um Note 8 aproximadamente!
Quero ver esse tal de aumento de autonomia de BATERIA e desempenho na prática, pq as promessas da Qualcomm são sempre as mesmas...rsrs.
Kkkkkkkkk sim, algumas são. A do quick charger por exemplo, se for avaliar desde o início e as evoluções, sempre melhora 20—30% em relação a anterior. Se fosse assim realmente, os smartphones já deveriam carregar em 10 min kkkkkk.
Mas sobre a autonomia da bateria, tive a oportunidade de usar o snap 820 e agora estou com 821. E é visível a melhora no rendimento da bateria, achava o 820 muito Gastão.....
Tb estou com o 821 e concordo com vc Leandro, esse Snap é mais econômico.
Promessas e promessas de novos recursos... mas e a implementação desses recursos? Novidades no hardware são sempre desenvolvidas, mas o sistema operacional (no caso, o Android), não parece evoluir com a mesma rapidez.
Só sei de uma coisa OnePlus 6 vai chegar arrebentando aqui em casa kkk
Mas ele é um smartphone, não uma retroescavadeira.... 😂
brothers zueros! 😂 😂
Eu pensei em responder "não uma britadeira" kkkkkkkkkkkk
Que maravilha...só de pensar que os fones bluetooth vão durar mais tempo longe da tomada chega dá aquela emoção no coração...rsrsrsrs...
Olha que tem uns que já duram bastante hoje em dia rss. Recomendo os da Bluedio Leo, vende na Gearbest. To com um desde maio, só carreguei a bateria dele 3 vezes até hoje, e uso quase todo dia...
Feliz aqui com meu humilde Snapdragon 410! ^^
O SD 410 é guerreiro
Muito guerreiro brother!
Só falto falar a velocidade do process e o numero de núcleos.
4 núcleos 2.8ghz e 4 1.8ghz