Primeira carga do smartphone Android: mitos e verdades
Não existe nada mais difícil do que mudar uma ideia pré-concebida. Refiro-me neste caso às baterias. Existem muitas lendas urbanas sobre a melhor maneira de conservar as baterias em geral e as baterias de smartphones em particular, especialmente durante a primeira carga do dispositivo. Decidi neste artigo separar as verdades dos mitos.
O problema se deve à grande variedade de tipos de baterias que existem no mercado. Cada uma deve ser usada de forma diferente, e não aplicando um conjunto padronizado de instruções para todas. Os elementos que as formam são diferentes, e por isso devemos tratá-las de maneira diversa. Basicamente existem dois tipos de baterias:
- Níquel (Ni-Cd e NiMh): costumam ser as típicas pilhas cilíndricas recarregáveis, e sofrem com o chamado efeito memória;
- Lítio (Li-ion, íon de lítio): usadas na telefonia móvel, são o tipo-padrão de baterias para smartphones. Elas não sofrem com o efeito memória.
A seguir, portanto, falaremos apenas das baterias de Lítio, que são as usadas nos nossos dispositivos Android.
Primeira carga: tenho de carregar toda a noite?
Não é aconselhável deixar uma bateria de Li-ion mais tempo do que o necessário carregando. Apesar de os smartphones modernos terem um circuito integrado que interrompe a carga e controla a temperatura do dispositivo, sempre é bom desconectá-lo quando a carga estiver terminada.
A primeira carga deve ser até 100%?
Não necessariamente. O melhor é ter bateria suficiente para poder realizar as atualizações e ajustar as configurações pela primeira vez no seu smartphone, mas desconectá-lo da tomada antes que chegue a 100% de carga não irá danificar a bateria ou reduzir a sua duração.
Preciso descarregar o smartphone por completo para carregar de novo?
Não. As baterias de Li-ion não podem chegar a 0 de carga, do contrário serão danificadas. O melhor é carregar sua bateria quando o smartphone indicar (entre 10 e 5% de carga).
Quantas vezes posso recarregar meu smartphone?
Ninguém sabe. Todas as fabricantes costumam fornecer o mesmo dado: mais ou menos 1.000 ciclos de carregamento. Se notar que a sua bateria dura bem menos do que antes, chegou a hora de trocá-la. Independentemente das recargas, as baterias de lítio perdem uma média de 20% da capacidade por ano, mesmo que você tome todos os cuidados e siga todas as intruções acima.
O que posso fazer para manter a minha bateria em bom estado?
Carregue o seu Android sempre que ele indicar, e o quanto antes melhor. Mantenha-o distante de fontes de calor, pois temperaturas superiores a 40º podem deteriorá-la. A temperatura ideal para uso fica entre 12º e 30º. Para saber mais dicas e conhecer melhor a bateria do seu smartphone, acesse o artigo abaixo:
Já conhecia essas dicas sobre o primeiro carregamento do seu smartphone Android?
Adquiri o cubot manito e o valor de fabrica da bateria é de 2350 mAh, mas pela App CPU Z, o valor lido é de 1000 mAh. Como posso voltar aos valores de fabrica?
Comprei motog 3 hdtv para minha esposa.
Quero sai do meu motog 2, quero telefone penso motox play, estou visando no proximo, carregamento mais rapido e que dura mais bateria, tipo carregamento turbo, motox tem bateria interna ja me desanima muito pela experencia do motog 2 agora, outro usuario se saber telefone de bateria melhor que dura mais e carrega mais rapido, pode falar, hoje eu acredito que empresa uma carta na manga, tipo uma bateria muito melhor, so que eles vender milhoes de telefone, depois lancam a tecnologia vai nos comprar!!!!
Se vc carrega ele desligado é claro que carrega mais rápido, agora carregar ele ligado sempre demora mais
Meu motog 2 ta ruim a bateria passei a usar carregador tubo 2.0 agora depois 4 meses a bateria ta bem ruim, mais adiantou bem o carregador tubo carregava 10% a 80% rapido e pois 80% caia para 5v, depois 1ano e 4 meses compra nova bateria.
Olá, comprei ontem o Moto G 3 (terceira geração), e li uma matéria no site TecMundo que celulares da marca LG e MOTOROLA na primeira recarga basta apenas que apareça a msg "carga completa" que já está bom. O que acham?
Sem problemas Honi, deu carga 100% ta carregado, os detalhes é com os cuidados que deve ter com a bateria, exemplo: Procure evitar aquelas carguinhas "quebra galho" como de costume, use normalmente e quando estiver entre 15 e 18% de carga restante, conecta na tomada para carregar e de preferencia o aparelho desligado, evite deixar desligar por falta de bateria, se não estiver em casa e o aparelho apresentar entre 15 e 18 % de carga restante, desligue ele e quando chegar em casa conecte-o na tomada de força, espera a carga completa depois ligar ele.
Obs. Já aconteceu casos de o usuário deixar acabar a bateria até ele desligar e de repente não conseguiu ligar mais e nem deu mais carga
Certo.
POsso tb carregar quando a carga estiver pela metade?
Não vejo necessidade de carregar quando ainda resta 50% de carga, os cuidados que se deve tomar é com a forma que você faz, Obs. Não deixe a bateria acabar por completo, já vi casos que aconteceu isso e o aparelho não ligou mais, então pra responder tua pergunta, porque carregar se ainda tem a metade de carga, continue usando quando tiver entre 15 e 18% coloque carregar de novo, deixe completar a carga e tudo bem
É porque li aqui ou em outro site pra tomar cuidado com recargas "quebra-galho", que eu entendo ser aquela recarga rápida demais, aí como eu estava pra sair de casa apenas me restando metade da carga, pensei se poderia recarregar, e se essa recarga seria muito rápida ou não.
Até que poderia fazer isso sim, se vc acha que ia ficar sem bateria até o final do dia, mas isso deve ser evitado fazer todos os dias, tornando isso um vicio pra bateria, no caso seria lá uma exceção né, agora evitar as cargas quebra galho isso deve ser evitado.
Obs. Controle para sempre realizar a carga durante a noite, é um momento que vc não usa o aparelho, pode carregar ele desligado assim tem um melhor proveito da carga e assim terá bateria para o dia todo
Quando descarrega por completo e não liga é porque celular está com problema de alto consumo
ai só placa nova
Galera, eu comprei meu zenfone 2 ontem, quando tava 1 %, eu coloquei p carregar e dormi, deixei carregando, no fim das contas infelizmente ele acabou carregando 12 hrs na primeira carga e o zen fone 2 fica carregado em menos de 3 hrs, ou seja ficou muito muito mais do que deveria , quando eu peguei ele p ligar, a luz verde no canto superior tava piscando direto, apertei p ligar a tela e a tela nāo acendeu, tirei da tomada e nada da tela acender, entāo liguei e desliguei o celular, entāo a tela acendeu finalmente, só que quando utilizei agora o celular, em menos de 9 minutos sem mexer em nada pesado a bateria descarregou 10%!!! Em 9 minutos veeey! , 9 minutos, e a bateria ainda tava esquentando :/ , alguém que manja dessas paradas pode me dizer alguma solução, qual foi meu erro, se tem algo que eu possa fazer, para o celular do tem 1 dia.. Ass técnica já seria phoda :@
Neto nesse caso sua bateria está com problema de fábrica. Uma carga não poderia danificar a bateria dessa forma, senão todos nos teriamos problema na bateria. Tente trocar, algumas lojas dão um pz de troca de 72 horas, outras vão ter resistência em trocar é bom vc ver no código do consumidor e tentar pegar outro novo. Falou!
Por favor, alguém pode me ajudar com essa dúvida? ANTES de fazer a PRIMEIRA carga do smatphone novo, é recomendável descarregar completamente a bateria ou não precisa fazer isso? Descarregar 100% a bateria antes da PRIMEIRA carga influencia em algo?
Oh God, descarregar a bateria por completo independente de ser a primeira carga ou não , mata um ciclo de 1000 que sua bateria tem , a cada perda de ciclo sua bateria vai ficando ruim, mas não se preocupe,VC só vai sentir as consequências depois de 1 ano ou 8 meses .
Meu Deus, é tanta gente aconselhando coisa errada... Amigo, JAMAIS deixe nenhuma bateria descarregar totalmente. Isso é muito prejudicial. O principal cuidado q vc deve ter é com a temperatura. Nunca deixe ela esquentar, pq o tempo de vida dela vai diminuir. Fora isso, pode usar a vontade. Carregue na hora que quiser, independente da porcentagem, e não se preocupe com a primeira carga; ele já vem pronto pra uso. Espero ter ajudado.
sim
Anderson, não é bom em nenhuma circunstância deixar a bateria zerar de carga completamente. O texto de Luiz Ortega aí acima fala sobre isso e esta correto, fiz várias pesquisas sobre o assunto pq esse era o meu calo tb, inclusive até hj. Tb não quer dizer q se acontecer vai danificar a bateria de imediato, apenas não é bom deixar isso acontecer com regularidade. Abraço!
Comprei meu celular e não deixei a primeira carga completar, pq presisei sair. Sera tem problema. Mesmo lendo o artigo fiquei em duvida.