Android Go: MediaTek e Qualcomm anunciam suporte ao sistema
Foi no último Google I/O que a Google anunciou o Android Go, uma versão mais otimizada de seu sistema, feita para smartphones pouco potentes. Agora, finalmente esse sistema está disponível, e duas das maiores fabricantes de processadores móveis já anunciaram suporte a essa novidade.
O que é o Android Go
Apesar de anunciado, a Google ainda não tinha falado nada muito concreto sobre o Go, mas agora informou sua chegada junto ao lançamento do Oreo 8.1. O Android Go é uma versão mais leve do sistema, ideal para smartphones que tenham 1 Gb ou 512 MB de RAM.
Eu questiono a continuidade da existência de aparelhos tão simples a ponto de ter meio giga de RAM, mas eles ainda existem, ainda mais em mercados emergentes como os da Índia, África, Ásia e até América Latina. Como não é uma boa ideia simplesmente ignorá-los, o melhor é oferecer o possível para que performem melhor.
E não é apenas o sistema que é otimizado (roda 15% mais rápido do que o Android comum em aparelhos de entrada), uma vez que o Go conta com seis aplicativos nativos do Android também tornados mais leves para um melhor desempenho: Google Go, YouTube Go, Files Go, Google Maps Go, Gmail Go e Google Assistente para Android (Go edition).
- Android Go: Google quer experiência de uso justa em modelos básicos
- Por que o Android Go vai funcionar se o Android One falhou?
Há também um gerenciador de dados e o próprio Chrome é otimizado para consumir menos banda. A Play Store está pronta para destacar ao usuário os apps que são mais leves para seu proveito, como Facebook Lite, Messenger Lite, Skype Lite e outros.
O Go deve começar a aparecer dentro de alguns meses, uma vez que a Google informou que smartphones com 1 GB de RAM ou menos deverão obrigatoriamente vir com esse sistema.
Qualcomm e MediaTek já estão trabalhando
Essa notícia levou a outras duas, com duas das maiores fabricantes de processadores móveis anunciando suporte ao Go. Tanto a Qualcomm como a MediaTek enviaram anúncios informando que já estão trabalhando lado-a-lado com a Google para trazer chipsets compatíveis.
A MediaTek já informou que três processadores, MT6739, MT6737 e o MT6580, já virão com os pacotes necessários para o suporte. Já a Qualcomm informou que os chipsets Snapdragon medianos e básicos terão o suporte ao Go assim que a Google lançar o Android 8.1 Oreo AOSP.
Com essas três empresas já trabalhando juntas em cima do Android Go, há boas perspectivas para vermos algo relacionado em breve. Talvez na própria MWC de 2018 já possamos ver os primeiros modelos, e esperamos que eles tenham um desempenho interessante.
O que você acha do Android Go?
Fonte: Qualcomm, Google, XDA Dvelopers
Iniciativa bem legal, já que tem aparelhos mais simples que sofrem para rodar Apps mais comuns....
Só resta saber se a Samsung, entre outros vao liberar esse update pros smarts mais fracos, eu duvido!
Esquece Android Go para aparelhos que já estão no mercado.
Android Go só será para aparelhos que ainda serão lançados.
"...uma vez que a Google informou que smartphones com 1 GB de RAM ou menos deverão obrigatoriamente vir com esse sistema."
Essa parte mudou totalmente minha percepção sobre o projeto. Isso significa que as fabricantes não tem pra onde correr agora. Querem fazer um celular fraquinho de entrada? Então vão ter que se adaptar as necessidades do consumidor. Ótimo!
Quero só ver a Positivo, Multilaser e DL usarem essa versão mesmo.
Elas que adoram trazer smartphones com 1 GB de RAM (a primeira até lançou em 2017 um smartphone com 512 MB de RAM).
Mas se nem aderir ao Android One elas aderiram...
Pois é.. Mas agora é obrigatóirio né? Espero mesmo que cumpram!
Gostei do Android Go!
Tomara que dê certo...
Parece bom só na teoria.
É na prática que o bicho pega.
É vdd
Imagina meu top de linha com aplicativos go será que a bateria dois dias? E os intermediários com a série 600 duram mais que dois dias com aplicativos "GO"?
Infelizmente não.
beneficiar mais os aparelhos de entrada isso e bom
Muito bom!
Bom demais
Principalmente para todos terem um aparelho mais fluído, independente de ser simples ou não...
Sabe-se que há smartphones com conjunto de hardware compatível com um computador, mas mesmo assim, acho que todos, independente de configuração, devem receber um sistema operacional leve e rápido, com muita fluidez. Mesmo sabendo que depende também das muitas fabricantes, porém, é interessante que haja cooperação entre as primeiras e o Big G, para se conseguir este resultado, fluidez e leveza no Android.
Só não concordo que haja smartphone com hardware compatível com computador. Mesmo o aparelho mais top dos tops não chega nem perto de um PC fraquinho. Tente instalar um sistema operacional pesado como o Windows nele -tem no Youtube - e verá o quanto os smartphones são fracos.
Verdade Sidney, são mundos completamente diferentes...
Tomara que dê certo. Pois isso dará um prazo maior de uso fluído para esses smartphones de entrada. Pois, por incrível que pareça, esse público de usuários de smartphones de entrada ainda é muito grande.
Principalmente aqui no Brasil brother DVD!
Android GO e Android One são dois atrativos para o mercado nacional, disso não tenho dúvidas.