Eis por que desinstalei o Pokémon GO depois de duas semanas

AndroidPIT pokemon go outside test 17
© nextpit

Pokémon GO: duas palavras que vêm bagunçando o noticiário, as redes sociais e mesmo os bate-papos do seu grupo de amigos. O jogo é responsável por espalhar uma cobertura colossal de artigos (incluindo este texto) que servem ou para exaltar ou para degradar o game. Eu joguei o Pokémon GO por duas semanas antes de desinstalá-lo, e isso aconteceu depois desta reflexão.

Todos sabemos que o Pokémon GO vai resultar no ruína do capitalismo, na morte de alguém, ou, muito mais provável, em um assalto. E mesmo sabendo disso tudo, muitos ainda continuam jogando o game. Por quê?

Eu fui inteligente o suficiente para desinstalar este app depois de duas semanas de uso, mas isso não tem nada a ver com o medo da morte ou com a possibilidade de me encontrar à noite em um terreno baldio e perigoso. Não!

AndroidPIT pokemon go outside test 3
Quem sou eu e o que estou fazendo? Essas são as perguntas que você deverá se fazer enquanto joga o Pokémon GO / © NextPit

Pokémon GO, eu escolho você!

No começo, o Pokémon GO me atraiu. Eu era um viciado assumido em Pokémon Blue e estava super empolgado para transferir todos os meus Pokémons para o meu N64 e colocá-los para lutar no Pokémon Stadium 3D.

A satisfação que sentia em aumentar minha coleção de criaturas era inegável; a fórmula do Pokémon era perfeita para qualquer jogador com um impulso de colecionador e um mínimo de vaidade. Eu sempre sonhei com um jogo de Pókemon 3D decente, logo, um baseado no mundo real ainda era sedutor, mesmo depois de ter parado de jogar os games.

Assim, baixei o aplicativo e comecei a caminhar pelo estranho mundo azul e verde do Pokémon GO no primeiro dia que ele estava disponível. E não se engane, quando o jogava, não estava andando pelo mundo real, ou seja, a Terra. Eu estava andando pelo estranho mundo paralelo azul e verde reproduzido no smartphone. Praticamente, as únicas vezes que eu tirei os olhos do meu telefone foi para reagir em pânico a um ruído assustador e xingar um ciclista que quase quebrou as minhas pernas.

O máximo que eu via ao meu redor era através do modo de realidade aumentada que usei quando um Pokémon apareceu na minha tela. Contudo, o jogo fez pouco além de me separar da realidade. Eu poderia estar andando pelos caminhos de um parque, sob a luz salpicada dos fins de tarde de julho, ou pelas gastas ruínas de uma sociedade pós-Pokémon GO; tudo pareceria igualmente achatado na anemia psicodélica estatelada do mapa do game.

AndroidPIT pokemon go 8840
Nesta imagem, não tenho idéia de onde eu estou / © NextPit

Sinceramente, poderia atirar muitas Pokébolas de ódio no Pokémon GO. Nas últimas semanas, o game vem sendo culpado por todos os males da humanidade, de doenças degenerativas do cérebro a armadilhas socioeconômicas do capitalismo, mas meu problema com o jogo é bem mais simples.

O jogo é um lixo!

Embora ache o Pokémon GO uma extensão de tudo que há de errado com os smartphones, ainda assim não é essa a razão pela qual escolhi desinstalar o jogo. Eu escolhi desinstalá-lo porque ele simplesmente não é lá essas coisas. É fato que este é o primeiro título do gênero e veio um começo promissor, mas este não deveria ser motivo pelo qual escolhemos jogá-lo. Nos jogos originais de Pokémon, você teria um Pokémon inicial e ele cresceria junto com você; ele seria uma companhia valiosa ao longo da sua jornada.

Já no Pokémon GO, seu Pokémon inicial rapidamente se torna inútil. O jogo degradou o laço que você constrói com o personagem, tornando-os simbólicos objetos que são completamente privados de qualquer significado, facilmente descartados e esquecidos. Esta é a antítese do que deveria se tratar o Pokémon.

Além do mais, atirar Pokébolas em espectros de Pokémon é um saco; não se diferencia em nada daquele jogo de basquete do Messenger. Na série original dos games, você deveria combater o Pokémon que encontrasse e então tentar capturá-lo, assim que este estivesse completamente exausto. Ao mesmo tempo que isso é cruel, é também muito mais divertido (confie em mim: parece cruel, mas é muito mais divertido).

No Pokémon GO não posso lutar com meu Pokémon de jeito nenhum. Eles são controlados por um computador e as batalhas nunca são entre eu e outro jogador humano. Tudo isso resulta em um game chato!

AndroidPIT pokemon go 8902
Atirar Pokébolas é chato / © NextPit

Talvez a Niantic melhore todas essas coisas e eu seja apenas impaciente. Mas, em primeiro lugar, por que a desenvolvedora lançou um jogo com tão poucos recursos? Acredito que o problema esteja na essência do game: o Pokémon GO entende errado o conceito de Pokémon e a ambição de colecionador; ele oferece uma leve tentativa de traduzir a franquia, entregando não muito mais que uma nova mania que irá desaparecer - assim como tantas Pokébolas atiradas -  em um esquecimento digital.

Depois de desinstalar o Pokémon Go, não houve nenhum surto de arrependimento, nenhuma sensação de perda. Não abri minha gaveta de apps nenhuma vez, subconscientemente, buscando o aplicativo que não estava mais lá. Ele se foi e eu estou feliz por isso.

Qual é a sua opinião sobre o Pokémon GO?

Ir para o comentário (203)
Chris Marshall

Chris Marshall
Redator

Chris é formado em Língua Inglesa e Filosofia, mas sempre se interessou por tecnologia. Ele recentemente passou a usar o Android, e está impressionado com as maravilhas do Galaxy S6. Aqui no AndroidPIT, ele pretende compartilhar com os leitores os frutos de suas pesquisas sobre o mundo tecnológico.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Notificação por push Artigo seguinte
203 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Lilian Chagas Cadette 1
    Lilian Chagas Cadette 03/09/2016 Link para o comentário

    Na verdade a idéia do jogo é tirar dinheiro dos seus jogadores, uma vez que ao tentar capturar um simples pidgey vc gasta umas 4 bolas, porque toda vez ele foge e depois some numa fumaça. Te forçando a comprar mais pokebolas, já que vc não tem tempo para sair andando por ai atrás de pokestops, e quando sai, encontra muito mais poções do que pokebolas neles. É uma grande decepção para mim! Baixei por causa do meu filho, que me pedia muito, mas mesmo chegando na fase 20, ainda só aparecem os pokemons mais simples o tempo todo! Sem falar nos Zubats! É raro quando aparece algum diferente... Enfim, de tanta decepção, desinstalei!


  • Henrique Veresconde 22
    Henrique Veresconde 16/08/2016 Link para o comentário

    Não precisa estar com o celular nas mãos, basta aumentar a duração do brilho da tela e deixa-lo no bolso,quando aparecer um o celular vibra. Só que melhor que isso é o root e o xposed..


  • 12
    Antonio Claiton 13/08/2016 Link para o comentário

    Desinstalei depois de uma hora. Aqui na minha cidade os caras estão roubando dentro de casa os celulares imagina no meio da rua!


  • Rodolfo Ortriwano 3
    Rodolfo Ortriwano 11/08/2016 Link para o comentário

    Sinceramente, um artigo ridículo. Quando aparecer mais alguma coisa dessa pessoa não vou perder meu tempo nem pra abrir o post. Acho que existe coisa melhor pra se discutir....

    Arthur S.


  • 13
    Thiago da Gama 11/08/2016 Link para o comentário

    concordo com o artigo, a essência do Pokémon é a captura, treinamento e exploração, eu iria gostar bem mais de um MMORPG do Pokémon


  • 35
    Conta desativada 11/08/2016 Link para o comentário

    A maioria instalou só pra ver como é (meu caso) pra depois de 5 dias mandar pro calabouço dos infernos.


  • Vanderlei Gomes Fotografia 3
    Vanderlei Gomes Fotografia 11/08/2016 Link para o comentário

    Aceitem o jogo é um lixo.


  • 15
    Anderson Santos 10/08/2016 Link para o comentário

    "Eu fui inteligente o suficiente para desinstalar este app depois de duas semanas de uso"
    Tá Chris, se achando o maioral só por ter feito algo que uma criança de 5 anos faz.

    "O jogo é um lixo!"
    O jogo não se torna ruim só porque não é igual aos Pokémon clássicos do Game Boy.

    Mateus Barbosa


  • 10
    Eduardo França 10/08/2016 Link para o comentário

    Compartilho de sua opinião sobre o jogo (NÃO) apresentar a verdadeira essência do mundo Pokemón. Eu mesmo nem instalei quando vi o quanto o app é horrível. Ingress (também da Niantic) é muito melhor, eles poderiam ter caprichado mais no game.


  • 12
    bruno donizeti 10/08/2016 Link para o comentário

    "O jogo é um lixo", faz você um melhor e nos apresente, não gosta beleza, eu também não curto, mas chegar e escrever essa bosta ja é demais, o AP só ta contratando incompetentes....meu divino


  • 8
    Rooted man 10/08/2016 Link para o comentário

    Que post inútil! PQP... Os posts desse AndroidPit estão cada vez mais inúteis! Fora que perdi meu tempo lendo isso... na verdade nem li tudo, cheguei na metade e parei, não vale a pena!

    wellington


  • Rodrigo J. B. Duarte 19
    Rodrigo J. B. Duarte 10/08/2016 Link para o comentário

    Campanha #mecontrateAndroidPit!! shashahshahsa. Post péssimo, na minha opinião. Eu faria uma reflexão muito mais imparcial e respeitosa, #ficaadica produção!! shashahshas

    Rooted man


  • Luiz Fernando L. Pellini 17
    Luiz Fernando L. Pellini 10/08/2016 Link para o comentário

    Concordo um pouco. Para quem esperava algo mais parecido com o jogo para os gameboy o pokemon go desanima. Eu esperava poder evoluir meus pokémon lutando contra pessoas próximas a mim. E de fato, o pikachu que peguei no início do jogo é um dos mais fracos da minha lista..
    Não vou desinstalar mas aos poucos o jogo perde sua atração para mim.


    • Bruno da Silva Santos 31
      Bruno da Silva Santos 10/08/2016 Link para o comentário

      Quem esperava por algo parecido com os jogos do Gameboy/NDS já começou errado. Desde o início a Nintendo/Niantic deixou bem claro que a proposta do jogo não é a mesma dos games lançados para portáteis.


  • Ayeska Escobar 6
    Ayeska Escobar 10/08/2016 Link para o comentário

    Na minha humilde opinião, gosto não se discute. Eu não sou viciada no Pokemon Go...aliás meu vício é outro jogo rsrs....e acho que cada um sabe o que faz e cada um escolhe o jogo que quer. Cris usou algumas palavras em seu artigo que para alguns soou como ofensa, tipo :- "Eu fui inteligente o suficiente para desinstalar este app depois de duas semanas de uso..." achei isso lamentável de sua parte. Espero que em seu próximo artigo seja mais feliz com as palavras utilizadas.


    • 23
      Ricardo 10/08/2016 Link para o comentário

      Humilde e equivocada a sua opinião. Gosto se discute, sim. Pra isso (e por isso) existe a Filosofia da Arte, a Sociologia da música, etc. Naturalmente, existem gostos que não valem a pena discutirmos (é irrelevante saber se sorvete de morango é melhor que sorvete de chocolate). No caso do post, o autor fez uma análise técnica (a captura tornou-se um fim em si mesmo) e com coerência interna, partindo do histórico desse jogo.


      • Bruno da Silva Santos 31
        Bruno da Silva Santos 10/08/2016 Link para o comentário

        Analise técnica? Desculpe mas esse projeto de matéria não passa de ódio e revolta.


  • Rafael Bezerra 6
    Rafael Bezerra 10/08/2016 Link para o comentário

    Essa é primeira matéria daqui que não concordo, apenas acho que você não soube separar a realidade e jogo. Eu sou casado, trabalho e tenho meus hobby's, e mesmo assim jogo o "lixo" do Pokemon GO sem me arriscar, sem deixar de dar a atenção que minha esposa merece, e sem deixar de fazer o que eu fazia antes. Tudo o que devemos ter é um pouco de noção e saber separar as coisas. Mas enfim... Gosto é gosto e opinião é opinião.. E como dizem gosto não se discuti.


  • Pedro Tortello 1
    Pedro Tortello 10/08/2016 Link para o comentário

    Estou na fase da lua de mel com o Pokémon Go. Claro, tenho muito mais coisas importantes a fazer. E faço. Mas, quando tenho uma brecha, vou lá atualizar num Pokestop, caçar uns pokémons e... observar o mundo à minha volta! Parece que o autor do texto esquece de olhar para o lado. Neste final de semana, levei meus filhos num local de grande concentração de jogadores. Uma bela reunião de gente de todas as idades e todos os tipos. Caminhando, conversando. Aproveitei a oportunidade para ensinar sobre para que serve a prefeitura (estávamos lá no jardim em frente à ela), a Câmara Municipal (a uma caminhada de distância) e mostrar o esquisito teatro de arena da cidade. Comentamos sobre a arquitetura horrível dos três prédios, que estão feios também pelo desgaste do tempo. Vimos as pipas. Fomos à padaria, aproveitando um Pokestop no caminho. Tomamos lanche. Vimos a cidade ao anoitecer. Corremos quando alguém anunciou "aqui tem um Ônix", e tinha realmente. Conversamos com desconhecidos. Depois, voltamos para a vida burra, preconceituosa e preguiçosa do virtual cotidiano. Os jogos são tão bons quanto a gente quiser. O Pokémon Go nos devolve à rua.


  • Eduardo Moura 2
    Eduardo Moura 10/08/2016 Link para o comentário

    Achei o texto meio vago ... As pessoas se dizem tão espertas e conscientes das suas atitudes depois de um tempo, mas não param para pensar antes de fazer algo ... Estava CLARO como o jogo seria antes dele ser lançado. Eu por exemplo não entendi a euforia para o jogo sair no Brasil, onde o 3G (4G e o kct a 4) é caro e de péssima qualidade ... Fora a questão da jogabilidade que estava clara que seria só tacar pokébolas para capturar pokémons e ponto ... então, pq instalar se isso não ia te agradar?

    eu por exemplo nem perco tempo (até pq me recuso a assinar planos de internet móvel... não vejo necessidade de ficar conetado toda hora, fico apenas em casa), e continuo feliz jogando no meu 3ds (a espera de sun e moon) ...

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.