Problema com a bateria do Note 7 vem da falta de rigor nos testes da Samsung

AndroidPIT IFA 2016 Samsung 9249
© nextpit

Mais cedo, o canal Bloomberg Technology apontou que o problema com a bateria do Galaxy Note 7 estaria ligado ao fato de que a Samsung tenha acelerado a produção do aparelho para que este estivesse disponível antes do novo iPhone 7 Plus. Contudo, muito antes disso, o grande problema da fabricante sul-coreana foi não ter testado propriamente a bateria do aparelho antes de colocá-lo no mercado.

A Apple sempre anuncia seus novos dispositivo do segundo semestre no mês de setembro e, uma semana depois do lançamento, os mesmos estão disponíveis para a compra. E se olharmos para os últimos quatro lançamentos da série Galaxy Note, o Galaxy Note 5 também chegou ao mercado em agosto.

Essa estratégia de adiantar as vendas da linha Galaxy Note não é uma novidade

Logo, essa estratégia de adiantar as vendas da linha Galaxy Note não é uma novidade, já que a fabricante sul-coreana teve um intervalo de praticamente um ano entre um lançamento e o outro. Mais do que isso, entre a chegada do Galaxy Note 4 e do Galaxy Note 5, quando tivemos mudanças significativas no design da linha, a Samsung teve uma janela de apenas 10 meses.

Modelo Disponibilidade
Galaxy Note 7 Agosto, 2016
Galaxy Note 5 Agosto, 2015
Galaxy Note 4 Outubro, 2014
Galaxy Note 3 Setembro, 2013

A Samsung se perdeu na zona de conforto

Quando o assunto é a fabricação de peças e acessórios, a Samsung possui um grande know-how. Mas o problema que ocorreu com a bateria desenvolvida por uma das suas subsidiárias mostra quão relapsa a equipe de engenheiros da fabricante foi em relação aos rigores dos testes do hardware do aparelho.

  • Como é possível a bateria de um smartphone explodir?

Ainda de acordo com a matéria da Bloomberg, um executivo ligado à uma operadora de telefonia afirmou que os testes do Galaxy Note 7 começaram em maio deste ano, mas que o foco foram a performance da antena e a velocidade de transferência de dados, e que o problema com a bateria não foi descoberto. Contudo, é curioso notar que assim que as primeiras unidades do Galaxy Note 7 chegaram ao mercado, os problemas começaram.

Como já havia dito no meu review do Galaxy Note 7, a Samsung informou que o problema com a bateria do aparelho se deve a um erro na produção da mesma, que acabou levando a uma maior pressão interna das placas, colocando polos negativos e positivos em contato dentro das células da bateria. Isso acaba provocando um calor excessivo, que causa a explosão.

Em outras palavras, a bateria dos aparelhos danificados era muito grande para as dimensões do smartphone, o que acabou causando um curto-circuito. Em relação ao modelo anterior, o Galaxy Note 7 veio com uma bateria com 500mAh a mais. Porém, isso não deveria ser um problema para a Samsung, que anunciou o Galaxy S7 Edge com uma bateria com capacidade para 3.600mAh, em um corpo com dimensões bastante reduzidas.

Modelo Bateria (mAh) Dimensões
Galaxy Note 7 3.500 153.5 x 73.9 x 7.9 mm
Galaxy Note 5 3.000 153.2 x 76.1 x 7.6 mm
Galaxy S7 Edge 3.600 150.9 x 72.6 x 7.7 mm

Acredito ser realmente generalista apontar o erro da bateria do Galaxy Note 7 à concorrência com o novo iPhone. A Samsung teve o tempo necessário para investir no desenvolvimento do aparelho. Mas, o que realmente faltou, foi testar com muito mais rigor a bateria do aparelho, não necessariamente tempo. Afinal de contas, será que 10 ou 20 dias a mais teriam salvado a empresa deste desastroso cenário? Acredito que não, mas um teste mais minucioso dos componentes do smartphone poderia ter evitado este problema.

Na sua opinião este problema com as baterias do Galaxy Note 7 estão diretamente ligadas ao fato da Samsung querer que o Note 7 chegasse antes às prateleiras das lojas ou foi realmente uma falta de rigor ao testar o dispositivo?

Ir para o comentário (80)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
80 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Diogo Moraes 14
    Diogo Moraes 28/09/2016 Link para o comentário

    Minha opinião. Um erro de projeto da bateria, e não necessariamente da própria Samsung. Da empresa que fabrica a bateria sim, acredito que cometeu um erro gigante em engenharia ou sei lá o que. Mas não podemos crucificar a Samsung por isso. Vide Apple e demais, utilizam componentes terceirizados, fabricados por subsidiarias, tal como essa da Samsung. O problema em meter o pau é que o pessoal pensa que a marca Samsung, a marca Apple, a marca LG, são as únicas responsáveis quando acontece esse tipo de coisa, mas se esquecem que a maior parte delas, só "pega as peças" e monta o aparelho. enfim, minha opinião. Ah, e realmente considero isso perigoso pra caramba, imagina isso o dia todo em sua mão, ou em sua mesa de trabalho numa sala fechada, ou colado na sua cara explodir!! Ainda bem que meu S6 ficou e ficará de boa por uns bons 2 anos.

    John T.


  • 4
    Cléleon Magnani Júnior 22/09/2016 Link para o comentário

    Pelo menos ela não lançou uma capinha chamada bumper para melhorar o sinal e mascarar um um defeito de fabricação, nem mesmo pediu para usarem capas pois os telefones riscavam ou descascavam . A Samsung está sanando o defeito de fabricação, o problema maior disso tudo é que ela é a maior fabricante e todos irão cair em cima da mesma desmerecendo um ótimo produto. E todos os portais fazendo matérias sobre uma "má qualidade da Samsung" parece ser pretensioso e matérias compradas para sujar a marca. Com carros vive acontecendo o tal recall, mas se tratando da Samsung todos caem em cima da mesma.


    • gilberto 36
      gilberto 22/09/2016 Link para o comentário

      deu ate pena.


  • gilberto 36
    gilberto 21/09/2016 Link para o comentário

    so tem uma nome para isso,irresponsabilidade.


  • Rafael Andrade 6
    Rafael Andrade 20/09/2016 Link para o comentário

    Vamos ao meu ponto de vista. A Samsung é uma empresa líder no seguimento mobile e em vários outros, como TVs, aparelhos domésticos e por ai vai. Não acredito que faltou tempo a Samsung para impedir tal situação, e acho que a justificativa de ter feito mais testes não ser totalmente acertada. Claro que mais testes aumentariam as chances de que o problema fosse solucionado antes que o produto chegasse ao mercado, mas não podemos afirmar com convicção isso. Muita gente tá crucificando a Samsung pelo problema, mas, se não estou enganado, as baterias são elementos que passam por verificações dos órgãos reguladores, FCC nos Estados Unidos e Anatel no Brasil para atestar justamente a segurança e se atente as normas técnicas exigidas. Foi um trágico acidente para a empresa e possivelmente poderia ser evitado com mais testes, mas a empresa está fazendo de tudo para finalizar a questão e está dando todo o suporte a todos que possuem o aparelho. Vejam que o Iphone 7 mal lançou e já está com problemas registrados. Todas as empresas passam por isso, pois produção em grande escala sempre é uma caixinha de surpresas. O que importa pra mim é a vontade da empresa resolver o problema.


  • Edson Nery 10
    Edson Nery 20/09/2016 Link para o comentário

    Era o que sempre suspeitei! Espero que a Samsung e outras fabricantes testam rigorosamente os seus dispositivos, principalmente no quesito bateria, antes de comercializá-los. Tudo para não por em risco os usuários. Espero também que a Samsung tenha aprendido muito com este erro gravíssimo, pra não repetir novamente


  • 1
    Fernando Rodrigues De Oliveira 20/09/2016 Link para o comentário

    No meu ponto de vista o fator disso acontecer não é necessariamente bem isso. Tempo ela teve pra fazer todos os tipos de testes , só que são tantos modelos que a sansung lança, que pode não dá conta de passar um pente fino em tanta coisa . Eu sempre achei que por ela lançar tanto aparelho uma hora ia dar zebra.... resumindo fator principal muito lançamento não precisava de tantos modelos intermediários.


  • 13
    maria 20/09/2016 Link para o comentário

    baterias de lipo não aguenta muito calor


  • Gerson S ✠ 21
    Gerson S ✠ 20/09/2016 Link para o comentário

    Agora muitos vão olhar para as outras fabricantes com outros olhos. Apple, Lenovo, Xiaomi, Asus etc. podem aproveitar dessa situação. Vamos acompanhar.


  • Mello Arismar 9
    Mello Arismar 20/09/2016 Link para o comentário

    Redução de custos... Já ouviram falar?


  • Arildo 21
    Arildo 20/09/2016 Link para o comentário

    Só sei dizer que teve muita gente que perdeu o cargo na Samsung!!! Por incompetência na sua área... Nada que desabone a marca!!!

    Gabriel S.Gerson S ✠


    • Gerson S ✠ 21
      Gerson S ✠ 20/09/2016 Link para o comentário

      Verdade.


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 19/09/2016 Link para o comentário

    Não cabe a nós criticarmos a empresa..
    Somos apenas telespectadores e futuros consumidores.. é obvio que queremos ver um produto sem defeitos..!!
    Creio que a Samsung tem profissionais de sobra para sanar essa falha, isso é decorrente do dia a dia..
    Não existe a perfeição absoluta, é apenas um erro.... não estou em defesa da Samsung para aqueles que acham que sou fanboy..!
    Apenas vejo realidades de ambos os lados..!
    A linha Note é a minha favorita, e é obvio que a empresa já esta trabalhando nisso..
    Para o pessoal que sabe brincar com o assunto, é até legal, é saudável..
    Quem é que não gosta de uma brincadeira saudável ???
    Já o pessoal que critica, é lamentável ..... Estude bem TI, Universidade Federal de preferencia, estude Línguas, e manda um CV Vitae para a Samsung e espera sentado que eles vão chamar vocês!!!

    Alusão:
    #Galaxy Note
    #O melhor

    Gilmar LuizCarlos HenriqueGabriel S.Conta desativada


    • Aureo Barcellos 2
      Aureo Barcellos 20/09/2016 Link para o comentário

      Cara blz, seu ponto de vista. Samsung uma empresa grande até então com ótimos produtos de qualidade, agora criticar as pessoas por falarem mal dela é até insultar a falta de profissionalização já é demais. Problemas em produção qualquer um pode ter, mas estamos falando de algo que explode, que pode destruir sua orelha, desfigurar sua face. Não acha isto sério ou um erro grave da fabricante. Vc compraria uma carro que explode, colocaria na sua casa uma geladeira que explode? Colocaria a sua vida em risco por algo tão risorio? É sim, testes sérios como estes é obrigação da empresa. A Samsung fez merda é até aí não se tem como contestar isto.

      Alexandre Castro


      • Fernando Henrique 65
        Fernando Henrique 20/09/2016 Link para o comentário

        Amigo...
        Se quer um mundo perfeito.. quem sabe você possa encontrar na próxima encarnação..!
        Não é só a Samsung que sofre com isso, varias montadoras sofrem recall com seus automóveis, vários prédios e pontes caem ao redor do mundo por falhas de seus Engenheiros, vários Médicos cometem negligência .... quer mais????????????????????

        Gilmar LuizCarlos Henrique


      • Alexandre Castro 17
        Alexandre Castro 21/09/2016 Link para o comentário

        Deixe de fanboiolismo rapaz. Admita que a Samsung errou e errou feio. E tá arcando as consequências de sua irresponsabilidade. Eu tive vontade de pegar esse note 7. Gostei do aparelho. Agora não sei se comprarei.


    • Alexandre Castro 17
      Alexandre Castro 21/09/2016 Link para o comentário

      Quer dizer que pra criticar com algum embasamento precisa cursar 4-5 anos de um bom curso da área de ti? Kkkkkkkk. Essa foi boa.


  • 19
    Conta desativada 19/09/2016 Link para o comentário

    Como dizia a minha avó: "Meu filho, tenha calma! A pressa é inimiga da perfeição."


  • 62
    Conta desativada 19/09/2016 Link para o comentário

    Todo produto deve passar por uma inspeção rigorosa, antes de ser colocada a venda. Infelizmente o controle de qualidade falhou feio, e muitas pessoas tiveram problemas. Uma empresa do porte da Samsung, líder mundial em dispositivos móveis, não pode cometer tal erro. Ela, talvez, na pressa de colocar o produto no mercado, simplesmente o lançou, sem fazer os testes mais específicos. Além do prejuízo, já contabilizado em bilhões de Reais, que a empresa aprenda com os seus erros.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 19/09/2016 Link para o comentário

    Um dispositivo do porte do Note 7, principalmente a bateria, deveria ter passado no teste de qualidade e durabilidade, o que de fato não ocorreu, e na pressa, lançou um produto inacabado, está aí o resultado.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.