O todo poderoso processador Tegra 4 da Nvidia
Mais cedo, publicamos um artigo sobre o console portátil da Nvidia, denominado Project Shield, que converte a plataforma Android em um universo para jogos da desenvolvedora. O Project Shield traz a última geração de processadores da Nvidia, que roda com a mais recente tecnologia e que, provavelmente, integrará muitos dos novos smartphones e tablets em 2013. Confira os detalhes sobre o chip Tegra 4 quad-core da Nvidia, o processador mobile mais rápido do mundo.
O chip Tegra 4 pode ser instalado em diferentes dispositivos como smartphones, tablets, consoles portáteis, sistemas inteligentes para automóveis, dispositivos de navegação e computadores. Este, é o primeiro processador quad-core do mundo a utilizar o design ARM Cortex-A15.
O design A15 da Nvidia possibilita navegar na internet 2,6 vezes mais rápido que o usual em dispositivos móveis e ainda acelera o desempenho de aplicativos de forma significativa. Tanto é verdade que, durante a apresentação da Nvidia na CES 2013, o CEO da empresa, Jen-Hsun Huang, comparou o poder de computação de dados deste chip com o do Nexus 10 (identificado como o tablet mais rápido do mundo da atualidade). O resultado foi surpreendente, enquanto o Tegra 4 levou 27 segundos para carregar 25 sites, enquanto o Nexus 10 quase o dobro do tempo.
O Tegra 4 é o primeiro chipset que controla cálculos HDR em tempo real.
A Nvidia também pode se orgulhar das melhorias e novas funcionalidades do processador em relação à captura de imagens. O novo método de fotografia em HDR (High Dynamic Range) combina diferentes níveis de exposição em uma única imagem, fazendo com que luzes e sobras sejam igualmente representadas em uma imagem. As imagens HDR são realizados em apenas 0,2 segundos. Além disso, outra de suas qualidades é a capacidade de reproduzir vídeos de 4K (ultra HD, 3840 x 2160 pixels).
Confira alguns detalhes técnicos deste processador:
CPU
- Construído pela TSMC
- Cortex A15
- Produzido em 28nm
- Quad-core + Companion Core
- Os quatro poderosos núcleos serão executados em 1.9GHz (máximo)
- O Companion Core será executado em frequências e energia menores, mas ainda é um Cortex A15
- O Companion Core não será visível ao sistema operacional
GPU
- Nvidia GeForce com 72 cores - 72 núcleos adicionais para processamento gráfico
- 20 vezes mais rápido que o Tegra 2, 6 vezes mais rápido que o Tegra 3
- Suporte para Direct3D 11 e OpenGL 4.0
Suporte de Vídeo
- 2560 x 1600 pixels
- Reprodução de conteúdo 4K
- Alta velocidade HDMI
- Dual Display
Imagem
- Super velocidade de imagem: >350MP/sec
Consumo de energia
- Potência 45% menor que a do Tegra 3 (em aplicações semelhantes)
- Companion Core eficiente para processos padrões
- Tecnologia de poupança de energia PRISM 2 que controla a luz de fundo da tela de forma mais eficiente
Conectividade
- Suporte de rádio móvel opcional (3G/4G como Icera i500 - nome do chipset oferecido pela Nvidia para adicionar conectividade por LTE a dispositivos móveis.)
O CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang identificando as características do chip Tegra 4
Com isso, a Nvidia se mantêm competitiva no mercado de dispositivos móveis. A medida que os chips oferecem menor consumo de energia e ficam menores ou mais poderosos que os anteriores, mais atraentes se tornam para as fabricantes de smartphones e tablets. Em 2013, teremos uma disputa muito interessante entre a Nvidia e a Qualcomm, com seu chip Snapdragon, em busca do processador perfeito.
Fonte: Nvidia blog
espetacular vamos esperar o desenrolar dos acontecimentos ........
E possível instalar no galáxy ace s5830, caro amigo.
um verdadeira revolução em processadores !!!!