Qual é o melhor material para smartphones?

AndroidPIT lgv30 vs note 8 vs s8 vs iphone 7 plus 9058
© nextpit

O modesto telefone celular evoluiu de tantas maneiras que atualmente até a escolha do material usado se tornou algo que os fabricantes vendem. A preferência por silicone ganha por pouco do plástico, e o ferro não está muito atrás: fica em terceiro lugar, com 20,47%, de acordo com a Statista. Aqui colocamos um olhar um pouco mais aprofundado sobre quais são os materiais mais usados para produzir os smartphones e tablets, além de dar uma ideia de como estão sendo usados em vários modelos atuais. 

Mistura de alumínio e vidro

A combinação de alumínio e vidro se tornou uma certa tendência recentemente e muitas fabricantes de smartphones incorporaram essa mistura em seus principais aparelhos. Embora não neguemos que esses materiais fazem com que os aparelhos se destaquem e exalem classe, há uma desvantagem, pois é mais fácil transformar o aparelho em um coletor de digitais com esses materiais. Não importa quanto o vidro seja resistente, ele é mais suscetível às quedas e batidas. Logo, rachaduras são comuns para usuários que têm palmas suadas ou dedos desajeitados. Portanto, é de seu interesse investir em uma capa protetora para o smartphone, caso o corpo dele seja de alumínio com vidro.

Alumínio CNC/Alumínio

Oferecendo uma aparência e um toque premium, o alumínio funciona muito bem na maior parte do tempo, uma vez que é um dos melhores materiais para conduzir calor, ajudando o smartphone a se manter resfriado quando o processador começa a trabalhar muito. Ao dizer isso, assumimos que há uma boa parte de isolamento térmico e fluxo de ar desenhado no corpo de alumínio. Isso é, de longe, muito mais durável se comparado com o plástico. Portanto, rachar o smartphone seria quase impossível.

Plástico ABS

ABS, ou acrilonitrilo butadieno estireno, é um plástico muito barato e leve, mas não é uma boa opção em termos de condução de calor. Você encontrará smartphones básicos que usam o plástico ABC, o que ajuda na redução de custo dos fabricantes, mas só.

Fibra de carbono

A fibra de carbono não é só leve e flexível, mas também muito resistente, se comparada com o plástico. Ao mesmo tempo em que permite que o usuário desfrute de um dispositivo leve, sem sacrificar a integridade estrutural para casos de quedas ou batidas, é um péssimo condutor de calor. Smartphones que possuem fibra de carbono precisam de uma boa dispersão de calor ou de um sistema que o mantenha ventilado quando o processador precisa realizar um trabalho mais árduo do que o normal.

Material dos principais modelos

Olharemos a seguir como a Samsung, a LG, a HTC, a Google, a Motorola e a Apple trabalham seus principais aparelhos e os materiais usados nos chassis dos smartphones. A combinação de alumínio e vidro parece ser a maior tendência no momento.

Samsung

O Galaxy S8 e o Galaxy S8+, da Samsung, apresentam o Gorilla Glass 5 na frente e na parte traseira, enquanto o vidro da câmera é protegido por um Gorilla Glass 3. Foi-se o tempo do Samsung A300 (famoso pelo Blue I), o telefone estilo flip que tinha um display secundário maravilhoso que brilhava em azul. Não importa que parecesse feito de plástico reciclado, ele tinha um resfriamento impressionante. Ambos Galaxy S8 e o Galaxy S8+ usam a mistura de vidro e alumínio que exala elegância, mas isso automaticamente os qualifica como um imã de digitais. O phablet Galaxy Note 8 também segue um caminho semelhante.

AndroidPIT glaxy note 8 vs lg v 30 0031
Samsung e LG competem em uma aparência de vidro e alumínio / © NextPit

LG

Qualquer coisa que a Samsung faz, a rival LG também fará. Casos em questão, o LG G6 e o LG V30, que vêm com uma estrutura que enfatiza uma liga de alumínio e vidro, fazem um bom trabalho. No fim do dia, uma grande parte do sucesso de vendas dos modelos smartphones está no design, e nós pensamos que a LG faz um ótimo trabalho tanto para modelos principais em termos de estética, funcionalidade e materiais usados.

HTC

O U11 da HTC pode ser o último smartphone da marca e também segue os passos de liga de alumínio e vidro. Não é surpresa que a companhia taiwanesa tenha feito um esforço para retomar seus dias de glória, de quando era o melhor no mundo dos smartphones Android. Nós gostamos da ideia de incorporar a funcionalidade de apertar a tela para acessar recursos no smartphone, onde o alumínio e o vidro tornaram isso possível.

google pixel 2 side2
Pixel 2 é bonito, mas precisa de proteção / © NextPit

Google

O Pixel 2, da Google, segue um caminho um pouco diferente, apesar de brincar com a mesma ideia. Apresentando uma mistura de metal e vidro, você notará que há uma certa solidez no aparelho. Ainda, com vidro na parte de fora, as desvantagens continuam, incluindo ser um ímã para digitais e mais propício de rachar com quedas e batidas na superfície. Por que não procurar pelos acessórios do Pixel 2 para manter o aparelho brilhando e protegido?

Motorola

O Motorola Z2 Force é a cereja do bolo neste ano e se destaca do restante por apresentar uma liga de alumínio em seu chassis. Isso automaticamente o torna mais durável (pelo menos na parte traseira), uma vez que não há vidro para você se preocupar caso derrube o aparelho acidentalmente ou bata ele na quina de uma mesa, por exemplo. Entretanto, como todos os metais, há uma possibilidade de que o aparelho envergue ou amasse em determinadas situações. Além disso, o Z2 Force é a prova de que um smartphone pode ser bonito com uma carcaça independente do alumínio polido.

AndroidPIT sony xperia xz1 review 9241
Policarbonato e alumínio permitem que o Xperia XZ1, da Sony, seja tão bonito/ © NextPit

Sony

A correria da Sony no mundo dos smartphones continua, mas o seu market share está bem distante de antigamente. O Xperia XZ1 é o modelo principal deste ano, que se orgulha de um corpo que foi feito de liga de policarbonato e alumínio. O forte da Sony sempre foi a estética e a estrutura sólida, logo, você pode ter certeza que o Xperia XZ1 é tão resistente que vai até parecer que você está carregando uma mini TV Bravia em seu bolso. De uma coisa podemos ter certeza: você gastará muito menos tempo limpando as suas digitais no Xperia XZ1, comparado com outros modelos principais de outras fabricantes. Com uma aparência lustrosa e funcional, essa é uma boa compra para qualquer um que deseje um smartphone de primeira categoria.

Por que a Sony deveria trazer o XZ1 Compact para o Brasil?

Apple

A pegada da Apple com o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus é similar, na qual apresenta uma mistura de alumínio e vidro na frente e na parte traseira. Essa tendência provavelmente continuará por pelo menos algumas gerações futuras dos smartphones antes do pragmatismo ou de uma nova ideia de design tomar as rédeas.

Qual material você mais gosta?

No fim do dia, os consumidores não têm controle algum sobre qual material será usado pelas fabricantes dos smartphones, mas eles podem votar pela sua preferência. Sem dúvidas, alguns são forçados a adotar a mistura de alumínio e vidro simplesmente por ter uma preferência de marca.

Qual material você acha que funciona melhor e por que? Conte para nós!

Qual o seu material favorito em um smartphone?

 

Ir para o comentário (48)
Edwin Kee

Edwin Kee
Freelance Editor

The love of writing and all things tech have proven to be the catalyst that has kept me going in this industry for the past decade. Here are to many more years ahead, at least until Android Vanilla Pudding is released!

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
48 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    Boskyo 16/06/2022 Link para o comentário

    meu cel da alergia. Seria o material? Motog8.


  • 3
    Eduardo Dias 16/11/2017 Link para o comentário

    Alumínio e vidro o melhor que ta tendo !!


  • 24
    claudio 14/11/2017 Link para o comentário

    plástico


  • Arnaldo C. 14
    Arnaldo C. 13/11/2017 Link para o comentário

    O corpo único de alumínio sem sombra de dúvidas me conquistou, o vidro com alumínio é lindo mas reina a insegurança de deixá-lo cair. Se for para escolher um , escolho o Corpo único de alumínio, pegada, visual e acabamento.


  • Ricardo L. 18
    Ricardo L. 12/11/2017 Link para o comentário

    Prefiro corpo de adamantium e tela de safira, fico segurado se criança resolver pegar o aparelho para jogar.

    Conta desativada


  • Hiago Dalmolin 15
    Hiago Dalmolin 12/11/2017 Link para o comentário

    Cerâmica

    Gabriel LimaLeandro Da Silva Alves


  • 85
    Conta desativada 12/11/2017 Link para o comentário

    Eu prefiro aparelhos feitos totalmente em alumínio, são bem mais resistentes e sujam menos. Agora admito que alguns aparelhos de vidro e alumínio são bem bonitos.

    Conta desativada


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
    Kerssy Jhonnes Wistherpon 12/11/2017 Link para o comentário

    Aluminum e a Fibra de Carbono se cair no chão não se estilhaça comparado ao vidro.

    Conta desativadaLeandro Da Silva AlvesConta desativadaRalf Alencar


    • Ralf Alencar 34
      Ralf Alencar 12/11/2017 Link para o comentário

      Concordo contigo, fibra de carbono em primeiro lugar.

      Leandro Da Silva AlvesKerssy Jhonnes Wistherpon


      • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
        Kerssy Jhonnes Wistherpon 12/11/2017 Link para o comentário

        Verdade, concordo com você também Brother e ainda mais que a Fibra de Carbono tem a estética bonita e não arranha como o alumínio e não amassa em caso de queda.


  • jackson_jfb 13
    jackson_jfb 11/11/2017 Link para o comentário

    Alumínio anodizado é o que há: leve, resistente, não descasca, entre outras qualidades (saudades do meu Nokia N8).
    Se for para ser plástico, podiam ao menos se inspirar na antiga linha Lumia é colocar um policarbonato de respeito, que também ficava com um visual Premium se combinado com outros materiais, como o metal, por exemplo (Lumias 925 e 930).
    Sou contra aparelhos onde o vidro predomina, devido a sua baixa resistência em casos de impactos.

    Gabriel LimaConta desativada


  • leandro 11
    leandro 11/11/2017 Link para o comentário

    Ouvi dizer que o próximo moto moto z force vai ser fabricado de adamantio kkkk (nao sei como escreve kk)

    jackson_jfb


    • 85
      Conta desativada 12/11/2017 Link para o comentário

      Percebermos 😂

      Conta desativada


  • 35
    Maicon Bruisma 11/11/2017 Link para o comentário

    Tendo metal nas laterais tá ok já, apesar de preferir o corpo todo em metal salvo certas exceções. Já tive aparelho com lateral de metal e traseira de plástico (lumia 925, 830 e 930), com traseira de vidro (muitos, muitos mesmo), com traseira de couro (Moto X2), traseira de bambu (X2), nylon (Moto X Force) e cerâmica (Mi5). A diferença entre a pegada de um desses e de um aparelho de plástico é extremamente notável. Porém não podemos condenar aparelhos de plástico, essa semana meu Nexus 5x caiu duas vezes e nem sequer riscou, fora a leveza, e há outros aparelhos com plástico bom como os Nokia.
    Ainda sim, os aparelhos que mais me agradaram foram os todo em metal, a começar pelo HTC One M7, iPhone 5s, por último tive o Xiaomi Mi5s e tenho um OnePlus 3T como principal. Tem nem comparação, melhor que isso só o Essential que é titânio e cerâmica.

    Conta desativadaLeandro Da Silva Alves


  • Bill Machinne 21
    Bill Machinne 11/11/2017 Link para o comentário

    Prefiro o alumínio fica menos marcas de dedos, e é mais resistente em caso de quedas, mas seria melhor se tivesse um material que não quebrasse e nem ricasse seria perfeito.

    Conta desativada


    • 85
      Conta desativada 12/11/2017 Link para o comentário

      Acho que um aparelho feito de diamante seria bem caro kkkkk

      Conta desativada


  • Barbosa51 13
    Barbosa51 11/11/2017 Link para o comentário

    Faltou a cerâmica. Tenho o Mi Mix desse material, é muito bonito, não risca... Mas caiu e quebrou a extremidade. 🙄

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaDanielMatheus BarbosaConta desativada


    • 85
      Conta desativada 12/11/2017 Link para o comentário

      eita, não sabia que a cerâmica quebrava assim. Tem vídeo no YouTube com o cara colocando até uma furadeira na traseira de um Mi5 e nada acontece....

      Conta desativada


      • 14
        Paulo Márcio 12/11/2017 Link para o comentário

        Pior que arranha cara, não sei como eles fazem isso nos vídeos. O meu é de cerâmica, mas alguns riscos superficiais..

        Conta desativada


      • Barbosa51 13
        Barbosa51 12/11/2017 Link para o comentário

        Risco o meu não tem nenhum. Parece ser muito resistente mesmo. Mas, caiu, quebrou.
        É um material bem liso, espelhado. Lindo. Mas acaba escorregando demais. Na primeira semana coloquei em cima de uns processos, estava assinando um papel, e só vi ele deslizando e caindo no chão. Saiu um pedacinho da extremidade de baixo.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.